Google
 
Web www.bateristaspt.com

Ver Versão Completa : Qual a função dos Pratos numa bateria? Ou porquê usar muitos pratos?


Ruben Coelho
Sex, 26 de Março de 2010, 13:00
Pessoal andava eu vagueando pela net e decidi pôr este post, pois eu vejo que muitas pessoas gostam de encher a sua bateria cheio de pratos e por vezes não percebem a sua utilidade pesquisei e achei interessante este site!!!!

Não sei se alguma vez foi aqui discutido !!!



Abc e bom groove para todos!!!

:)

http://pratosamok.blogspot.com/2009/05/tipos-de-pratos-e-suas-aplicacoes.html

Boa aprendizagem se acharem melhores sites aceito sugestôes.

ja.ka.kanta
Sex, 26 de Março de 2010, 20:24
E se pensarmos antes na bateria nos pratos? Acho que hoje em dia quem tem muitos pratos, sabe usalos, ou quer mostrar, ou pura imagem.

Bernardo
Sex, 26 de Março de 2010, 20:35
Este assunto já foi debatido aqui no forúm inumeras vezes, e com pontos de vista diferentes (claro) !
É uma questão subjectiva .. Como disse o ja.ka.kanta ou tem muitos e sabem mesmo usar, ou então tem na mesma mas é so para o verdadeiro show-off e mostrar "riqueza" :icon_razz:
Mais vale ter 4 pratos (no minimo) e saber tocar em todos e dominar, do que ter 13 e utilizar 3 :icon_confused:

Abraços ;)

Ruben Coelho
Sáb, 27 de Março de 2010, 12:41
Concordo perfeitamente!!!!!

:hah:

Abc...

Drummer Ruka
Ter, 30 de Março de 2010, 21:07
Concordo perfeitamente!!!!!

:hah:

Abc...

eu tambem

Ruben Coelho
Ter, 6 de Abril de 2010, 21:36
Obrigado drummerruca:icon_smile:

LEONEL RODRIGUES
Ter, 6 de Abril de 2010, 22:08
Boas
Eu tenho muitos pratos no meu kit.

Embora não seja um baterista por aí além, que não sou, sei usar os meus pratos.

Conheço os seus timbres e as suas funções.
Não tenho pratos com sonoridades iguais ou similares.

Normalmente quem usa os pratos para dar a imagem de ser um grande baterista, acaba por meter água do seguinte modo:

Pratos com as mesmas medidas, rides a fazer de crashs, a montagem completamente contra-natura dos mesmos,etc.

Mas isso também faz parte da aprendizagem. Chega um dia em que ao olhar com uma objectiva mais a sério, tudo isso se altera por vezes para menos de metade, ou se substitui o que está repetido.

Abraço

Ruben Coelho
Qua, 7 de Abril de 2010, 12:52
lol eu prefiro 3 ou 4 se for preciso, embora ainda muitas vezes, ache que não sei ainda utilizar bem os pratos é preciso expriência e estudo:::***

ABC::*** hehehe

:icon_smile:

Miguel Martinho
Qua, 7 de Abril de 2010, 16:33
Um baterista disse mais ou menos o seguinte (ou a ideia era mais ou menos esta):
Os pratos são as cores com que podemos colorir o que tocamos. Se soubermos combinar bem as cores que temos podemos fazer obras de arte.


Eu concordo com esta ideia. Realmente os pratos são a parte "sonora colorida" que temos.
Agora depende de quantas cores precisamos no mínimo para conseguirmos expressar a nossa criatividade.

Além dos HH e do ride, gosto de usar 2 crashs, 1 china, 2 ou 3 pratos de efeitos (podem ser 2 splash e um bell, ou 1 bell e 1 splash). Com estes pratos consigo ter uma palete suficientemente abrangente para "colorir" o que pretendo.
Mas admito que gosto de pratos, e se fosse um gajo pro, com um roodie, certamente teria mais pratos. Não para o show-off, mas porque realmente gosto de pratos.
Então se estes forem PAiste... epá, MUITOS!!! :))

tiagop
Qua, 7 de Abril de 2010, 17:14
Eu acho que cada um deve ter aquilo que gosta e lhe apetece. Passo a explicar:
nem todos temos o mesmo conhecimento, a mesma tecnica, o mesmo ouvido, o mesmo gosto. Havera sempre diferencas de opiniao se se deve usar um crash 16 medium-thin ou um 17 thin ou um 15 custom-xpto, etc. Claro que ha sons que entram nuns ouvidos e nao noutros... A beleza da diversidade! :))

Quanto a ter muitos ou poucos, acho que eh o mesmo. Se se quer/pode ter muitos, porque nao? Ha, concerteza, muita gente que 3 ou 4 e nao tem mais por razoes financeiras. Mas isso nao quer dizer que um menos-entendido nao possa ter 7 ou 8 e dar-lhes um uso "menos bom". Cada um tem o que pode e eh assim com tudo na vida: ha quem more numa vivenda de 2 milhoes e ha quem more numa de 90000. That's life! E nao ha que olhar para quem tem mais com inveja e pensamentos de "se fosse eu, nao gastava assim o dinheiro", etc. Cada um eh feliz a sua maneira e se preenche como pode e acha adequado.

