Ver Versão Completa : Grandes bateristas de pedal simples
enes Qua, 7 de Julho de 2010, 20:51 boas !
numa conversa via PM falei com um colega de começar a tocar com pedal simples.... acho que ja ha um topico sobre isso...
é que de facto temos tendencias a ir quase logo para um pedal duplo, o que é grave, visto que em pedal simples nao temos a tecnica certa , groove, felling, chamem-lhe o que quizer... acho que só se treina velocidade e pouco mais... pronto .. ja me vao bater..
agora gostaria que postassem videos de grandes bateristas que só tocam com pedal simples... pelo menos no video em questao..
obrigado
warlike Qua, 7 de Julho de 2010, 20:55 Acho que é de valor tocar só com um pedal e dominar a técnica. Já passar para o pedal duplo sem ter grande conhecimento técnico acho um bocado forçado e facilitista.
LEONEL RODRIGUES Qua, 7 de Julho de 2010, 21:05 Ó Enes!!
Senhor Conde!!
Olha assim de repente:
YouTube- Duplas
YouTube- kiD - Getting things off my chest
É nosso, é de cá!!
Abraço
HugoB Qua, 7 de Julho de 2010, 22:27 Boas Enes,
Gosto muito do Thomas Pridgen, e que eu saiba ele so usa pedal simples(sempre).
YouTube- Thomas Pridgen: Live at Modern Drummer 2008
Mas pelo mercado do R&B e gospel, enconstra muitos só a usar single pedal.
1 abraço
P.s.: Modifiquei o video, pk realmente pensei que ele usava unicamente single, e nem me dei ao trabalho de selecionar o video.
Lu Batera Qua, 7 de Julho de 2010, 22:29 Eh pá, boa ideia este tópico! ;)
Nunca mais acabava de referir aqui bateristas que só tocam com pedal simples (acho que é uma grande maioria dos que eu gosto): John Bonham, Stanton Moore, Adam Deitch, Bill Stewart, Alan Evans, Elvin Jones, Billy Cobham...
De qualquer modo, gostava era de sugerir um tópico com gajos muito bons com o pé esquerdo nos pratos de choque, que é uma "ciência" que muitos agora parecem esquecer.
(Não abro eu o tópico porque no trabalho não posso ver YouTube e em casa, com um Mac, muitos vídeos não me aparecem).
Carlos Ramos Qua, 7 de Julho de 2010, 22:32 agora fiquei assustado quando vi o inicio do topico. fiquei com a ideia q so os bateristas com duplo e q sao bons.... é acessorio que cada vez toco menos, felizmente.
LMCardoso Qua, 7 de Julho de 2010, 22:34 Sou da opinião que devemos começar com pedal simples.
Lembrei-me deste vídeo:
YouTube- Jojo Mayer - Street Beats
Abraços
Brasas Qua, 7 de Julho de 2010, 22:55 Eu também utilizo pedal simples.
Já utilizo a pelo menos 2 e meio anos, antes utilizava sempre pedal duplo.
Fiz questão de utilizar pedal simples para adquirir melhor técnica e tirar o máximo proveito
do pedal.
Apesar de não ter alcançado ainda o nível pretendido, ando a pensar em comprar novamente um pedal duplo, mais para já continuo a treinar e tocar no single.
baquetas Qua, 7 de Julho de 2010, 22:58 Boas Enes,
Gosto muito do Thomas Pridgen, e que eu saiba ele so usa pedal simples(sempre).
YouTube- Thomas Pridgen Solo Preview - Drum Channel (http://www.youtube.com/watch?v=mOWpZ0sKwo8)
Mas pelo mercado do R&B e gospel, enconstra muitos só a usar single pedal.
1 abraço
ele está a usar duplos vê bem aos 0.21
David Carreta Qui, 8 de Julho de 2010, 00:01 Tambem já tinha pensado num topico semelhante...
