kadu
Dom, 18 de Outubro de 2009, 20:51
Gostaria que me orientassem neste assunto. Na Zona do Norte, depois do 12º posso optar ir para onde? E que áreas da Música posso seguir?
Cumprimentos!
Cumprimentos!
Ver Versão Completa : Após o 12º Ano de estudos, o que sigo para poder ter uma carreira na música? kadu Dom, 18 de Outubro de 2009, 20:51 Gostaria que me orientassem neste assunto. Na Zona do Norte, depois do 12º posso optar ir para onde? E que áreas da Música posso seguir? Cumprimentos! JoaoF10 Dom, 6 de Dezembro de 2009, 16:16 Boas Pessoal, criei este post, para vos por umas duvidas, e até pode haver pessoal na mesma situação. Bom, então a minha dúvida é a seguinte. eu estou no 12º ano de escolaridade, e está a chegar a altura de decidir definitivamente o que fazer no futuro. eu gostava mesmo de seguir qualquer coisa relacionado com musica (não sendo necessariamente ligado á percussão, apenas ligado a musica), mas a grande questão é que eu nao tenho formaçao musical, e tenho ideia que muitas universidades pedem um certo nivel de conservatorio. pondo estas situaçoes decidi recorrer a voces e a vossa esperiencia para me aconselharem sobre hipoteses que eu possa ter, uma vez que sem duvida a musica é ao que quero dedicar a minha vida. Abraço ;) luanfmarques Dom, 6 de Dezembro de 2009, 17:23 Também já pensei nessa hipótese, mas desisti que soube que era coveniente ter um nível equivalente ao de 8 anos de conservatória.. Abraços! JP_ Dom, 6 de Dezembro de 2009, 19:13 É assim, conheço muita gente que começou a tocar tarde, mas que se esforçou para aprender, para estudar com os melhhores e aprender também muita teoria. Mas é precisa muita força de vontade e muito gosto. Mas se gostas de música, há muitas outras coisas relacionadas com isso, como por exemplo ser técnico de som... Bernardo Dom, 6 de Dezembro de 2009, 19:57 Sim como por exemplo também ser jornalista musical na tv, radio ou em revistas (so se for a Blitz lol), fazer reportorios de concertos, descobrir novas bandas, etc .. Também ha essa area ;) JoaoF10 Dom, 6 de Dezembro de 2009, 20:27 Também já pensei nessa hipótese, mas desisti que soube que era coveniente ter um nível equivalente ao de 8 anos de conservatória.. Abraços! 8 anos é muito tempo :S essa nao vai poder ser uma opção... Sim como por exemplo também ser jornalista musical na tv, radio ou em revistas (so se for a Blitz lol), fazer reportorios de concertos, descobrir novas bandas, etc .. Também ha essa area ;) - pois eu realmente pensei nisso, e até agora parece me a opçao mais provavel ( afinal de contas é no mundo da musica :) ) Abraço ;) serrinha Dom, 6 de Dezembro de 2009, 20:52 Ora boas, Não conheces alguma banda de Música perto de ti? Normalmente as bandas de Música têm escolas, e podes aprender algum instrumento, e depois tocar nessa mesma banda. Espero ter ajudado. Abraços JoaoF10 Dom, 6 de Dezembro de 2009, 20:55 Ora boas, Não conheces alguma banda de Música perto de ti? Normalmente as bandas de Música têm escolas, e podes aprender algum instrumento, e depois tocar nessa mesma banda. Espero ter ajudado. Abraços Tipo, banda filarmonica ?? até á, mas isso vai me dar a teoria musical que preciso para ingressar numa universidade (ou algo do genero) ?? bateforte Dom, 6 de Dezembro de 2009, 21:31 OÍ sô João Como vai? Olhe, a idade não interessa muito não. Ex: Mister Akira Jimbo Leia sobre ele e depois verá minha razão. 1 - Tem de achar dentro de ti, talento, motivação, força e dedicação. 