Falando do meu proprio exemplo, toco por brincadeira e nao tenho, de todo, necessidade de ter 3 crash 17/18/19 K custom, mais 2 splash, 1 china e outro crash 16. Confesso que tambem nao tenho a a sabedoria para tirar 100% proveito deles. Mas, se gosto do som deles e consigo usar todos, entao, por que nao? Claro que nao uso todos em todas as musicas. Isso seria pouco logico. O ter muitos pratos nao quer dizer que se toque neles todos a toda a hora. Se gosto de ver baterias com mil pratos? Gosto. Se tem logica? Podera nao ter, mas que tem o seu visual, isso tem... Ha quem nao goste, mas isso sao outros tostoes (ou outras opinioes, e que se respeitam, claro...).:);)

:icon_smile::rocker:

Arshaman
Qua, 7 de Abril de 2010, 17:44
Bem dito Tiagop

Concordo

abracos

Tiago

Luf
Qua, 7 de Abril de 2010, 18:03
Engraçado como os pontos de vista, mesmo divergentes, são válidos e nos fazem pensar.

É claro que a função dos pratos deve ser prioritariamente de sonoridade e depende do estilo (e do bolso) de cada um. Eu, por exemplo, adoro usar splashes e nem consigo imaginar um kit sem um splash de 8" e um de 10" pelo menos.

Mas lendo as mensagens dos colegas fiquei pensando também no efeito visual. Uma bateria com um belo set de pratos brilhantes, bem iluminados no centro do palco valoriza o espetáculo. Basta perguntar a quem assiste aos shows, pessoas que não são músicos mas apreciam a boa música - todos gostam de ver uma bela louça sob os holofotes.

Abraços a todos

Henry
Qui, 8 de Abril de 2010, 11:49
Ruben ai está uma boa questão!

Pela minha passagem pela musica e quando começei a tocar ficava "MALUCO" ao ver enorme quantidade de pratos, timbalos ao que tb queria ter!!!!!!!

Na realidade os bateristas que ves com enorme set tiveram uma educação e desenvolveram uma voz pessoal que pode ter ou não essa enormidade de "efeitos" que gosto de chamar "pratos, timbalos etc..."

Isto é uma árvore começa pela raiz!

bombo, tarola, prato de choque bem aprofeitados FAZES MAGIA!

LESS IS MORE

Saudações

Ruben Coelho
Qui, 8 de Abril de 2010, 19:20
Obrigadão pessoal concordo com muitas das coisas que voces dizem....

Penso que cada num deve seguir aquilo que tem como gosto , opiniões são opiniões, mas podemos ter a nossa consciência e o gosto não se impôem nem se mete na nossa cabeça, educa-se á medida que vamos evoluindo e as influências que temos...


Bom groove para todos !!!!



:icon_smile:

manelso
Qui, 8 de Abril de 2010, 20:23
boas pessoal!!
no meu caso, uso bastantes pratos para me facilitar nos breaks/fills. uso os pratos k me der na cabeça, chego á hora e penso: kero montar/usar td, uso tds os pratos k tenho.
já fiz concertos com 7/8/9 pratos e tb já fiz com 2. dependendo do local e tipo de musica k vou tocar. para um tipo de musica mais rock e rapida dame jeito ter esses pratos tds pois facilitam a escolha na hora da acentuação/condução/pancada final(n sei o k chamar a isto). pa musicas mais calmas axo k n será necessario.
como já disse noutro post, um gajo k toque metal, élhe mais dificil um set com apenas choques ride e crah(digo eu). imaginem o portnoy/joey jordisson/ ou até o carter beauford com um set desses. conseguem tocar as musicas mas já nao lhe dao akele brilho e som caracteristico.
assim de cabeça lembro da entrada do psychosocial com akele china, agora tirem esse china, axo k já nao iria soar ao msm

é apenas a minha opiniao, venham aí os defensores dos mini mini kits e deitem mais lenha pa fogueira

cumps po ppl

warlike
Sex, 9 de Abril de 2010, 00:49
Fala o Leonel, a voz da experiência - muitos pratos ou pratos a mais: eis a questão! :)

A bateria média ou grande cheia de ferro à volta e bronze espalmado até fora dos limites do palco é um espetáculo bonito de se ver, mesmo sem ter lá ninguém a produzir som à porrada com uns paus. Mas saber usar o material é que conta, pois 'tá claro!

