Google

Web www.bateristaspt.com

Ver Versão Completa : Uma dificuldade inesperada ao treinar a ler pautas com o metrónomo a tocar no 2 e no 4...

VmsR
Ter, 10 de Fevereiro de 2009, 17:00
Caros

ando a praticar intensamente leitura de partituras.
Já sou bastante experimentado na coisa, não tenho dificuldades com valores de notas, estrutura dos temas, dinâmicas, etc.
No entanto, estou a treinar tocar partituras para tarola tendo o metrónomo a tocar no 2 e no 4, coisa que acho que nunca tinha feito e simplesmente estou constantemente a por os pés pelas mãos.
Mesmo contanto, colocando o metrónomo mais lento, a verdade é que estou a patinar "forte e feio".

Alguém passou pelo mesmo? Conselhos?

Cumps
VmsR

enes
Ter, 10 de Fevereiro de 2009, 17:29
sei o que sentes...
mas a força de treinar verás que tem um ritmo e sentirás a musica...
quando isso acontecer , nem precisas de contar e ao fim de um tempinho nem iras ouvir o metronomo , alem de estar sempre presente.

andrep
Ter, 10 de Fevereiro de 2009, 17:49
Acho que te posso ajudar, mas só tenho de te perguntar uma coisa: Estás a tocar o primeiro tempo do compasso na 2ª batida do metrónomo ou estás a começar o compasso na 2º batida???

VmsR
Ter, 10 de Fevereiro de 2009, 22:24
Nem um nem outro.
O metrónomo toca no 2 e no 4. Eu começo a contar e a tocar antes desse primeiro 2....

Acho que te posso ajudar, mas só tenho de te perguntar uma coisa: Estás a tocar o primeiro tempo do compasso na 2ª batida do metrónomo ou estás a começar o compasso na 2º batida???

JP_
Ter, 10 de Fevereiro de 2009, 22:30
Estás a tocar o que, mais precisamente? Um estudo, um ritmo?

VmsR
Ter, 10 de Fevereiro de 2009, 22:41
Estudos para caixa mas iludindo, com o metrónomo, a marcação do tempo.

Dois exemplos:
-estudos em 3/4 com o metrónomo em minimas: isto é toca o 1 e o 3 do 1º compasso e o 2 do 2º compasso (com estes não tenho problemas...);
-estudo em 4/4 em que o metrónomo está no 2 e no 4 (desde que coloquei aqui o anúncio já me está a correr melhor mas é algo que não me sai muito facilmente...)..

Alentrizin
Qua, 11 de Fevereiro de 2009, 09:33
Desculpa a ignorancia, mas isso serve para que??:icon_confused:

enes
Qua, 11 de Fevereiro de 2009, 11:59
eu sou da opiniao que deverias mandar o exercicio para o pessoal ver.
e quem sabe te possa ajudar.
como estas a explicar parece-me que o metronomo está em contratempo e acho que nao é bem isso. se caso for, volta ao primeiro conselho que te dei. se nao... manda o exercicio
malha n´ela !

Hugo Correia
Qua, 11 de Fevereiro de 2009, 12:32
eu sou da opiniao que deverias mandar o exercicio para o pessoal ver.
e quem sabe te possa ajudar.
como estas a explicar parece-me que o metronomo está em contratempo e acho que nao é bem isso. se caso for, volta ao primeiro conselho que te dei. se nao... manda o exercicio
malha n´ela !

Nao é no contratempo. É no que os americanos chamam "Up-Beat" (2 e 4). Para terem uma ideia, no Swing o prato choque faz esta marcaçao.

No caso que ele da em 3/4, o metronomo esta a marcar o "Down-Beat" (1,3 e 2 do segundo compasso).

VmsR
Qua, 11 de Fevereiro de 2009, 13:35
É isso mesmo.
Não tenho maneira de mandar o exercicio..não tenho scanner.
Mas o objectivo é exactamente o de sentir os ritmos nos Up Beats e nos down beats. Tecnicamente os exercícios são fáceis mas servem para desenvolver uma melhor percepção do tempo, espaço entre notas, etc.

Entretanto já me está a sair melhor.
Recomendo que façam coisas deste género...depois parece mais fácil tocar as coisas.

Nao é no contratempo. É no que os americanos chamam "Up-Beat" (2 e 4). Para terem uma ideia, no Swing o prato choque faz esta marcaçao.

No caso que ele da em 3/4, o metronomo esta a marcar o "Down-Beat" (1,3 e 2 do segundo compasso).

andrep
Qua, 11 de Fevereiro de 2009, 14:36
Eu acho que o que tu estás a fazer no exercício do 4/4 são deslocações, ou seja, deslocar a batida do metrónomo para o segundo tempo em vez de estar no primeiro. Faz muito bem para desenvolver a capacidade rítmica e a variação do tempo, mas normalmente começa-se com semínimas e só depois é que se passa para as mínimas, pelo menos eu costumo fazer assim. Como estás no início deves começar a fazer isso bem devagar e só depois aumentar a velocidade, mas gradualmente. Vais ver que depois te sentes muito mais confortável a tocar no tempo e quando tens o metrónomo na 1ª e na 3ª batida num compasso 4/4.

Não sei se é exactamente isto se estás a fazer...

Espero ter ajudado!;)

VmsR
Qua, 11 de Fevereiro de 2009, 15:11
Sim andrep, também já fiz essa variação. (minimas no 1º e 3º)
Estava a trabalhar esta (minimas no 2º e 4º) precisamente para estar mais à vontade a tocar Reggae eheh!

Estes exercícios são bons para bateristas de todos os níveis. Acreditem!
Obrigam-nos a sentir o ritmo em sítios diferentes