warlike
Qua, 2 de Junho de 2010, 17:20
Viva! Muito simples: Já alguém experimentou em fazer tarolas de cascos de timbalões?
Isso mesmo, é só arranjar peles fixes para o ataque e a ressonância, umas furações ou extensão para montar o tensor e fazer um casco mais alto soar com registo. :)
Comentem, e aconselhem, agradeço!
Nelson Carreira
Qua, 2 de Junho de 2010, 18:06
Não, não é só isso... As tarolas usam normalmente um rebaixo na zona da esteira, que se chama snare beds (em português camas da esteira).
Na prática, são um rebaixo no bordo do casco, na zona onde assenta a esteira. Assim a pele de ressonância fica mais baixa e ligeiramente arqueada na zona da esteira, o aumenta o contacto entre a esteira e a pele de ressonância.
Isto aumenta a sensibilidade da tarola e diminui o snare buzz, ou seja, aquele barulho irritante dos bordões a vibrar devido a outras ondas sonoras.
Pega na tua tarola, retira a pele de ressonância e assenta o casco sobre uma superfície bem plana (como uma bancada de granito). Deves conseguir notar esses rebaixos no casco.
Basicamente, para transformar um timbalão em tarola, terias que furar o casco para colocar a alavanca da esteira e cortar os snare beds no bordo inferior, pelo que a transformação é mais ou menos irreversível.
Espero ter ajudado.
Abs
warlike
Qua, 2 de Junho de 2010, 18:41
Antes de mais, grande obrigado pela resposta, que está mais completa do que pensava receber!
Nesse caso, tinha que desgastar um bocado o topo (edge) inferior do timbalão. Snare beds (http://www.kickandsnare.com/TechTalkPages/SNARE-BEDS_files/image001.jpg)
Será que o som iria alterar muito? Nunca reparei nesse pormenor do topo inferior da pele de ressonância ser mais gasto naquela zona, segundo o que entendi. Pensei até que o bearing ('chanfre' interno) fosse diferente, com um grau menor, para o tal efeito de impedir a ressonância do registo com o som.
Abraço