2 - Tem de pensar, acho que aí em Portugal, na excepção não fica rico como baterista não. 3 - Vida de sacrificio... Tem agora outra coisa...... Produção Engenheiro sonoro, como falou JP e muito bem. Stage manager Road manager Engenheiro de Estúdio Robotização, etc Mas tem de buscar em você vocação, perguntar a ti mesmo se é isso que tu quer fazer....... Abração em você sô Joâo Luis Rabaçal Dom, 6 de Dezembro de 2009, 21:36 Boas Eu estou no curso de musica em Bragança no Ipb, e não tem pré requisitos. Eu só aprendi algumas coisas de ritmica quando estive na escola de jazz do porto, andei la dois anos, é só essa a única formação musical que tinha. Já estou no segundo ano, e com um pouco de esforço faz-se bem. Tive e tenho algumas dificuldades. O curso é aberto para toda a gente, com ou sem formação musical. Depois na turma, já se sabe, tens colegas com 8º grau de conservatório, outros com menos, mas por um lado é bom, assim não é só o prof a ensinar, os colegas ajudam bastante quem não sabe... E tens disciplinas altamente -Ntm (novas tecnologias da musica) que se baseia em programação, masterização...programas de estúdio (Sibelius 6 e Sonar 8). -Acústica e organologia musical. -Inglês técnico. -Epc (estudo e postura corporal). -Instrumental orf (Flauta e piano) -História da musica. -Coro -Formação auditiva -Analise e tecnicas de composição - Musica tradicional portuguesa. -Psicologia da musica - Repertório musical -Musica de conjunto O curso é fixe, acho que também há no porto, mas não tenho a certeza. Espero ter ajudado. Cumps:icon_drummer: serrinha Dom, 6 de Dezembro de 2009, 22:12 Tipo, banda filarmonica ?? até á, mas isso vai me dar a teoria musical que preciso para ingressar numa universidade (ou algo do genero) ?? Não, acho que não. Mas dá-te a formação necessário para poderes tocar numa banda Filarmonica. Abraços JoaoF10 Seg, 7 de Dezembro de 2009, 11:01 Boas Eu estou no curso de musica em Bragança no Ipb, e não tem pré requisitos. Eu só aprendi algumas coisas de ritmica quando estive na escola de jazz do porto, andei la dois anos, é só essa a única formação musical que tinha. Já estou no segundo ano, e com um pouco de esforço faz-se bem. : Isso existe ? :birthday: mas secalhar, é sempre melhor tentar aprender alguma teoria. Abraço !! e obrigado a todos pessoal :) enes Seg, 7 de Dezembro de 2009, 12:36 OÍ sô João Como vai? Olhe, a idade não interessa muito não. Ex: Mister Akira Jimbo Leia sobre ele e depois verá minha razão. 1 - Tem de achar dentro de ti, talento, motivação, força e dedicação. 2 - Tem de pensar, acho que aí em Portugal, na excepção não fica rico como baterista não. 3 - Vida de sacrificio... Tem agora outra coisa...... Produção Engenheiro sonoro, como falou JP e muito bem. Stage manager Road manager Engenheiro de Estúdio Robotização, etc Mas tem de buscar em você vocação, perguntar a ti mesmo se é isso que tu quer fazer....... Abração em você sô Joâo claro muito bem ! agora uma obsevaçao--depois dos estudos concluidos.. sabes o que essa vida implica ? repara... noitadas....muitas viagens por Portugal ( e nao só ). Isso até pode parecer muito bonito, mas ... e se tiveres filhos ? esposa ? estarao eles dispostos a essa tua vida ? eu abandonei os concertos justamente por essa razao. sabes o que é acordar um dia , olhares para o tecto e perguntar-te ... - Em que cidade estou ??? ontem estava em Lisboa , hoje onde estou ? do tipo paras para pensar uns 5 minutos e só depois é que te lembras! será que os teus filhos estarao dispostos a isso ? a tua esposa ??? do genero... mulher ! durante estes proximos 2 meses nao posso estar contigo, vou fazer uma digressao com o grupo X. e nao é preciso ir muito longe! repara nos grupos de baile ! Bernardo Seg, 7 de Dezembro de 2009, 14:33 Boas Eu estou no curso de musica em Bragança no Ipb, e não tem pré requisitos. Eu só aprendi algumas coisas de