Ver Versão Completa : Tensão da esteira (snare wire, bordões, etc). Qual a vossa preferência?
canas Sex, 12 de Dezembro de 2008, 19:51 Após ter lido uma série de informação sobre afinação, mais especificamente no que concerne à tarola, cheguei à conclusão que a tensão com que se configura a esteira é normalmente um assunto algo negligenciado.
Para além da escassez de informação, não tenho possibilidade de me cruzar com um número de tarolas e bateristas que me permita ter uma opinião minimamente fundamentada sobre a pressão que a esteira deve exercer sobre a pele de ressonância. Ou seja, tenho seguido sempre o meu instinto e gosto pessoal. O problema é que todos sabemos que nem sempre o que parece é e o que aprendemos sozinhos é muitas vezes um gerador de vícios básicos.
Normalmente uso uma configuração que se poderá chamar "média". Há tensão na esteira mas ela vibra, mesmo com pancadas leves, sem fazer aquele "chlunck" característico da esteira quase a rasgar. Esta configuração permite-me tirar boas ghost notes e ficar com um som de tarola aberto.
Uma vez que a tensão que escolhemos influência tremendamente o som obtido gostaria que partilhassem a vossa experiência e conhecimentos acerca desta questão.
Se possível indiquem as configurações que conhecem para diversos tipo de música (funk, pop, rock, jazz, metal, country, etc). Sei que é complicado devido há quantidade de factores que podem influênciar (tipo madeira, dimensões, afinação) mas seria interessante clarificar este ponto.
desde já obrigado
canas
pma11 Sex, 12 de Dezembro de 2008, 20:32 Bem eu toco metal, rock, punk e tenho uma Pearl 13" x 6.5" Joey Jordison Signature Snare Drum. Peles que vieram com ela: Remo Ambassador Clear como resonant, e Remo Ambassador Coated de ataque...
Uso a afinação chamada "clássica" (Drumdial) que é: em cima, na pele de ataque uso uma tensão 85 e na resonante uso uma tensão de 80
Como antes uma tensão baixa na resonante (60/65) a minha esteira tava solta, vibrava por tudo e por nada... Quando comprei o Drumdial, afinei a tarola com a afinação "clássica" mas como a esteira tava solta, quando metia a tarola no suporte, a esteira não ficava "colada" a pele de baixo.
Resultado: Era com se fosse um Tom tom, a esteira so apanhava nas margens... O que tive eu de fazer? Apertar a esteira (ao máximo) para ela fazer "pressão" na pele resonante.
Agora, acho que a minha tarola soa melhor que nunca, reduz bastante a vibração com outros timbalões (não interfere com nada, mesmo, nem com o Bombo, Floor's, Rack toms, nada!) e com as colunas da sala de ensaios interfere muito pouco!
canas Sex, 12 de Dezembro de 2008, 20:45 Uso a afinação chamada "clássica" (Drumdial) que é: em cima, na pele de ataque uso uma tensão 85 e na resonante uso uma tensão de 80
excelente informação
A minha afinação também é semelhante, mas como tenho uma emperor x na pele de ataque precisei de ir até ao 89 na tensão. Como renoante tenho a mesma tensão e pele. Agora... estou muito longe de ter a esteira no máximo de tensão...
venham mais
pma11 Sex, 12 de Dezembro de 2008, 20:57 Pois... A minha pele de ataque tava que já não pode... Também vou ter que mudar a tensão quando comprar a G1 Coated da Evans (não curto Remo)... Pelo que li devo ter que ir para os 85/88...
Cumps mano batucador!
Grolubao Sex, 12 de Dezembro de 2008, 21:25 Quanto mais esticada mais articulado o som fica, bom para funk por exemplo. Quanto menos, mais sensibilidade fica, o som ganha mais corpo.
Para mim depende do tipo de som. Para Rock uso a esteira bm solta, para o resto uso media.
Aqui ve-se bem as diferenças: YouTube - "Drummers Only" "QUIK-TIPS" Pt. 1 BD-SNR-CYM
canas Sex, 12 de Dezembro de 2008, 22:22 Quanto mais esticada mais articulado o som fica, bom para funk por exemplo. Quanto menos, mais sensibilidade fica, o som ganha mais corpo.
Acho que resumiste tudo... excelente
Jorge Cardoso Dom, 14 de Dezembro de 2008, 03:17 Tall como ele disse no vídeo, "... anything in between...". Nem demasiado esticada, nem demasiado solta, se é que compreendi bem o inglês americano dele...:)) Quanto a mim, ambas as funcionalidades são óptimas, dependendo do som que se pretende. Normalmente uso uma tensão média. No entanto de vez em quando mudo: bordoeira mais solta, dá mais abertura de som e melhora técnicas de double strokes, arrufes ou notas fantasmas; bordeira mais tensa, som mais seco e fechado, no entanto melhora aqueles bonitos harmónicos que a grande maioria dos bateristas aprecia, principalmente junto ao aro da tarola. Ideal para tocar com mais pico na tarola e para quem gosta mais de um som mais agudo.
Bom post!:cheer3:
pma11 Dom, 14 de Dezembro de 2008, 13:14 Tall como ele disse no vídeo, "... anything in between...". Nem demasiado esticada, nem demasiado solta, se é que compreendi bem o inglês americano dele...:)) Quanto a mim, ambas as funcionalidades são óptimas, dependendo do som que se pretende. Normalmente uso uma tensão média. No entanto de vez em quando mudo: bordoeira mais solta, dá mais abertura de som e melhora técnicas de double strokes, arrufes ou notas fantasmas; bordeira mais tensa, som mais seco e fechado, no entanto melhora aqueles bonitos harmónicos que a grande maioria dos bateristas aprecia, principalmente junto ao aro da tarola. Ideal para tocar com mais pico na tarola e para quem gosta mais de um som mais agudo.
Bom post!:cheer3:
Nem mais... Esse harmónicos são sem dúvidas espetaculares :D
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