Ainda bem que alguem se lembrou ;)
Para alem dos nomes que já foram ditos gosto do single deste menino:
YouTube- Nathaniel Townsley: Modern Drummer Festival
Abraço
jayfox Qui, 8 de Julho de 2010, 00:10 E coisa que eu nao uso e pedal duplo... Por dois motivos:
1º e mais importante - Falta de $
2 - Quero adquirir mais tecnica com single...
cumps
:icon_drummer:
lastf Qui, 8 de Julho de 2010, 00:16 Nicko McBrain dos Iron Maiden, toca sempre com pedal single, (ou pedal simples).
Apenas usou pedal duplo uma vez em estudio, para gravar uma musica, e diz que foi a coisa mais complicada que já fez. Os Iron Maiden nunca tocam essa musica ao vivo.. eheheh (não me recordo o nome da musica, não sou um grande seguidor de Maiden.)
O Nicko desenvolveu uma tecnica extremamente rapida de pedal single, que muitas vezes nem até parece um duplo.
ah! ... Videos.. nenhum em especial, todos os de Maiden. lol
cumprimentos.
DanTheMan Qui, 8 de Julho de 2010, 00:17 O grande Carter Beauford :)
YouTube- Santana & Dave Matthews & Carter Beauford - Love of My Life
Eu tenho pedal duplo há muitos anos mas de alguns anos para cá só tenho usado single.
Cheguei à conclusão que para os estilos de música que toco, não preciso de pedal duplo, e acabei por "apurar" a técnica do single.
Abraços,
Daniel
Ticó Qui, 8 de Julho de 2010, 02:07 Eu sempre toquei com simples, aliás nunca experimentei duplo (mas ando tentado).
Pá eu sinceramente adoro este baterista, toca com pedal simples e nunca o vi tocar com com duplo.
YouTube- Keith Jarrett Trio - RIOT
PS: Entretanto ele vem cá ao Jazz em Agosto na Gulbekian, não vou perder :)
serrinha Qui, 8 de Julho de 2010, 02:46 Ora boas,
Eu por acaso tenho pedal duplo, mas não sei tocar com ele...
Por isso, toco e sempre toquei com simples...
Abraços
JoãoCampos Qui, 8 de Julho de 2010, 03:56 Eu acho que há uma espécie de preconceito no que diz respeito ao pedal duplo.
Ao contrário do que se pensa:
. pedal duplo é uma ferramenta importante
. não serve só para disparar balas
. não é concebido para preguiçosos
Poderia enunciar aqui tantos bateristas que usam pedal duplo. O grande Vicky, Dennis Chambers, DaveWeckl, Aaron Spears, etc . E no entanto, nenhum deles toca nem metaladas nem são preguiçosos e fazem duplas com o duplo. Têm um single virtuoso, e usam o pedal duplo para apontamentos específicos. Ainda à umas 3 semanas fui ver o workshop do Vicky e a maneira como ele usa o pedal duplo incentivou-me a mim a comprar um eliminator duplo, porque há coisas extremamente engraçadas que se podem fazer. No entanto, enquanto toca com a Mariza não anda a disparar semifusas... mas para quem já assistiu, sabe que ele usa em situações que geralmente encaixam que nem uma luva.
Para todos os efeitos, por muito boa técnica de pé que se tenha há coisas impossíveis de se fazer...ou pelo menos com a exactidão e força com que se faz no duplo. E duplo não é apenas para metaladas, pesadas... é para o funk, para o rock ligeiro, para tudo, desde que seja usado com inteligência e com gosto!
Lu Batera Qui, 8 de Julho de 2010, 09:40 Isso é tudo verdade, kiD!, mas não significa que todos tenhamos de tocar com pedal duplo. Desde há uns anos para cá, ao falar com bateristas, por vezes parece-me que uma bateria só está completa se tiver um pedal duplo, e confesso que isso me irrita um pouco. Por isso referi já por diversas vezes a importância do pé esquerdo nos HH, mas nitidamente isso tem muito menos importância do que os 187686125 modelos de pedais duplos.
Century Qui, 8 de Julho de 2010, 12:50 Já vou no 5º pedal e só 2 é que foram duplos.
Só 5 ou 6 anos depois de começar a tocar é que comprei o 1º duplo e foi porque algumas das músicas que tocava (covers) tinham mesmo que levar com isso.
A verdade é que gosto bem mais de usar o single, tanto que gasto o beater da direita e o da esquerda fica como novo...
