Ver Versão Completa : Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?
Rebel-Drummer Qui, 8 de Janeiro de 2009, 18:55 Bem, acho que não há nenhuma votação para se ter uma noção de como os users aqui do forum aprenderam a tocar bateria...
Assim já se fica com uma noção!
Eu nunca tive aulas... Aprendi tudo sozinho mas sempre que possível aconselho aulas. Por todos os aspectos possíveis e imaginários (evolução, velocidade de aprendizagem, etc.)
Abraço!
Cutlas Qui, 8 de Janeiro de 2009, 20:05 tambem sou autodidacta e subscrevo o que disseste :icon_razz:
JoseZ Qui, 8 de Janeiro de 2009, 21:18 Aprendo sozinho mas tenho aulas ao mesmo tempo...
pmrosendo Qui, 8 de Janeiro de 2009, 21:26 Não posso dizer que aprendi visto que ainda poucos ritmos sei tocar, no entanto considero-me autodidacta com a grande desvantagem de chegar a um ponto de onde não se passa sem umas aulas a sério.
kosh Qui, 8 de Janeiro de 2009, 22:51 Tenho aulas, mas vou vendo uns videos aqui e ali...
snyper Qui, 8 de Janeiro de 2009, 22:53 Bem, ainda estou na fase 1; (fase 0 é quando n se toca :)))
Comecei há cerca de uma ano como autodidacta, depois em Fev e Março tive aconselhamentos e acompanhamento do meu amigo Hugo Moreira (Y?; In-Solitude, Fears Tomb) e também o Orange_lab, que é o baterista da minha outra banda ía-me dando uma luzes, mas eu estava mais interessado em comprar material e descobrir o som dos pratos, a história da bateria, marcas e afins do que tocar verdadeiramente.
Foi também esse percurso que fiz com a fotografia, só depois de estar minimamente elucidado da teoria é que comecei a fotografar...lol
Alguma malta das lojas já se passam, porque sei nem de cenas e marcas e preços e afins (isso já é defeito do curso de Gestão de Marketing que estou quase a terminar)
Assim e cada vez mais sou autodidacta, e estou a gostar de ser, tenho descoberto tudo por mim, por isso é que estou tb aqui neste fórum, e assim até sabe melhor.
Por vezes, peço a bateristas amigos mais experientes que me vejam e ouçam, para com as suas opiniões combater de inicio erros e más posturas.
Rebel-Drummer, grande ideia, não sei se já havia estas sondagem aqui, pelo menos eu ainda n tinha visto
Vou-me que ainda quero rever mais o dvd dos Opeth :)) ...o Lamentations, para sacar cenas.
:rocker:
Campos Qui, 8 de Janeiro de 2009, 23:35 2 meses de aulas apenas, toco (ou tento) á 3 anos, considero-me auto-didacta..
ivosilva11 Qui, 8 de Janeiro de 2009, 23:40 Eu tive um ano de aulas, aprendi uns ritmos, uns breaks, e umas musicas foleiras.
Depois tive a minha bateria e comecei a aprender por mim mesmo, e aprendi muito, porque em relação ao que aprendi na escola que estava, penso que evolui muito.
Superdgs Sex, 9 de Janeiro de 2009, 01:16 autodidata, so tive 1 mes de aulas com o vicky.
Dunga Sex, 9 de Janeiro de 2009, 20:10 Nunca pus os pés numa aula d bateria! all by myself!
David Calhau Sex, 9 de Janeiro de 2009, 23:35 Tenho aulas no conservatório à sete anos . Mas percussão ... Eu devo tocar bateria na aula de 6 em 6 meses . :icon_confused: Por isso aprendi muito sozinho :icon_cool:
JP_ Sáb, 10 de Janeiro de 2009, 01:14 Eu também ando no conservatório e sei que muita da técnica, controlo de tempo, sentido ritmico e melódico, etc foi desenvolvida lá, mas, tal como com o David, na percussão e não na bateria.
Claro que depois não é dificil por aí além aplicar na bateria, mas nao é a mesma coisa...
Portanto, não me considero auto-didacta, visto que até já tive aulas mesmo de bateria durante 2 anos.
enes Sáb, 10 de Janeiro de 2009, 17:44 aprendi a maior parte dos ritmos sozinho mas depois comecei a ter aulas nem que fosse para ler partituras, agora , aos sabados dou aulas . recomendo sempre ter aulas, claro que sao caras e custa a todos mas ha certas coisas que so se aprende com quem ja sabe.
João Gil Sáb, 10 de Janeiro de 2009, 23:49 Embora ao início tenha tido (muito poucas) aulas, acho que o que sei hoje devo-o a mim, ao meu empenho e, principalmente, à ajuda do pessoal aqui do forum.
Vasco Martins Dom, 11 de Janeiro de 2009, 21:57 Autodidacta. Por enquanto, como ainda tou no início, não tou a pensar em aulas. Vou vendo pela net e pelo fórum.
david oliveira Seg, 12 de Janeiro de 2009, 10:27 Autodidacta na bateria mas ao mesmo tempo estive 8 anos numa banda filarmónica a tocar tuba. Comecei a ter aulas há 3 meses +/-! e já toco à 15 anos, claro que nos 1.os anos só tocava quando a banda ensaiava pois não tinha condições para ter uma bateria em casa.
Stupify Ter, 13 de Janeiro de 2009, 11:23 Autodidacta ha 4 anos,mas ando a pensar numas aulinhas para corrigir vicios.
chipi Qua, 14 de Janeiro de 2009, 00:38 eu tive prai um mes de aulas..mas era so de musica,do genero saber onde é o dó ou o mi na pauta...depois da parte pratica o maestro mandava me para a bateria e eu ficav ali sozinho sem fazer nada...passado esse mes assim,entrei na filarmonica,isto tudo porque para entrar tive que ser eu a treinar em casa e etc...
portanto sou auto
abreijos
Miguel Martinho Qua, 14 de Janeiro de 2009, 17:24 Sou autodidacta.
Na música sempre fui autodidacta.
Para o que quero da música ser autodidacta é suficiente, mas caso quisesse ir mais longe teria optado por ter aulas.
Autodidacta é bom porque cria a componente de improviso, mas se depois esta componente for complementada com aulas é mais fácil e rápido atingir-se um patamar técnico e musical suficiente para se ir mais além na música.
Alex Soares Qua, 14 de Janeiro de 2009, 22:36 Autodidacta infelizmente, nao por opção propria mas por falta de opções!
