Ver Versão Completa : Desilusão, cansaço, desinteresse ou apenas sinais do tempo? (devo vender a bateria?)
Miguel Martinho Sex, 5 de Março de 2010, 17:54 Não sei por onde começar nem se faz muito sentido partilhar com a malta o que sinto e a indecisão que estou a passar de momento a nível musical e baterístico.
A verdade é que estou com uma grande dúvida, basicamente:
- Ficar por casa e tocar por tocar ou tentar voltar às bandas mesmo sem grande vontade?
Actualmente não tenho banda, um pouco por opção mas ao mesmo tempo porque as circunstâncias do tempo foram neste sentido.
O problema não é arranjar banda, porque com mais de 10 anos de batuques acho que arranjaria pelo menos uma banda para cada dia da semana. Não é falta de modéstia, é a realidade perante a quantidade de bandas que procuram bateristas.
A questão principal é que actualmente acho que estou sem paciência para bandas, para ensaios, para o monta e desmonta bateria nos concertos e trazer no bolso 50 ou 60 euros, para tirar e tocar músicas que não gosto (no caso de covers), ou ensaiar originais para nada.
O tempo passa, a malta cresce e a verdade é que a paciência também muda. Por outro lado, começamos a ser mais exigentes e esquisitos com o que queremos tocar, pelo menos eu sinto assim.
Irei em principio fazer uma audição para uma banda de covers para a semana. Já tenho a lista dos temas para a audição, mas a verdade é que eu não quero tocar aqueles temas. São 5 temas dos quais 3 me vai custar ouvir e tocar. São aqueles temas rock, fracos, que todos tocam e que há 10 anos que os ando a tocar!!
Claro que poderia recusar os temas e abandonar o interesse na audição, mas isso leva-me a outra questão:
- Porra, eu tenho uns 2500 euros empatados em material de bateria que simplesmente não estou a usar. Tenho 2500 euros metidos em hardcases no sotão.
Neste momento, a minha grande dúvida está em vender o material todo e ficar só com a electrónica para tocar em casa (e agora tenho mais de 500 playalongs para tocar), ou esqueço que tou farto de 90% das músicas que as bandas de covers tocam e vou ganhar os tais 50 euros por noite.
Eu não estou a pedir conselhos à malta, estou apenas a desabafar e a expor uma situação que talvez mais alguém já tenha passado ou esteja a passar actualmente.
Sei de malta que já passou pelo mesmo, ou parecido, e acabou por vender o material todo.
Desculpem lá este texto, mas senti necessidade de partilhar isto com vocês.
luanfmarques Sex, 5 de Março de 2010, 18:00 Faz o que você tem vontade, pois tem que tocar por gosto. Eu adoro tocar sozinho, à minha vontade. Se calhar é disso que você precisa, umas férias e tal... Experimenta.
LEONEL RODRIGUES Sex, 5 de Março de 2010, 18:05 Eh pá!!!!!!!!
Senta-te. Bebe uma boa cerveja. Geladinha e devagar. Relaxa a cabeça.
Estás farto dos temas. Ok. E depois se não tocares, começas a ter saudades daquilo que te fartaste. O material que tens no sótão, já não se pagou a si próprio? E não te deu também algum para ti? Também não tenho banda, (a minha acabou por aquilo que sabemos), e aos Domingos de manhã, vou ter com os colegas da minha antiga banda (XEQUEMATE), para ensaiar sempre a mesma coisa, mas sabe tão bem. Tenho saudades do reboliço das montagens, e dos cigarros 10 min antes de tocar. Tu não deves de fugir á regra. Tomara eu ter bandas para todos os dias da semana. Ès um FELIZARDO!!!!!
Tem lá um bocado de calma e acaba de beber a cerveja.
Para o PROZAC, ainda é um bocado cedo..........ou não?
A cabeça ás vezes, prega-nos cada uma!!
Abraço
Ze Costa Sex, 5 de Março de 2010, 18:09 Não sei por onde começar nem se faz muito sentido partilhar com a malta o que sinto e a indecisão que estou a passar de momento a nível musical e baterístico.
- Ficar por casa e tocar por tocar ou tentar voltar às bandas mesmo sem grande vontade?
Actualmente não tenho banda, um pouco por opção mas ao mesmo tempo porque as circunstâncias do tempo foram neste sentido.
O problema não é arranjar banda, porque com mais de 10 anos de batuques acho que arranjaria pelo menos uma banda para cada dia da semana. Não é falta de modéstia, é a realidade perante a quantidade de bandas que procuram bateristas.
A questão principal é que actualmente acho que estou sem paciência para bandas, para ensaios, para o monta e desmonta bateria nos concertos e trazer no bolso 50 ou 60 euros, para tirar e tocar músicas que não gosto (no caso de covers), ou ensaiar originais para nada.
O tempo passa, a malta cresce e a verdade é que a paciência também muda. Por outro lado, começamos a ser mais exigentes e esquisitos com o que queremos tocar, pelo menos eu sinto assim.
Irei em principio fazer uma audição para uma banda de covers para a semana. Já tenho a lista dos temas para a audição, mas a verdade é que eu não quero tocar aqueles temas. São 5 temas dos quais 3 me vai custar ouvir e tocar. São aqueles temas rock, fracos, que todos tocam e que há 10 anos que os ando a tocar!!
Claro que poderia recusar os temas e abandonar o interesse na audição, mas isso leva-me a outra questão:
- Porra, eu tenho uns 2500 euros empatados em material de bateria que simplesmente não estou a usar. Tenho 2500 euros metidos em hardcases no sotão.
Neste momento, a minha grande dúvida está em vender o material todo e ficar só com a electrónica para tocar em casa (e agora tenho mais de 500 playalongs para tocar), ou esqueço que tou farto de 90% das músicas que as bandas de covers tocam e vou ganhar os tais 50 euros por noite.
Eu não estou a pedir conselhos à malta, estou apenas a desabafar e a expor uma situação que talvez mais alguém já tenha passado ou esteja a passar actualmente.
Sei de malta que já passou pelo mesmo, ou parecido, e acabou por vender o material todo.
Boas,
Eu já passei por isso, tive uma crise existêncial e vendi tudo o que tinha, quem lucrou com isso foi o CANAS porque lhe vendi o material todo a preço de amigo, na altura vendi uma YAMAHA POWER V Special e uma YAMAHA DTX Express.
Pois mas com o passar dos anos o bichinho voltou e o que aconteceu, tive que voltar a investir em mais duas baterias.
Por isso pensa bem, porque daqui a uns tempos vai dar-te uma saudade imensa como no meu caso.
Abraço
Baronesa Sex, 5 de Março de 2010, 18:10 Eu estou na mesma (deve ser de família)... apesar de batucar, canto, mas ando tão desiludida com a cena musical que a única vontade que tenho é de ficar em casa a cantar para os meus bebés.
Não é só desilusão, em covers é cantar sempre os mesmos temas que o público quer ouvir e ganhar 50 euros, mais acartar com material (sim, ajudo a banda a acartar o material), e em originais... epa, não sei o que quero fazer em originais... gostava de uma coisa tipo Dead Can Dance... ou bandas sonoras tipo Lord of The Rings, Batman Returns, uma coisa que não tenha sempre a voz ali a chatear (sim, sou uma vocalista que gosta de... instrumentais...) a razar pelo Mozart e afins...
Estou cansada do "som de bandas de garagem" e não quero de todo fazer música mainstream... porque isso significa que a música passa a ser um emprego...
Já andar pela casa aos berros a cantar o que me apetece, ou cantar para os meus miudos, isso sim, dá-me gosto... mas bandas... de momento... estou sem pica nenhuma...:offtopic1:
Miguel Martinho Sex, 5 de Março de 2010, 18:14 Boas,
Eu já passei por isso, tive uma crise existêncial e vendi tudo o que tinha, quem lucrou com isso foi o CANAS porque lhe vendi o material todo a preço de amigo, na altura vendi uma YAMAHA POWER V Special e uma YAMAHA DTX Express.
Pois mas com o passar dos anos o bichinho voltou e o que aconteceu, tive que voltar a investir em mais duas baterias.
Por isso pensa bem, porque daqui a uns tempos vai dar-te uma saudade imensa como no meu caso.
Abraço
Pois, esse é o meu receio. Porque suspeito que daqui a um tempo iria comprar tudo de novo... ou não.
Eu nem estou na música pelo dinheiro, mas é mesmo aquela chama que um gajo tinha quando era mais novo que queria era tocar que apagou-se um bocado e a paciência para certas coisas desapareceu.
Lu Batera Sex, 5 de Março de 2010, 18:20 Miguel, eu já me senti na mesma ainda aí em Portugal. Durante um período, e como tinha acesso a uma garagemonde tinha a bateria, fiz montes de jams com malta (muitas vezes só com um guitarrista) e que foram muito proveitosas. Sem definição de estilo, sem quaisquer barreiras, ainda fizemos umas gravações bacanas.
Acho má ideia aceitar uma banda de covers em que não se esteja realmente contente com o que se está a tocar. Também me senti já demasiado frustrado com chegar a casa às tantas, com uns trocos no bolso e sem ter tido sequer grande prazer a tocar.
Grande abraço e espero que superes da melhor forma essa encruzilhada! ;)
Ze Costa Sex, 5 de Março de 2010, 18:22 Pois, esse é o meu receio. Porque suspeito que daqui a um tempo iria comprar tudo de novo... ou não.
Eu nem estou na música pelo dinheiro, mas é mesmo aquela chama que um gajo tinha quando era mais novo que queria era tocar que apagou-se um bocado e a paciência para certas coisas desapareceu.
Boas eu na altura já estav farto de tocar em casamentos e romarias e etc. MAs por acaso acabou por valer a pena porque conheci uma pessoa maravilhosa que foi o CANAS que foi-me substituir para a banda onde eu estava a tocar e hoje somos grandes amigos embora ele agora está longe em ALJUSTREL:icon_cry:
Abraço
serrinha Sex, 5 de Março de 2010, 18:24 Ora boas,
Eu sei que é só um desabafo, e também sei que eu apenas tenho menos de metade de anos de batuques que tu... mas deixa-me dizer-te uma coisa:
Primeiro, lembra-te que tens a sorte de poder ter um kit de 2500€ (como tu dizes) em casa e de poder tocar sempre que quiseres, eu vivo num apartamento, e nem posso ter o meu kit de 500€ (+ou-) quanto mais um de 2500...
Segundo, não queres tocar em bandas onde tocam músicas que não gostas PLENAMENTE DE ACORDO, mas acho que não deverias de vender a bateria, porque um dia vais olhar para trás e dizer: -"Bolas, agora apetecia-me tocar numa bateria a "sério" e vendi-a..."
Pah, na minha opinião, se te der o bichinho de ir tocar com bandas, força, se não, deixa estar a bicha, quando tiveres vontade fazes uns telefonemas, contactas uns colegas, e passas uma tarde na desbonda só pra jabardar. :)
Abraços, e força nisso!
Miguel Martinho Sex, 5 de Março de 2010, 18:27 Boas eu na altura já estav farto de tocar em casamentos e romarias e etc. MAs por acaso acabou por valer a pena porque conheci uma pessoa maravilhosa que foi o CANAS que foi-me substituir para a banda onde eu estava a tocar e hoje somos grandes amigos embora ele agora está longe em ALJUSTREL:icon_cry:
Abraço
Ou seja, o Canas ficou-te com o material e com a banda :hah::))
Acerca das bandas de covers, é impossível arranjarmos uma onde a playlist seja toda do nosso agrado. Sei que a banda para a qual vou fazer a audição tem temas que me agradam.
A questão prende-se mesmo com ensaios, viagens, monta-desmonta, chatices, noites perdidas, etc., etc. A pica para aceitar isto tudo com um agrado já passou...
Uma das razões que aceitei ir fazer a audição foi também para ver se o ambiente e os cheiros das salas de ensaio despertam novamente alguma vontade para entrar novamente no circuito.
Miguel Martinho Sex, 5 de Março de 2010, 18:29 Ora boas,
Eu sei que é só um desabafo, e também sei que eu apenas tenho menos de metade de anos de batuques que tu... mas deixa-me dizer-te uma coisa:
Primeiro, lembra-te que tens a sorte de poder ter um kit de 2500€ (como tu dizes) em casa e de poder tocar sempre que quiseres, eu vivo num apartamento, e nem posso ter o meu kit de 500€ (+ou-) quanto mais um de 2500...
