bateforte
Ter, 22 de Dezembro de 2009, 05:50
Oí pessoal
Consultei um tópico aí, sobre paradidles, e tem camarada que faz uma tremenda confusão entre Tempo, Compasso, figura de pauta, etc.
Vamo lá a ver:
Temos as figuras:
Semibreve - A Unidade de Valor Ex: Compasso 4/4 1 single stroke de 4 a 4 tempos, nas outras tem de respeitar seu valor.
Minima - 1/2
Seminima - 1/4
colcheia - 1/8
Semicolcheia - 1/16
Fusa - 1/32
Semifusa - 1/64
Não sendo habitual, e estou me referindo ao que aprendi, existe ás vezes Breve: Ex: 4/4 tem o dobro do valor da semibreve ou seja 8 tempos
E a Trifusa que tem metade do valor da semifusa 1/128
Mas é coisa rara isso pessoal.
Também tem a velocidade de execução, o que nos chamamos de bpm, e na terminologia Italiana será assim
Adagietto — rather slow (70–80 bpm)
Adagio — slow and stately (literally, "at ease") (66–76 bpm)
Agitato – hurried, restless
Allegretto grazioso — moderately fast and gracefully
Allegretto — moderately fast (but less so than allegro)
Allegrissimo — very fast
Allegro — fast and bright or "march tempo" (120–168 bpm)
Allegro appassionato – fast and passionately
Allegro moderato — moderately quick (112–124 bpm)
Andante — at a walking pace (76–108 bpm)
Andante Moderato — a bit faster than andante
Andantino – slightly faster than andante
Grave — slow and solemn
Largamente — very, very, very slow 10bpm
Larghetto — rather broadly (60–66 bpm)
Larghissimo — very, very slow (20 bpm and below)
Largo — very slow (40–60 bpm), like lento
Lento — very slow (40–60 bpm)
Lento assai – even more slowly than lento
Lento Moderato — moderately slow
Moderato espressivo — moderately with expression
Moderato — moderately (108–120 bpm)
Prestissimo — extremely fast (more than 200bpm)
Presto — very fast (168–200 bpm)
Sostenuto – sustained, prolonged
Tranquillamente — adverb of tranquillo, "tranquilly"
Tranquillo — tranquil
Vivace — lively and fast (≈140 bpm)(quicker than allegro.)
Vivacissimamente — adverb of vivacissimo, "very quickly and lively"
Vivacissimo — very fast and lively
Vivo — lively and alive
Executando rudimento para treinamento, se escolhe o paradidle, o compasso, a figura e executa o desenho do paradidle em todo o compasso, e lentamente até estar seguro do TEMPO. A questão de rapidez será depois de estarmos seguro, passar a figura de metade de valor, não tem agora de fazer triple paradidle em semifusa em Prestissimo não.
Depois teremos de treinar as intensidades, que para nós serão importantíssimas pelas acentuações. Depois as pausas de valor, etc,
Pessoal começa devagar, entende as figura, repara que batera tem bastante matemática.
Adquire teu grip e vai com calma. Acima de tudo compreende o desenho dos ritmo, e verá sua evolução.
Olhe o uso de Metrónomo é muito bom para treinamento, porque assim não cai na tentação de querer fazer rápido e mal. Seleciona o teu bpm e pratica teu rudimento mas tem de saber achar a pulsação do TEMPO meu Irmão.
Pessoal me desculpe, se falei alguma coisa de errado.
Um Bom Natal para todo o pessoal
Consultei um tópico aí, sobre paradidles, e tem camarada que faz uma tremenda confusão entre Tempo, Compasso, figura de pauta, etc.
Vamo lá a ver:
Temos as figuras:
Semibreve - A Unidade de Valor Ex: Compasso 4/4 1 single stroke de 4 a 4 tempos, nas outras tem de respeitar seu valor.
Minima - 1/2
Seminima - 1/4
colcheia - 1/8
Semicolcheia - 1/16
Fusa - 1/32
Semifusa - 1/64
Não sendo habitual, e estou me referindo ao que aprendi, existe ás vezes Breve: Ex: 4/4 tem o dobro do valor da semibreve ou seja 8 tempos
E a Trifusa que tem metade do valor da semifusa 1/128
Mas é coisa rara isso pessoal.
Também tem a velocidade de execução, o que nos chamamos de bpm, e na terminologia Italiana será assim
Adagietto — rather slow (70–80 bpm)
Adagio — slow and stately (literally, "at ease") (66–76 bpm)
Agitato – hurried, restless
Allegretto grazioso — moderately fast and gracefully
Allegretto — moderately fast (but less so than allegro)
Allegrissimo — very fast
Allegro — fast and bright or "march tempo" (120–168 bpm)
Allegro appassionato – fast and passionately
Allegro moderato — moderately quick (112–124 bpm)
Andante — at a walking pace (76–108 bpm)
Andante Moderato — a bit faster than andante
Andantino – slightly faster than andante
Grave — slow and solemn
Largamente — very, very, very slow 10bpm
Larghetto — rather broadly (60–66 bpm)
Larghissimo — very, very slow (20 bpm and below)
Largo — very slow (40–60 bpm), like lento
Lento — very slow (40–60 bpm)
Lento assai – even more slowly than lento
Lento Moderato — moderately slow
Moderato espressivo — moderately with expression
Moderato — moderately (108–120 bpm)
Prestissimo — extremely fast (more than 200bpm)
Presto — very fast (168–200 bpm)
Sostenuto – sustained, prolonged
Tranquillamente — adverb of tranquillo, "tranquilly"
Tranquillo — tranquil
Vivace — lively and fast (≈140 bpm)(quicker than allegro.)
Vivacissimamente — adverb of vivacissimo, "very quickly and lively"
Vivacissimo — very fast and lively
Vivo — lively and alive
Executando rudimento para treinamento, se escolhe o paradidle, o compasso, a figura e executa o desenho do paradidle em todo o compasso, e lentamente até estar seguro do TEMPO. A questão de rapidez será depois de estarmos seguro, passar a figura de metade de valor, não tem agora de fazer triple paradidle em semifusa em Prestissimo não.
Depois teremos de treinar as intensidades, que para nós serão importantíssimas pelas acentuações. Depois as pausas de valor, etc,
Pessoal começa devagar, entende as figura, repara que batera tem bastante matemática.
Adquire teu grip e vai com calma. Acima de tudo compreende o desenho dos ritmo, e verá sua evolução.
Olhe o uso de Metrónomo é muito bom para treinamento, porque assim não cai na tentação de querer fazer rápido e mal. Seleciona o teu bpm e pratica teu rudimento mas tem de saber achar a pulsação do TEMPO meu Irmão.
Pessoal me desculpe, se falei alguma coisa de errado.
Um Bom Natal para todo o pessoal