ritmica quando estive na escola de jazz do porto, andei la dois anos, é só essa a única formação musical que tinha. Já estou no segundo ano, e com um pouco de esforço faz-se bem. Tive e tenho algumas dificuldades. O curso é aberto para toda a gente, com ou sem formação musical. Depois na turma, já se sabe, tens colegas com 8º grau de conservatório, outros com menos, mas por um lado é bom, assim não é só o prof a ensinar, os colegas ajudam bastante quem não sabe... E tens disciplinas altamente -Ntm (novas tecnologias da musica) que se baseia em programação, masterização...programas de estúdio (Sibelius 6 e Sonar 8). -Acústica e organologia musical. -Inglês técnico. -Epc (estudo e postura corporal). -Instrumental orf (Flauta e piano) -História da musica. -Coro -Formação auditiva -Analise e tecnicas de composição - Musica tradicional portuguesa. -Psicologia da musica - Repertório musical -Musica de conjunto O curso é fixe, acho que também há no porto, mas não tenho a certeza. Espero ter ajudado. Cumps:icon_drummer: Sim ha ca uma faculdade com esse curso .. Chama-se ISMAI a escola é ao lado da escola superior de artes do espectaculo , penso eu .. Fica na baixa, so isso mais concretamente lol ressu Seg, 7 de Dezembro de 2009, 14:58 Sim ha ca uma faculdade com esse curso .. Chama-se ISMAI a escola é ao lado da escola superior de artes do espectaculo , penso eu .. Fica na baixa, so isso mais concretamente lol O ISMAI é na Maia, não é na baixa.... A ESMAE (escola superior de música e artes do espectáculo) é que tem curso de bateria mesmo! A única em Portugal a dar licenciatura a nível de bateria (não falo de percussão). Mas díficil é entrar lá... 2 vagas por ano... JoaoF10 Seg, 7 de Dezembro de 2009, 15:03 claro muito bem ! agora uma obsevaçao--depois dos estudos concluidos.. sabes o que essa vida implica ? repara... noitadas....muitas viagens por Portugal ( e nao só ). Isso até pode parecer muito bonito, mas ... e se tiveres filhos ? esposa ? estarao eles dispostos a essa tua vida ? eu abandonei os concertos justamente por essa razao. sabes o que é acordar um dia , olhares para o tecto e perguntar-te ... - Em que cidade estou ??? ontem estava em Lisboa , hoje onde estou ? do tipo paras para pensar uns 5 minutos e só depois é que te lembras! será que os teus filhos estarao dispostos a isso ? a tua esposa ??? do genero... mulher ! durante estes proximos 2 meses nao posso estar contigo, vou fazer uma digressao com o grupo X. e nao é preciso ir muito longe! repara nos grupos de baile ! Realmente isso pode ser um problema !! Por mais que eu pense que é muito fixe andar pelo pais todo com uma banda, essa parte estava me a escapar. Obrigado ;) Bruno.b Seg, 7 de Dezembro de 2009, 15:37 claro muito bem ! agora uma obsevaçao--depois dos estudos concluidos.. sabes o que essa vida implica ? repara... noitadas....muitas viagens por Portugal ( e nao só ). Isso até pode parecer muito bonito, mas ... e se tiveres filhos ? esposa ? estarao eles dispostos a essa tua vida ? eu abandonei os concertos justamente por essa razao. sabes o que é acordar um dia , olhares para o tecto e perguntar-te ... - Em que cidade estou ??? ontem estava em Lisboa , hoje onde estou ? do tipo paras para pensar uns 5 minutos e só depois é que te lembras! será que os teus filhos estarao dispostos a isso ? a tua esposa ??? do genero... mulher ! durante estes proximos 2 meses nao posso estar contigo, vou fazer uma digressao com o grupo X. e nao é preciso ir muito longe! repara nos grupos de baile ! Boas, Aqui está um belo post. Sou a prova viva dessa situação, cheguei a um ponto em que tomei uma decisão, como não tenho filhos, deixei a mulher! Ou uma coisa