Segundo, não queres tocar em bandas onde tocam músicas que não gostas PLENAMENTE DE ACORDO, mas acho que não deverias de vender a bateria, porque um dia vais olhar para trás e dizer: -"Bolas, agora apetecia-me tocar numa bateria a "sério" e vendi-a..."
Pah, na minha opinião, se te der o bichinho de ir tocar com bandas, força, se não, deixa estar a bicha, quando tiveres vontade fazes uns telefonemas, contactas uns colegas, e passas uma tarde na desbonda só pra jabardar. :)
Abraços, e força nisso!
Eu toco numa electrónica. Também não posso ir tocar na acústica sempre que quiser porque também moro num apartamento. Daí dizer que tenho 2500 euros fechados em hardcases.
serrinha Sex, 5 de Março de 2010, 18:32 Eu toco numa electrónica. Também não posso ir tocar na acústica sempre que quiser porque também moro num apartamento. Daí dizer que tenho 2500 euros fechados em hardcases.
Sendo assim peço desculpa, como disseste no sotão pensei que fosse numa casa...
Abraços
Miguel Martinho Sex, 5 de Março de 2010, 18:32 Sendo assim peço desculpa, como disseste no sotão pensei que fosse numa casa...
Abraços
o sotão do prédio onde moro é a arrecadação! :)
serrinha Sex, 5 de Março de 2010, 18:35 o sotão do prédio onde moro é a arrecadação! :)
Sim, eu percebi.
Madeira Sex, 5 de Março de 2010, 18:42 Tchiii... eu compreendo perfeitamente o Miguel!
Aqui há uns 11 anos iniciei uma paragem que acabou por durar 5 anos e que foi dolorosa qb... Felizmente na altura o material que eu tinha não era minimamente de topo e desde há 5/6 anos até hoje que estou a 'investir' moderadamente naquilo que me preenche as medidas... enfim... Será para ficar também no sótão...?
Na verdade, a idade faz-nos apreciar (e ponderar) muito bem as coisas a que poderemos vir a considerar como importantes...
A música NUNCA deixará de ser importante, isso podem crer (podes crer Miguel!) mas a cena das bandas pode realmente esfriar caso o clima não existir entre os vários membros... As diferenças de idade e de gostos musicais começam a evidenciar-se ainda com mais realce, embora nunca de forma radical como quando éramos adolescentes, como é óbvio, mas simplesmente não há pachorra...! :icon_razz:
Se por um lado 2500 notas em material é uma pasta preciosa para quando a família está em pleno crescimento (tal como é o meu caso também!), por outro lado se nos desfizermos desse material, ficará sempre aquele 'bichinho' cá dentro a dizer "agora não tens material para tocar..." ou "a bateria era tão fixe..." ou ainda "não deveria ter vendido..." :offtopic1:
Enfim... A minha recomendação seria pensar mesmo muito bem pensado... e pensar de novo... Colocar numa folha de papel dum lado os prós e do outro os contras... De preferência DEPOIS de uma meia-dúzia de ensaios com a nova banda...
(Ah! Mas mantêm alguns dos Paistes na hardcase, pois isso os teus putos não te iriam perdoar! eheheh... :)) :icon_cry: )
Alex Soares Sex, 5 de Março de 2010, 18:45 Que casal tão depressivo:)) (estou a brincar)...
Não tenho os anos de experiência para me "relacionar" com o que estas a passar, mas...
Penso que vender o material e praticamente desistir da musica não é a solução, pois corres o risco de ser uma fase passageira e mais tarde ter que voltar a investir de novo para voltar a matar o "bichinho"...
Por que razão não tentas formar uma banda de acordo com "aquilo" que te dá gozo? porque razão os bateristas não podem tomar a iniciativa de formar um grupo musical.:icon_razz::))
Por outro lado sei que te encontras numa fase da vida que tens "alguém" dependente de ti e provavelmente não terás disponibilidade para te dedicar a um projecto deste tipo...
Penso que no teu caso fazia uma pausa para recarregar as energias e/ou continuava a procurar um projecto que te traga a devida motivação...
Provavelmente e visto que estas a "fazer a mesma coisa" a largos anos, o que necessitas é de quebrar a rotina e encontrar algo que te traga de novo aquela fase de ter que batalhar para sacar as cenas (bateristicamente falando), existe uma palavra para definir esta afirmação mas de momento não me estou a lembrar.:))
canas Sex, 5 de Março de 2010, 18:50 Antes demais essa coisa de "pessoa maravilhosa" deve ter sido dos comentários mais másculos que li nos últimos tempos:hah:
É verdade tomei de assalto o posto do zé!! Foi uma excelente oportunidade de sair da garagem e começar a ganhar uns cobres que me permitiu adquirir mais material e algum conforto financeiro... principalmente no Verão.
Mas ao ler o primeiro post o Miguel Martinho reconheci tudo o que ele disse e é muito frustrante "pedalar" tanto para ficar no mesmo sítio...
O que posso dizer é que o melhor é dar tempo ao tempo porque a motivação pode aparecer onde menos se espera.
canas
Miguel Martinho Sex, 5 de Março de 2010, 18:51 (Ah! Mas mantêm alguns dos Paistes na hardcase, pois isso os teus putos não te iriam perdoar! eheheh... :)) :icon_cry: )
Epá, os Paiste certamente iriam para a parede da sala ou do escritório :rocker::))
Pratos da PAiste até na parede "tocam bem"! :icon_razz:
Brasas Sex, 5 de Março de 2010, 18:59 Pois é Miguel eu te compreendo.
Em primeiro lugar faz o que o Leonel disse, bebe umas cerveja e um vinhinho tinto e relaxa. Esquece esse assunto, para depois começar a pensar as coisa com calma e sem pressões.
A única coisa que posso te dizer é o que aprendi com o passar do tempo e que devemos fazer as coisa que gostamos e acreditamos.
Se as bandas cover não é aquilo que te agrada a 100% , procura um bom projecto de originais, a muitos bons músicos e bons projectos que de certeza não são tempo perdido.
Num projecto de originais, de certeza vais te sentir mais motivado, pois podes criar que ao meu ver é algo transcendente.
A serio Miguel experimenta, eu abandonei os covers, como já te tinha dito, não tenho mais paciência. È verdade de momento não estou a ganhar euros com a musica mais nunca me senti tão realizado.
Estou a tocar em duas bandas de originais, uma completamente diferente da outra, só para teres uma ideia, uma é de hard-rock e outra de musica cinematográfica.
O simples facto de poder está a criar, não ter que copiar algo feito é algo fantástico.
Depois é tudo um ciclo, quando estamos motivados, ficamos mais criativos, mais produtivos e tudo corre melhor.
Força nisso.
enes Sex, 5 de Março de 2010, 18:59 percebo perfeitamente a tua situaçao, pois ja passei pelo mesmo.
um conselho... quem sou eu para dar concelhos ?
guarda tudo
senao tens que gasta-lo outra vez mal te apercebas da asneira que fizeste.
se nao queres tocar covers...ou outro tipo de musica que nao gostes, faz como eu..
apesar de tocar musica pimba e covers e quanta porcaria existe, dinheiro fala mais alto e bem preciso d´ele ! inventei o meu grupo !
eu controlo as musicas, eu controlo as actuaçoes, eu controlo os musicos ( num certo sentido ).... de momento nao saio porque nao quero !
sei que dá muito mais trabalho ... mas quando estamos com aquilo que gostamos ... até somos capazes de levantar o planeta quanto mais uma bateria.
depois vem aquela cena de carregar material...
leva o menos que puderes !
eu tenho 5 baterias !!!
uma pearl forum
uma ddrum
uma Tama
mais duas feitas por mim.. uma media .. 1 bombo 4 toms 1 tarola.. outra feita para a minha filha.. 1 bombo 1 tarola 2 toms.
a que vai mais para os palcos pequenos é ... sabes qual ??
a da minha filha !!!
coisa rapida de (des)montar
só levar o que se precisa por muito mau aspecto que dê. !
Miguel Martinho Sex, 5 de Março de 2010, 19:19 :)) Aquele kit do Enes é do mais porreiraço que já vi! A sério!
Eu actualmente já tento levar só o que preciso mesmo. Até comprei recentemente uma rack porque no conjunto fica mais leve que andar com os tripés atrás.
miguel ralha Sex, 5 de Março de 2010, 19:30 Olha Miguel, vou-te contar uma coisa que se passou comigo:
Eu já sou mais cota, mas quando tinha 39/40 anos, entrei numa faze em que senti mais ou menos o que descreves. Não em relação à música em particular mas à vida em geral. Eu sempre fiz artesanato e sempre dei aulas de música, mas nessa altura estava farto de ambas as coisas e vazio de motivação.
Convidei então um grupo de amigos e familiares para um jantar. Foram as pessoas que me eram mais próximas e que melhor me conheciam. Então eu puz ao pessoal uma questão:
-Não sei o quero ser quando fôr grande! Estou farto do que faço, da maneira como faço, e não sei o que fazer. Preciso da vossa ajuda para encontrar o meu caminho daqui para a frente.
Acontece que uma das pessoas que estava era o Miquel Bernat, que então me sugeriu, já que eu trabalhava com diversos materiais, começar a fazer instrumentos musicais, e talvez até experimentar fazer umas baquetas.
Olha, e assim começou a MISSOM, que nasceu depois como marca em 2004, e que hoje é a minha vida que vivo com tanta paixão e entusiamo.
Claro que esta é a minha história, e as histórias não se repetem, mas quem sabe se não é para ti também a altura de parar um pouco, beber a tal cerveja que o Leonel te paga, e conversar com aqueles que gostam de ti e que por isso mesmo melhor te podem ajudar.
Desculpa se fui lamechas.
LEONEL RODRIGUES Sex, 5 de Março de 2010, 19:38 percebo perfeitamente a tua situaçao, pois ja passei pelo mesmo.
um conselho... quem sou eu para dar concelhos ?
guarda tudo
senao tens que gasta-lo outra vez mal te apercebas da asneira que fizeste.
se nao queres tocar covers...ou outro tipo de musica que nao gostes, faz como eu..
apesar de tocar musica pimba e covers e quanta porcaria existe, dinheiro fala mais alto e bem preciso d´ele ! inventei o meu grupo !
eu controlo as musicas, eu controlo as actuaçoes, eu controlo os musicos ( num certo sentido ).... de momento nao saio porque nao quero !
sei que dá muito mais trabalho ... mas quando estamos com aquilo que gostamos ... até somos capazes de levantar o planeta quanto mais uma bateria.
depois vem aquela cena de carregar material...
leva o menos que puderes !
eu tenho 5 baterias !!!
uma pearl forum
uma ddrum
uma Tama
mais duas feitas por mim.. uma media .. 1 bombo 4 toms 1 tarola.. outra feita para a minha filha.. 1 bombo 1 tarola 2 toms.
a que vai mais para os palcos pequenos é ... sabes qual ??
a da minha filha !!!
coisa rapida de (des)montar
só levar o que se precisa por muito mau aspecto que dê. !
Ò Enes
Com este comentário, Tenho quase a CERTEZA ABSOLUTA, de que ao Martinho, passou a menopausa. :animal:
O Enes é o Enes
Miguel Martinho Sex, 5 de Março de 2010, 19:43 A verdade é que eu gosto bastante de tocar bateria.
Provavelmente uma pausa será mesmo o mais indicado, porque na verdade eu não estou cansado da bateria, estou é cansado das bandas.
M. Ralha, não foste nada lamechas! É uma realidade e é um exemplo de como se dar a volta por cima. Se bem que o teu caso era mais grave que o meu porque para mim a bateria é um hobbie e não o meu ganha pão.
LEONEL RODRIGUES Sex, 5 de Março de 2010, 19:47 beber a tal cerveja que o Leonel te paga,
ATENÇÃO
Eu não disse que lhe pagava cerveja nenhuma!!!
Disse para ele se sentar e beber uma boa cerveja e relaxar. Foi o que eu disse. Não deturpem os meus vocábulos órtográficos.
Agora a sério ó Ralha, até lhe pagava uma grade delas. Não gosto de ver/ouvir ninguém desalentado.
Para desalentado estou cá eu!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraço
Baronesa Sex, 5 de Março de 2010, 19:51 Olha Miguel, vou-te contar uma coisa que se passou comigo:
Eu já sou mais cota, mas quando tinha 39/40 anos, entrei numa faze em que senti mais ou menos o que descreves. Não em relação à música em particular mas à vida em geral. Eu sempre fiz artesanato e sempre dei aulas de música, mas nessa altura estava farto de ambas as coisas e vazio de motivação.