Cumprimentos
Samuka_Xutos Dom, 25 de Janeiro de 2009, 21:23 Apesar de ter tido aulas durante alguns, tenho de me considerar autodidacta.
Mas aconselho vivamente aulas, aprende-se com mais rigor e logicamente, mais depressa.
JoãoCampos Seg, 26 de Janeiro de 2009, 20:08 Tenho 7 anos de bateria, sempre tive aulas. Este ano entrei para a universidade, o dinheiro nao estica, pelo que a partir de agora sou autodidacta tambem, mas com muita formação.
jotta9 Qui, 29 de Janeiro de 2009, 01:51 Por enquanto e por tempo indeterminado autodidacta!
Não rejeito de todo umas aulinhas no futuro!
RedShadow Ter, 3 de Fevereiro de 2009, 15:02 Historia da minha vida lol, eu á uns anos apaioxenei-me pela bateria, mas nunca pensei que este amor foce caro. Bem andava sempre a tocar em almofadas, sempre a toda a hora, e a ver videos, fiz muitas tecnicas mal, mas fiz lol, resumindo, aprendi sosinho com almofadas!?!? lol
Quando toquei numa bateria a sério, passado umas horas, já dava conta daquilo. Tive um mes ou menos aulas mas tive de sair, por isso acho que aprendi sosinho. :icon_confused:
peace
Ticó Qua, 25 de Fevereiro de 2009, 01:04 Comecei como autodidacta aos 19 anos (já tarde), e continuei assim até aos meus 23 anos, e evoluí muito pouco mesmo. Depois resolvi entrar numa escola (JBJazz) e tive dois anos e picos a aprender e a malhar a sério e posso-vos dizer que sem dúvida é importantissimo ter aulas para se evoluir.
Wakai Qui, 26 de Fevereiro de 2009, 23:07 Fiz pouco tempo de aulas, infelizmente o professor não era grande coisame ensinou alguns ritmos e viradas que eu podia ter aprendido sozinho desde então me considero autodidata
acalem Sex, 27 de Fevereiro de 2009, 11:12 Tive aulas durante 10 anos, de bateria e instrumentos de percussão, incluindo a parafernália toda (timbales, xilo-, marimba- e vibrafone, congas, etc.). Nunca gostei de contar compassos, o que valeu uns quantos valentes "puxões de orelhas"; sempre preferi sentir o ritmo e tocar naturalmente. O problema é que no Conservatório as aulas de bateria eram sempre acompanhadas por aulas de solfégio o que, em parte, me fez desistir. Aos 19 anos não tive paciência para continuar a tocar o que me mandavam tocar e decidi tornar-me autodidacta. Toquei em algumas bandas, o que foi óptimo para pôr tudo o que aprendi em práctica. Depois tive mais de 10 anos parado, mas sempre com o bichinho cá dentro, até que recentemente decidi retomar tudo. :-)
lfrp1 Ter, 10 de Março de 2009, 10:48 Bem eu ca tive um ano para tirar as bases mas agora aprendo sozinho...
Partitura ali partitura aqui e pronta aprendo mais qualquer coisa...
Invento e faço a partitura do que inventei para não me esqueçer...
è bom aprender sozinho xD
Abraço
:icon_drummer:
w.t.profi Ter, 10 de Março de 2009, 13:16 tive auças durante 6 meses .depois e ate hoje tenho evoluido com a pratica e em conjunto com musicos que tocam outros instrumentos
danny Dom, 29 de Março de 2009, 12:56 desde que comecei tenho aulas!! subscrevo a todos, pois penso ser o melhor método para conseguir o melhor
Abdrummer Qui, 9 de Abril de 2009, 16:35 Absolutamente auto-didacta, mas se pudesse teria aulas.
Batecas Sex, 17 de Abril de 2009, 16:25 100% auto-didacta, mas assumo que se ganham maus vícios ao tentar ultrapassar as dificuldades que nos vão surgindo. Assim que for monetariamente possível irei provavelmente tentar ter aulas, para que possa atingir outro nível.
Sinceramente, acho que é saudável chegarmos a este ponto em que percebemos que necessitamos de novos desafios e de aprender de perto com outras pessoas que sabem muito mais que nós.
leonel-mendrix Sex, 17 de Abril de 2009, 16:41 Toco bateria há 1 ano e meio, nos primeiros 6 meses com uma century toda marada, e de há 1 ano pra cá com uma RF porreirinha (jazzy look) em maple!
Sou autodidacta... mas aconselho aulas... ando a a ficar com vicios no pé do bombo, mierde! O fórum tem-me ajudado imenso :)
E divido o tempo livre na guitarra eléctrica, autodidacta também!
É um passatempo que vai dando para distrair e bem, pq adoro música!
st3ngah Sáb, 18 de Abril de 2009, 00:28 Fiz pouco tempo de aulas, infelizmente o professor não era grande coisame ensinou alguns ritmos e viradas que eu podia ter aprendido sozinho desde então me considero autodidata
Amen!! :icon_smile:
Subscrevo o que o Wakai disse.
Comecei a aprender musica aos 5/6 anos e parei aos 16. Durante estes anos aprendi muita teoria musica, flauta, orgão e depois piano. Até aqui tudo bem.
Depois parei e comecei a aprender bateria (numa banda) e viola com um dos guitarristas.
Uns tempos depois quando já me entendia com a bateria tive "aulas" durante três ou quatro meses mas aquilo era mesmo uma vergonha e acabei por sair...
Por isso tal como a maioria de nós, no que diz respeito à bateria, considero-me autodidata e queria ver se num futuro próximo conseguia ter aulas. Mas desta vez aulas a sério! :icon_razz:
Um abraço
vilinha Sáb, 25 de Abril de 2009, 18:25 Boas
Eu a tocar bateria sou autodidacta. Mas estudei percussão clássica no conservatório durante um ano, e aprendi muita coisa mesmo. Entretanto, depois disso ja passou muito tempo, e de vez em quando o que faço é ter uma aula ou duas com um musico que tenha alguma técnica que me agrade. Aproveito essa aula ao máximo e depois pratico em casa até saber fazer os exercicios que me vão levar à tecnica que vi esse musico a utilizar. Portanto já tive aulas esporádicas com vários músicos e aqui e ali vou apanhando as técnicas que mais me interessam, ou não necessáriamente as técnicas, mas as qualidades de cada mestre com quem me cruzo. Também aprendo imenso em concertos ao vivo. Fico atento principalmente ao baterista. Embora ultimamente tenha aprendido que para se tocar bem tem de se aprender a ouvir melhor o resto da banda.