Tá a vulgarizar-se demais o uso de pedal duplo, qualquer dia só há breaks de duplo, "a la Joey Jordison"
JoãoCampos Qui, 8 de Julho de 2010, 14:36 Claro!
100% de acordo Lu!
O meu discurso foi mais direccionado para uma onda de orgulho que corre ao dizer "eu não uso pedal duplo".
Não é discriminatório usar pedal duplo, tal como não é sinónimo de ter um pé pouco desenvolvido, é mais isso que quero dizer!
Uma bateria está completa até só com bombo tarola e HH... desde que o baterista pegue nesse material e faça a sua magia.
E também acho isso muito verdade, o pé esquerdo nos hats. Por exemplo, se repararmos todos os "grandalhões" enquanto fazem solos mantêm sempre os choques à colcheia p.e. Por acaso é algo que faço questão de ensinar aos meus alunos (alguns deles andam por aqui, não me deixam mentir): meter os HH a tempo, contratempo, à colcheia... Dá outro brilho às coisas. E no caso específico de solos, dá para andares a partir o tempo todo sem que os teus músicos se percam. Concordo totalmente nesse ponto.
A minha mensagem relativamente ao pedal duplo foi mesmo por aquilo que referi... fica extremamente engraçado em certos apontamentos. Ainda hoje estava a ver um tema tocado pelo andré silva em que ele orquestra à sextina a combinação de BBBRLR BBB RLR BBBRLR BBBRLR e fica uma coisa monumental, ainda mais à velocidade a que ele faz isso. E longe daquilo soar a metaladas... soa a algo muito diferente, e bom!
Isso é tudo verdade, kiD!, mas não significa que todos tenhamos de tocar com pedal duplo. Desde há uns anos para cá, ao falar com bateristas, por vezes parece-me que uma bateria só está completa se tiver um pedal duplo, e confesso que isso me irrita um pouco. Por isso referi já por diversas vezes a importância do pé esquerdo nos HH, mas nitidamente isso tem muito menos importância do que os 187686125 modelos de pedais duplos.
warlike Qui, 8 de Julho de 2010, 14:54 Muito pelo contrário, o pedal duplo é uma ferramenta de utilidade incomparável.
Quem souber dominar o pedal duplo como domina o single, vai conseguir dobrar ou mais a sua criatividade e pôr em prática uma nova dimensão rítmica. Tenham isto em conta quando quiserem optar.
Miguel Martinho Qui, 8 de Julho de 2010, 15:08 Tens o Nicko McBrain (Iron Maiden) que além de rápido tem boas ideias para o single (e também mexe bem com o pé esquerdo nos hh).
Suzuhara Qui, 8 de Julho de 2010, 15:14 Boas,
Pessoalmente nunca toquei com pedal duplo por uma simples razão. Nunca tive essa necessidade. Não menosprezo de todo quem utiliza pedal duplo, tal como o KiD disse, é uma ferramenta importante, eu só não o utilizo pois o meu estilo musical não me chama para ai. Eu toco rock alternativo, mas a forma como toco um pedal simples serve-me na perfeição.
Embora haja uma coisa que está mal em certas mentalidades jovens que começam a tocar. Tal como já foi dito, dizer-se que uma bateria só está completa com pedal duplo. É essencial para aprendizagem e para o domínio da bateria, iniciar-se com um pedal simples. Aprender a dobrar só com um pedal, treinar velocidade e eficácia com um só pedal. Ai, quando tudo isso estiver no sítio, pensar em explorar (se houver necessidade) o pedal duplo.
Um aparte para o KiD: Gostei bastante da disposição da tua bateria, o prato de choques em frente à tarola deixou-me a pensar, é algo que um dia irei experimentar.
Abraço a todos
Lu Batera Qui, 8 de Julho de 2010, 15:21 Nunca toquei com pedal duplo, só com dois bombos, em tempos idos na minha época do metal (felizmente não havia máquinas fotográficas digitais, assim não há muitas provas). :))
O pedal duplo é uma ferramenta tão "essencial" como um prato china, um woodblock, uma segunda tarola, etc.