Convidei então um grupo de amigos e familiares para um jantar. Foram as pessoas que me eram mais próximas e que melhor me conheciam. Então eu puz ao pessoal uma questão:
-Não sei o quero ser quando fôr grande! Estou farto do que faço, da maneira como faço, e não sei o que fazer. Preciso da vossa ajuda para encontrar o meu caminho daqui para a frente.
Acontece que uma das pessoas que estava era o Miquel Bernat, que então me sugeriu, já que eu trabalhava com diversos materiais, começar a fazer instrumentos musicais, e talvez até experimentar fazer umas baquetas.
Olha, e assim começou a MISSOM, que nasceu depois como marca em 2004, e que hoje é a minha vida que vivo com tanta paixão e entusiamo.
Claro que esta é a minha história, e as histórias não se repetem, mas quem sabe se não é para ti também a altura de parar um pouco, beber a tal cerveja que o Leonel te paga, e conversar com aqueles que gostam de ti e que por isso mesmo melhor te podem ajudar.
Desculpa se fui lamechas.
Trabalhaste em artesanato?!
Tens de me dar umas dicas... é uma coisa que descobri há pouco tempo (como mais de metade das habitantes femininas de portugal) e queria saber... como fazer e vender artesanato! LOL!
Bjs! (e não foste nada lamechas...)
miguel ralha Sex, 5 de Março de 2010, 20:00 ATENÇÃO
Eu não disse que lhe pagava cerveja nenhuma!!!
Disse para ele se sentar e beber uma boa cerveja e relaxar. Foi o que eu disse. Não deturpem os meus vocábulos órtográficos.
Pois não! Eu é que disse que tu pagavas. Vais-me deixar fical mal, agora?
Agora a sério ó Ralha, até lhe pagava uma grade delas. Não gosto de ver/ouvir ninguém desalentado.
Para desalentado estou cá eu!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraço
Chorão!! Pronto, para a próxima pago-te um copo!
Brasas Sex, 5 de Março de 2010, 20:04 hehehe se o mal for pagar um copo tambem entro nessa :)
miguel ralha Sex, 5 de Março de 2010, 20:07 Trabalhaste em artesanato?!
Tens de me dar umas dicas... é uma coisa que descobri há pouco tempo (como mais de metade das habitantes femininas de portugal) e queria saber... como fazer e vender artesanato! LOL!
Bjs! (e não foste nada lamechas...)
Bom, tudo depende do que fizeres, claro. Eu trabalhei em joalharia contemporânea (com acrílicos e resinas sintéticas, principalmente) e em produção de design: Isto é no fundo produzir objectos, protótipos ou instalações concebidas por designers. Aí trabalhei com muitos materiais diferentes. Para cada coisa temos que procurar o mercado, mas o mais importante é termos confiança no que fazemos, trabalharmos com consciência e procurar sempre os melhores. Não chegamos ao nr 1? Tentamos o nr 2!! Mas procurando sempre os melhores. Depois...trabalhar muito e com paixão.
Brasas Sex, 5 de Março de 2010, 20:12 ... é termos confiança no que fazemos, trabalharmos com consciência e procurar sempre os melhores. Não chegamos ao nr 1? Tentamos o nr 2!! Mas procurando sempre os melhores. Depois...trabalhar muito e com paixão.
Está ai uma grande lição.
Também acredito fortemente nisso. Quando a trabalho, paixão, força de vontade tudo é possivel. ;)
Bernardo Sex, 5 de Março de 2010, 21:43 Posso ainda não ter nem metade dos anos que tens na bateria Miguel, e não ter a devida moral para aconselhar como a malta que aqui o fez até agora .. Mas ..
Só te digo : Não vendas ! Como foi dito, o arrependimento pode vir mais depressa do que tu pensas e queres investir novamente para voltar ao bichinho .. Compreendo esse teu sentimento , mas não deve passar de uma fase ! O que nos alegra no dia-a-dia a música a bateria em si .. A arte de batucar! nós bateristas somos os músicos mais complexos, uii ninguém nos entende :)) A paixão por este instrumento fala mais alto ..
Se estás desalentado por tocares sempre a mesma coisa durante anos, procuras um projecto de originais, com músicos porreiros com ideias mais concretas .. e que sobretudo haja um ambiente saudavel nos ensaios, com tudo o que há de melhor! é tão gratificante e tão bom ver um projecto NOSSO crescer .. Anseio por esse momento , e é para isso que vou trabalhando cada vez mais no duro, para poder realizar sonhos e emoções atrás da bateria ;)
Com este alento novamente, vais ver que te vais sentir mais que motivado de novo, acredita :)
.. Relaxa, descontrai, reflecte ... e se for preciso a malta do BPT paga ao administrador um barril de cerveja com o logo do forum a dividir por quem quiser contribuir, na boa :)) (nao faltarao interessados eheh)
Bem , desculpa o comentario (ou melhor, o testamento)
Fortissimo abraço :icon_smile:
dantraxx Sex, 5 de Março de 2010, 21:58 Olá!!
se não vives da musica e tens outro trabalho toca só o keres e não vás pra bandas de cover.
Se não tens necessidade de dinheiro imediato não te desfaças do teu materias de bateria o que custou 2500 euros pois o mais certo é nunca voltares a investir tanto guito numa bateria.
O meu conselho é :
Monta tudo já que disseste que estão arrumados em hardcases e vai tocando quando te apetecer, podes establecer uma rotina de tocar ou não. e vais ver k o felling vai voltar de novo!!!
abraços!!
Miguel Martinho Sex, 5 de Março de 2010, 22:35 No que toca a originais, eu já tenho uma banda (que está na minha assinatura). É verdade que actualmente esta´em standby porque queremos ir por caminhos de composição em que cada um trabalha em casa, grava as suas partes, etc. (ou seja, sem os ensaios).
Eu não preciso do meu kit acústico para esta banda.
Portanto, o meu kit acústico só o vejo a ser usado em covers.
Em covers tenho ideias para o que queria fazer, mas não há malta para fazer isso tirando a Minizephyr.
Bem, só se formar uma banda Drums&Vocals com ela e tocamos as covers que queremos! :))
TRex Sex, 5 de Março de 2010, 22:40 Pois é Miguel, compreendo o que passas...são as chamadas crises da meia idade!
Esta é apenas mais uma fase da tua vida e vais ver que passageira.
Estás a adaptar-te a mudanças que aconteceram recentemente na tua vida, como a paternidade. Nós com a idade tendemos a ser mais caseiros e selectivos. Concerteza irás encontrar um equilíbrio.
Quanto ao material, acho que deverias fazer uma avaliação e ficares apenas com o essencial para os teus "gigs" e ensinar os putos, isso sim vai-te dar um prazer do caraças.
2500€ é muita fruta para tar numa arrecadação.
Mas é engraçado...o que uns sentem por excesso outros sentem por defeito!
Começei a interessar-me por baterias já bastante tarde, hoje utilizo a bateria para dar uns toques quando o tempo me permite. Realmente este instrumento satisfaz-me e a minha maior pena é já não ter nem o tempo, nem os conhecimentos nem a idade para poder participar em projectos desse tipo, o interagir com uma banda.
Por vezes dou por mim a pensar...será que tinha jeito para isto!!!:icon_drummer:
Miguel Martinho Sex, 5 de Março de 2010, 22:54 Eu comecei aos 15 anos como baixista. Como músico amador já fiz praticamente tudo o que havia para fazer. Já assinei contrato com editora, já gravei num dos melhores estúdios portugueses (Namuche), já dei concertos sem conta, já participei em festivais como convidado, já toquei com tanta gente que perdi a conta.
Aliás, foi por ter tocado com tanta gente e com experiências diferentes que comecei a ver certas coisas de maneira diferente.
Já toquei com muito bom músico e já toquei com pessoas que nem segurar o instrumento sabem.
Já toquei com gente humilde e com cagões de primeira mas que ficavam muito a dever ao seu real valor.
Se calhar por já ter passado isto é que hoje vejo que não tenho paciência para certas coisas na música.
É impensável para mim actualmente ir para uma banda de originais que não saiba o que quer, tal como não me vejo numa banda de covers com malta a experimentar se sabe ou não tocar.
Acredito que seja uma fase... pode ser que apareça aí uma banda onde realmente goste de estar.
Carlos Nevalainen Sex, 5 de Março de 2010, 23:20 Miguel como ja te disse no msn nao vendas nada para ja......primeiro das um tempo depois tenta formar uma banda pensa numa ideia tenta inovar discute a ideia com alguem etc etc etc pode ser que a motivação volte em grande e vais estar cheio de energia para dar o teu melhor no projecto :icon_smile:
abraço e força :rocker:
David Carreta Sex, 5 de Março de 2010, 23:25 Boas!
Se te sentes assim sem grande vontade de tocar com a malta,vendes os material,ficas com a digital e montas um estudiozinho em casa,onde fazes as tuas musicas ao teu gosto...(olha vou-te dar um exemplo: tenho um colega meu,assim p´la tua idade que comprou um grande pc, monitores de estudio, amps. controladores midi placas de som de uns 1000€,um handsonic e eu sei lá mais o que...ao que ele me diz que "é para a minha reforma") ele faz musica trance!
Olha quem sabe daqui a uns tempos já tenhas vontade de continuar a tocar...
Espero não te ter baralhado ainda mais;)
Abraço
Pensa bem e faz melhor...
Brasas Sáb, 6 de Março de 2010, 02:02 Acredito que seja uma fase... pode ser que apareça aí uma banda onde realmente goste de estar.
É isso Miguel pode ser que apareça algum projecto que consigas expor tua experiência e sintas o verdadeiro feedback.
Eu já tive a pensar, o dia que me fartar das bandas faço um projecto a solo tipo Akiro jimbo, Johnny Rabb :))
Grolubao Sáb, 6 de Março de 2010, 03:10 Man, n toques covers pelo guito, isso é um mito. 50€ por noite, mais o que gastas em gasolina e o trabalho que dá não compensa.
Eu já fui a muitas audições aqui em Amesterdão e até encontrar uma banda que eu sinta que me realize a 100% vou continuar a estudar. O meu objectivo é evoluir. Porquê? Porque me dá prazer aprender.
enes Sáb, 6 de Março de 2010, 10:11 Chorão!! Pronto, para a próxima pago-te um copo!
afinal... nao tou a perceber ...
trata-se de reconfortar o Miguel Martinho ou o Leonel ???
DON METAL Sáb, 6 de Março de 2010, 12:28 Man, n toques covers pelo guito, isso é um mito. 50€ por noite, mais o que gastas em gasolina e o trabalho que dá não compensa.
Eu já fui a muitas audições aqui em Amesterdão e até encontrar uma banda que eu sinta que me realize a 100% vou continuar a estudar. O meu objectivo é evoluir. Porquê? Porque me dá prazer aprender.
Boas HAMMER.
Fizeste bem em expor a tua situação porque o ser humano já se sabe como é!!
Na minha opinião (que vale o que vale) penso que tens de "correr" a cena musical e ver se há alguém a tocar o que gostas senão tens de começar tu a seleccionar a malta que procuras!
Claro que falar é bonito...fazer é outra coisa:icon_confused:
Penso que isto é o principal problema do pessoal que procura projectos mais alternativos (por exemplo o da minizephyr).
Como se sabe viver da música (isto tá mais que debatido e sabe-se como se processa) dita alternativa deve ser das coisas mais complicadas deste mundo!
Para quem tem coragem de fazer esta música para minorias (que fique bem claro eu não tenho...é a verdade) penso que o segredo é ficar satisfeitos com o que eles fazem e o resto vem ou não por acréscimo(fans)
A respeito das bateria é ouvires o mark zonder, danny carey, stewart copeland, Xines etc etc etc.... que a vontade vem logo:icon_smile: :)) (a mim pelo menos dá me vontade de imitar:rocker:)
Fica aqui também o meu desabafo não passa mais que isso porque fazer o que nos vai na alma é um caminho muito difícil de percorrer.
Espero que tudo corra pelo melhor é o que vos posso desejar;)
Bem Hajas Por tudo:icon_smile:
Força
DON
Lu Batera Sáb, 6 de Março de 2010, 13:35 Eu comecei aos 15 anos como baixista. Como músico amador já fiz praticamente tudo o que havia para fazer. Já assinei contrato com editora, já gravei num dos melhores estúdios portugueses (Namuche), já dei concertos sem conta, já participei em festivais como convidado, já toquei com tanta gente que perdi a conta.
Aliás, foi por ter tocado com tanta gente e com experiências diferentes que comecei a ver certas coisas de maneira diferente.
Já toquei com muito bom músico e já toquei com pessoas que nem segurar o instrumento sabem.