Um conselho: ouçam bem os vossos companheiros de banda. Não façam ritmos só porque são dificeis de fazer.
Quanto a aulas,
cada um tem a sua forma de aprender. Mas se querem ser músicos profissionais o melhor que têm a fazer é ter aulas com um professor muito bom, e isto é muito importante, é preciso gostar do professor. Ele passa a ser o nosso mestre e para isso é preciso admirá-lo e compreendê-lo.
Nunca ir para casa com dúvidas.
Usufruir das aulas ao máximo e divertir-se.
Se sais da aula aborrecido, sem ter compreendido nada e sem vontade de voltar lá. Não voltes, é porque esse não é o melhor professor.
No entanto, no tempo que tenho tido de aprendisagem, muitas vezes deparei-me com a necessidade de ultrapassar o meu orgulho.
A humildade é muito importante.
Ja tive professores que me disseram coisas que eu não gostei de ouvir. Mas foram coisas importantes para o meu crescimento como músico. Portanto, quando vos fizerem uma crítica dura, ouçam-na com os ouvidos da verdade e não com os ouvidos do ego ou do orgulho.
Para se tocar bem é preciso gostar do que se faz, e não ha melhor forma do que encarar as dificuldades com consciência da (nossa) realidade e com bom humor.
Com professor ou sem professor o importante é estudar. Mas estudar o ensinamento dos mestres. E dos grandes livros como:
Progressive steps to Syncopation, by Ted Reed
ou
Stick Control for the snare drummer, by George Lawrence Stone
Estes dois são essenciais.
E acima de tudo ser metódico. Uma vez que quando se estuda algo tão belo e tão grande como a música, é muito fácil dispersar.
Uma vez, em conversa com um dos melhores músicos do panorama jazzístico português, ouvi o seguinte:
"Para se ser um músico semi-profissional, desses que se ouvem num ou noutro bar, e que soa bem, é preciso no mínimo durante um ano, estudar três a cinco horas por dia."
Portanto, se tivermos em conta que músicos como Benny Greb, ou Jojo Meyer, ou Vinnie Colaiuta, ou Steve Gadd, ou Dave Weckl, ou Danny Carey estudam todos os dias aí umas oito horas, e que tocam bateria há anos, começamos a aperceber-nos do longo trajecto que há pela frente, e que realmente não há tempo a perder.
No entanto, a vida é tão curta!
Agora pensa!
hehehe
Abraços
Victor Rodriguez
João Martins Oliveira Sex, 8 de Maio de 2009, 16:57 bem eu aprendi sozinho e tb fui vendo uns concertos ao vivo, ke tb é mt importante.
como muitos ja referiram, ter aulas é mt importante aprende se mt mais, aki nos açores nao existem escolas ou cursos para o mesmo, ha apenas umas liçoes para aprender o basico nada mais. o verdadeiro espirito é tocar e malhar nakelas peles é sempre pelo ar lol
bem força um forte abraço pa vcs todos:icon_drummer:
Gongaz Ter, 26 de Maio de 2009, 19:33 Aprendi sozinho o que sei fazer/tocar até hoje , tirando umas ideias do freedrumlessons (publicidade :icon_razz:)
Cumps
t_rav Ter, 2 de Junho de 2009, 22:11 Autodidata. Hoje estou arrependido de nao ter aceite aulas quando era mais novo (apesar de nao saber se era uma oferta real).
No entanto o facto de ser autodidata deu.me muita autonomia e permitiu.me absover informaçao das mais diversas fontes (o que a meu ver é muito importante). De facto vendo bem eu tive os melhores professores que se pode ter: Weckl, Pridgen, Mayer.
De salientar que quando eu digo "autodidata" refiro.me mesmo a aprender teoria e afins.. (nomeadamente aprender a ler a contar a transcrever etc), nao apenas à basic rock groove.
Pronto é isso.. se puderem ter aulas tenham! insitam na leitura pq a pratica vai la com o tempo se gostarem realmente e passarem muito tempo a ver vinnies no youtube ;)
David Teixeira Ter, 2 de Junho de 2009, 22:24 o primeiro ritmo foi um colega meu que me ensinou!!!..a partir daí foi sozinho!!!
hehehe
abraços:)
danielpereira Qui, 4 de Junho de 2009, 15:43 Andei há uns anos atrás em aulas durante 3 meses para receber umas teorias, depois como antes voltei a ser auto-didacta!!:icon_drummer:
tony Qui, 4 de Junho de 2009, 20:58 eu tenho aulas uma vez por semana, todos os outros dias eu aprendi muito mais no que nas aulas , mas :naughty: me considero auto-didacta
VitorLOpes Dom, 14 de Junho de 2009, 23:28 Tudo o que aprendi foi sozinho ;D
Mas em breve vou começar com aulas de bateria a serio pois sinto necessidade para aprender mais rapidamente e mais efecientemente ^^
Cumprimentos
woodrummer Ter, 23 de Junho de 2009, 11:54 Eu cá comecei a ter aulas já vão uns anitos, com o "João Dantas" alguém conhece????
Era um maluco de primeira, 5***** aprendi mesmo bastante com ele, era aquele tipo de pessoa que curtia mesmo a bateria e transmitiu-me esse "GOZO". Se alguém tiver o contacto dele que diga pois infelizmente não mais tive com ele:offtopic1:
Depois, por questões profissionais tive que deixar as aulas e fui comprando uns livros com CD's, YOUTUBE, e confesso que deu para evoluir um pouco mais.
... o tempo foi passando... mais de 15 anos...:icon_confused:
Em Setembro de 2008 consegui entrar no Conservatório da Madeira, no Curso LIVRE, e tenho evoluido bastante, o professor e amigo é espectacular, faz-me a vida negra, não perdoa nada e está sempre a exigir. Assim é que deve ser, todas as aulas (1 por semana) entro naquela sala com uma vontade a 100% e quando acaba a aula já estou a pensar na próxima e nos TPC's:icon_razz:, ele cá não perdoa...:naughty:
Abraços e:icon_drummer::animal::icon_drummer:
BernasDrummer95 Qua, 24 de Junho de 2009, 19:46 eu tal e qual como o david oliveira, mas a menos tempo que toco!
agora nos 1os tempos so toco quando ensaiamos.. nao da para estudo em cima!