(Ia dizer também como um cowbell, mas todos sabemos que este sim é essencial. I gotta have more cowbell!!!) :))
Miguel Martinho Qui, 8 de Julho de 2010, 16:26 (Ia dizer também como um cowbell, mas todos sabemos que este sim é essencial. I gotta have more cowbell!!!) :))
Uma bateria sem um cowbell não é bateria, é um monte de lenha. :))
LEONEL RODRIGUES Qui, 8 de Julho de 2010, 16:29 Uma bateria sem um cowbell não é bateria, é um monte de lenha. :))
Ò Miguel!!!!
E eu que o diga, não?
Bernardo Qui, 8 de Julho de 2010, 17:42 Estou de acordo contigo KiD.
Isto do pedal duplo tem que se lhe diga, porque imensa gente pensa que este material é só para os metaleiros andaram para ali a disparar velocidade por tudo o que é lado!
Errado ! Consegue-se usar o duplo em toda a música, desde que seja com precisão no determinado momento, que seja com gosto e que se enquadre bem no tempo! Pode fazer magias nos sons onde se menos espera!!
Como disseste não é só para disparar balas ;)
A minha opinião sempre foi a de iniciar-se e dominar bem um single .. Quando se souber fazer isso, dominar igualmente o pedal dos hats .. Pensamos em pegar num duplo a ver como nos damos (até nos podemos dar mal, e ficar a tocar em single para a vida)!
Abraços :) (Este assunto dá um bom tema para diferentes pontos de vista)
kosh Qui, 8 de Julho de 2010, 19:04 Hum, o Carter Beauford usa pedal duplo. Mas usa-o muito bem, não é para disparar notas à sorte.
De pedal simples, há o Jojo Mayer, Thomas Pridgen, e por aí fora. O uso ou não do pedal duplo não depende essencialmente da qualidade do baterista: há aquele movimento de contra-corrente que dá a entender que os bateristas de pedal simples são melhores. Pura e simplesmente, tocam com pedal simples porque não precisam de pedal duplo...
Freddy Jordison Qui, 8 de Julho de 2010, 19:25 parte da before I forget (slipknot) com pedal simples tocado por mim (eu toco.a toda mas ainda nao deu para gravar bem....fica sempre escuro)
YouTube- Before I forget Pedaleira Simples (BPT only)
abraços
warlike Qui, 8 de Julho de 2010, 19:41 Tenho que relembrar que também têm o Zack Hill, que toca com single, e triplas é com ele, se não forem mais.
Ricardo Pereira Qui, 8 de Julho de 2010, 23:23 Ó Enes obrigadão pelo tópico.
Isto tudo veio a meu propósito que no workshop de Esposende me pûs a "mandar balas" na sonor do diogo. Toquei naquele pedal e opah sabem akela vontade mesmo de tocar metal e arrebentar com a loiça toda. foi isso que me deu.
Falei com Enes e o Enes deu-me umas aulinhas lá e via PM. E criou este tópico para mim.
Eu toco com pedal duplo porque me fascina. Agora vou tentar passar a tocar com o simples para desenvolver técnica e não rapidez.
Obrigado e mandem mais videos, não só para mim mas para toda a gente aprender:cheer2::icon_drummer:
JoãoCampos Qui, 8 de Julho de 2010, 23:28 Isso é tudo muito giro mas se reparares:
. a intensidade com que fazes a sequência de kicks não é a mesma de quando dás um só kick (são notas muito mais baixas)
. estás a fazer isso em ressalto
. por estares a faze-lo por ressalto não tens total controlo no número de notas que dás, nem na intensidade que dás, nem muito menos nos tempos que cada uma nota deve ter
E isto, só pelo vídeo que colaste aqui.