Há quem fique mais motivado com muito prato e tambor para tocar, e surgem mais ideias e tal, e não se preocupam com gastos, porque ao lado têm um exemplar quase igual que pode muito bem substituir o eventual danificado.

Pessoalmente não sou muito apologista do set gigante com muito prato à volta.
Façam experiências, tirem proveito do que têm e procurem regrar o crescimento do vosso set quer de pratos quer de tambores.

É isso mesmo, o que é aconselhado é fazerem um esboço da vossa bateria com pratos e respectivos requisitos tanto de tambores, pratos ou hardware e acessórios. (primeiro o efeito pretendido no final, e depois é que vão às medidas, modelos e marcas) E acima de tudo, saibam conhecer o material antes de o comprarem.

Poupem nos pratos, saibam usá-los, e comprem comida. :))

Abraço

Ruben Coelho
Sex, 9 de Abril de 2010, 12:11
Fala o Leonel, a voz da experiência - muitos pratos ou pratos a mais: eis a questão! :)

A bateria média ou grande cheia de ferro à volta e bronze espalmado até fora dos limites do palco é um espetáculo bonito de se ver, mesmo sem ter lá ninguém a produzir som à porrada com uns paus. Mas saber usar o material é que conta, pois 'tá claro!

Há quem fique mais motivado com muito prato e tambor para tocar, e surgem mais ideias e tal, e não se preocupam com gastos, porque ao lado têm um exemplar quase igual que pode muito bem substituir o eventual danificado.

Pessoalmente não sou muito apologista do set gigante com muito prato à volta.
Façam experiências, tirem proveito do que têm e procurem regrar o crescimento do vosso set quer de pratos quer de tambores.

É isso mesmo, o que é aconselhado é fazerem um esboço da vossa bateria com pratos e respectivos requisitos tanto de tambores, pratos ou hardware e acessórios. (primeiro o efeito pretendido no final, e depois é que vão às medidas, modelos e marcas) E acima de tudo, saibam conhecer o material antes de o comprarem.

Poupem nos pratos, saibam usá-los, e comprem comida. :))

Abraço





Mt bem warlike ::**

Gostei...:icon_smile:

Ruben Coelho
Seg, 14 de Junho de 2010, 12:42
Bump!!!!:))

Continuem...

Brasas
Ter, 15 de Junho de 2010, 12:26
Bem, só tenho uma coisa a dizer o post do tiagop e do miguel, estão divinais ::))

Eu também gosto muito de pratos, não tenho todos montados na bateria por opção, mais também conheço muito bem os meus pratos.

Quanto ter muitos pratos no kit, também sou da opinião que cada um é que sabe o que precisa e como o utiliza.

Bogalho
Ter, 15 de Junho de 2010, 13:05
Eu acho que cada um deve ter aquilo que gosta e lhe apetece. Passo a explicar:
nem todos temos o mesmo conhecimento, a mesma tecnica, o mesmo ouvido, o mesmo gosto. Havera sempre diferencas de opiniao se se deve usar um crash 16 medium-thin ou um 17 thin ou um 15 custom-xpto, etc. Claro que ha sons que entram nuns ouvidos e nao noutros... A beleza da diversidade! :))

Quanto a ter muitos ou poucos, acho que eh o mesmo. Se se quer/pode ter muitos, porque nao? Ha, concerteza, muita gente que 3 ou 4 e nao tem mais por razoes financeiras. Mas isso nao quer dizer que um menos-entendido nao possa ter 7 ou 8 e dar-lhes um uso "menos bom". Cada um tem o que pode e eh assim com tudo na vida: ha quem more numa vivenda de 2 milhoes e ha quem more numa de 90000. That's life! E nao ha que olhar para quem tem mais com inveja e pensamentos de "se fosse eu, nao gastava assim o dinheiro", etc. Cada um eh feliz a sua maneira e se preenche como pode e acha adequado.

Falando do meu proprio exemplo, toco por brincadeira e nao tenho, de todo, necessidade de ter 3 crash 17/18/19 K custom, mais 2 splash, 1 china e outro crash 16. Confesso que tambem nao tenho a a sabedoria para tirar 100% proveito deles. Mas, se gosto do som deles e consigo usar todos, entao, por que nao? Claro que nao uso todos em todas as musicas. Isso seria pouco logico. O ter muitos pratos nao quer dizer que se toque neles todos a toda a hora. Se gosto de ver baterias com mil pratos? Gosto. Se tem logica? Podera nao ter, mas que tem o seu visual, isso tem... Ha quem nao goste, mas isso sao outros tostoes (ou outras opinioes, e que se respeitam, claro...).:);)

:icon_smile::rocker:

Concordo plenamente Tiago (ta tudo dito) ;)

Também sou da opinião do Miguel (excepto a palavra "PAISTE" - Sou mais virado para "ZILDJIAN" :icon_razz:)

Cumps :)