Já toquei com gente humilde e com cagões de primeira mas que ficavam muito a dever ao seu real valor.
Se calhar por já ter passado isto é que hoje vejo que não tenho paciência para certas coisas na música.
É impensável para mim actualmente ir para uma banda de originais que não saiba o que quer, tal como não me vejo numa banda de covers com malta a experimentar se sabe ou não tocar.
Acredito que seja uma fase... pode ser que apareça aí uma banda onde realmente goste de estar.
Também já me falta a paciência para muita coisa, hombre! Mas tive a "sorte" (não foi só sorte, obviamente) de conseguir hoje em dia tocar naquilo que gosto.
Quando vim para Barcelona, e deixei para trás as minhas baterias, também foi muito duro desse ponto de vista musical. Mas aqui em Barcelona não desisti e durante anos lá fui eu para os bares tocar uns temazitos em jams e a tocar com todo o nível de músicos, de todas as nacionalidades imagináveis. Após conseguir vender a minha bateria em Portugal;), lá comprei uma cá, que esteve encaixotada uns meses. Mas então surgiu um contacto (por conhecer malta nessas jams) para ir fazer umas audições para uma banda de covers. Não era o que eu queria, mas tinha de começar por algum sítio. Foram condições algo duras (ir tocar a 300 e 400 km de Barcelona, dormindo lá e tocando das 3 às 6 da manhã, apesar de ser relativamente bem pago), mas valeu a pena, para me misturar mais no meio dos músicos daqui. Pouco tempo depois, um amigo que tocava na banda onde eu queria tocar disse-me que ia viver para Madrid. Ofereci-me descaradamente para o substituir e nas audições fui preterido em favor dum baterista muito melhor do que eu tecnicamente. Foi uma desilusão enorme! Mas pouco tempo depois, e como esse baterista não tinha a mesma disponibilidade que eu para ensaios e composição, lá me chamaram dessa mesma banda, onde agora toco.
Não fazemos dinheiro (apenas o suficiente para pagar a sala de ensaio e as despesas quando vamos tocar), mas toco o que realmente gosto, e com músicos de bom nível e muito boa onda. É tudo a que aspiro neste mundo, pois sabes mais ou menos as minhas ambições musicais. E apesar de haver por vezes algumas fases mais duras, em que posso estar em desacordo com alguma selecção de reportório, ou com algum concerto menos conseguido, é aqui que quero estar. Aliás, a banda é um dos motivos que me prende a Barcelona e que aceito como limitação mesmo para opções profissionais; ou seja, poderia estar a candidatar-me a empregos mais bem pagos, mas opto por menor responsabilidade profissional para ter mais disponibilidade para a banda. E apesar de sofrer um pouco por não poder praticar tanto como gostaria, o saldo é muito positivo.
Claro que alguns dias, quando desmonto o material e sinto no corpo o esforço, penso se realmente faz sentido eu sacrificar tanto pela música. Mas como nem sei como seria a minha vida sem estas coisas de ensaios, concertos e afins – comecei demasiado cedo nestas coisas, e não saberia o que fazer com o tempo livre se não tivesse isto – opto por manter, mesmo com vários sacrifícios de ordem pessoal e profissional.
Acho muito normal teres essa "crise", ainda para mais porque aí em Lisboa falta muita infra-estrutura para haver mais situações musicais como referi (jams, por exemplo), mas a vontade acaba por superar isso, se realmente quiseres.
Grande abraço!
LEONEL RODRIGUES Sáb, 6 de Março de 2010, 14:50 afinal... nao tou a perceber ...
trata-se de reconfortar o Miguel Martinho ou o Leonel ???
Ò Enes
Isso de conforto é para os dois.
Aviso já, menos de 1 barril de 50l não vale. O Martinho afoga a mágoa dele numa grade, eu para agogar a minha é num barril.
Super Bock Stout, se faz favor. :animal:
Ò Martinho então?
Dormiste bem?
MInizephyr hoje : Jantar romantico, cinema, Alunos de Apolo dançar um swing ( I've got you under my skin), referente á bateria, ( alguem se vai roer de ciumes ) e depois o futuro la sabe..........
Abraço
Miguel Martinho Sáb, 6 de Março de 2010, 15:33 Antes de mais, obrigado a todos pelas ideias, pelo partilhar das vossas experiências e pelas opções que me vão dando.
Há uma frase do Lu que acaba por reflectir um bocado onde reside a minha "crise". Ele diz "Claro que alguns dias, quando desmonto o material e sinto no corpo o esforço, penso se realmente faz sentido eu sacrificar tanto pela música".
Isto acaba por ser basicamente o que me faz pensar se vale a pena ou não. Eu sei o que hei-de fazer ao tempo que não estou na música,fui pai de 2 putos há 11 meses e como tal, tempo ocupado é coisa que por aqui abunda (para que conste, já tenho muitos pares de baquetas a contar com eles e 3 comandos para a PS3).
Também são estes dois reguilas que reforçam a ideia se realmente vale a pena andar-me a sacrificar na música, a perder alguns momentos com os putos em prol de uma coisa que acaba por ser pessoal.
Uma coisa é certa, eu quando penso nos momentos de palco que passo esqueço a vontade de desistir (claro que depois há o pós-concerto).
Bem, aí acerca das grades, tou a ver que o Leonal apanhou boleia e já vai com uma pipa :hah:
Leonel, acerca do jantar romântico, sim, é uma caso a pensar, a parte de dançar é que não é boa ideia. O meu pé só é ligeiro no pedal da bateria, de resto é de chumbo! :))
Baronesa Sáb, 6 de Março de 2010, 16:24 Sai um jantar romântico à luz de velas:cheer2:... depois do jantar dos bebecos!:birthday::birthday:
paRkiNson Sáb, 6 de Março de 2010, 17:05 "MALANDRO NÃO PÁRA, MALANDRO DÁ UM TEMPO"....
Já perdi a conta às vezes que decidi vender tudo e pousar as baquetas de vez e dedicar-me a sério à viril engenharia...
A questão, também comigo, se prende com o não gostar daquilo que toco, de não me sentir realizado, mas saio de umas para me meter noutras, às vezes piores...!
Tudo isto só me faz perceber que eu gosto MESMO de MÚSICA, e que não vale a pena lutar contra o bichinho e que por mais que tente ele vai sempre ficar a roer-me por dentro. Não vale a pena desistir porque vou sempre voltar. Tenho é que mudar o que está mal e tentar melhor.
A solução que arranjei foi montar o meu pequeno estúdio em casa e fazer as minhas cenas, descomprometida e confortavelmente. Basicamente, baixar as expectativas para não me (iludir e) desiludir e contentar-me com o que tenho.
Junto uns amigos ao fim de semana e vai dando para manter o bichinho saciado.
A última banda acabou há 2semanas e já estou a ressacar...
Se tens mesmo vontade de tocar ao vivo e é isso que te falta, manda-te, faz como o Enes, cria a tua cena, À TUA MANEIRA!
Não és só tu que estás farto de bandas de covers e dos alinhamentos previsíveis. Os guitarristas também, os teclistas também, até o próprio público!
Faltam propostas diferentes, pessoal que arrisque mais e neste momento não é complicado arranjar sítios para tocar sons mais arrojados.
Fazes o teu alinhamento, as coisas que querias MESMO tocar e propões aos músicos. Se quiserem entram, senão há outros à espera...
Há um ditado francês (ou belga?) que diz:
"A vida é demasiado curta para beber mau vinho."
O mesmo se aplica a tocar música que não gostamos.
Vender por estares desiludido não vai resolver nada e a opinião de que te vais arrepender é unânime.
Pelo sim pelo não envia-me as hardcases cá pra cima que eu tomo conta disso, não vás cometer uma loucura...;)
Não te dava um mês para me vires bater à porta a pedi-las de volta!
Não é por vendermos os brinquedos que deixamos de ser crianças...
PS: É cómico como tudo é uma boa desculpa p beber uma jola ou uma boa pinga...
Jorge Cardoso Dom, 7 de Março de 2010, 09:20 Olá Miguel! Isso é uma fase pela qual estás a passar. É perfeitamente normal sentires-te assim. A idade, a exigência connosco próprios de evoluir e depois de andar tanto tempo a tocar aquilo que todas as bandas de covers, aleatóriamente, tocam, o cansaço psicológico e posteriormente físico, (porque é o cérebro que manda no corpo) todos esses factores nos empurram contra essa espécie de beco sem saída.
Eu já me senti assim e no entanto já passei por tantas bandas que já nem me lembro do nome delas todas. E sim, continuo na cena covers a ganhar 50 euros por gig, mas pelo menos toco músicas que gosto, embora algumas comecem a fartar. É por isso que a banda onde agora estou, vai mudando o reportório aos poucos. Além do mais estou empenhado noutro projecto de originais, os Cella, dos quais já aqui falei e postei músicas e fotos, onde posso extravazar e dar largas à minha imaginação e creatividade como músico, como baterista.
Se calhar é disso que precisas um projecto á parte, mais ou menos íntimo onde te possas libertar do mainstream e da vida curricular e rotineira dos covers. Porque não aliar o útil ao agradável? Uma de covers para ganhar dinheiro extra, por pouco que seja, outra para criares...
Ou então precisas mesmo de parar por uns tempos, o que não quer dizer que desistas.
Às vezes um interregno é preciso e necessário para a nossa própria saude mental.
Eu sei que é chato olharmos para a bateria e pensar que temos de a montar e desmontar... mas se não quisermos dar dinheiro, que já é pouco, a um roadie, temos mesmo que o fazer...
Mas penso que esta tua fase há-de passar... Acredita que já cá ando há uns bons anos nos batuques;) aquele abrAÇO!
LEONEL RODRIGUES Dom, 7 de Março de 2010, 10:19 Antes de mais, obrigado a todos pelas ideias, pelo partilhar das vossas experiências e pelas opções que me vão dando.
Há uma frase do Lu que acaba por reflectir um bocado onde reside a minha "crise". Ele diz "Claro que alguns dias, quando desmonto o material e sinto no corpo o esforço, penso se realmente faz sentido eu sacrificar tanto pela música".
Isto acaba por ser basicamente o que me faz pensar se vale a pena ou não. Eu sei o que hei-de fazer ao tempo que não estou na música,fui pai de 2 putos há 11 meses e como tal, tempo ocupado é coisa que por aqui abunda (para que conste, já tenho muitos pares de baquetas a contar com eles e 3 comandos para a PS3).
Também são estes dois reguilas que reforçam a ideia se realmente vale a pena andar-me a sacrificar na música, a perder alguns momentos com os putos em prol de uma coisa que acaba por ser pessoal.
Uma coisa é certa, eu quando penso nos momentos de palco que passo esqueço a vontade de desistir (claro que depois há o pós-concerto).
Bem, aí acerca das grades, tou a ver que o Leonal apanhou boleia e já vai com uma pipa :hah:
Leonel, acerca do jantar romântico, sim, é uma caso a pensar, a parte de dançar é que não é boa ideia. O meu pé só é ligeiro no pedal da bateria, de resto é de chumbo! :))
Ah caraças
2 putos. Gémeos não?
Vieram logo 2! O Miguel, não te encostes mais á rapariga. Se for num dia de calor...........vais ficar com uma equipe de futebol. Chiça.
Neste caso dupla chiça
Têem saúdinha os dois? Isso é que importa.
Depois não digas mal do Sòcas.
Isso de dançar mal ou bem ninguém liga, é para lá e mais nada e faz bem ao coração. Acredita que faz. E á Alma.
A sério agora, Bebe aquela cerveja durante uma semana. Não toques numa baqueta. Não vejas baterias, tapa a que tens em casa, fala só aqui das cenas, mas sobretudo não toques...........
Vais ver que passa
Baronesa Dom, 7 de Março de 2010, 19:48 São dois futuros batuqueiros... ou então não...
Têm saudinha (thank God), mas acho que o facto de andarmos cansados e com os sonos trocados também contribui para a "crise musical".
Por mim continuo com vontade de arrumar o micro... pelo Miguel, continuo a dizer para ele ir vendo até encontrar um projecto que goste, ou então... fazer um ele de raiz... e pronto...
LEONEL RODRIGUES Dom, 7 de Março de 2010, 20:00 São dois futuros batuqueiros... ou então não...
Têm saudinha (thank God), mas acho que o facto de andarmos cansados e com os sonos trocados também contribui para a "crise musical".
Por mim continuo com vontade de arrumar o micro... pelo Miguel, continuo a dizer para ele ir vendo até encontrar um projecto que goste, ou então... fazer um ele de raiz... e pronto...
