Google

Web www.bateristaspt.com

Ver Versão Completa : Como afinar o Segundo Tom - Tom

Vicfirth5a
Qua, 23 de Dezembro de 2009, 07:51
Alo pessoal, tudo bem?
Tenho uma duvida. A minha Bateria e uma TAMA ROCKSTAR, com dois Tom-Tons 12" e 13", um Floor-Tom 16", um Bombo 22" e uma Tarola 14".
Gosto de afinar a minha Bateria, com a pele de baixo num tom mais alto que a de cima. A maior dificuldade esta na afinacao do segundo Tom-Tom 13" que nao chega a ter um som agradavel.
O que devo fazer para ultrapassar esta dificuldade?
Abraco.

Dunga
Qua, 23 de Dezembro de 2009, 13:03
Acho piada ao tópico por ser o segundo tom-tom! é que eu tamem sempre tive mais problemas com o segundo tom-tom, no entanto o meu segundo é de 12'!

Quanto ao problema de afinação, tudo isso depende do som que quiseres tirar!

No meu caso, quis um som quase limpo de harmónicos, seco com vivacidade.

O segundo deu-me mais problemas porque não consegui obter o som que queria com a mesma tensão em todos os parafusos! então limitei-me a tentar detectar quais os parafusos que poderia deixar sempre estáveis d forma a controlar a maioria dos harmonicos, deixando os outros para acertar no som que queria!

Os três parafusos que ficam mais à posterior, apertei quase ao máximo, dando a todos uns outros uma tensão ligeiramente alta, mas um pouco mais baixa que a dos outros três. Exige muita paciencia ate se obter o som que se quer.

Mas tens conhecer acima de tudo o som dos teus toms, para so assim saberes o que pretendes e a partir daí jogar com as tensões. Acho que de facto, e ja o tenho visto em muitos sitios, atribuir a mesma tensão a todos os parafusos. Nalguns casos pode funcionar! No meu caso não!

Quanto à pele de ressonancia, essa ta o maximo esticada (não sei se é relevante ou não, mas lá está, isto de acordo com o som que quero)!

Espero ter ajudado nalguma coisa!

Abraço
Eduardo Pereira

Vicfirth5a
Seg, 28 de Dezembro de 2009, 07:42
Alo Dunga, tudo bem?
Obrigado pela dica, so nao percebi a parte dos tres parafusos que ficam a posterior. Quais sao esses parafusos? Podes clarificar melhor?
Abraco.

JP_
Seg, 28 de Dezembro de 2009, 13:37
Os parafusos estão bem oleados? É que ao não estarem podem estar a exercer tensoes diferentes, quando pensas que estão todas iguais. Um dia também empanquei com um timbalão, e acabei a desmontar os rings todos para por massa de oleo nos parafusos, e valeu a pena.

David Rego
Seg, 28 de Dezembro de 2009, 14:46
Por acaso também tenho sempre problemas com a afinação do segundo tom (neste caso também de 12"). Alguém que arranje explicação para isto:)