Jorge Cardoso
Qui, 24 de Dezembro de 2009, 19:48
Antes de mais feliz Natal a todos e aqui vai a segunda parte das lições. abrAÇOs!
Outros tipos de compasso: Ainda há outros tipos de compasso. Por exemplo o 3/4, 2/4, 6/8, 2/2 e uma variedade de compassos compostos do folclore de outros povos. Para tocar músicas, irás precisar principalmente dos compassos 2/4, 3/4 e do 6/8. Mais uma vez: o que tu cintas é indicado pelo número superior. As vezes que precisas de contar por compasso são indicadas pelo número inferior.
Faz-se a distinção entre:
Compassos simples:
2/2 – Contar por 2, esquema de acentuação: forte-fraco;
2/4 – Contar por 4, esquema de acentuação: forte-fraco;
3/4 – Contar por 4, esquema de acentuação: forte-fraco-fraco;
3/8 – Contar por 8, esquema de acentuação: forte-fraco-fraco.
Compassos compostos:
4/4 – Contar por 4, esquema de acentuação: forte-fraco-forte-fraco;
6/4 – Contar por 4, esquema de acentuação: forte-fraco-fraco-forte-fraco-fraco;
4/8 – Contar por 8, esquema de acentuação: forte-fraco-forte-fraco;
6/8 – Contar por 8, esquema de acentuação: forte-fraco-fraco-forte-fraco-fraco.
Também se faz a distinção entre:
Compassos pares – por exemplo: 2/2, 2/4, 4/4, 6/4, 6/8
Compassos ímpares – por exemplo: 3/8, ¾, 5/8, 5/4, 7/8
Também existem compassos que permitem pontos fortes diferentes:
Compasso 5/8 – esquema de acentuação forte-fraco + forte-fraco-fraco ou forte-fraco-fraco + forte-fraco
Compasso 5/4 – esquema de acentuação forte-fraco + forte-fraco-fraco ou forte-fraco-fraco + forte-fraco
Compasso 7/8 – esquema de acentuação forte-fraco-fraco + forte-fraco-forte-fraco ou forte-fraco-forte-fraco + forte-fraco-fraco
Ritmo
O compasso serve de estrutura racional base para a música, na qual o valor das notas se altera sempre. O ritmo consiste na relação da soma entre o compasso fixo e os valores alternantes das notas na sua totalidade.
O ritmo é uma combinação de tons longos ou breves que se vão repercutir na composição. O andamento de uma composição, assinalado em números de metrónomo ou “bpm” (na língua inglesa, beats per minute) à esquerda sobre o primeiro compasso, determina a velocidade a que o ritmo se processa. Por exemplo, o numero de metrónomo “60” e/ou a indicação “bpm=60” significa que são executadas 60 batidas (beats)por minuto. Ou seja, exactamente uma batida por segundo.
A nota mais longa que temos de aprender é designada semibreve. Tem quatro quartos e preenche todo o compasso. Daí a sua designação: semibreve = compasso totalmente preenchido. Executa esta nota em “1” e conta uniformemente até “4”. Os seguintes valores das notas, são então reduzidos para metade. Seguem-se duas mínimas seguidas de quatro semínimas. Nas colcheias é necessário separar o quarto que contamos pelo auxiliar “e”, ou seja “1 e 2 e 3 e 4 e”. Nas notas, em vez de “e” insere um sinal de audição (+). Na semicolcheia é necessário executar nos tempos fortes (1, 2, 3, 4) e o auxiliar “e” a cada duas notas.
Pausas
A música também tem pausas. Elas correspondem exactamente aos valores das notas e têm de ser respeitadas, ou seja, contadas.
Notas pontuadas
A presença de um ponto depois da semibreve prolonga-a pela metade do seu valor. A presença de um ponto depois de uma mínima faz com que tenhamos de contar, por exemplo, até 2 (para o valor da semibreve) mais 1 (para o valor do ponto), ou seja, até 3.
Ligadura
A ligadura vai também prolongar as notas. A primeira nota é prolongada no valor da segunda nota que se lhe segue. O timbalão só é executado uma vez. Se por exemplo, uma semibreve estiver “ligada” a semínima por uma ligadura, teremos de contar 4 (para o valora da primeira nota) mais 2 (para o valor da segunda nota), ou seja, contar até 6. A ligadura deve apenas ser usada para prolongar as notas para além do compasso. Contudo, na música popular também é colocada dentro do compasso.
Anacruse
Anacruse é um compasso incompleto no início de uma composição. A maior parte das vezes a anacruse tem a duração de uma semínima. Por exemplo, o início do hino dos Estados Unidos é composto por duas anacruses.