Mas tenho aulas q me ajuda bastante.. e toco na escola sozinho ja da para algo :icon_razz:
JohnnySTACIO Dom, 28 de Junho de 2009, 00:48 eu ainda não tenho bateria , mas vou ser autodidacta :cheer2:
não estou com paciência para ter aulas ( o que é sempre o melhor )
heldercosta Qui, 23 de Julho de 2009, 22:35 boa noite meus camaradas. eu tive com aulas mas depois nao deu para mais e fui aprendendo sozinho indo a sites com paltas e ritimos e ja toco a 5 anos bateria
1mp4c7 Sex, 24 de Julho de 2009, 20:47 Bem, comigo foi um pouco das duas... Começei por ter aulas de bateria durante um
ano e pouco, daí pra cá tenho aprendido tudo sozinho. A nível de pedal duplo por
exemplo, aprendi tudo sozinho da estaca zero, até porque normalmente numa escola
de musica leva um bom tempo ate abordar essa parte...
serrinha Sáb, 8 de Agosto de 2009, 13:54 Aprendi sozinho, e por brincadeira, e agora não troco a bateria por nada!!!
abraços.
__________________________________________________ ____________________________
:icon_drummer: Que a música vos acompanhe! :rocker:
Systik Sáb, 8 de Agosto de 2009, 18:41 Tive aulas com o Dave Grohl :rocker:
Actualmente toco com o Jimmy Page e com o Angus Young, depois como baixista temos o Steve Harris e vocalista o Mick Jagger.
True Story :)
raquelgouveia Dom, 16 de Agosto de 2009, 11:20 Eu comecei a tocar em caixas e depois comprei uma bateria
Tambem tive a ajuda do meu primo que me disse algumas coisas
beijinhos
raquel
;)
Faintrap Dom, 16 de Agosto de 2009, 16:38 Tive aulas durante quase um ano. Desde aí estou por mim. Toco há quase 3 anos.
No que toca a pedal duplo, foi tudo por mim. ;)
tcunha Dom, 16 de Agosto de 2009, 21:16 Boas,tive aulas durante cerca de um ano e acredito que tenha sido uma grande motivação pois quando se começa é preciso muita força de vontade e as aulas (pelo menos as minhas) ajudaram nesse sentido e tive a sorte de o meu professor ser um grande baterista ainda hoje de jazz,funk e ritmos latinos o que fez com que desenvolvesse bastante a parte técnica e apesar de tocar thrash consigo aplicar muita coisa. Quanto ao pedal duplo sempre fui autodidata,através de vídeos,etc...
monomonkey Seg, 21 de Setembro de 2009, 14:00 sozinho a tirar músicas de nirvana =)
Thierry Seg, 21 de Setembro de 2009, 15:02 Olá, tive 2 anos de aulas de bateria e formação musical, e o que tenho a dizer por experiência própria é o seguinte:
Aulas é muito importante para tudo, coordenação, leitura ritmíca, postura, velocidade, exercícios, etc, mas isso limita-nos a seguir caminhos já traçados por alguém e a diminuir a nossa capacidade de improviso, para mim foi muito importante as aulas...
Mas penso que no que toca à bateria penso que o ritmo é inato, pois pode-se saber tocar 4 livros de estudo num ano, mas o que realmente importante é saber aplicar esse conhecimento em palco por exemplo, e em trabalho de banda...
Tinha colegas meus que me diziam: "ainda só vais aí??? eu já acabei o livro", depois no fim do ano a nossa escola fazia uma audição anual com diversos alunos e diversos instrumentos, e esses mesmos que me perguntavam se ainda só ia aí, faziam ritmos que depois ou acelaravam o tempo, ou completamente fora do tempo... o que originava uma bela M****A.
O que quero tentar transmitir não é a ideia que sou o melhor baterista de sempre e não hà melhor que eu, porque o orgulho e o ego elevado não nos leva a lado nenhum... o que quero transmitir é que para mim o importante e sentir a música e ter prazer quando estamos a tocar com alguém, podem ser os ritmos e as passagens mais simples que existem mas se forem aplicadas a "tempo" fica sempre bem...
No meu caso que deixei de tocar bateria 6 anos, considero hoje que foi um dos maiores erros da minha vida, "renasci" novamente, e agora sinto que não tenho paciência para ir ter aulas novamente, mas que faz falta isso faz... Portanto actualmente "All By My Self"...
Abraço a todos e aqueles que tiveram paciência para ler esta mensagem:icon_drummer:
Pudjanty Sex, 25 de Setembro de 2009, 19:40 Também sou auto didacta mas pouco aplicado...
Hoje com o youtube tudo se torna mais fácil mas há que ser disciplinado e ter tempo livre, coisa que nem toda a gente tem...
Tenho receio que no dia em que for ter aulas esteja cheio de vícios manhosos dos quais nunca me vou livrar... :icon_razz:
Ragnarok Ter, 24 de Novembro de 2009, 18:51 Bem comecei sozinho só com algumas luzes de amigos e etc. mas à medida que o tempo passou comecei a sentir a necessidade de alguma ajuda profissional, mesmo assim considero-me auto-didacta pois o básico foi tudo sozinho.
SiLvAdRuM Ter, 24 de Novembro de 2009, 22:59 Bem como recebi a bateria em Agosto, e começei a ter aulas a sério desde Outubro. Desde Maio, quando tive o meu primeiro contacto de sonho com uma bateria, de um colega meu, que era a estrela da bateria lá da escola, uns dos melhores amigos actualmente. Ia durante um dia por cada duas semanas lá a casa dele, e cada vez queria mais ter uma, com vontade de tocar a toda a hora, mesmo não sabendo nada de bateria, só de percursão com mãos (xD), que é um sintoma de talento, que dizem por aí... Mas até foi lá, onde consegui fazer o meu primeiro ritmo, e só desde Agosto, modestia à parte, aprendi como uma flecha em casa, treinando umas 2/3 horas sozinho antes de ir às piscinas, e agora desde que começei a ter aulas, sinto que ainda estou mais rápido, com os inúmeros exercícios que faço. Também acho que isto tudo deve-se ao contacto diário com a bateria e de treinar com as mãos e os pés nas aulas, e de ouvir muita música. Lá na turma de bateria somos poucos sou o mais velho, com 15 anos, mas também é uma vila pequena e praticamente ninguém se interessa por música instrumental claro. Como entrei para a escola de música, com 2 meses com bateria em casa, passei imediatamente o básico à frente e neste momento, encontro-me por interesse de cultura geral no básico de ritmos de marcha, salsa, e outros tipos derivados de vários países, mas no rock e bossa nova, encontro-me mais avançado. Chamam-me "a revelação" lá na escola, porque ninguém esperava ver o que viram, no primeiro dia de aulas, em que mostrei ao professor o que sabia. Mas ouvi a crítica que tinha alguns "tic's" que iam ser díficeis de tirar, mas iam sair, mas até chegou à conclusão que alguns são vantajosos. Tudo isto dá-me grande motivação para continuar, e não me arrependo de tar a ter aulas, mesmo que 70% do que vou aprendendo é sozinho, treinando todos os dias, praticando novas coisas, aperfeiçoando o meu rock. O meu amigo que vos falei anteriormente, já me falou que podemos vir a tocar na festa de natal, o que será uma festa do caraças xD.