Boas outra vez
Voçês estão cansados. Ponto final
Ides largar esta trampa. Ponto final
Quero ver um dia, quando forem com os putos á Feira e estiverem lá uns parrampos a fazerem check sound?????
Como é depois?
Ai que saudade!! Eu tocava de outra maneira, eu cantava daquela. A bateria tem um som de bombo foleiro, a vocalista é semi-tonada..................
Quero ver quero..........
Bernardo Dom, 7 de Março de 2010, 20:07 Boas outra vez
Voçês estão cansados. Ponto final
Ides largar esta trampa. Ponto final
Quero ver um dia, quando forem com os putos á Feira e estiverem lá uns parrampos a fazerem check sound?????
Como é depois?
Ai que saudade!! Eu tocava de outra maneira, eu cantava daquela. A bateria tem um som de bombo foleiro, a vocalista é semi-tonada..................
Quero ver quero..........
Tenho de concordar ;) Leonel foi bem dito! As saudades depois aparecem .. Não é facil esquecer e largar de um momento para o outro :S
Miguel e Minizephyr só digo: não abandonem! (sei que é facil falar) mas .. Pensem mais que milhares de vezes, pensem no carinho que nutrem pela música, nos bons momentos etc. etc.
Um forte abraço
warlike Dom, 7 de Março de 2010, 20:11 Eu acho que isso é fruto do stress, mas é acima de tudo um estado de contemplação negativa, e que é antecipado por causa dessa mesma negatividade.
Se estás parado, tens tempo para descançar! Porque é que não começas a compor umas coisas entretanto, fazer um projecto mais próprio, com ideias delineadas por ti.
Olha que em audições também te pedem originais se tiveres, e se os tiveres e forem fixolas olha que conta e muito para seres aceite.
LEONEL RODRIGUES Dom, 7 de Março de 2010, 20:23 Eu acho que isso é fruto do stress, mas é acima de tudo um estado de contemplação negativa, e que é antecipado por causa dessa mesma negatividade.
Se estás parado, tens tempo para descançar! Porque é que não começas a compor umas coisas entretanto, fazer um projecto mais próprio, com ideias delineadas por ti.
Olha que em audições também te pedem originais se tiveres, e se os tiveres e forem fixolas olha que conta e muito para seres aceite.
APOIADO
APOIADÍSSÍMO
herba Dom, 7 de Março de 2010, 21:21 Boas Miguel,
os anos passam e ganha-se exactamente o mesmo k se ganhava à 10 anos atras.
É triste mas é verdade.
O que é que eu resolvi em relação a isso..... eu tb ja tive a minha Roland td6 em casa e tal, e vendi tudo o k era acustico pq estava farto e era investimento sem uso... o que é facto é k me aborreci da electronica passado um ano e acabei por a vender.
Solução arranjada: Juntei-me a 2 amigos... uma voz feminina e um guitarrista.. neste momento somos 4 pq faltava o baixo.
Apenas um da banda vive 100% da musica, outro a uns 25% com um projecto de casamentos e eu e o baixista tocamos 100% por gozo. Óbvio k tocamos 1 ou 2 vezes por mês, sem stresses, sem obrigações e na nossa zona de residência e conforto. Cada vez que tocamos juntamos os amigos... aquilo torna-se quase numa jam e la levamos os 50€ pra casa depois de uma noite alegre e divertida.
Se pensares na musica como trabalho Esquece!!!!
Se andares desesperado pra tocar muito, Esquece!!!
Certamente tens o teu trabalho e a tua vida pessoal minimamente organizada e a musica tem de se tornar uma parte boa da tua vida ... um hobby passado com amigos, descontração e uns copos.
Tenta ver as coisas deste prisma e verás k os 50€ acabam por ser um bonus que se calhar alguns pagam pra se divertir.
Abraço,
Miguel Pires
Dylan Dog Dom, 7 de Março de 2010, 21:54 Eu como já disse estive parado bastante tempo por ter vendido tudo o que tinha,que nao era muito,e no eu caso era mesmo por nao ter condiçoes de ter melhor,e outros problemas identicos de falta de identidade futura...etc.mas resalvo que com calma o que até agora parece dificil pode nao ser.Musicos nao falttam por ai fora,pprojectos,etc...o problema que a meu ver deve ser o teu menor.Earranjar alguem que tome redeas em projectos,todos querem ir experimentando,qualquer coisa,por ter projecçao momentanea e esquece-se que saõ curtas experiencias...ora se toddos fizermos o mesmo,acabaremos todos por nos sentirmos da mesma forma,o erro está ai.
E mais engraçado ainda é que todos nós somos muito sonhadores mas pouco concretizadores,e digo isto porque vejo muito pessoal com ggrandes condiçoes,bons estudios e muito mais que andam na mesma a deriva....
Eu acho que é um problema muito individualista porque se assume qe só a nós acontece.
Eu acho que anda por ai muita gente a querer fazer bons projjectos,sério,mas com esse problema de individualidade...isto quer dizer que a pouca gente a tomar redeas nos projectos e tambem poucos a saberem o que querem.
Ads Dom, 7 de Março de 2010, 22:10 Boas Miguel,
eu nunca passei pelo que estás a passar e também não vivi metade do que tu viveste em relação à bateria. Certamente não sou a pessoa mais qualificada para te dar conselhos mas acho que nunca deves desistir daquilo que amas realmente.
A música por vezes faz-nos isto (eu digo isto porque estudei violino durante 6 anos e por me ter fartado, desisti de tudo, o que foi um erro do qual nunca me vou mentalizar, vou morrer arrependido com isto). Eu nunca te vi tocar mas já falei muito contigo e deu para perceber que és um grande sábio no que toca à nossa paixão.
Se essa chama que tinhas se apagou um bocado, não caias no erro de fazer com que ela se apague por completo. Tenta inovar e/ou arranjar uma maneira de te sentires motivado de novo ! Arranja uma banda que faça aquilo que tu realmente gostas, bem como os restantes membros, etc. Mas nunca desistas daquilo que realmente gostas !
Sabes que tens aqui o pessoal do fórum sempre para aquilo que precisares amigo,
Um abraço.
tiagop Seg, 8 de Março de 2010, 00:17 Comeco ja por dizer que nao li nada deste post a nao ser a entrada do Migue:offtopic1:l, mas, como eh a ele que quero falar...;)
Miguel: se nao ha paixao, **** nisso. Desses 2500 nas hardcases, quanto vais recuperar? Podes abrir uma conta poupanca para os putos! ;) Nao sei se o teu cenario eh igual ao meu, mas a vida de Pai de criancas rouba bastante tempo e eu, que nem nunca dei concertos, ja me vejo grego para arranjar tempo extra para brincar com eles, ir surfar, ir ao ginasio, ir andar de bike. Ja para nao falar que adoro deita-los e essas coisas. Nao sei se isso esta a ter peso nesse teu "mood", mas pronto. Diz-se que, quando se tem filhos, as prioridades mudam, nao eh? Soa mesmo a isso... De repente, as coisas que eram ja nao sao e o que apetecia ja nao apetece. Eh normal. Ha mudancas voluntarias e outras que vem por "gut feeling": deixou de saber tao bem as bandas e ensaios? ****. Toca em casa na digital. Matas o bicho e curtes a 100%, conseguindo conciliar a vida profissional, pessoal e hobby facilmente. ;)
Vai na volta nao eh nada disto e estive aqui a viajar na maionese!:))
Estas a precisar eh de um indianozinho com jolas!! PANTERA!!!:rocker:
Brasas Seg, 8 de Março de 2010, 00:45 Vai na volta nao eh nada disto e estive aqui a viajar na maionese!:))
Estas a precisar eh de um indianozinho com jolas!! PANTERA!!!:rocker:
Muito boa Tiago :))
Rebel-Drummer Seg, 8 de Março de 2010, 00:55 Bem, uma pequena história:
Há cerca de 2 anitos, acabei a minha banda na altura... Já não fazia sentido: pessoal a bazar, stresses, discussões, mau-ambiente...
Na altura pensei: "Mas que raio?!?!?! Supostamente eu estou numa banda para me divertir e passar bons momentos e nada disto está a acontecer..."
A banda acabou e eu estava cansado... Aliás, muito cansado! Tinham sido 11 anos de bandas, trocas de bandas, acaba uma, faz outra, problemas, etc... Resolvi parar... Fiquei alguns meses sem banda, sem tocar... NADA! Nem ia ao estúdio ver a bateria sequer.
Pensei em desistir da música e optar por outra coisa que gostasse. No caso era carros.
Avancei e coloquei anúncios para vender tudo!!! Bateria, pratos, cases, tudo...
Tive 1 proposta de compra... Foi aí que me caiu tudo... O que pensei foi: "Mas que raio estou eu a fazer?!?!?!? Eu adoro isto!!!"
Desisti da venda e passado uns tempos (Estive cerca de 3 meses parado) desabafei com um amigo que estava muito desapontado com isto tudo... 11 anos de bandas e que estava muito cansado... Estava a pensar desistir...
Diz-me ele: "Tás maluco man?!?!? Não desperdices o teu talento man..."
E eu: "Opah eu sei mas tou cansado... O pessoal nunca se entende e há sempre problemas e tal... Se fizesse uma cena tinha que ser num XXX estilo, com calma e sem stress"
Diz ele: "Tenho aqui um man que conheci que toca altamente guitarra. Pega o contacto de msn e fala com ele"
Resultado: www.myspace.com/chaosinparadiseband
Ainda bem que não desisti, pois estou muito muito muito contente com a minha situação agora! Muito mesmo!!!
"Moral" da história: Penso que uma pausa é benéfica mas uma pausa mesmo... Desligar de tudo. Não tocar bateria, nada! Se voltares e se quiseres novamente a ter banda e tal, fala com pessoas e explica bem o que queres e o que não queres... Só assim é que voltarás a ter alegria e gosto em tocar!
Força nisso! Estás a precisar de descanso! ;)
RNeves Seg, 8 de Março de 2010, 12:03 Boas Malta!
Miguel, é simples!
Se não gostasses mesmo disto não havia forum há 10 anos! Mesmo com a experiencia que tens é normal estas fases aparecerem! E uma das principais razões é a quantidade de azeiteiros que apanhas pelo caminho!! Um veterano não quer andar a tocar com um caloiro!! Segue o conselho que das á malta!! PESQUISA NO FORUM!!! eheh! Se sempre sonhaste com isto não desistas, o bicho está lá mas anda a dormir!! Manda-lhe um café para cima e vais ver!! Força nisso PAH!!
Um abraçO! :rocker:
tonydr1ve Seg, 8 de Março de 2010, 12:28 Boas.
Miguel, posso dizer-te que passei já pela mesma situação.
O que fiz, (e não digo isto em jeito de conselho), foi abrandar.
Na altura, aconteceram uma série de factores que me levaram a um estado de exaustão psicológica que já nem queria saber da bateria, nem de músicos, nem de música.
Então parei...
E parei durante dois anos até a vontade de tocar e de sentir música voltasse novamente.
E VOLTA SEMPRE. Para quem ama a música, volta sempre.
Por isso, e agora em jeito de conselho:
Faz uma pausa. Não vendas nada. Aproveita para curtir o tempo que tens com o Pedro e com o André e quando te der vontade outra vez, arrancas forte.
Vá, abraço e força.
tony_DR1VE
Miguel Martinho Seg, 8 de Março de 2010, 15:26 Mais uma vez, obrigado a todos pelo apoio e pelo partilhar das vossas experiências.
Realmente, bem dita a hora que este forum foi criado pelo Gibraltar e que incutiu nele o espírito Comunidade e não apenas um forum material (ok, isto é um bocado lamechas, mas é verdade).
Tenho andado realmente a pensar sobre isto tudo das bandas, sobre o meu estado de espírito, sobre as vossas experiências, sobre as coisas que por aqui disseram, etc.
Acho que vou mesmo fazer uma pausa. Em princípio vou ficar só por casa a brincar aos compositores com a Minizephyr, a tocar uns play-alongs na digital volta e meia quando me apetecer, etc.
Tive este fim-de-semana a ouvir e a tocar os temas que eram para a audição da banda de covers que era para ir esta semana, e o que aconteceu basicamente é que não estou mesmo numa de tocar aquelas coisas.
Eu tenho uma ideia para o futuro em termos de banda de covers, mas será realmente para o futuro porque de momento vou fazer a tal pausa e deixar de pensar em bandas.
Em princípio vou deixar ficar o material arrumado uns tempinhos ou até aparecer algo que faça aquele click motivante para sair de casa novamente.
