Google

Web www.bateristaspt.com

Ver Versão Completa : Que tipo de efeitos se pode fazer na tarola?

exotunder
Qui, 28 de Outubro de 2010, 22:35
que efeitos se pode fazer na tarola

technon
Qui, 28 de Outubro de 2010, 22:50
O que queres dizer com efeitos?

Referes-te a técnicas de tocar ou de efeitos de mesa/processamento do mic?

cumps

exotunder
Qui, 28 de Outubro de 2010, 22:58
coisas tipo rimshots

Pedro Salvado
Sex, 29 de Outubro de 2010, 02:14
Hmm... não sei se percebi bem a pergunta, mas tens a pancada normal, o rimshot e o sidestick. Depois podes entrar numas brincadeiras de fazer pressão com os dedos na pele da tarola enquanto bates nela (dá uns timbres diferentes), mas isso não são técnicas.. são liberdades criativas. =P

Mas efeitos efeitos... há umas tarolas com luzes que acendem quando dás porrada nelas... é o chamado efeito da mariquice. eheh
:icon_drummer:

Tiago Silva
Sex, 29 de Outubro de 2010, 12:50
Hmm... não sei se percebi bem a pergunta, mas tens a pancada normal, o rimshot e o sidestick. Depois podes entrar numas brincadeiras de fazer pressão com os dedos na pele da tarola enquanto bates nela (dá uns timbres diferentes), mas isso não são técnicas.. são liberdades criativas. =P

Mas efeitos efeitos... há umas tarolas com luzes que acendem quando dás porrada nelas... é o chamado efeito da mariquice. eheh
:icon_drummer:

:hah::))HAHA!!

Bernardo
Sex, 29 de Outubro de 2010, 14:45
Tens os rim's como disseste (utilizado para dar power e aquele estalo com o aro), que eu pessoalmente uso bastante. Sidesticks não estou a ver o que é pelo nome ;)
Depois é conforme a imaginação. Por ex. rufares, prenderes com a baqueta da mão esquerda a pele e a direita trabalha (aprendi com o meu prof.), as ghost notes pois claro, etc. etc. Depende da tua liberdade e sobretudo destreza!

Abraços!

Pedro Salvado
Sex, 29 de Outubro de 2010, 18:44
Tens os rim's como disseste (utilizado para dar power e aquele estalo com o aro), que eu pessoalmente uso bastante. Sidesticks não estou a ver o que é pelo nome ;)
Depois é conforme a imaginação. Por ex. rufares, prenderes com a baqueta da mão esquerda a pele e a direita trabalha (aprendi com o meu prof.), as ghost notes pois claro, etc. etc. Depende da tua liberdade e sobretudo destreza!

Abraços!

O sidestick (pelo menos eu chamo-lhe assim) é o deitar a baqueta na tarola e bater no aro.

Aquilo que eu estava a falar de fazer pressão na pele com uma mão e usar a baqueta na outra chama-se rufar?

Bernardo
Sex, 29 de Outubro de 2010, 19:20
O sidestick (pelo menos eu chamo-lhe assim) é o deitar a baqueta na tarola e bater no aro.

Aquilo que eu estava a falar de fazer pressão na pele com uma mão e usar a baqueta na outra chama-se rufar?

Ah ok :) não conhecia por esse nome, sidestick!
Não sei de que estavas a falar , é usar mesmo a mão ? Eu já fiz isso para travar o som. mas normalmente até se segura com a baqueta também.
Não, rufar é deixar correr as baquetas rapidamente (só trabalho de dedos) para dar aquele som que ouvimos nos circos e quando queremos anunciar algo importante, estás a assimiliar ? LOL E utiliza-se bastante, só que numa música não é com tanto tempo de rufo de circo :))
Mas também podes utilizar por exemplo a mão esquerda em ghost bem rápida e acenturares com a direita para dar ênfase. Quem utiliza muito isso é o Chad Smith dos RHCP, se reparares.

Pedro Salvado
Sex, 29 de Outubro de 2010, 19:27
Não é bem a mão, é com os dedos.. o que acontece é que mudas a pressão da pele.