Eu gostava de ter tido a sorte de alguns que vejo, a começar a tocar aos 6 anos, etc.
Sortudos esses :P
Temos de recuperar o tempo perdido xD
Sou autodidacta durante toda a semana, tirando às quartas-feiras LOL.
Aconcelho a ter aulas, vão ver que ajuda, quer em termos de motivação, quer de técnia e aprendizagem!
Abraço, fiquem bem:icon_drummer:
odavid Sex, 27 de Novembro de 2009, 00:26 aprendi a tocar sozinho e considero qe ate toco bem. ja pensei em ter aulas mas penso qe se cheguei aqi sozinho tambem consigo ir mais longe sozinho:)
fiqem bem e um grande abraço ao pessoal todo
João Cabrita Ter, 2 de Março de 2010, 15:05 No inicio aprendi por mim. Depois estive 1 ano no hot. Continuei depois a aprender sozinho.
Goma Ter, 2 de Março de 2010, 18:25 SOZINHO
mas ando cá com umas dúvidas...
cumps
Kobayashi Qui, 4 de Março de 2010, 01:13 Para já ainda estou a aprender sozinha com as almofadas que se tornaram grandes companheiras! xD (ainda não tenho bateria, só daqui a 3/4 meses)
Sei que é diferente de treinar numa bateria real ou de ter aulas, mas para já é o que posso. Mais tarde poderei ter aulas, por acaso gostava bastante, mas para já não.
Bem, se uma pessoa tem aulas ou não o importante é o empenho e a dedicação! Com almofadas, sem almofadas, com aulas ou sem aulas, com bateria ou sem bateria, querer aprender e divertir-se a aprender é que é o importante.
Hoje estava no freedrumlessons a fazer umas coisas básicas em tempos mais rápidos e quando consegui mesmo bem fiquei toda contente e comi um chocolate para me felicitar xD
joaquim galhardo Ter, 9 de Março de 2010, 22:46 eu aprendi tudo o que sei sózinho, é claro que temos professores do panorama musical nacional e internacional, fiz algumas aulas de solfejo mas quando xeguei á lição 127 queriam-me por a soprar pra dentro de um buraco cornetas e não sei que, fui pra casa e resolvi gastar os trocos que tinha junto na altura, bateria era o meu sonho e aqui estou, estamos sempre aprender amigos com aulas ou sem elas vai-se tocando é claro que logo que possa terei uma formação de bateria ou mesmo 1 curso é sempre bom termos novos conhecimentos, 1 bem aja malta amiga, muita batucada.:icon_drummer:
Ruben Coelho Qua, 10 de Março de 2010, 14:57 Lol eu aprendi percussão com dois professores vários ritmos de congas , surdo,tamborim,agogo rudimentos etc , mas só há 3 meses é que tou a aprender bateria com um deles e tá a ser mt fixe.... eu gosto muito de inventar paradidlles com drags e flams, basicamente gosto de ser criativo...mas não sou autodidacta::::*** ( = abc:)
mastertronic Seg, 29 de Março de 2010, 14:34 Autodidacta até dar por ela que se continua-se assim ia demorar mais tempo a perder vícios do que a aprender coisas novas. Então Aulas.
Rudimentos: Nunca, mas nunca pensei darem tanto jeito.
Pauta: Em meia dúzia de linhas consegues ter ritmos de 50% das musicas que ouvimos.
E como já foi dito neste post acho que surge por natureza a necessidade de aulas.
Keep on drumming in a free world !! :)
Drummer Ruka Seg, 29 de Março de 2010, 20:46 eu como ainda nao tenho bateria tenho aulas mas kuando comprar uma tou a pensar em deixar d ter aulas k sou dadas po um amigo meu
capitão_vegetal Sáb, 10 de Abril de 2010, 17:16 iniciei-me na bateria como auto didacta ainda puto de 15 anos, uns tempos a tocar e outros tantos sem tocar voltou-me o "bichinho da bateria" faz uns 2 ou 3 anos atrás. Este ano resolvi ter aulas e desde janeiro que ando à aprender na teoria (na pauta) o que já mais ou menos sabia na prática e só me arrependo de não ter tido aulas faz mais tempo atrás, ficamos com uma visão de um mundo muito vasto enquanto como auto didactas é um mundo muito mais pequeno.
E o gozo que dá saberes ler o que tás a tocar ou vice-versa... sem comparação!
Henry Seg, 12 de Abril de 2010, 16:50 Boas pessoal!
Penso que para iniciar é sempre bom ter um professor que alerte para noções, de rudimentos, dinâmicas etc... Foi o que me aconteceu, mas passado 16 anos de me ter iniciado, senti necessidade em voltar a aprender num estudo mais a sério! Ser a vida inteira cria manias e formas de abordar a bateria um pouco precária é bom ter professores e abrir a mente. ;)
Cumprimentos
megakillerboy Sex, 16 de Abril de 2010, 20:41 Eu aprendi e continuo a aprender sozinho e desenrasco-me bem.
Foi pena é não começar a tocar mais cedo.:icon_drummer:
Bifes Sáb, 19 de Junho de 2010, 00:24 Olá amigos..é um prazer voltar a escrever por aqui..eu penso que primeiro temos de pensar que tipo de musico queremos ser...se queremos tocar bateria com os amigos, e ter uma ou outra banda meio na brincadeira...qualquer pessoa o consegue em mais ou menos tempo...agora se queremos ser musicos profissionais, ou pelo menos com um sentido musical, ritmico, dinamico e tecnico acima da média, tem de haver obrigatoriamente um plano efectivo e um acompanhamento individual de cada um.