E vou andando por aqui!! :hah:
Rebel-Drummer Seg, 8 de Março de 2010, 15:39 Mais uma vez, obrigado a todos pelo apoio e pelo partilhar das vossas experiências.
Realmente, bem dita a hora que este forum foi criado pelo Gibraltar e que incutiu nele o espírito Comunidade e não apenas um forum material (ok, isto é um bocado lamechas, mas é verdade).
Tenho andado realmente a pensar sobre isto tudo das bandas, sobre o meu estado de espírito, sobre as vossas experiências, sobre as coisas que por aqui disseram, etc.
Acho que vou mesmo fazer uma pausa. Em princípio vou ficar só por casa a brincar aos compositores com a Minizephyr, a tocar uns play-alongs na digital volta e meia quando me apetecer, etc.
Tive este fim-de-semana a ouvir e a tocar os temas que eram para a audição da banda de covers que era para ir esta semana, e o que aconteceu basicamente é que não estou mesmo numa de tocar aquelas coisas.
Eu tenho uma ideia para o futuro em termos de banda de covers, mas será realmente para o futuro porque de momento vou fazer a tal pausa e deixar de pensar em bandas.
Em princípio vou deixar ficar o material arrumado uns tempinhos ou até aparecer algo que faça aquele click motivante para sair de casa novamente.
E vou andando por aqui!! :hah:
Man, é o que fazes melhor... De certeza que a banda vai entender e compreender!
Paras um bocado, relaxas, faz outras coisas!
Se um dia o bichinho atacar de novo, tenta fazer tu o teu projecto, com as tuas "regras"!
Procura com calma pessoal que alinhe nas tuas ideias e siga!
Bom descanso e se precisares de algo apita! ;)
Bruno.b Seg, 8 de Março de 2010, 16:40 Boas Miguel,
Sei o que estás a passar, deixa passar um tempo que vais ver que a situação muda.
Desistir é morrer!
Abraço
Bruno.b
Ângelo Seg, 8 de Março de 2010, 17:53 epah eu tou mais ou menos numa situação do genero.
Quando comecei a dar os primeiros toques, foi numa bateria dum amigo.
Eu, mais um baixista e guitarrista(que foram sempre meus amigos de turma onde davamos juntos umas guitarradas) fizemos banda, e eu ía tocando na bateria do meu colega, até conseguir ter a minha propria.
Entretanto conheci este forum e cada vez fui crescendo, e percebendo o que era bom e o que era mau..
O pior de tudo é que nunca consegui ter a bateria comigo nos momentos em que mais pica tinha de tentar algum rudimento ou treinar alguma cover, pois como vivo num 4º andar, era impossivel ter a bateria lá comigo.
até que bateria começou por ficar sempre na casa do meu baixista, que era o unico com uma casa com espaço pra tocarmos á vontade.
o problema é que a unica hipotese que tinha para ensair, tanto eu como os meus colegas, era ao sabado de tarde, e só com o sabado de tarde, nao é que eu conseguia treinar algo de jeito ou evoluir.
já eles, pudiam evoluir, pois levavam a guitarra ou o baixo para sua casa, ligavam ao amp, e era so disfrutar do som, enquanto eu ía para casa uma semana inteira bater com as baquetas nas almofadas, e isso sinceramente nunca me deu grande pica, pelo contrario so me desiludia, pois eu queria era ouvir o som da minha bateria.
entretanto ainda entrou mais um guitarrista e um vocalista para a banda, mas pouco animo deu, pois nao faziam bem o nosso estilo e em pouco tempo sairam.
ainda demos dois concertos, um deles esses dois ainda participaram.
posto isto, esses dois sairam, e so ficamos os 3 iniciais, ainda criamos dois originais, mas com ajustes a fazer, ajustes esses que nos davam cabo da cabeça e começavamos a desiludir.
entao o guitarrista la se passou ao fresco e ficamos dois, onde ainda ia mos fazendo jams, mas aquilo acabou por nos desmotivar, e feito isto é o termino da banda..
trouxe a bateria para o apartamento, ainda tentei tocar umas vezes, mas cheguei a ser ameaçado pelo vizinho debaixo cerca de 3 vezes a dizer que chamava a policia:))
epah no fundo o gajo tinha razao..
Fiquei com a bateria em exposiçao no meu escritorio, e adorava vela ali montada, mas sem lhe puder tocar era muito mau:icon_cry:
ainda foi um bom investimento que fiz, principalmente em pratos e hardware, ja a bateria nao era de grande valor.
como desde aí nunca mais tive hipotese de ter banda, resolvi por a bateria á venda com o intuito de comprar uma eltronica, e tambem porque se nao a pusesse naquela altura á venda, agora iria valer muito menos, preferi ganhar um bocado naquela altura, do que vender-la agora por metade do preço.
então fiquei com o hardware e os pratos pois foi ai onde investi mais dinheiro, e sei que vao ser sempre grandes pratos e de valor, e um dia que tenha espaço poder comprar uma nova bateria, e aí sim, vou fazer de tudo para conseguir comprar logo uma que me encha as medidas;)
tu como ja tens uma TD3 aínda podes dar o gosto ao dedo de vez em quando, e nao enferrujares, mesmo com umas playalongs ainda te animas, já eu, desde que vendi a bateria nunca mais toquei, e de certeza que ja ando todo enferrujado.:offtopic1:
um conselho que te dou, secalhar é o de venderes a tua sonic plus, se essa ainda te der algum dinheiro, porque caso nao valha a pena a venda, sempre ficas com uma recordaçao que para ti vale muito.
Penso que o teu hardware e pratos sejam de valor, por isso secalhar é uma coisa a manter num espaço onde se conservem, pois esses vao servir novamente, e se forem de gama profissional nao vao desvalorizar assim facilmente.;)
César Feiteira Seg, 8 de Março de 2010, 19:25 Boas Miguel
Eu sou mais um dos que passou por isso. Estive 3 anos parado,até que o bichinho voltou. Tentei algumas vezes vender o material,mas felizmente não consegui ( nem fiz grande esforço para isso,verdade seja dita! )
De qualquer maneira deixo-te um conselho,o material que guardares,mesmo que não estejas com vontade para isso,dá-lhe sempre atenção,isto é , vai verificando se está tudo ok. O que me aconteceu foi que começei a abrir hardcases e a encontrar material
com bolor,hardware,lugs ferrugentos! Agora olho para o material,que era e ainda é de topo,mas que parece que foi deixado ao abandono !
Grande abraço e bom descanso...
César
Thierry Seg, 8 de Março de 2010, 22:17 Olá Miguel, estás a passar uma fase como eu já passei, apesar de não ter a experiência que tu tens, na minha opinião como user do fórum partilhado por todos, acho que devias fazer uma pausa, e explico-te porque:
1- és pai como eu, a gestão de tempo é muito complicado
2- material "estacionado", não estar a rentabilidade do investimento
3- estas farto, ou cansado
Comigo aconteceu que fui pai e resolvi estacionar para dedicar mais tempo ao meu rapaz, pensei em vender o material todo, MAS pensei assim, se um dia mais tarde quiser voltar ao mundo bateristico tenho de comprar tudo outra vez, então como não devia nada da bateria arrumei, agora 6 anos mais tarde voltei outra vez e voltei com mais força, mais vontade, e mais enferrujado também:hah:
O que te aconselho é fazeres uma pausa, e pensar bem se vale mesmo a pena, porque o bichinho está conosco e acaba sempre por se revelar, e com a tua experiência de certeza que vais conseguir superar essa fase, sorte e saúde é o que te desejo
Abraço
Miguel Martinho Seg, 8 de Março de 2010, 22:29 Nunca pensei em vender o material todo. Eu tenho um kit electrónico e um kit acústico. O que ponderei fazer foi vender parte do material acústico (em especial a bateria).
Também pensei em vender o acústico e o electrónico e comprar um kit electrónico melhor que o meu.
Nunca me passou pela cabeça deixar de tocar bateria.
O que irei fazer provavelmente é por as bandas e ensaios de lado por uma temporada.
Thierry Seg, 8 de Março de 2010, 22:49 Falei na hipotese de vender, porque por vezes pensamos assim, foi o que eu pensei na altura, acho que fazes bem tirar umas férias para pores as ideias em ordem
Espero não ter confundido o tópico.
Abraço
Miguel Martinho Seg, 8 de Março de 2010, 22:50 Falei na hipotese de vender, porque por vezes pensamos assim, foi o que eu pensei na altura, acho que fazes bem tirar umas férias para pores as ideias em ordem
Espero não ter confundido o tópico.
Abraço
Não confundiste nada!
Até agradeço o teu testemunho! ;)
Thierry Seg, 8 de Março de 2010, 22:57 Não tens de agradecer Miguel, o Fórum é isto mesmo a entre ajuda;)
Abraço
Bernardo Seg, 8 de Março de 2010, 23:30 epah eu tou mais ou menos numa situação do genero.
Quando comecei a dar os primeiros toques, foi numa bateria dum amigo.
Eu, mais um baixista e guitarrista(que foram sempre meus amigos de turma onde davamos juntos umas guitarradas) fizemos banda, e eu ía tocando na bateria do meu colega, até conseguir ter a minha propria.
Entretanto conheci este forum e cada vez fui crescendo, e percebendo o que era bom e o que era mau..
O pior de tudo é que nunca consegui ter a bateria comigo nos momentos em que mais pica tinha de tentar algum rudimento ou treinar alguma cover, pois como vivo num 4º andar, era impossivel ter a bateria lá comigo.
até que bateria começou por ficar sempre na casa do meu baixista, que era o unico com uma casa com espaço pra tocarmos á vontade.
o problema é que a unica hipotese que tinha para ensair, tanto eu como os meus colegas, era ao sabado de tarde, e só com o sabado de tarde, nao é que eu conseguia treinar algo de jeito ou evoluir.
já eles, pudiam evoluir, pois levavam a guitarra ou o baixo para sua casa, ligavam ao amp, e era so disfrutar do som, enquanto eu ía para casa uma semana inteira bater com as baquetas nas almofadas, e isso sinceramente nunca me deu grande pica, pelo contrario so me desiludia, pois eu queria era ouvir o som da minha bateria.
entretanto ainda entrou mais um guitarrista e um vocalista para a banda, mas pouco animo deu, pois nao faziam bem o nosso estilo e em pouco tempo sairam.
ainda demos dois concertos, um deles esses dois ainda participaram.
posto isto, esses dois sairam, e so ficamos os 3 iniciais, ainda criamos dois originais, mas com ajustes a fazer, ajustes esses que nos davam cabo da cabeça e começavamos a desiludir.
entao o guitarrista la se passou ao fresco e ficamos dois, onde ainda ia mos fazendo jams, mas aquilo acabou por nos desmotivar, e feito isto é o termino da banda..
trouxe a bateria para o apartamento, ainda tentei tocar umas vezes, mas cheguei a ser ameaçado pelo vizinho debaixo cerca de 3 vezes a dizer que chamava a policia:))
epah no fundo o gajo tinha razao..
Fiquei com a bateria em exposiçao no meu escritorio, e adorava vela ali montada, mas sem lhe puder tocar era muito mau:icon_cry:
ainda foi um bom investimento que fiz, principalmente em pratos e hardware, ja a bateria nao era de grande valor.
como desde aí nunca mais tive hipotese de ter banda, resolvi por a bateria á venda com o intuito de comprar uma eltronica, e tambem porque se nao a pusesse naquela altura á venda, agora iria valer muito menos, preferi ganhar um bocado naquela altura, do que vender-la agora por metade do preço.
então fiquei com o hardware e os pratos pois foi ai onde investi mais dinheiro, e sei que vao ser sempre grandes pratos e de valor, e um dia que tenha espaço poder comprar uma nova bateria, e aí sim, vou fazer de tudo para conseguir comprar logo uma que me encha as medidas;)
tu como ja tens uma TD3 aínda podes dar o gosto ao dedo de vez em quando, e nao enferrujares, mesmo com umas playalongs ainda te animas, já eu, desde que vendi a bateria nunca mais toquei, e de certeza que ja ando todo enferrujado.:offtopic1:
um conselho que te dou, secalhar é o de venderes a tua sonic plus, se essa ainda te der algum dinheiro, porque caso nao valha a pena a venda, sempre ficas com uma recordaçao que para ti vale muito.
