Ver Versão Completa : Ajuda para mão esquerda
Rhalah Qua, 17 de Maio de 2006, 14:36 Boas pessoal,
na ultima aula deparei-me com um problema k ate aqui não tinha notado...kd fui fazer doubles atrofiei-me todo, e isto pq a mão esquerda nao está a conseguir fazer bem o simples movimento de deixar a baqueta para cima e para baixo - a baketa roda-me nos dedos e nunca sai um movimento certo logo não consigo ter rapidez para fazer o ressalto como deve de ser...
Deixava aqui um pedido para me darem dicas para treinar isto, pq o meu prof diz k enkuanto não dominar bem isto, não vamos poder avnçar mto nos exercicios.
O amigo drumscores já me disse para treinar com uma baketa mais pesada, por isso se souberem assim de pequenos trukes digam aí...
Over_drummer Qua, 17 de Maio de 2006, 15:35 Mais pesada e mais larga (nao sei a largura da tua, mas compra a mais larga k encontrares). É mais importante a largura do k o peso no que toca à técnica (estudá-la). E treina bem olhando sempre para a mão, devagarinho e com metrónomo claro.
Kamaronne Qua, 17 de Maio de 2006, 16:11 Boas.
Mais importante que a baqueta mais larga ou mais pesada, é a pega em si. O que uma baqueta mais pesada influencia, é a força nos dedos, pulsos e braços (e consequente desenvolvimento de rapidez e controlo).
Antes de virar as atenções para o material (neste caso baqueta) que usamos, convém olhar para nós mesmos e para o movimento que estamos a fazer aquando de uma pancada, seja single, double, paradiddle, etc..
Uma boa ideia é fazer uma double stroke com a tua mão forte e observar bem o movimento e tentar memorizar o mesmo e forças aplicadas na baqueta; o passo seguinte é tentar reproduzir o mesmo que fizeste com a tua mão forte, com a mão fraca, neste caso a esquerda.
Não te esqueças de uma coisa muito importante a treinar técnica: PACIÊNCIA. Começa devagar e vai aumentando de velocidade à medida que te vais sentido confortável com o movimento. E como disse o Over drummer, "... treina bem olhando sempre para a mão, devagarinho e com metrónomo claro.".
Abraço!
marko_pherreira Qua, 17 de Maio de 2006, 17:57 Oi pessoal
Eu tb tenho o mesmo problema com a mao esquerda. É o que acontece por nao usarmos tanto a mao esquerda como a mao direita. Como usamos a mao direita para tudo, esta está muito mais treinada para efectuar movimentos do a esquerda. O meu prof disse pra eu começar a tentar fazer mais tarefas com a mao esquerda, isto é, passar a executar com a mao esquerda as tarefas q no dia a dia fazia com a mao direita de forma a ganhar maior flexibilidade de movimentos. Tenho melhorado alguma coisa mas ainda tenho de praticar muito mais....
Fiquem bem
:icon_drummer:
Yeoman Qua, 17 de Maio de 2006, 20:51 Boas.
epá, eu acho que o teu problema não se resolve com baqueta fina ou leve ou grossa ou pesada ou seja lá o que for...tens notoriamente 1 problema de comunicação entre os teus 4 membros, que resolves com treino...digo eu...é insistir nisso até saberes fazer. =)
DrumScores Qua, 17 de Maio de 2006, 21:40 É o que acontece por nao usarmos tanto a mao esquerda como a mao direita. Como usamos a mao direita para tudo, esta está muito mais treinada para efectuar movimentos do a esquerda.
Sou da opiniao que a mao direita esta completamente viciada em movimentos do quotidiano. Ao contrario da esquerda que raramente tem algum trabalho a nao ser meter os piscas no carro...
A ideia de fazer certas coisas com a mao esquerda para lhe dar treino vai trazer apenas a independencia a este membro... mas nao vai querer dizer que vamos passar a dominar melhor a esquerda que a direita.
Penso que no caso aplicado à bateria a esquerda deve ser treinada como ja disseram tocando... é isso... e olhando sempre para ter a certeza que nao estamos a criar mecanicas erradas e posturas ainda piores...
Como tu ja me disseste Rhalah... primeiro temos que tocar pra nos... so depois pros outros!! ;)
digo eu...é insistir nisso até saberes fazer. =)
Penso que nao deves insistir! Deves treinar bastante, "ate doer" quando doer para... como ja disseram aqui no forum... uma pequena dor se continuamos a exagerar... pode trazer outros maiores e mais graves problemas!
Um abraço a todos
DrumScores
bada Qua, 17 de Maio de 2006, 21:43 Boas!!!
Tenho alguns conselhos que podem ajudar.