Outros tipos de compasso: Ainda há outros tipos de compasso. Por exemplo o 3/4, 2/4, 6/8, 2/2 e uma variedade de compassos compostos do folclore de outros povos. Para tocar músicas, irás precisar principalmente dos compassos 2/4, 3/4 e do 6/8. Mais uma vez: o que tu cintas é indicado pelo número superior. As vezes que precisas de contar por compasso são indicadas pelo número inferior.
Faz-se a distinção entre:
Compassos simples:
2/2 – Contar por 2, esquema de acentuação: forte-fraco;
2/4 – Contar por 4, esquema de acentuação: forte-fraco;
3/4 – Contar por 4, esquema de acentuação: forte-fraco-fraco;
3/8 – Contar por 8, esquema de acentuação: forte-fraco-fraco.
Compassos compostos:
4/4 – Contar por 4, esquema de acentuação: forte-fraco-forte-fraco;
6/4 – Contar por 4, esquema de acentuação: forte-fraco-fraco-forte-fraco-fraco;
4/8 – Contar por 8, esquema de acentuação: forte-fraco-forte-fraco;
6/8 – Contar por 8, esquema de acentuação: forte-fraco-fraco-forte-fraco-fraco.
Também se faz a distinção entre:
Compassos pares – por exemplo: 2/2, 2/4, 4/4, 6/4, 6/8
Compassos ímpares – por exemplo: 3/8, ¾, 5/8, 5/4, 7/8
Também existem compassos que permitem pontos fortes diferentes:
Compasso 5/8 – esquema de acentuação forte-fraco + forte-fraco-fraco ou forte-fraco-fraco + forte-fraco
Compasso 5/4 – esquema de acentuação forte-fraco + forte-fraco-fraco ou forte-fraco-fraco + forte-fraco
Compasso 7/8 – esquema de acentuação forte-fraco-fraco + forte-fraco-forte-fraco ou forte-fraco-forte-fraco + forte-fraco-fraco
Ritmo
O compasso serve de estrutura racional base para a música, na qual o valor das notas se altera sempre. O ritmo consiste na relação da soma entre o compasso fixo e os valores alternantes das notas na sua totalidade.
O ritmo é uma combinação de tons longos ou breves que se vão repercutir na composição. O andamento de uma composição, assinalado em números de metrónomo ou “bpm” (na língua inglesa, beats per minute) à esquerda sobre o primeiro compasso, determina a velocidade a que o ritmo se processa. Por exemplo, o numero de metrónomo “60” e/ou a indicação “bpm=60” significa que são executadas 60 batidas (beats)por minuto. Ou seja, exactamente uma batida por segundo.
A nota mais longa que temos de aprender é designada semibreve. Tem quatro quartos e preenche todo o compasso. Daí a sua designação: semibreve = compasso totalmente preenchido. Executa esta nota em “1” e conta uniformemente até “4”. Os seguintes valores das notas, são então reduzidos para metade. Seguem-se duas mínimas seguidas de quatro semínimas. Nas colcheias é necessário separar o quarto que contamos pelo auxiliar “e”, ou seja “1 e 2 e 3 e 4 e”. Nas notas, em vez de “e” insere um sinal de audição (+). Na semicolcheia é necessário executar nos tempos fortes (1, 2, 3, 4) e o auxiliar “e” a cada duas notas.
Pausas
A música também tem pausas. Elas correspondem exactamente aos valores das notas e têm de ser respeitadas, ou seja, contadas.
Notas pontuadas
A presença de um ponto depois da semibreve prolonga-a pela metade do seu valor. A presença de um ponto depois de uma mínima faz com que tenhamos de contar, por exemplo, até 2 (para o valor da semibreve) mais 1 (para o valor do ponto), ou seja, até 3.
Ligadura
A ligadura vai também prolongar as notas. A primeira nota é prolongada no valor da segunda nota que se lhe segue. O timbalão só é executado uma vez. Se por exemplo, uma semibreve estiver “ligada” a semínima por uma ligadura, teremos de contar 4 (para o valora da primeira nota) mais 2 (para o valor da segunda nota), ou seja, contar até 6. A ligadura deve apenas ser usada para prolongar as notas para além do compasso. Contudo, na música popular também é colocada dentro do compasso.
Anacruse
Anacruse é um compasso incompleto no início de uma composição. A maior parte das vezes a anacruse tem a duração de uma semínima. Por exemplo, o início do hino dos Estados Unidos é composto por duas anacruses.