Muitos já conhecem o meu historial mas para os novos membros, estudo bateria ha cerca de 15 anos..e tirei o curso no hot club de portugal, saí em 2001 altura em que comecei a dar aulas de bateria(coisa que ainda hoje o faço com muito gosto), por essa altura ja tocava ha uns 4 ou 5 anos com umas bandinhas de amigos..mas apartir daí a coisa ficou mais seria e consegui felizmente tornar-me profissional, actualmente toco mais como contratado mas tenho sempre 1 ou 2 bandas para matar o bicho.
Relativamente ao topico acho fundamental terem aulas de bateria mas com professores de topo, porque vão conseguir beber as influencias de cada 1 deles.
Saliento alguns professores que me ajudaram bastante nesta caminhada...Rui Alves, Diogo Moreira, Henry Sousa , Pedro Viana , André Sousa Machado e Alexandre Frazão...foram alguns dos nomes com quem tive o prazer se aprender muito daquilo que sei hoje.
Cumprimentos.
warlike Sáb, 19 de Junho de 2010, 00:29 Sozinho, mas não é por isso que não toco um caramalho.
Paulo S. Sáb, 19 de Junho de 2010, 15:21 Tabem aprendi sozinho, e algumas coisas a ver outros bateristas a tocar. por ex youtube. mas a maior parte do que sei hoje foi mesmo por instinto.
splash Qua, 23 de Junho de 2010, 02:53 5 anos a ser auto-didácta.
De há 2 anos para cá a ter aulas (coisa que já devia ter feito há mt tempo).
NRP79 Qui, 24 de Junho de 2010, 08:09 Eu aprendi sozinho... a certa altura decidi usar videos do youtube com rudimentos e ajudaram-me bastante.
Acho que o ideal é mesmo começar sozinho, mas a certa altura ir para uma escola.. ajuda bastante, eu pelo menos acho que teria me ajudado imenso .
Rolando Barros Seg, 28 de Junho de 2010, 13:46 Tuto solo. Muitos anos a martelar na mesma cena...
jayfox Seg, 28 de Junho de 2010, 15:49 Eu nunca tive aulas, até ao momento...
Comecei a aprender sozinho, com umas dicas do meu pai ;P
Há puco tempo e que comecei a ter aulas para evoluir...
cumps
Suzuhara Qui, 1 de Julho de 2010, 11:32 Toco bateria à 6 anos e tive apenas dois meses de aulas logo quando comecei a tocar. Aprendi nas aulas, mas nada por ai além. Considero que aprendi praticamente tudo sozinho.
:hah: :icon_drummer:
MAURO TEIXEIRA Qui, 1 de Julho de 2010, 15:20 BOAS
Hj em dia é mt fácil ter aulas de bateria, está td ou quase td exposto na net para quem quiser aprender, apesar de que é sempre melhor termos um orientador (prof), principalmente para quem quer ser profissional e se assim for o prof tem que ser mt bom e cm formação!
Respondendo a pergunta:
comecei como autodidacta aos 11 anos, mas aos 14 é q senti a necessidade de aprender mais e iniciei-me em aulas particulares até conhecer uma escola chamada Clave de Sol para onde fui ter aulas com Agostinho Henrique e Rui(cenoura)Ferraz e onde mais tarde tb dei aulas aos iniciantes.
ah...andei tb na escola de jazz do porto mas apenas alguns mesitos .
Actualmente voltei a autodidacta e estudo entre 4 a 5 horas por dia.
André Alves Sex, 2 de Julho de 2010, 11:51 Boas Mauro, já estou a ver quem és, eu comecei no mesmo sitio com o mesmo grande prof:) grande clave de sol..:) e o nosso amigo francisco lima também..:)
MAURO TEIXEIRA Sex, 2 de Julho de 2010, 12:28 Boas Mauro, já estou a ver quem és, eu comecei no mesmo sitio com o mesmo grande prof:) grande clave de sol..:) e o nosso amigo francisco lima também..:)
Porreiro... afinal encontro aqui alguém q teve o mesmo prof :) .mas o Francisco Lima n cheguei a conhecer , porque ele deve ter andado na escola de Leça e tu também,eu andei na da Maia.
abraço
vxbatera Sex, 2 de Julho de 2010, 21:17 Eu aprendi sózinho, ja em casa com pouco mas de 5 anos ficava batendo nas panelas de casa, com 13 anos ganhei uma bateria Peace e aprendi a tocar com ela, e começei tocando numa banda da igreja, aos poucos, depois com 16 pra 17 anos entrei num institudo de musica da minha cidade, e eu estudava Percussão Erudita (Timpani Xilofone, Bumbo sinfônico...) e pedia pra passar pra eu estudar sozinho na bateria ritmos latinos, meu professor de percussão escrevia a linha de ritmo e deixava pra eu estudar sózinho, Depois Fui o Baterista da Orquestra Jazz Sinfonica de Taboão da Serra... e infelizmente por motivo de trabalho, tive que parar, mais não consigo, só sai da orquestra, masi toco com bandas de fusion e bandas gospel por ai...:whistle:
André Alves Dom, 4 de Julho de 2010, 12:56 Porreiro... afinal encontro aqui alguém q teve o mesmo prof :) .mas o Francisco Lima n cheguei a conhecer , porque ele deve ter andado na escola de Leça e tu também,eu andei na da Maia.
abraço
Ya mas eu lembro-me que chegas-te a ir lá para ai em 1997, estava eu a aprender uma salsada..:) eu não me esqueci porque mais tarde foi o meu irmão que ficou com os restauradores durante pouco tempo e ensaiavas lá..
MAURO TEIXEIRA Dom, 4 de Julho de 2010, 23:57 Ya mas eu lembro-me que chegas-te a ir lá para ai em 1997, estava eu a aprender uma salsada..:) eu não me esqueci porque mais tarde foi o meu irmão que ficou com os restauradores durante pouco tempo e ensaiavas lá..
pois é... fui la a Leça muitas vezes, o Agostinho dizia m para ir la e dava m sempre umas pautitas para treinar:), n havia net nesse tempo:)).