1 - Sei que tens bateria digital por isso nao custa nada mudar a disposiçao do set e passa a treinar a guiar com a mao esquerda, ou se nem quiseres trocar o set guia apenas com a mao esquerda.
2 - Quando tiveres a treinar rudimentos arranjar um espelho e poe a tua frente para veres bem os teus movimentos das maos, analisa bem, faz em camera lenta, tenta entender onde esta a falha, se na maneira como pegas na baqueta, o angulo que estas a lança-la, se atrofio dos musculos,etc
3 - Todos os rudimentos e exercicios que faças, fa-los a iniciar com a mao esquerda tambem, uma serie deles a iniciar com a direita e depois trocas, isto tanto em rudimentos na tarola como em todo o set
4 - Muita paciencia, isso de por as duas maos identicas é uma luta de uma vida, mas acima de tudo analisa bem os teus movimentos para perceberes o k falha e porque, e claro esta paciencia e trabalho.
Abraço
Tuts Qua, 17 de Maio de 2006, 23:40 Tudo bons concelhos que para mim também servem.
Já agora pergunto aos mais entendidos o tempo que demora a dominar (minimamente) os double strokes.
Que treino especifico fazer?
Sei que depende de cada um mas gostava de ouvir algumas opiniões ao nivel de tempo de prática, para atingir o minimo...
Não sei se me fiz entender ;)
bada Qui, 18 de Maio de 2006, 01:03 Boas!!!
Existe ai duas situaçoes que para mim sao diferentes. Uma é fazer um double stroke, outra e fazer um double stroke com qualidade onde sacas um bom som desse double stroke, o dave weckl fala nisso no naatural evolution.
Penso que em pai 6 meses a 1 ano se faz um double stroke porreirito a 130\140bpm em seminimas. Agora fazer com aquela qualidade que nos queremos é que é mais complicado, eu ainda tenho que pedalar muito para chegar a qualidade e velocidade que quero.
Acho que a cena de usar-mos um espelho pode parecer muito egocentrica e narcisista e tal mas acredito que é importantissimo, temos é que ao faze-lo tar-mos predispostos a encontrar erros na nossa execuçao e querer-mos muda-los, olhar po espelho para nos enganar-mos a nos proprios é que nao.
Rhalah Qui, 18 de Maio de 2006, 15:28 Boas,
a minha cena com os double strokes é k se se for por exemplo para estar a fazer por exemplo EE D, EE D até consigo, o problema surgiu-me kd comecei a tentar fazer double na eskerda e na direita alternado... nao consigo ter movimentos fluidos, akilo pára sempre e começo a contrair-me todo
Estive agora a praticar um bocado a ver se analiso melhor o k estou a fazer mal e penso k com calma se vai lá...
Já agora, enkuanto ando aki pela net e estou no msn por exemplo estou de baketa na mao eskerda a fazer akele movimento de baloiço só com os 2 dedos, sempre se vai ganhando mais alguma coordenacao nos dedos, pq é aí k sinto mais dificuldade...a baketa parece k anda a rolar entre os dedos de um lado para o outro...
de kk maneira obrigado a todos, são uns porreiraços por responderem logo a tentar ajudar!!!
Já agora, vejam se me dão umas dicas no outro post k vou fazer a seguir!!! heheh
Pepe Qui, 18 de Maio de 2006, 18:39 Já foram dadas dicas interessante para o desenvolvimento da agilidade da mão esquerda mas por aquilo que dizes fiquei com a ideia que poderá acontecer uma coisa muito comum em quem inicia os rudimentos!
Provavelmente estás a tentar ter um bom double sem aperfeiçoares o single! Experimenta o seguinte: com a ajuda do métronomo (lento) tenta fazer um single stroke mas fazendo tempo com a esquerda e contra-tempo com a direita! Irás reparar que estando á vontade com o "dE de dE de" a tua mão esquerda irá aumentar a sua capacidade de condução e a direita ficará muito mais precisa!
ABR.
DrumScores Qua, 7 de Junho de 2006, 11:54 Um bom video para ver e aprender os doubles... em ambas as mãos!!!
http://www.drummerworld.com/Clinic/Dave_Weckl_double.html
Espero que seja util!