Isso com pedal duplo, soaria bem, definido, com intensidade igual dos kicks e sem grandes oscilações em termos de tempo de cada kick
parte da before I forget (slipknot) com pedal simples tocado por mim (eu toco.a toda mas ainda nao deu para gravar bem....fica sempre escuro)
YouTube- Before I forget Pedaleira Simples (BPT only) (http://www.youtube.com/watch?v=lytCq6PWsuY)
abraços
Freddy Jordison Sex, 9 de Julho de 2010, 00:06 Isso é tudo muito giro mas se reparares:
. a intensidade com que fazes a sequência de kicks não é a mesma de quando dás um só kick (são notas muito mais baixas)
. por estares a faze-lo por ressalto não tens total controlo no número de notas que dás, nem na intensidade que dás, nem muito menos nos tempos que cada uma nota deve ter
Isso com pedal duplo, soaria bem, definido, com intensidade igual dos kicks e sem grandes oscilações em termos de tempo de cada kick
Eu tava a tocar com chinelos muito leves, daí nao conseguir muito kick...e eu uso o tornozelo para fazer aquelas batidas rapidas e nao o rebound...eu qualquer dia ponho a musica toda...
Abraços
joaocadete Sex, 9 de Julho de 2010, 01:43 parte da before I forget (slipknot) com pedal simples tocado por mim (eu toco.a toda mas ainda nao deu para gravar bem....fica sempre escuro)
abraços
Boas reparei que não estas a bater no centro do bombo , não te cria dificuldade e o ataque na pele não é tão rapido e poderoso, porque que esta mais ao lado para maior resalto?
abraços
Freddy Jordison Sex, 9 de Julho de 2010, 13:30 Boas reparei que não estas a bater no centro do bombo , não te cria dificuldade e o ataque na pele não é tão rapido e poderoso, porque que esta mais ao lado para maior resalto?
abraços
o batente esta nem 1 cm à esquerda do centro, se estiver fora do centro....dizem que assim uma segunda batida nao corta o som da primeira....parece que esta muito de lado porque a imagem esta a ser gravada na diagonal....
abraço
tgalex Sex, 9 de Julho de 2010, 15:16 eu sempre toquei com pedal simples, e nunca senti necessidade de pedal duplo, existem técnicas para tocar apenas com um pedal como as Duplas que o LMR60 fala, a verdade e qu eu adquiri essa técnica por acaso e passado uns tempos ao ver vídeos de outros bateristas reparei que muitos a usam.
Apenas irei adquirir o pedal duplo quando sentir muita nesse cidade dele ou quando a minha técnica de pedal simples estiver ''excelente''...
Abraços
Tiago :icon_drummer:
andreareias Sex, 9 de Julho de 2010, 17:10 Isso é tudo muito giro mas se reparares:
velocidade sem consistência nao serve de nada..
canas Sex, 9 de Julho de 2010, 17:18 Sem me alongar muito sobre o uso ou não do pedal duplo, que vai ser sempre da experiência pessoal de cada um, queria só deixar aqui o meu "filete":
Se o argumento "começa como o pé direito até dominares a técnica e só depois passas para o esquerdo" fosse válido, então eu ainda hoje só tocava com o braço direito porque ainda não está "pronto".:hah:
Ter um pedal duplo não impede o uso de técnicas avançadas de single, o que impede é a falta de treino.
canas
warlike Sex, 9 de Julho de 2010, 18:10 velocidade sem consistência nao serve de nada..
Isso mesmo. Mas ainda se consegue qualquer coisa com triggers.
JoãoCampos Sex, 9 de Julho de 2010, 18:42 Isso mesmo. Mas ainda se consegue qualquer coisa com triggers.
Pegas no MIDI e metes tudo no sítio :))
andreareias Sex, 9 de Julho de 2010, 20:43 triggers sao pra "fracos" ahaha
Superdgs Sáb, 10 de Julho de 2010, 01:51 YouTube- Flea an Chad Smith jam
Jorge Cardoso Sáb, 10 de Julho de 2010, 16:37 Parafraseando Jimmy Hendrix, a falar para Robert Plant: "... o vosso baterista tem um pé direito, que mais parece um par de castanholas..." John Bonham, o meu guru de sempre!:bow:
Fora esse grande, Nicko Mc Brain, claro está!:rocker:
Ads Sáb, 10 de Julho de 2010, 20:09 o que é grave, visto que em pedal simples nao temos a tecnica certa , groove, felling, chamem-lhe o que quizer...
Ó Enes, desculpa lá, mas o que é que foi isso ?
|
|