No fundo é como se estivesses a esticar a pele, empurrando para baixo com os dedos (utiliza-se muito em percussão), dá-te um som mais agudo e volta ao normal quando retiras a pressão.

Pois.. isso era o que eu achava do rufar, como o Chad Smith faz ainda não reparei.

Bernardo
Sex, 29 de Outubro de 2010, 19:31
Não é bem a mão, é com os dedos.. o que acontece é que mudas a pressão da pele.

No fundo é como se estivesses a esticar a pele, empurrando para baixo com os dedos (utiliza-se muito em percussão), dá-te um som mais agudo e volta ao normal quando retiras a pressão.

Pois.. isso era o que eu achava do rufar, como o Chad Smith faz ainda não reparei.

é isso . Eu sei que é.
O Chad Smith não rufa propriamente dizendo. Utiliza é sim as ghost e acentua as pancadas, o "break" é que se pode chamar rufo. Mas não é rufo no sentido da palavra ;)

Pedro Salvado
Sáb, 30 de Outubro de 2010, 00:28
Isso com as ghost notes já é outra conversa.. =)

warlike
Sáb, 30 de Outubro de 2010, 11:23
Já disseram tudo! Resumindo:

- Rim shots (graves ou agudos, mais próximo do aro ou não);
- Cross sticking (mais leves ou pesados, consoante o lado da baqueta);
- Pressão sobre a pele para tirares notas mais agudas;
- Rufar (drum roll);
- Ghost notes (notas surdas);
- Em termos de técnica, accents (acentuações, com variação de intensidade);
- Podes colocar um prato fino e pequeno sobre a tarola e fazer um efeito de tarola electrónica;
- Tocar com a pega da baqueta e tirares um som mais potente;
- Cross sticking e ritmos com os dedos ou a outra baqueta (no aro, na baqueta ou em toda a pele);
- Colocas uma baqueta perto da pele e tocares nela com a outra, ouves o som de baqueta e tarola intercalados;
- Podes usar a tarola como djembé, sem os snares, e usares uma técnica de fricção dos teus dedos, cujo som se assemelha a um instrumento de sopro, grave;
- Tocar numa baqueta junto à pele para sacares um som mais a madeira mas com snares; ...

...e venham mais efeitos na tarola!!

Bernardo
Sáb, 30 de Outubro de 2010, 11:37
Compilaste tudo Warlike.
Melhor assim :)

Grande abraço

Tiago Silva
Sáb, 30 de Outubro de 2010, 12:10
Já disseram tudo! Resumindo:

- Rim shots (graves ou agudos, mais próximo do aro ou não);
- Cross sticking (mais leves ou pesados, consoante o lado da baqueta);
- Pressão sobre a pele para tirares notas mais agudas;
- Rufar (drum roll);
- Ghost notes (notas surdas);
- Em termos de técnica, accents (acentuações, com variação de intensidade);
- Podes colocar um prato fino e pequeno sobre a tarola e fazer um efeito de tarola electrónica;
- Tocar com a pega da baqueta e tirares um som mais potente;
- Cross sticking e ritmos com os dedos ou a outra baqueta (no aro, na baqueta ou em toda a pele);
- Colocas uma baqueta perto da pele e tocares nela com a outra, ouves o som de baqueta e tarola intercalados;
- Podes usar a tarola como djembé, sem os snares, e usares uma técnica de fricção dos teus dedos, cujo som se assemelha a um instrumento de sopro, grave;
- Tocar numa baqueta junto à pele para sacares um som mais a madeira mas com snares; ...

...e venham mais efeitos na tarola!!

Enciclopedia de efeitos de tarola :))

Muito bom Warlike :)

Abraço

Bernardo
Sáb, 30 de Outubro de 2010, 15:58
Este tópico podia ser alterado o seu título e colocava-se uma lista fixa (e ia-se acrescentando naturalmente) os variados efeitos de tarola , começando por esta bela compilação do nosso amigo Warlike.

Abraços!

warlike
Sáb, 30 de Outubro de 2010, 16:17
Ora essa, foi um resumo das vossas dicas, com algumas sugestões minhas! Também estou de acordo em organizar isto melhor.