ou outra. Mulheres há muitas, carreiras é que não. Desculpem se pareço um bocado frio. Cumps Bruno.b JoãoCampos Seg, 7 de Dezembro de 2009, 17:07 Boas, Aqui está um belo post. Sou a prova viva dessa situação, cheguei a um ponto em que tomei uma decisão, como não tenho filhos, deixei a mulher! Ou uma coisa ou outra. Mulheres há muitas, carreiras é que não. Desculpem se pareço um bocado frio. Cumps Bruno.b :)):)):)):)):)):)):)):)) JP_ Seg, 7 de Dezembro de 2009, 17:41 O ISMAI é na Maia, não é na baixa.... A ESMAE (escola superior de música e artes do espectáculo) é que tem curso de bateria mesmo! A única em Portugal a dar licenciatura a nível de bateria (não falo de percussão). Mas díficil é entrar lá... 2 vagas por ano... Escola Superior de Jazz também tem licenciatura de bateria. Bruno.b Seg, 7 de Dezembro de 2009, 17:50 Boas, Aconselho vivamente a licenciatura Jazz opção instrumento (bateria) na Universidade de Évora, grandes professores, grande ambiente. Pode ser longe para alguns. Cumps Bruno.b JP_ Seg, 7 de Dezembro de 2009, 17:52 Boas, Aconselho vivamente a licenciatura Jazz opção instrumento (bateria) na Universidade de Évora, grandes professores, grande ambiente. Pode ser longe para alguns. Cumps Bruno.b Ah, claro, esqueci-me de Évora. eusouoMiguel Seg, 7 de Dezembro de 2009, 18:24 Pois, ha no porto, lisboa e evora e tenho a impressao que ia abrir mais uma :icon_smile: JoaoF10 Seg, 7 de Dezembro de 2009, 23:15 Boas, Aconselho vivamente a licenciatura Jazz opção instrumento (bateria) na Universidade de Évora, grandes professores, grande ambiente. Pode ser longe para alguns. Cumps Bruno.b Para mim é bem perto ... HAHAH :) Superdgs Ter, 8 de Dezembro de 2009, 04:14 http://etic.pt/cursos/cursos_linkindex.html tens aqui a ETIC, escola tecnica de imagem e comunicação, tens varios cursos recladionados à musica e produção estudio. eu tou a tirar o 12º na EPI_ que pertence à etic no curso produção e tecnologias da musica, eu por exemplo: tenho estas aulas formação musical tecnicas de composição historia da música produção audio fundamentos da acustica alem de dar musica asserio, estudo formação clássica e jazz, coisa que os conservatorios nao o fazem, é so para a vertente classica.. também trabalho com o NUENDO e pro tools, nesta escola tens 3 estudios de som, de um dos melhores de portugal, sem contando com o do mario barreiros va lol, eu sei que queres algo tipo faculdade, mas se fores para a ETIC que é a tecnica tens algo disto, tens 1 curso tecnico = faculdade, para trablhares em estudios, podes tambem ir para tv fazer cenas sonoplasta etc.. Grolubao Ter, 8 de Dezembro de 2009, 05:19 Neste momento a que parece melhor é mesmo a de Évora como o Miguel disse, mas tens sempre o Conservatorium Van Amsterdam onde podes tirar uma licenciatura que é creditada na Europa. Aviso-te que é mto difícil entrar, e tens de estudar muito para entrar, mas depois de entrar irás conseguir fazer certamente. A vantagem de estudares aqui na Holanda é que o estado ajuda-te com quase tudo e no fim acabas por não gastar quase dinheiro nenhum. Jaki Ter, 8 de Dezembro de 2009, 10:44 eu tb queria seguir musica. se calhar em Lisboa! é sempre uma boa opçao a musica. cumps JoaoF10 Ter, 8 de Dezembro de 2009, 12:15 Pessoal muito obrigado mesmo pela ajuda toda... graças a voces ja tenho muitas opçoes, que ate me agradam bastante :) Obrigadão a Todos:cheer2: joao_abreu Ter, 8 de Dezembro de 2009, 12:43 Boas Eu estou no curso de musica em Bragança no Ipb, e não tem pré requisitos. Eu só aprendi algumas coisas de ritmica quando estive na escola de jazz do porto, andei la dois anos, é só essa a única formação musical que tinha. Já estou