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Black_Wolf
Sex, 14 de Abril de 2006, 13:48
Verdades dos timbalões


O intervalo entre os toms é mais importante do que a maioria pensa e a medida é a chave para obter aquela ressonância extra entre toms. O diâmetro tem um grande impacto na afinação, muito mais do que a profundidade.

Um pequeníssimo movimento no parafuso de afinação pode causar grandes diferenças e elevar a afinação drasticamente, muito mais ainda se o aro for Super Hoop ou Die-Cast .
Mais ainda, pequenos movimentos nos parafusos da pele de resposta, provocam uma mudança maior, do que os da pele de ressonância.

Um som ou afinação, que funciona para um local pequeno, poderá não soar tão bem para um local maior. Deve ser considerado qual o componente do som que tem de sobressair.
Por exemplo: à escolha das peles; se forem microfonadas haverá de ser diferente. Um jogo de peles com muito sustain podem transformar-se num pesadelo para o técnico de som. Enquanto o baterista pode estar numa noite inspirada, o som pode parecer abafado numa sessão de gravação ou num local maior, levando em conta harmónicos prolongados e o conjunto obtido com outros instrumentos.
Tem de se poupar uma porção de energia, dependendo do tamanho do local, pois a reverberação chega com atraso , assim como nos lugares maiores quer-se um modo mais simplista ou selectivo das notas e rudimentos usados, pois o público não vai ouvir os detalhes.

Tens de saber como utilizar microfones se te vais servir deles pois, pequenas alterações no posicionamento podem fazer grande diferença. Por exemplo, colocar um microfone perto da borda externa de um tom, pode captar harmónicos de alta frequência, mas situá-lo apenas uma polegada a mais de distancia, estes mesmos harmónicos diminuiriam drasticamente.

Todos os toms soam diferente a 0, 5, 15, 30, 45 metros de distancia. Por isso o que soa bem para o baterista enquanto toca, pode ser terrível para quem ouve. È muito importante ouvir como soa a bateria a diferentes distancias, especialmente junto aos outros instrumentos. Percorre a sala e selecciona peles e afinações de acordo com a situação. Uma afinação alta, chega mais longe, uma baixa, não.

O som ouvido num CD, em casa, nunca é fiel ao som da bateria, na maior parte das ocasiões. O que se ouve, em geral, é uma versão alterada de acordo com o que o produtor e o músico quiseram transmitir através destas alterações. Às vezes, não é possível reproduzir um bom som do CD sem os passos electrónicos…

Menos caro não significa inferior, em alguns casos, pode acontecer ao contrario desde que se obtenha o som desejado. Por exemplo um tom de Birch ou Beech (Faia) com aros regulares, alem de ser menos caros que um tom de Maple com aros Die-Cast, produz um feeling e som penetrante que precisas talvez na tarola.

O respiro do tom é para deixar respirar o casco, quando usadas pele de resposta e pele de ressonância, e uma mudança atmosférica acontece, ajuda a eliminar humidade. Este é um típico problema quando se vai de um clima frio para um outro quente, assim como as janelas suam nas casas ou carros. O respiro tem pouco efeito sobre o timbre.

Sim, deves esticar as peles (sem nenhum motivo) em todos os toms.
Este assentamento é necessário e muito importante no processo de se obter um som com qualidade e consistência.
;)

Fonte:http://forum.cifraclub.terra.com

Jorge Cardoso
Ter, 27 de Fevereiro de 2007, 17:38
Oh Black, cumprimentos antes de mais, o que queres dizer com "devemos esticar as peles, mesmo sem motivo nenhum..."? Pergunto, esticá-las mais do que é necessário, sem qualquer afinação precisa, apenas para ficarem esticadas e "acamarem", ou é o quê? Fico desde já grato pela resposta. Abraço.

andre_vg
Ter, 27 de Fevereiro de 2007, 20:05
deves sempre esticar as peles quando elas sao novas , mas e esticar até um certo ponto ate os afinadores comexarem a ficar mais perros para porque se nao rebentas pele, rebentas tudo lol, elas quando sao novas bem como uma cola ou la o k e akilo no aro da pele mas esta parte agora nao te sei explicar bem lol sei mas nao sei explicar lol lol lol lol lol
mas alguem te vai explicar melhor certamente

Superdgs
Ter, 27 de Fevereiro de 2007, 21:05
estica as peles dos toms? o som fica terrivel cheio de armonicos, eu pinstripe e n ta esticada e tem ganda som! btw. primeiro estiquei a pele ao maximo pq da cola (até fazia estalinhos)

Over_drummer
Qua, 28 de Fevereiro de 2007, 01:39
estica as peles dos toms? o som fica terrivel cheio de armonicos, eu pinstripe e n ta esticada e tem ganda som! btw. primeiro estiquei a pele ao maximo pq da cola (até fazia estalinhos)

Era isso que ele queria dizer, primeiro esticar tudo, depois afinar (mais grave, se se quiser).

Superdgs
Qua, 28 de Fevereiro de 2007, 08:37
ah tasse:icon_cool:

warlike
Qua, 28 de Fevereiro de 2007, 11:35
Pessoal! 'tava ler os vossos comentários e lembrei-me de uma cena que li ha uns tempos acerca disso das peles.
É um processo que se costuma usar quando as peles são novas.
'tão a ver uma pele normal, certo? depois têm aquela parte mais próxima do aro de metal, se forem empurrando aquele vértice até ouvirem um estálo (sem estalar a pele, tenham essa preocupação!) a toda a volta para o lado contrário favorece a afinação.
Foi o que li, não quer dizer que faça muito sentido! Mas era só para ficarem com uma ideia.

Para além disso, acho que devem é experimentar tudo e mais alguma coisa para que o som saia como vocês querem. Mas como as peles 'tão caras não se estiquem senão têm que arranjar patrocínio, lol!

Abraços

Cutlas
Qua, 28 de Fevereiro de 2007, 14:24
explica la melhor warlike! não entendi muito bem essa tecnica! em vez de calcarmos o centro da pele para ela estalar, calcas a volta do aro para dar um unico estalo?

warlike
Qua, 28 de Fevereiro de 2007, 17:07
penso que seja para tirar a tensão da dobra da pele nova, para que a pele fique mais solta. a pele torna à sua forma normal e há que não estalar a pele.

pessoal entendido na afinação e colocação de peles novas, 'tou a dizer treta, ou até faz sentido?