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Ver Versão Completa : Improvisação - Aspectos importantes - Parte I


VmsR
Dom, 7 de Dezembro de 2008, 01:22
Caros

descobri há já algum tempo na net um livrito (é mais uma colecção de textos) sobre Jazz e música em geral.
O livro chama-se "The Aebersold JAZZ HANDBOOK".
Aparentemente agora já só se consegue encontrar em sites de p2p.

Para além da parte teórica musical (solfejo) tem um capítulo sobre improvisação. Algumas das coisas são controversas outras contraditórias. Mas parece-me globalmente interessante.
Como sei quem nem todos sabem falar e ler inglês vou colocar aqui alguns das dicas dos mestres. (perdoem se a tradução não é perfeita..).
Esta é a parte 1...há várias. Excluí aspectos que não tinham relação com a bateria como escalas e etc..

________________
• Existem 2 factores que impedem os músicos de improvisar: medo de se perderem e medo de tocar notas erradas.
• Grava e ouve-te a tocar. Não sejas crítico. Ouve o que tocas.
• O humor é um aspecto importante da creatividade
• A TV mata a imaginação (esta é polémica mas concordo!!)
• A ignorância é como o tabaco, mata.
• Consegues praticar 1 hora sem interrupção?
• Se pensas antes de executar uma frase, não é improvisar, é um exercício.
• Canta! Canta! Canta! (quem esteve em Évora vai perceber o benefício disto!)
• É mais fácil de cantar o que ouves na tua cabeça do que executá-lo no instrumento - o objectivo é conseguir tocar o que ouves na cabeça
• Pensa em cada nota antes de a tocar.
• Alguém alguma vez morreu por pensar demais?
• Não pratiques sempre as mesmas coisas - inova, experimenta.
• A maior parte das músicas subdivide-se em grupos de 2, 4 ou 8 compassos
• A maior parte dos bateristas canta a melodia para não se perder mas também podem aprender a tocar em frases.
• Pratica articulação (é difícil de ser exacto na tradução mas será a execução das notas com o espaçamento devido entre cada uma - a precisão).
• Uma das razões pelas quais não consegues soar como os tipos dos discos é porque não praticas articulação.
• Ouve e saca ideias de discos.
____________________________
Parte 2

• OUVE! - e volta a ouvir. Todas as respostas para as tuas perguntas estão em discos (ou dvd's, etc.)
• Ouve Música todos os dias (estava Jazz no original mas não acho que seja só isso!.
• Se estás bem preparado tecnicamente podes arriscar.
• É muito importante tocar com pessoas que tocam um pouco ou muito melhor do que tu - elas puxarão por ti e farão com que toques melhor.
• Ninguém nasce ensinado. Bons instrumentos e professores são importantes mas cada instrumentista vai-se fazendo.
• Não te passa pela cabeça o tempo e energia que cada músico (de todos os géneros) dedica ao seu instrumento e à música.
• Descobre a tua própria harmonia. Senta-te num teclado e explora.
• Canta um blues de 12 compassos (é fácil!!) e enquanto conduzes ou andas nos transportes públicos.
• Não percas tempo com exercícios que podes fazer nos transporte públicos ou quando estás no banho (subdivisões rítmicas, paradidles com os pés, coordenação entre os dois lados do corpo) Assim consegues poupar tempo para treinar coisas mais musicais no intrumento.
• Charlie Parker treinou 11 a 15 horas por dia durante 3 ou 4 anos....

warlike
Dom, 7 de Dezembro de 2008, 11:57
Aspectos fundamentais! Elucidativo e motivante. Ótimo (acordo ortográfico?) para batucadores pequenos e graúdos. Parte I promete!

Obrigado!

JP_
Dom, 7 de Dezembro de 2008, 13:05
Caros

descobri há já algum tempo na net um livrito (é mais uma colecção de textos) sobre Jazz e música em geral.
O livro chama-se "The Aebersold JAZZ HANDBOOK".
Aparentemente agora já só se consegue encontrar em sites de p2p.