DrumScores
santos Qua, 7 de Junho de 2006, 19:37 boas
a execução de doubles vem com o tempo e e algo a que se deve prestar muita dedicação.
nao deves tentar fazer o que o weckl mostra nesse video porque é algo que envolve mais do que uma tecnica, essse tipo de double vai te dar muita rapidez mas so deves tentar fazelo quando dominares as tres fundamentais tecnicas de maos, e se nao tas a vontade a fazer doubles com uma das tecnicas, usando duas vais atrapalharte ainda mais.
abraço
Andre Qui, 8 de Junho de 2006, 23:39 Eu acho que esse vidio te ajuda sem duvida deves ver este vidio
potain Ter, 20 de Junho de 2006, 16:12 eu tnh o memso stress optei por colocar o meu ride do lado eskerdo e começar pelos rudimentos mais basicos atraves dele....mas confesso ke preciso de muito mais treino mesmo assim os avonçlos notam-se mas e kuas ecomo tocar pela primeira vez... é estranho!
abraços
potain
_TASSE_ Ter, 20 de Junho de 2006, 19:51 eu sofro de algo completamente diferente, isto e!!!!
a primeira mao k normalmente ataca num brake e a eskerda!!!!!
o k tenho andado a fazer e treinar os exercicios a começar com a direita.
isto e complicado, eu sou eskerdino, mas toco normalmente como todos os dextros, so k em alguns exercicios tb me atrapalho.
o melhor e seguir o conselho, devagar se vai ao longe!!!!!
jose antonio cruz Qui, 13 de Julho de 2006, 17:24 E ae Rhalah td bem? olha os problemas c/ a mão esquerda serão superados na medida em que voce começar a usa-la no seu cotidiano. Tente tomar agua, abrir portas, acenar p/ as pessoas, usar controles, porque dessa forma voce estará colocando o lado direito de seu cérebro para trabalhar. Dependendo da assimilação é meio cumplicado mas o problema não é a mão esquerda e sim a falta de habito de mandar comando para ela entendeu. abraços
Alentrizin Qui, 13 de Julho de 2006, 17:58 Um bom video para ver e aprender os doubles... em ambas as mãos!!!
http://www.drummerworld.com/Clinic/Dave_Weckl_double.html
Espero que seja util!
DrumScores
Já tenho algo com que me entreter nos próximos meses:cheer3:
G|-|ND[i] Qui, 13 de Julho de 2006, 21:28 epahh na minha opiniao , sem te kerer ofender achu k e 1ma defeciencia k tu tens a pagar na baketa kom a mao eskerdo porque pa te fugir entre os dedos:icon_confused: ! o k eu te aconselho e .....seres tu kom kalma tentar korrigir essa "defeciencia" ! tenta tavez pegar noutra posicao k nao te fuga dos dedos e....exercita essa posicao
abraço
splash Sex, 14 de Julho de 2006, 10:54 Aqui estão alguns exercícios para desenvolver o lado esquerdo retirados do site do Derek Roddy:
"How many times have you said to yourself “I'm going to go practice” only to get to your drums and play the same thing you've been playing all year. Any “playing” is good whether it's with you band or just by yourself. But to truly get better at our skills we need to practice things that genuinely make us better drummers. By playing the same thing all the time we only get better at playing…………………….. that.
Most of the time, practicing the things we know we need to work on is unmovitvating, to say the least and the biggest reason we don't work on the things we know we need too. I mean, knowing that you can't do something you want to execute really takes its toll on your self-esteem, and that's where the motivation problem comes in. Most questions I get center around playing fast. Well, the reason a lot of drummers can't play as fast as they want comes down to the “weaker” side and lack of control over it. Most of us are able to play faster with our dominant side but do little to get our weaker side up to par. With this in mind I make up exercises for myself, focusing on the weaknesses in my drumming. In my case, left hand and left foot.
O.k. so lets say your left side is what needs work. How are you going to “practice” making that side better? Well, let's start simple. Say, play a basic rock beat with your right foot on kick (1 and 3). And right hand on snare (2 and 4) this leaves the left side free to “practice”. Now what we want to do is to work out muscle memory and to train the left side to work independently from the right side. A couple of my ideas for doing this are:
(While keeping the “rock beat” (2 and 4) with you right side and playing the hi hat with your left hand and foot)
1. Alternating single strokes between left hand and left foot.
2. Alternating double strokes between left hand and left foot.
3. Alternating paradiddles between left hand and left foot.
4. Alternating 4 beats left hand/ 4 beats left foot.
They are really simple exercises but extremely hard to execute. Play these really slow at first to train the sides of the body to work against each other before trying them at full force. It will make it easier for you to become comfortable playing them as well.
The right side in these exercises are doing nothing at all really but keeping time. The left side is doing all the “practicing”. By isolating the right and left side you are really focusing on the weakness of your drumming. Doing these exercises will help many aspects of your playing, including speed, balance and accuracy. As I said, I like to work on my own exercises and not pick something out of a book. You and only you know what you need to work on and it's up to you to bring that to the practice room. If you really want to get crazy…try setting your kit up backwards, leading with your weaker side. I know, it's like starting over from scratch, but you won't believe the overall improvement you'll make in just a short time period. Good luck!"