Penso que o teu hardware e pratos sejam de valor, por isso secalhar é uma coisa a manter num espaço onde se conservem, pois esses vao servir novamente, e se forem de gama profissional nao vao desvalorizar assim facilmente.;)
Angelo, revejo-me numa parte das tuas palavras .. De momento só ensaio aos sabados depois de almoço até a hora de jantar .. e durante a semana como não tenho electronica, ando aqui a tocar na cama e nas almofadas (tal e qual) .. A ansiar pelo sabado para ter o meu momento .. (apesar de tambem ter aulas de 1h que me ajudam a evoluir cada vez mais e imenso) ..
Às vezes paro para pensar o que irei fazer .. Mas este amor à música tem acabado por falar mais alto, e a vontade e ambição de dar concertos também .. Até que vou fazer um ano nisto!
Vou indo e vendo no desenrolar da situação .. Enquanto isso, ando a ponderar numa DM10 da alesis ehhehe
Bem, mais uma vez para o Miguel .. Concordo que está na altura de uma paragem para arrumares as ideias na tua cabeça .. Vais ver que vai-te acontecer o mesmo que o Rebel. Quando menos esperares .. Lá estas tu no vicio :))
PS: Miguel: falaste no Gibraltar foi o criador deste forum .. Onde anda ele ?
Um forte abraço :) .. E: "pesquisa antes de abrires um topico" :)):hah:
monomonkey Seg, 8 de Março de 2010, 23:34 oi miguel
Estas a atravessar um dilema lixado mas é assim, um bateria é uma bateria, esteja ela no sotão na garagem ou noutro sitio qq, desde que esteja arrumada =)
Eu nunca fui baterista de tocar sozinho o que sempre me motivou a tocar foram as pessoas o convivio as emoções as discussões.
Eu recentemente voltei a tocar com uma banda de covers que tive há uns anos atrás, que derepente apeteceu a todos voltar e assim o fizemos e os 100 eur pra cada um no final do concerto motiva qq coisa tb =), tenho a minha banda de originais "monomonkey" que só ensaimos uma vez por semana e de momento estamos a gravar o 2º album. Tudo isto pra dizer que vender tudo é um EEEEERRRRRRRROOOOOOO, vai la tocar uns covers bebe uns copos diverte-te e pensa em tudo aquilo que te fez querer ser baterista =)
Abraço e não desistas
LEONEL RODRIGUES Seg, 8 de Março de 2010, 23:51 Boas
Mas que paragem qual quê!!!!!!!!!
O homem não pode parar.
Ninguém pode parar.
Parar é morrer.
Tem de tocar sempre. Até doente.
Não gosta do tipo de música que toca? Quase ninguém gosta!
Felizes daqueles que conseguem aliar as duas vertentes. è quase como na vida "civil", um gajo trabalhar naquilo que gosta. è quase utópico.
Na música com a crise instalada e crise cultural (musical) instituída, ou se baixa as calças ou não se ganha um chavo. Temos de criar anticorpos (ter duas bandas por ex.)
O Miguel a primeira vez que foi pai foi logo a dobrar. O rapaz ficou a ver a dobrar. Os problemas são a dobrar. Isso inclui a dona MINI claro.
O Miguel é um mouro aqui no Forum a aturar-nos. È de uma dedicação extrema. Não quero deslustrar os outros admnistradore e moderadores, mas o Miguel é aquilo que sabemos.
Ele deve de andar sem endorfinas. Será talvez uma espécie de "menopausa" masculina.
Inconscientemente, apesar dos só 11 meses dos bébes, o Miguel deve de andar a remoer no futuro dos chavalos. Não sou psicólogo, mas sou mais velho um bocado e já fui pai há 25 anos.
Sei bem o que isso é.
De certeza que mais 2/3 dias já não vi ser nada pois não Miguel?????
Abraço
Madeira Ter, 9 de Março de 2010, 01:49 Miguel, retirei este assunto da Esplanada, pois isto é tudo menos fora de tópico...!
Uma pausa 'sabática' talvez seja mesmo a melhor opção, sem dúvida! Eu tenho uma micro-batucadora que já leva 12 meses e já toca nos bongós, no xilofone e no djambé (claro que sem ser algo estruturado, como é óbvio!) e é tal como o Tiagop disse... É mesmo muito difícil conseguir tempo nestas circunstâncias...
Bem, mas o que me parece que gostarias de decidir, Miguel seria entre:
- Saber se venderias parte do material para recuperar algum e talvez investir nos teus batucadores (mantendo apenas a electrónica);
- Ou se venderias tudo para consolidar e adquirir material electrónico melhor, não é?
Bem, eu talvez seguisse a primeira opção, pois pese embora o facto de ainda não ter um kit electrónico, acho que uma TD-3 serviria para não deixar enferrujar os tendões...
Mais tarde (daqui a um par de anos ou talvez mais), deves conseguir kits quer acusticos, quer electrónicos bem superiores já por grandezas de preços muito mais baixas...
Bem, mas esta é uma opinião muito limitada ao meu ponto de vista pessoal, e por isso, vale o que vale...!
Ah! E no fim, da pausa 'sabática', irás ver que é como disse o Rebel e o Thierry: Voltarás 'à carga' com muito mais garra! (é só os miudos crescerem um pouco mais e se tornarem mais autónomos que verás o tempo a 're-aparecer' aos poucos...) Aí, verás o que é a bonança depois da 'tempestade'
:icon_drummer: :rocker:
Rebel-Drummer Ter, 9 de Março de 2010, 02:48 Boas
Mas que paragem qual quê!!!!!!!!!
O homem não pode parar.
Ninguém pode parar.
Parar é morrer.
Tem de tocar sempre. Até doente.
Não gosta do tipo de música que toca? Quase ninguém gosta!
Felizes daqueles que conseguem aliar as duas vertentes. è quase como na vida "civil", um gajo trabalhar naquilo que gosta. è quase utópico.
Na música com a crise instalada e crise cultural (musical) instituída, ou se baixa as calças ou não se ganha um chavo. Temos de criar anticorpos (ter duas bandas por ex.)
Abraço
Desculpa mas vou ter que discordar... Em tudo isto acima! ;)
Por vezes parar é bom! Acalmar, respirar fundo, deixar que o cerebro arrume as ideias... Quando não se para, por vezes tomamos decisões que depois nos vamos arrepender e aí já será tarde...
Achas que quase ninguém gosta do tipo de música que toca? Pelo menos no circuito amador, conheço pouca gente que não curte... Talvez isso aconteça nos profissionais mas então deve ser por isso que provavelmente nunca irei ser um deles, pois tinha que ser numa banda/projecto que adorasse (como a minha neste momento) senão prefiria desistir...
Tocar bateria numa banda e não gostar deve ser das piores coisas que me podia acontecer... Deve ser pior que estar casado e não gostar da mulher... No way!
Se não se ama a mulher, separamo-nos... Procura-se outra ou então mais vale ficar solteiro... :))
Acima de tudo, estou na música e na minha banda porque gosto e adoro! A principal razão é o divertimento, o convívio, a partilha de experiências, os concertos, as viagens...
Se não houver isso, que sentido é que tem? Não entendo mas pronto...
Mas são opiniões! ;)
Vicfirth5a Ter, 9 de Março de 2010, 07:45 Miguel, ha tres anos abandonei a Banda da qual fazia parte. Tinhamos dois albuns gravados com uma Editora Francesa e estavamos no auge da carreira, mas eu ja estava cansado e optei por ficar em casa e longe dos Palcos. Apenas passou um ano e la estava eu de volta aos palcos e numa nova Banda, ja a pensar em aranjar editora para o lancamento de um album.
Miguel, acho que deves guardar o material, mas nao abandones a pratica que um dia esse bixinho volta e teremos o Miguel de novo na ribalta.
Abraco.
bada Ter, 9 de Março de 2010, 15:02 Dilema o teu, realmente não e facil, e compreendo perfeitamente.
Olha no meu caso, para falta de paciencia para brincar as bandas, dediquei-me a divertir-me sozinho, a chamada masturbaçao bateristica, quero la saber que seja o melhor baterista apenas da minha garagem, o certo é que divirto-me a fazer aquilo.
Já vivi apenas da musica, e por estranho que pareça nao me senti assim tao preenchido quanto imaginava ao inicio, muitas vezes a bateria tornou.se uma obrigaçao e nao satisfaçao.
Mudei tudo, e agora a tocar apenas com uma banda muito minimal e nada de especial e a tocar em casa sozinho na garagem estou-me a divertir muito mais.
Quanto a venderes o teu material, ta visto que estas inclinado para vender, o que te dou de conselho, vende a trabalha quase toda, e guarda os teus preciosos pratos.
Isto por dois motivos, pratos é sempre um investimento seguro que nao desvaloriza a partir de certa altura, alias pelo contrario, valorizam.
E como é a coisa mais dificil de ir comprando acho que manteres o set de pratos te permite estares apto a de um momento para o outro ires tocar com alguem e manteres a tua personalidae, bateria arranja.se sempre de um dia para o outro. Podes tambem ficar com o pedal, de resto despacha tudo.
Se um dia mais tarde precisares de comprar nova bateria o que nao falta é ai optimos negocios a preços muito bons. E a bateria sim esta em casa a desvalorizar completamente. Daqui a uns anos nao vale nada e esta cheia de humidade.
Claro que o meu conselho final é:
NAO VENDAS NADA E ENCONTRA DIVERTIMENTO A BATER NESSA PORCARIA TODA :rocker:
abraço
warlike Ter, 9 de Março de 2010, 15:14 Oh Miguel, mas também podes vender tudo. Repara é que só terás algum dinheiro de volta, não todo o que investiste.
Podes sempre por numa conta dos miudos e tal. Mas em contrapartida se te apetecer tocar vais ter que contar com um amigo ou salas de ensaio. Acho que a venda do material será precipitada se não precisares MESMO do dinheiro, porque afinal a bateria não serve só para ganhá-lo, também faz parte do estilo de vida, do bem estar, é sempre aquele cigarro sem lume ao fim do dia.
Todos os que estiverem a pensar vender o material porque pensam que já estão fartos, venham aqui e leiam o que esta malta toda escreveu antes de tomarem uma decisão definitiva, e muito provávelmente irreversível (sujeitam-se a novo investimento como já aqui falaram).
Miguel Martinho Ter, 9 de Março de 2010, 16:06 O que o Bada diz acerca do material é verdade. Eu penso que no passado já dei a mesma dica a alguém.
Os pratos não se estragam com o tempo e os pratos de gamas profissionais nunca desvalorizam muito (e eu comprei a maior parte deles usados, e o preço hoje continua o mesmo). Com uma bateria já não acontece o mesmo. A não ser que seja um modelo de colecção, elas desvalorizam de ano para ano (além de que a meteorologia dá cabo delas).
Em princípio vou esperar um tempinho para ver o que dá, se vir que me sinto melhor a tocar para mim sem pensar em banda, a bateria deve de ter que ir a andar.
Relembro a malta que eu tenho a digital em casa montada pronta a tocar. Por isso, não está em causa eu deixar de tocar.;)
Mesmo mais tarde caso queira voltar a ter uma acústica, o que não faltam por aí são bons negócios (e eu nem sou esquisito, para mim desde que soe minimamente bem serve).
danielpereira Ter, 9 de Março de 2010, 17:33 Força, Miguel fosgasse então com a malta já disse pára uns tempinhos, etc etc, vais ver, vais aí surgir cheio d ídeias, energia, etc, até te vai parecer que tocas mt melhor, olha que um instrumento não é só praticar o estado mental importa e evolui com o instrumento, quantas vzs senti estar aprado duas, três semans volto a tocar parece que tens logo coisas novas e penso, mas que raio eu n treinei, mas se calhar com a cabeça treinei nem dás conta.
Vá arriba arriba, isso é normalissíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimo!:)
danielpereira adicionou o seguinte texto, 0 minutos e 33 segundos depois:
Força, Miguel fosgasse então com a malta já disse pára uns tempinhos, etc etc, vais ver, vais aí surgir cheio d ídeias, energia, etc, até te vai parecer que tocas mt melhor, olha que um instrumento não é só praticar o estado mental importa e evolui com o instrumento, quantas vzs senti estar aprado duas, três semans volto a tocar parece que tens logo coisas novas e penso, mas que raio eu n treinei, mas se calhar com a cabeça treinei nem dás conta.
Vá arriba arriba, isso é normalissíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimo!:)
P.S.: é vrd cuidado com a malta que tocas isso conta mt como deves saber!
Brasas Qua, 10 de Março de 2010, 12:25 O que o Bada diz acerca do material é verdade. Eu penso que no passado já dei a mesma dica a alguém.
Os pratos não se estragam com o tempo e os pratos de gamas profissionais nunca desvalorizam muito (e eu comprei a maior parte deles usados, e o preço hoje continua o mesmo). Com uma bateria já não acontece o mesmo. A não ser que seja um modelo de colecção, elas desvalorizam de ano para ano (além de que a meteorologia dá cabo delas).