no segundo ano, e com um pouco de esforço faz-se bem. Tive e tenho algumas dificuldades. O curso é aberto para toda a gente, com ou sem formação musical. Depois na turma, já se sabe, tens colegas com 8º grau de conservatório, outros com menos, mas por um lado é bom, assim não é só o prof a ensinar, os colegas ajudam bastante quem não sabe... E tens disciplinas altamente -Ntm (novas tecnologias da musica) que se baseia em programação, masterização...programas de estúdio (Sibelius 6 e Sonar 8). -Acústica e organologia musical. -Inglês técnico. -Epc (estudo e postura corporal). -Instrumental orf (Flauta e piano) -História da musica. -Coro -Formação auditiva -Analise e tecnicas de composição - Musica tradicional portuguesa. -Psicologia da musica - Repertório musical -Musica de conjunto O curso é fixe, acho que também há no porto, mas não tenho a certeza. Espero ter ajudado. Cumps:icon_drummer: Boas, desculpa a pergunta mas que areas de trabalho e que tipos de trabalho podes arranjar? Bernardo Ter, 8 de Dezembro de 2009, 14:09 O ISMAI é na Maia, não é na baixa.... A ESMAE (escola superior de música e artes do espectáculo) é que tem curso de bateria mesmo! A única em Portugal a dar licenciatura a nível de bateria (não falo de percussão). Mas díficil é entrar lá... 2 vagas por ano... Sim é isso LOOOL .. ESMAE .. Peço desculpa, nao tinha a certeza como era a sigla .. Mas sabia claro que existe .. :hah: Eu ate depois fiquei a pensar : fogo , acho que o ISMAI é na Maia , acho que nao é assim que se escreve! Até me lembrei da paragem do metro .. ahahah :)) Sorry ;) Abraços Luis Rabaçal Ter, 8 de Dezembro de 2009, 16:19 Boas, desculpa a pergunta mas que areas de trabalho e que tipos de trabalho podes arranjar? Boas, dentro do que estou informado, claro que o primeiro é dar aulas....mas podes também poder trabalhar em estudios, parte da cultura (produção de eventos). Claro que tenho uma ou duas disciplinas que a mim não me interessam nada, e mesmo a estudar se tiveres um grau avançado de formação musical, sempre podes dar aulas nas AEGS, que é um projecto qualquer que põe o pessoal a dar aulas pelas escolas primarias a ganhar tipo uns 15 a 20€ por hora...nada mau:) para nos começarmos a habituar ao trabalho....mas tenho um colega que com este curso vai seguir uma cena que nao me estou a lembrar bem, mas sei que é muito fixe, ja lhe tentei ligar mas n atende...quando souber dou a informação. Grande abraço djdeepblue Seg, 28 de Dezembro de 2009, 19:22 Estou com a mesma dúvida... :offtopic1: Alexxxxxx Ter, 29 de Dezembro de 2009, 02:53 Ensino Superior como musico só conheço mesmo a Escola Superior de Musica. Acho que os requisitos para entrar de quem não vem do conservatório e que são mais complicados. Abraço::: HugoB Ter, 29 de Dezembro de 2009, 03:12 http://www.esmae-ipp.pt/ Thelmo Petherson Ter, 29 de Dezembro de 2009, 03:54 Gostaria que me orientassem neste assunto. Na Zona do Norte, depois do 12º posso optar ir para onde? E que áreas da Música posso seguir? Cumprimentos! Tmbm eu tenho essa duvida!! De k zona de guimaraes es ja agora?? Moro muito perto dai de guimaraes. Cumps.. Bernardo Ter, 29 de Dezembro de 2009, 13:08 Aqui no Norte só estou a ver mesmo o ESMAE , na baixa do porto .. E os testes não sao brincadeiras para quem nunca teve oficialmente o ensino da musica em anos anteriores , como no conservatorio ! abraços t_rav Dom, 3 de Janeiro de 2010, 16:44 Boas, Aconselho vivamente a licenciatura Jazz opção instrumento (bateria) na Universidade de Évora, grandes professores, grande ambiente. Pode ser longe para alguns. Cumps Bruno.b e pré requisitos? btw.. as propinas é o normal? ou isso é privada? ilucidem.me |