Espero ter ajudado :icon_smile:
Nuno Teixeira Sáb, 15 de Julho de 2006, 19:04 ya, tenta c uma mais pesada logo sentes mais sensibilidade na mao eskerda, o k te obriga a movimentar mais os reflexos =)
zemiguel Seg, 17 de Julho de 2006, 16:34 ...ola!! Penso que a malta dos coment's acima (alguns) come te um erro grave que passa por dizer que isto ou aquilo é que é importante, outro diz á não isto é que é bom....
...parece-me que tudo o que foi dito é importante, basta juntarmos os varios apontamentos em um só! ...eu acrescentaria qualquer coisa do tipo, O QUE ESTUDAREM COM A DIREITA, ESTUDEM COM A ESQUERDA EM DOBRO (...em termos duração)!!
xauzze, abraços...
mike portnado Sáb, 5 de Agosto de 2006, 22:54 Bem a experiencia nao e muita mas acho que posso dar uma opiniao... acho k em relacao aos rudimentos a k ter paciencia poix as tecnicas so se adkirem com tempo(claro k isto depende de pessoa para pessoa) mas axo k e algo k deves batalhar durante algum tempo! deves tar a iniciar suponho... aconselho t a teres calma k a tecnica adkire s com o tempo. como tu deves saber um metronomo e bastante importante, ajuda t bastante agr e no teu futuro enkuanto baterista!! força nisso!!!
ate ja :D
Dudu Lessa Dom, 6 de Agosto de 2006, 05:01 Olá, blz!
Se liga,
Estudar (toque simples) deitado, pode ajudar, tocando no ar, mirando o teto, a força gravidade simula o rebote da pele. Tocar na almofada tamém pode ajudar, amortece o golpe e te força a ter que voltar com a baqueta para o proximo golpe.
Perseverança e concentraçâo são indispensáveis pra nois irmão!
SORTE A TODOS
DUDU LESSA
Boas pessoal,
na ultima aula deparei-me com um problema k ate aqui não tinha notado...kd fui fazer doubles atrofiei-me todo, e isto pq a mão esquerda nao está a conseguir fazer bem o simples movimento de deixar a baqueta para cima e para baixo - a baketa roda-me nos dedos e nunca sai um movimento certo logo não consigo ter rapidez para fazer o ressalto como deve de ser...
Deixava aqui um pedido para me darem dicas para treinar isto, pq o meu prof diz k enkuanto não dominar bem isto, não vamos poder avnçar mto nos exercicios.
O amigo drumscores já me disse para treinar com uma baketa mais pesada, por isso se souberem assim de pequenos trukes digam aí...
Snooze Dom, 6 de Agosto de 2006, 11:53 Além da almofada que te ajuda a desenvolver e fortalecer o pulso, aconselho um pad, caso não possas treinar na tarola, os rudimentos. Na minha opinião é tão ou mais importares teres um bom pulso, como controlares o "rebound". E na almofada não tens rebound.. :P
Eu comprei á pouco tempo um pad de treino, e estou muito satisfeito, porque começo-me a aperceber de coisas, que na almofada não conseguia. Podes começar a usar mais os dedos de tras em vez do pulso, consegues um melhor controlo da baqueta, a tua mao fica mais "livre" e na minha opinião, soa melhor a pancada. Experimenta. :)
Brasas Ter, 8 de Agosto de 2006, 11:30 Uma boa dica para treinar a mae esquerda,( ter mais facilidade em utiliza-la) faz o seguinte:
Começe a fazer as coisas do dia a dia com a mae esquerda... Por exemplo, mexer no rato, comer...
Tenta fazer alguns exercicios de escrita com a mao esquerda, isso faz com que o cerebro se desenvolva ajudando imenso depois para tocar.
Experimenta...
Leodreammer Dom, 27 de Agosto de 2006, 02:39 eu tb tenho o mesmo problema do q tu, mas desde que comprei um set de pads,começei a tocar bem melhor numa acustica.
tenta tocar o mais devagar possivel com o indicador e dedo polegar a prender a baqueta e os restantes 3 a aconpanhar o balanço, é importante,mas o melhor e penso eu o mais dificil é praticares a mão esquerda nos pratos de choque ritmos básicos com tarola no 2 e 4" e bombo no 1 e 3º" aumentando gradualmente a velocidade consoante o teu nivel de adaptação..quando tiveres mais a vontade faz contratempos no bombo e experimenta funk tipo dar pancadas na tarola no 3 ou 4(c/mão direita) tempo,aviso já que é muito dificil é quase como se voltasses a fazer tudo de novo com a diferença que já sabes teoricamente o que fazer.
|
|