Em princípio vou esperar um tempinho para ver o que dá, se vir que me sinto melhor a tocar para mim sem pensar em banda, a bateria deve de ter que ir a andar.
Relembro a malta que eu tenho a digital em casa montada pronta a tocar. Por isso, não está em causa eu deixar de tocar.;)
Mesmo mais tarde caso queira voltar a ter uma acústica, o que não faltam por aí são bons negócios (e eu nem sou esquisito, para mim desde que soe minimamente bem serve).
Pois é Miguel acho uma solução bastante inteligente :)
knk Qui, 15 de Abril de 2010, 02:14 mano... eu nessas coisas sou muito pragmático...
um musico é um gajo viciado em comprar, vender, trocar, portanto não te vai fazer mal nenhum venderes tudo, que até pode ser bom para limpares a cabeça...
se tiveres alguma coisa mesmo boa, já paga, é como a minha mãe sempre me disse 'tá pago, e não está a pedir pão' portanto, guarda! se estragar, estragou, paciência! não te apetece tocar, paciência! pára... arranja outro hobby... concerteza que vais encontrar outra coisa, ou até reencontrar a musica novamente.
isto em portugal é lixado, mas todos se movem por um motivo (ou páram por vários motivos...), há quem goste de originais, há quem goste dos covers, há quem goste dos 50euros de tocar em bares, há quem goste dos 120euros de tocar nos bailaricos, há quem pura e simplesmente goste de mostrar as suas musicas mesmo a custo zero!!
o nosso sistema está feito à imagem do 'grande sistema', há o lado dos rui velosos, jorges palmas, xutos e gonzos e companhia... que são os nossos BCPs, BPNs, EDPs, CGDs da musica, lançam álbuns de 6/8 em 6/8 meses, porque sabem que as rádios têm por lei de passar musica nacional editada há menos de 6 meses (editada, não significa que seja nova, basta que seja numa versão diferente e por sua vez com um registo diferente), então o povo mama com rui veloso novo cd, passados 6 meses, ao vivo no atlântico, depois acustico na tasca do zé, depois em colaboração com o mikael carreira... EM SUMA e porque tenho a mania de me esticar a escrever coisas que ninguém tem paciência para ler...:) esses gajos controlam a nossa musica, porque se eles dão às rádios o que as rádios precisam para ser ouvidas e para não infringirem a lei em termos de percentagens, então não há necessidade de as rádios lançarem novos artistas (a não ser que recebam alguma coisa com isso, mas nem vou por aí senão escrevia aqui um livro)
já me perdi, para não variar... mas nem vou reler, desculpa mano! :D
olha... sinceramente a unica opinião que te posso dar é, essa banda de covers, se já não estás com feeling de inicio, deixa! tenta parar mm e não dês importância ao dinheiro que tens empatado na bateria, se te fizer falta algum guito, considera um recurso a vender! senão deixa-a lá estar e aprende a fazer canyoning que é muita giro :)
termino só com o meu exemplo que é aparentemente diferente do resto do ppl que li aqui: estive há pouco tempo FARTINHO de musica, bateria e tocar e originais, e álbuns, e covers, e bares BAAAHHHH..... apetecia-me largar tudo! e larguei uma banda que tinha em Leiria, com cd lançado e dois clips feitos (a quem eu desejo a melhor das sortes), larguei um projecto de covers... tinha a minha outra banda de originais parada e sinceramente apetecia-me mandar tudo à *****! estive cerca de 3 meses sem tocar nem ensaiar, e nem me apetecia voltar a fazê-lo, e eis que me convidam para ir tocar a uma associação cultural, a custo ZERO, jantar e bebida, numa terriola que não devia ter mais de 300 pessoas no meio de nenhures... reencontrei a razão pela qual sempre gostei desta porra da musica! as caras das pessoas, o ajudar a esquecer os problemas, os sorrisos, as melodias, o divertimento que pode ser uma simples noite sem cagança nenhuma e sem expectativas... o mais puro sentimento de 'tocar' com uma banda... e agora já me sinto novamente com coragem para os originais e covers e isso tudo! o problema é mesmo que as coisas nos desgastam... é como qualquer relação... PORRA QUE TESTAMENTO!!! :icon_confused: fico por aqui e já!!!!!
consciouness Qui, 15 de Abril de 2010, 09:17 Não sei por onde começar nem se faz muito sentido partilhar com a malta o que sinto e a indecisão que estou a passar de momento a nível musical e baterístico.
Isso são fases que aparecem na vida. Também já me aconteceu, fiz uma pausa de alguns meses para limpar a cabeça a nível musical, até que o bichinho acabou por voltar. Se não tens vontade de tocares, não toques. Se continuares a tentar tocar mesmo que não te apeteça, acabas por entrar em stress.
Pára por uns tempos, vai fazer-te bem.
Miguel Martinho Qui, 15 de Abril de 2010, 11:17 Mais uma vez, obrigado pelos vossos comentários e partilha de experiência.
De momento estou a deixar andar. Não vendi nada nem estou a pensar em vender (tirando um material que tenho a mais mas já estava na lista das vendas).
mano... eu nessas coisas sou muito pragmático...
um musico é um gajo viciado em comprar, vender, trocar, portanto não te vai fazer mal nenhum venderes tudo, que até pode ser bom para limpares a cabeça...
Eu não sou viciado em comprar, vender e trocar material. Se calhar é porque não sou músico :))
A última coisa que comprei foi uma rack porque o conjunto fica mais leve de ser carregado.
Antes disto, há 2 ou 3 anos comprei um prato para substituir um que tinha rachado.
Vendas: vendi uma tarola ao Madeira porque ele tem o kit onde pertence a tarola.
Nunca tive o vício de comprar, vender, trocar, etc. Nem tenho paciência para isso. :icon_razz:
Tinoco Qui, 15 de Abril de 2010, 14:10 martinho, e porque não ter apenas "uma banda" do género, amigos de infancia que de vez em quando se juntam e improvisam, fazem uns jams, etc...
pensa nisso...
Miguel Martinho Qui, 15 de Abril de 2010, 14:25 A malta com quem eu tocava nos anos 90 já praticamente ninguém toca! :))
Entretanto já há actualizações: talvez vá re-arrancar uma ideia que eu e mais uma malta tínhamos. A ver vamos.
Mas tou a deixar andar.
Tinoco Qui, 15 de Abril de 2010, 14:29 o que queria dizer com esse tipo de banda, é que não esperas nada da banda, a não ser uns encontros entre a malta
não tens de ter dias de ensaios definidos
dar concerto, não é prioridade, as sessões seriam em tua casa, o que faria com que não carregasses a bateria, por ai..
eram apenas uns amigos que se lembravam e quando dava juntavam-se a tocar... quem sabe não compõem uma música que pode ser um hit..
lol
warlike Qui, 15 de Abril de 2010, 14:51 o que queria dizer com esse tipo de banda, é que não esperas nada da banda, a não ser uns encontros entre a malta
não tens de ter dias de ensaios definidos
dar concerto, não é prioridade, as sessões seriam em tua casa, o que faria com que não carregasses a bateria, por ai..
eram apenas uns amigos que se lembravam e quando dava juntavam-se a tocar... quem sabe não compõem uma música que pode ser um hit..
lol
Realmente, bandas estilo futebol aos domingos é o que por aí há mais. Não quer dizer que não resultem e consigam alguma coisa no mercado, mas é mais provável obter esse resultado colaborando com músicos que não conhecemos de lado nenhum e temos apenas o seu curriculum como referência.
Tinoco Qui, 15 de Abril de 2010, 14:54 warlike, o objectivo não é obter resultados, mas sim apenas passar o tempo, e continuara afazer uma coisa de que se gosta.
no caso do miguel é tudo vantagens, pois nao tem de se cingir às plays along da bateria, podem ser experimentar compor, nem que seja para satisfação pessoal, mas já não cai na banalidade.
xines Qui, 15 de Abril de 2010, 15:09 Só quero dizer isto: NUNCA DESISTIR , NUNCA RETIRAR!! ENFRENTAR COM FORÇA E CORAGEM AQUILO QUE SE AMA ATÉ AO FIM!!
Muica/Bateria
Um abraço,
Xines
Miguel Martinho Qui, 15 de Abril de 2010, 15:30 Epá, eu gosto de tanta coisa! Tenho tanto hobbie :icon_razz:
E a bateria para mim é um hobbie, tal como a fotografia e o video.
Tu Xines, tens o objectivo de vida em te tornares profissional do ramo, eu não. No meu caso nem se trata de desistir porque não tenho objectivos a alcançar na música.
Eu acho bem que tu te movas por essas palavras e acções se realmente quiseres atingir os teus objectivos. Mas eles para mim não servem como base de motivação porque são situações diferentes.
João Cabrita Qui, 15 de Abril de 2010, 23:57 Miguel, tens que fazer o que a consciência te manda.
Eu toquei em bares (covers) durante 7 anos, estudava engenharia ao mesmo tempo e trabalhava na Galp.
Surgiu um convite para tocar com o Marco Paulo (estamos a falar há 20 anos atrás). Agenda cheia, bons chachés, viagens a todo o sítio onde existem comunidades Portuguêsas.
Eu parei um pouco e recusei (não gosto do estilo de música e não ía tocar só pelo dinheiro). Parei de trabalhar na Galp e parei de tocar.
Decidi acabar o curso.
Depois disso praticamente não toquei mais.
Só agora (há 2 meses prái..) recomecei com uma electrónica para curtir.
Não fui influenciado por ninguém nas minhas decisões e fiz o que achei que era melhor para mim.
Hoje sou director comercial, casado com 2 filhotes (1 deles com 5 anos toca bateria e o de 8 saxofone).
Toco play alongs (já agora aranja aí alguns dos teus 500 p.f.:))) e sinto-me muito bem assim.
A vida profissional de músico é uma curte mas tem que se têr espírito para a abraçar.
Não sei se te ajudei ou aínda confundi mais... mas faz o que a consciência te mandar!!!
Agora não pares de tocar como eu fiz! é burrice! (mas há 10 anos atrás as electrónicas eram uma bosta comparadas com as de hoje)
Fica bem e boa sorte!!!!
Miguel Martinho Sex, 16 de Abril de 2010, 11:15 Obrigado pelas palavras.
Eu também tenho 2 filhos que fizeram agora 1 ano (são gémeos) :)
Toco play alongs (já agora arranja aí alguns dos teus 500 p.f.:))) e sinto-me muito bem assim.
Anda por aí um tópico que não o encontro onde estão lá essas play-alongs todas.
Aproveito e:
ALGUÉM ME AJUDA A ENCONTRAR O TÓPICO ONDE ESTÃO AS PLAY-ALONGS RETIRADAS DO JOGO ROCK-BAND?
É que são play-alongs excelentes tocadas mesmo pelas bandas originais.
Eu já as tenho comigo, mas gostaria de realçar este tópico e não o encontro. :offtopic1:
Batecas Sex, 16 de Abril de 2010, 12:37 Aqui tens Miguel:
http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=17801
Um abração,
Nuno
Miguel Martinho Sex, 16 de Abril de 2010, 14:30 Obrigado!!!
AS voltas que já dei e até com a pesquisa não estava a encontrar.
Já fixei o tópico.
João Cabrita Sex, 16 de Abril de 2010, 15:37 Obrigadão Miguel!!!
Só uma última coisa... Lembras-te do NáNá Sousa Dias (Grande Saxofonista)?
Deixou de tocar e dedica-se à fotografia!!
Se calhar curte play alongs ou gigs pontuais...
Pensa, repensa e decide o que achas melhor para ti e para a tua família.
Mais uma vez obrigado pelos play alongs e um abraço
Bom fim de semana!
enes Seg, 19 de Abril de 2010, 13:54 Miguel !!!!
nao sabes o que fazer da tua vida ???
olha bem para este video....
o Joel, que toca viola e canta ( tá a frente do micro.. ) estava na Australia, depois veio para a Alemanha, passou entretanto pela França e agora veio ter connosco ( saudades diz ele ).
Ja nao o vemos ha 2 anos....
e como nós somos uma banda do faz-de-conta-que-sabes-tocar.
fomos até ao estudio que temos e foi só curtir !!
poucas vezes nos encontramos, mas é sempre um prazer tocarmos juntos..
nunca vendas o material... guarda-o para um dia desfrutar com uns amigos...
YouTube- jam on Revolusom studio 5 guys.wmv
|
|