Google
 
Web www.bateristaspt.com

Ver Versão Completa : A Respiração - Não é como tocamos, é como respiramos...


LEONEL RODRIGUES
Qua, 7 de Abril de 2010, 01:34
xxxxx

paRkiNson
Qua, 7 de Abril de 2010, 07:07
Sôr Leonel:

Tou farto destes tópicos...
...AQUI.;)
Para quando um blog, só teu?
Todos esses conselhos compilados num só lugar, sem o ruído dos comentário, sem as discussões, só a tua experiência.
As tuas dissertações, as tuas crónicas, os teus conselhos. É que às vezes com o "barulho das luzes" escapam-me alguns e num blog estavam ali sempre à mão.
Já merecias um espaço só teu. Não que aqui não o tenhas, mas era diferente.
Fica a dica.

Por acaso tenho uma respiração muito esquisita a tocar... uma tia minha viu-me tocar e disse que ficava aflita de me ver, porque sustinha demais a respiração a fazer certas cenas, como que "mergulhava na água" nas partes mais difíceis e "vinha à tona" e inspirava (como se estivesse a sufocar) nos compassos mais fáceis...
E claro, suo como um burro, perco precisão, discernimento...etc...

Faço-o mais quando estou pouco à vontade com o que estou a tocar, depois de estar à vontade com os temas começo a perceber melhor os sítios para respirar ou a respirar no ritmo...como tudo, é uma questão de treino.

kosh
Qua, 7 de Abril de 2010, 10:53
Ora muito bem, eu não concordo com a importância da respiração! :)

Luto kick-boxing e estou perfeitamente consciente da importância da respiração e já tenho alguma experiência do assunto e digo-vos: quando uma pessoa começa a pensar na respiração, esquece-se do resto e o resultado não é bom...

Se começarmos a pensar na maneira como respiramos, esquecemo-nos do mais importante: tocar bateria. Se estão a arfar, arfem: é o corpo a pedir ar, não quer dizer que estão em má forma ou que não aguentam o esforço, diferentes pessoas reagem de maneiras diferentes a estímulos exteriores.

Não pensem na respiração. Não é preciso pensar nela para a executarmos, ninguém pensa na 'corrida' quando corre ou no 'andar' quando anda...

Mas é só a minha opinião. É que já levei muita 'murraça' à custa de estar a pensar na respiração enquanto lutava... Parei de pensar nisso e nunca mais tive problemas com a respiração...

Quanto à bateria, já várias pessoas me disseram que tenho uma respiração estranha, com flutuações. Nunca sofri por causa disso, nunca me faltou o ar nem tive problemas de respiração, apesar de aparentemente não ser a mais correcta. Claro que é o meu caso, outros poderão ter mesmo problemas com a respiração (aí já me calo), mas, regra geral, é tocar para a frente que essa preocupação logo passa... :)

Miguel Martinho
Qua, 7 de Abril de 2010, 11:08
Eu como sempre pratiquei desporto, entre eles ciclismo que obriga a um grande controlo sobre a respiração, nunca tive problemas em passar este controlo para quando toco bateria. Daí, além de tocar sem me cansar a nível de respiração, ainda consigo cantar sem que me falte o ar ou perca o balanço a tocar.

Mas sim, este assunto do controlo da respiração é muito importante para conseguirmos tocar fluentemente sem que se chegue ao fim com os "bofes de fora".

serrinha
Qua, 7 de Abril de 2010, 12:23
Boas,

Outro grande post do grande Leonel.

Há quem diga que um baterista é quase como um desportista, logo, a respiração é tão importante, se não mais importante, que a tecnica e/ou a postura para uma boa execução e para evitar o cansaço desnecessário.

Obrigado pela partilha.


Abraços

Carlos Nevalainen
Qua, 7 de Abril de 2010, 13:37
que ei de dizer ? topico do leonel é sempre bom topico ;)

abraços

hlw
Qua, 7 de Abril de 2010, 14:09
Boas!

Mais um belíssimo tópico do Leonel.

Por acaso sempre que toco ternários acima de 140 bpms sinto que sou trapalhão a respirar.

Já agora, estou convencido de que a capacidade inata chega a ser menos importante que aquilo que se atinge com treino. Acho que com treino até o "pulmão mais fraquito" aprendia a rentabilizar o esforço.

Um abraço

Bernardo
Qua, 7 de Abril de 2010, 23:18
Grande topic!
Bom ponto que tocaste agora caro Leonel ...
A respiração claro que é importante, mas é como tudo requer treino .. Se tivermos rotinados num tema, já podemos pensar mais na respiração .. Senão estivermos penso que ela "surgirá" automaticamente ;)
Eu toco ritmos acelarados, e consigo fazer coros ao mesmo tempo .. que me lembre (desde que toco) nunca me veio um problema com a respiração ao tocar! (e já sofri de asma quando era criança com os meus 4/5 anos)

Henry
Qui, 8 de Abril de 2010, 11:19
Sem duvida um tópico bastante interessante e util para quem vive a DRUM 100%!!!

Em tempos li que um baterista sofre tanto desgaste como um jogador de futebol, mas é claro em termos de metal e rock onde o factor fisico/mental/respiratório é bastante relevante...não quando vou para um jazzada tocar com vassouras LOL

Alguém sabe de dvd´s de instrução neste campo?

Cumprimentos