Como se chama o teu irmão? Nunca mais ouvi falar do Pedro, o dono da escola..
abraço
André Alves Seg, 5 de Julho de 2010, 13:09 O meu irmão era o nuno que tratava da escola, o pedro é um grande empreiteiro..:)
Eu bem me lembro dessa altura, a net já havia mas informação lá é que havia pouca ainda, ou quase nada..:)
Khxtovao Dom, 1 de Agosto de 2010, 18:32 sozinho, nunca tive uma aula infelizmente, aposto k se um dia tiver aulas o professor vai.se roer todo, lol, deve ter as técnicas todas erradas, e com aulas aprenderia a tocar mais rápido mais preciso e com um som mt melhor, ter aulas é sempre melhor
Pedro Pereira Seg, 2 de Agosto de 2010, 10:20 Eu inicialmente comecei a tocar sozinho, mas uns meses depois, inscrevi-me numas aulas e foi o melhor que pude fazer. Tive aulas durante cerca de 1 ano.
Agora já sai, pois penso que o mais importante nas aulas são as posturas e movimentos correctos afim de evitar lesões e cansaço excessivos. Das aulas também aprendi uma maneira mais eficiente para poder aprender em casa seguindo-me por um livro, bem como conseguir perceber o que está no livro hehehe.
Emerson Qui, 23 de Setembro de 2010, 04:50 Eu sempre fui autodidata, comecei escutando as musicas nas radios,a internet ainda estava no saco de seu inventor!!! Eu tinha que me virar pra estudar sempre tirando xerox das coisas dos outros, comecei assistir o "Toto"ainda com o finado(Jeff Porcaro) que depois passou a ser o Simon Phillips,depois veio matt sorum(Guns'n roses)eu adorava os grooves dele hard rock total,depois me deparei com Dave Abruzzeses (Pearljam)dono de uma pegada diferente,homem de deixar a música suja,ele tem uma maneira peculiar de tocar,depois passei a dar uma chance aos bateras Brasileiros em especial ao joão barone(Paralamas do sucesso)e nessa história só assistindo os show em vhs,e de olho nos bateras!Depois me apresentaram a uma revista chamada Moderndrummer que ainda era em inglês,para entender tinha que traduzir,aff!!era sinistro,aew depois de um certo tempo chega a internet e tudo vivaria de cabeça pra baixo!!
Sou 100% autoditada,agora claro sempre fui cabeça aberta as idéias alheia né,o que era de positivo,eu absorvia e o negativo entrava numa orelha e sai na outra huauhauhua!!dicas recebi de mais rssrrrsr!!e hj ainda estou aew mantendo uma relação ardente com a batera.
Alguem ja ouviu essa frase,todo homem antes de morrer tem:
Que escrever um livro;
Que plantar uma arvore;
Que ter um filho.
nós batera é mais o menos a mesma coisa
Todo baterista antes de morrer tem:
Que participar de um grande concerto;
Que fazer a sua propria caixa(snare drum);
Que assinar e martelar o seu propio prato.
Amém!!!
Freddy Jordison Qui, 23 de Setembro de 2010, 22:02 Todo baterista antes de morrer tem:
Que participar de um grande concerto;
Que fazer a sua propria caixa(snare drum);
Que assinar e martelar o seu propio prato.
So me falta fazer a tarola :))
Nosfe Rato Sex, 15 de Outubro de 2010, 12:20 tmb sou autodidata
rui andre Dom, 24 de Outubro de 2010, 13:15 toco ha 3 anos, tive aulas um ano e meio, mas muito do que sei (para ai 90%) aprendi sozinho, considero me portanto um autodidacta:icon_drummer:
Foley Qui, 2 de Dezembro de 2010, 15:27 Quando comecei a tocar, tive aulas durante 2 anos. Depois deixei de ter aulas e comecei a tocar sozinho... Mas tou seriamente a pensar em voltar a ter aulas, porque acho que ganhei uns quantos 'maus vicios', e tenho que os perder.
vpsb Qui, 2 de Dezembro de 2010, 19:53 Aprendi e aprendo sozinho, mas tenho aulas ha 3 messes
Henda Seg, 6 de Dezembro de 2010, 17:32 Na minha opinião as aulas não são para aprender a tocar ritmos, breacks ou estilos. Qualquer baterista ou percussionista hoje em dia vai à net, compra uns livros e treina os clichês todos que quiser, do bossa nova ao metal. As aulas são, principalmente, para aprender a crescer, técnica e musicalmente.
Kaiora Qui, 20 de Janeiro de 2011, 17:29 Eu comecei à coisa de 6 meses e logo com aulas, logo posso dizer que tenho formação mas acho que todos temos de ser auto-didactas e muitas vezes trabalhar o que aprendemos nas aulas de forma diferente criando assim uma maior independência.
Por isso acho que me englobo nos dois ;)
Ricardo Amaro Qui, 20 de Janeiro de 2011, 18:20 tive apenas uma aula onde aprendi a fazer um 4/4 mais nada, isto à 5 anos atrás, tudo o resto aprendi mesmo alone, e a ouvir muita musica, bastante musica, e a tocar, mas isso infelizmente nem tanto pois a vida não deixou mesmo, não é que eu não queria tocar apenas não conseguia pois não tinha instrumento e sou pobre pah... :animal:
adfgdrums Qui, 20 de Janeiro de 2011, 19:03 Tenho aulas ; mas como vocês vou vendo videozinhos, e a maior parte das músicas que aprendo é sozinho, nas aulas é mais exercícios (x
lipe Sex, 21 de Janeiro de 2011, 01:50 Eu ainda não aprendi...
Sou muito lento... eheheh:animal:
Johnny25 Sáb, 4 de Fevereiro de 2012, 03:10 Boas!
Já toco à 2 anitos e meio, mas tudo o que aprendi foi sozinho: considero-me autodidacta!
Mesmo assim aconselho aulas a todos os que puderem pelas razões acima referidas!
A razão pela qual aprendi sozinho é por gostar de aprender tudo o possível sozinho, e o prazer que me dá no final poder dizer: "Cheguei onde cheguei, demorei a lá chegar, mas cheguei sozinho!"
Abraços :icon_drummer:
Francisco Dias Sáb, 4 de Fevereiro de 2012, 15:02 Acho um pouco... estranho ... que quase toda a malta que diz que teve aulas (ainda um bom tempo) considerar-se no entanto auto-didacta
Eu também tive aulas e muita coisa do que faço "aprendi" sozinho, mas pá se não fossem as aulas não tocava um cara****. Estudar em casa sem ter bases nenhumas e estudar com bases das aulas é muito diferente.