Para além da parte teórica musical (solfejo) tem um capítulo sobre improvisação. Algumas das coisas são controversas outras contraditórias. Mas parece-me globalmente interessante.
Como sei quem nem todos sabem falar e ler inglês vou colocar aqui alguns das dicas dos mestres. (perdoem se a tradução não é perfeita..).
Esta é a parte 1...há várias. Excluí aspectos que não tinham relação com a bateria como escalas e etc..

________________
• Existem 2 factores que impedem os músicos de improvisar: medo de se perderem e medo de tocar notas erradas.
• Grava e ouve-te a tocar. Não sejas crítico. Ouve o que tocas.
• O humor é um aspecto importante da creatividade
• A TV mata a imaginação (esta é polémica mas concordo!!)
• A ignorância é como o tabaco, mata.
• Consegues praticar 1 hora sem interrupção?
• Se pensas antes de executar uma frase, não é improvisar, é um exercício.
• Canta! Canta! Canta! (quem esteve em Évora vai perceber o benefício disto!)
• É mais fácil de cantar o que ouves na tua cabeça do que executá-lo no instrumento - o objectivo é conseguir tocar o que ouves na cabeça
• Pensa em cada nota antes de a tocar.
• Alguém alguma vez morreu por pensar demais?
• Não pratiques sempre as mesmas coisas - inova, experimenta.
• A maior parte das músicas subdivide-se em grupos de 2, 4 ou 8 compassos
• A maior parte dos bateristas canta a melodia para não se perder mas também podem aprender a tocar em frases.
• Pratica articulação (é difícil de ser exacto na tradução mas será a execução das notas com o espaçamento devido entre cada uma - a precisão).
• Uma das razões pelas quais não consegues soar como os tipos dos discos é porque não praticas articulação.
• Ouve e saca ideias de discos.

Basta... :cheer2:

HugoB
Dom, 7 de Dezembro de 2008, 14:07
Muito bom, obrigado.

1 abraço

TRex
Dom, 7 de Dezembro de 2008, 21:40
5 estrelas...
Cumps

.Bart
Dom, 7 de Dezembro de 2008, 22:21
epa muito bom a serio, e realmente eu ja tenho a um tempo o costume de "tocar" na minha cabeça e até fazer uma especie de beatboxing lol, agora falta passa-lo para a bateria xDD

e tmb concordo com isso da TV, transforma-nos em robôs, iguais e automatizados. Mais a uns do q a outros claro, alguns mais jovens são mais susceptíveis e ha casos excepcionais.

so uma coisa, estas duas frases nao se contradizem?

• Se pensas antes de executar uma frase, não é improvisar, é um exercício.

• Pensa em cada nota antes de a tocar.


só fiquei aí um bocado reticente, dêem as vossas opiniões ;)

VmsR
Dom, 7 de Dezembro de 2008, 22:57
Sim, pode haver contradição nisso.
Mas por outro lado até não. Porque uma coisa é tocar a nota (cada uma delas) sabendo o que vais fazer (se vais fazer um acento ou uma ghost note, se vais tocar num tímbalo ou num prato). Outra é recorrer a frases já treinadas (os "licks" como chamam os americanos.

Nesse sentido acho que as frases não se contradizem.
Amanhã coloco aqui mais "dicas" deste livro.


so uma coisa, estas duas frases nao se contradizem?

• Se pensas antes de executar uma frase, não é improvisar, é um exercício.

• Pensa em cada nota antes de a tocar.


só fiquei aí um bocado reticente, dêem as vossas opiniões ;)

Campos
Seg, 8 de Dezembro de 2008, 00:21
so uma coisa, estas duas frases nao se contradizem?

• Se pensas antes de executar uma frase, não é improvisar, é um exercício.

• Pensa em cada nota antes de a tocar.



Hm, penso que não. Uma coisa é uma frase (tipo um ritmo 2 por 1). Outra é uma nota (entendo como sendo onde tocar..).

Nice post anyway!

(reputação dada!)

.Bart
Seg, 8 de Dezembro de 2008, 02:59
ah peço desculpa, ignorancia minha :p