Este tópico podia ser alterado o seu título e colocava-se uma lista fixa (e ia-se acrescentando naturalmente) os variados efeitos de tarola , começando por esta bela compilação do nosso amigo Warlike.

Abraços!

jayfox
Sáb, 30 de Outubro de 2010, 16:47
Lol, nao sei se estou a audar, mas tipo um abafador pode servir de efeito...

Abraço
:icon_drummer:Good Drumming

warlike
Sáb, 30 de Outubro de 2010, 20:24
Penso que serve de tratamento acústico, logo, produz um efeito sonoro, neste caso, condiciona o som da tarola.

Lol, nao sei se estou a audar, mas tipo um abafador pode servir de efeito...

Abraço
:icon_drummer:Good Drumming

Timmy
Seg, 1 de Novembro de 2010, 17:23
Como é que chamam os ritmos que se fazem nas drumlines (Desculpem mas não sei dizer em português :S). Eu queria saber alguns :P

warlike
Seg, 8 de Novembro de 2010, 20:00
Os ritmos das drumlines são composições escritas só para caixa. Têm como base os 40 rudimentos essenciais da bateria. Tens no site da Vic Firth, uma das marcas mais conhecidas de baquetas, os 40 rudimentos essenciais para bateria.

http://www.vicfirth.com/education/rudiments.php

Timmy
Seg, 8 de Novembro de 2010, 20:34
Os ritmos das drumlines são composições escritas só para caixa. Têm como base os 40 rudimentos essenciais da bateria. Tens no site da Vic Firth, uma das marcas mais conhecidas de baquetas, os 40 rudimentos essenciais para bateria.

http://www.vicfirth.com/education/rudiments.php

Eu tenho treinado os rudimentos, só não sabia que as tarolas nas drumlines eram compostos por drumline. Já consigo fazer todos só não sei é usar um metronomo para treinar :/

warlike
Seg, 8 de Novembro de 2010, 23:53
O metrónomo serve para manteres um ritmo certo, só isso. Por exemplo, escolhes a velocidade (em bpm - batidas por minuto) e acompanhas a tocar fazendo acentos no tempo ou no meio tempo, treinando duplas (acentua a segunda nota para te habituares), entre outras técnicas para começares a mecanizar o treino básico que te irá acompanhar ao longo da experiência baterística.

Eu tenho treinado os rudimentos, só não sabia que as tarolas nas drumlines eram compostos por drumline. Já consigo fazer todos só não sei é usar um metronomo para treinar :/

Timmy
Ter, 9 de Novembro de 2010, 18:24
O metrónomo serve para manteres um ritmo certo, só isso. Por exemplo, escolhes a velocidade (em bpm - batidas por minuto) e acompanhas a tocar fazendo acentos no tempo ou no meio tempo, treinando duplas (acentua a segunda nota para te habituares), entre outras técnicas para começares a mecanizar o treino básico que te irá acompanhar ao longo da experiência baterística.

Obrigado, já esclareceste algumas dúvidas agora surgiu me outra. E os rudimentos sem acentos (como este http://www.youtube.com/watch?v=Z7u9AC9F56k&feature=related) ? Toco como quero ou há tipo alguma "regra" a seguir? Contos os 1 and 2 and 3 and 4 and ou que? A 60 bpm por exemplo dou à vontade os 7 strokes só quem não devem ser sempre iguais. A minha pergunta é toco como quero/por ouvido ou há alguma coisa/"regra" que tenho a seguir?

andreareias
Ter, 9 de Novembro de 2010, 19:34
Como é que chamam os ritmos que se fazem nas drumlines (Desculpem mas não sei dizer em português :S). Eu queria saber alguns :P

resumindo, não sabes fazer nenhum.

os rudimentos incialmente nao eram tantos, o pessoal é q gosta de inventar e chamar nomes a tudo.
o single stroke 7, sao apenas 7 single strokes...no fundo toda a gente sabe fazer o single stroke seven porque só precisas de saber fazer single strokes.

posso inventar agora o single stroke 21930 lol