Cristiano Isabel Sáb, 4 de Fevereiro de 2012, 16:46 Votei autodidacta.
Isto apesar de ter tido meia duzia de aulas com o SPEEDY e mais meia dúzia com o CHICO SANTOS.
Não têm a culpa do baterista fraco que sou :))
Abraço
Diogo Pereira Sáb, 4 de Fevereiro de 2012, 19:14 Autodidacta!
LIONEL VIEIRA Sáb, 4 de Fevereiro de 2012, 20:53 já nao me considero autodidacta , aprende-se muito neste forum hehe
Paulo S. Dom, 5 de Fevereiro de 2012, 23:32 Acho um pouco... estranho ... que quase toda a malta que diz que teve aulas (ainda um bom tempo) considerar-se no entanto auto-didacta
Eu também tive aulas e muita coisa do que faço "aprendi" sozinho, mas pá se não fossem as aulas não tocava um cara****. Estudar em casa sem ter bases nenhumas e estudar com bases das aulas é muito diferente.
tambem acho. um gajo por poucas aulas que possa ter, da quase sempre para aprender as bases. Depois claro que se pode evoluir sozinho, foi o que aconteceu comigo com a guitarra. ja de bateria tive 0 aulas.
nmpms77 Seg, 6 de Fevereiro de 2012, 13:26 Comecei a ter aulas e ainda não tinha bateria, porque durante muitos anos toquei guitarra como autodidata e nunca fiz nada de jeito (tecnicas, tempos, notas) com a bateria foi diferente porque o investimento é muito maior e tinha que tirar partido desse investimento, mas comecei a evoluir muito quando comprei a bateria, porque é muito melhor treinar em casa o que se aprende nas aulas do que só treinar 1 vez por semana durante a aula.
Ruben Joel Seg, 6 de Fevereiro de 2012, 13:48 É phá comigo, foi uma cena bue marada mesmo, tive umas Aulas (que foram as mais importantes que podia ter...), com o Sandro Dosha dos Peste e Sida ele ensinou-me o essencial e o mais importante, alguma técnica e postura.
Agora dou valor ao que ele me ensinou...
Principalmente aos malditos rudimentos xD que eu achava uma verdadeira seca... pois é mas agora sou eu que os faço sozinho com um metronomo e tal...
Sem eles ninguém vai a lado nenhum...
Considero-me autodidata porque depois mudei-me para o Norte do país e tive de me agarrar com força á bateria, mas sozinho... e comecei a "crescer" .:icon_razz:
Miguel Barreiro Sex, 20 de Abril de 2012, 22:58 Aprendi durante 1 ano numa escola, melhor devia ser uma suposta escola de musica, mas o prof so ensinava paralices , desde há uns tempos mudei me para outra escola , Blind & Lost , onde lá aprendo coisas muito trabalhadas e a postura, pois a postura ainda está a custar a entrar ;x
:)
avilao Ter, 22 de Maio de 2012, 12:54 Comecei sozinho. Tive aulas 2 meses. Continuei sozinho. Vou ter mais aulas brevemente.
nickdomundo Dom, 27 de Maio de 2012, 13:55 autodidacta mas a pensar em ter umas aulinhas para correcção de certos erros e manias...e sempre dá para aprender alguns truques se o professor for bom :icon_smile:
Paulo Pereira Dom, 27 de Maio de 2012, 15:06 Autodidacta!
DumDumDa! Sex, 1 de Junho de 2012, 14:12 As duas coisas...
PedroDrum Qui, 7 de Junho de 2012, 14:09 Comecei a tocar bateria, sem saber o que estava a fazer, depois tive um amigo meu que já tocava há uns 10 anos e ensinou-me o básico.
Mais tarde tive aulas de bateria em Andorra com Luis Cartes, um catalão com muito talento de Barcelona.
Aprendi a ler as partituras e agora já me sinto melhor baterista, ainda assim amador claro, apesar de várias experiencias em bandas.
Agora toco sozinho em casa com os "cascos" :-)
Abraços
mbrissos Qui, 14 de Junho de 2012, 20:19 Bem, embora tenha começado com aulas, em breve deixei-as (por motivos monetários e não só). Considero-me autodidacta, porque aprendi MUITO mais sozinha do que com aquele professor.
schodringer Dom, 1 de Julho de 2012, 08:29 Tudo o que sei aprendi sozinho, e através de videos que vou vendo na net, e com tentativa de copiar alguns bateristas nas suas musicas. :rocker:
Mas faço das minha palavras as do Rebel-Drummer em relação ao ter aulas porque tambem sei que se as tivesse estava com certeza mais evoluido e com maior imaginação, velocidade, etc...
:):)
daniangel Dom, 7 de Abril de 2013, 22:31 boas
também aprendi sozinho, nunca tive aulas, mas se tivesse feito aulas, estaria hoje em um nível melhor, mas tudo que sei, do pouco que sei, aprendi sozinho, ouvindo, vendo e praticando, mas preciso de um professor, sei que o tópico não é esse, mas se alguém souber de algum professor na margem sul arredores Amora-seixal, entre em contacto comigo por favor, ( danibomb_13@hotmail.com)
obrigado :)
dawnclover Seg, 8 de Abril de 2013, 19:11 Aprendi os básicos de guitarra na tuna da minha escola quando era miúdo. Depois aquilo acabou e continuei sozinho... Depois saltei para o baixo, teclas e finalmente bateria.
Na bateria tive ajuda do Rock Band :D
bubblept Seg, 22 de Abril de 2013, 01:41 Até agora tudo o que de bom (e de mal) sei tocar foi aprendido de ouvido :)
Claramente isso deu origem a erros básicos, desde o posicionamento do set à própria forma de pegar nas baquetas. Por outro lado, conferiu também alguma originalidade de estilo e nuances à minha performance.
Convém referir que a banda em que toco é amadora e tocamos por pura diversão. Daqui se retira que era mais importante divertir-me com o que faço do que fazê-lo com grande mestria.
Mas chega sempre aquela altura em que queremos evoluir e falta-nos a técnica e base teórica para o poder fazer. Estou agora a contemplar a possibilidade de começar a aprender formalmente a tocar, talvez começando com uns cursos em DVD ou online.
Em todo o caso, para mim continua a ser importante é tocar e fazê-lo com gosto :)
Abraço,
|
|