Rafael Dolinski
Qua, 2 de Fevereiro de 2011, 13:58
Olá, gostaria de compartilhar com vocês aqui minhas idéias sobre técnica e ritmos. Por favor, postem sugestões e perguntas, que vou tentar ajudar!
1. Tercinas contínuas com pedal simples
O movimento é composto por três partes, o primeiro toque utiliza a força da perna, levantando e abaixando para o primeiro toque. Não uso o calcanhar para dar o toque mas em velocidades mais baixas, apoio no chão para descansar a perna e aguardar o rebote da pele. O segredo desta técnica é aguardar o rebote da pele, desde o primeiro toque, a pele vai devolver o batedor para o pé, que no segundo e terceiro toque, apenas empurra o pedal com a ponta do pé aproveitando o rebote da pele.
Não uso abafador na pele e regulo a mola do pedal o mais leve possível. Assim consigo uma resposta mais precisa do pedal e dos rebotes.
Esta técnica é chamada de "constant release", copiei a idéia da técnica moeller para mãos e adaptei nos pés.
http://www.youtube.com/watch?v=jz0sCWyHDAw
Rafael Dolinski adicionou o seguinte texto, 2 minutos e 19 segundos depois:
2. Aberturas de hi-hat com a caixa - Roger Taylor - Queen
Uma das marcas registradas do baterista do Queen é tocar a caixa abrindo o hi-hat. Algumas vezes ele prolonga essa abertura, em outras ele abre um pouco antes da caixa. Roger diz que é involuntário para ele. Eu usei essa abertura na gravação do disco da minha banda Quebra-Cabeça em várias músicas, dá um som mais cheio para a caixa, preenche mais o som da música.
Para tocar, eu uso o calcanhar na hora que bato na caixa, nos tempos 2 e 4, praticamente batendo com o calcanhar na sapata do pedal:
http://www.youtube.com/watch?v=W2Ijpvtw_EU
Rafael Dolinski adicionou o seguinte texto, 3 minutos e 45 segundos depois:
3. Tercinas com pedal simples - John Bonham
John Bonham é um dos maiores bateristas de rock de todos os tempos e um dos meus favoritos. Desde quando assisti "The Song Remains The Same", reparei na técnica de bumbo dele. Aqui mostro como estudei e pratiquei as tercinas, usando apenas o padrão entre a mão direita e o pé direito, acelerando conforme eu ganhava técnica para executar as notas. O movimento do pé se altera conforme a velocidade aplicada, em alguns momentos deslizo o pé no pedal, de forma involuntária, facilitando a execução das notas. Uma das músicas que Bonham usou esse padrão de tercinas foi "Good times, bad times" e tentei tocar um trecho do groove no final.
http://www.youtube.com/watch?v=yWB2EsO9XoE
Rafael Dolinski adicionou o seguinte texto, 4 minutos e 52 segundos depois:
4. Maracatu Ostinato
Aqui demonstro um ostinato baseado no Maracatu. É similar ao ostinato do Samba mas com uma semicolcheia a mais no bumbo. No final toco um groove baseado em Maracatu para demonstrar uma aplicação do ostinato.
http://www.rafaeldolinski.com/images/aulas_batera/rafael_dolinski_maracatu_paiste_evans.jpg
http://www.youtube.com/watch?v=92eJCdp6RZQ
Rafael Dolinski adicionou o seguinte texto, 5 minutos e 48 segundos depois:
5. Samba + Baião Ostinato
Este é um ostinato que combina o baião com o samba. O pé esquerdo toca o baião enquanto o pé direito faz a primeira e a última semicolcheia do ritmo do samba no bumbo. As aplicações são infinitas, pode ser usado num solo de bateria, os instrumentos dos pés podem ser alterados... Este é um ótimo exercício para desenvolver independência.
http://www.youtube.com/watch?v=2ihODCGs28c
1. Tercinas contínuas com pedal simples
O movimento é composto por três partes, o primeiro toque utiliza a força da perna, levantando e abaixando para o primeiro toque. Não uso o calcanhar para dar o toque mas em velocidades mais baixas, apoio no chão para descansar a perna e aguardar o rebote da pele. O segredo desta técnica é aguardar o rebote da pele, desde o primeiro toque, a pele vai devolver o batedor para o pé, que no segundo e terceiro toque, apenas empurra o pedal com a ponta do pé aproveitando o rebote da pele.
Não uso abafador na pele e regulo a mola do pedal o mais leve possível. Assim consigo uma resposta mais precisa do pedal e dos rebotes.
Esta técnica é chamada de "constant release", copiei a idéia da técnica moeller para mãos e adaptei nos pés.
http://www.youtube.com/watch?v=jz0sCWyHDAw
Rafael Dolinski adicionou o seguinte texto, 2 minutos e 19 segundos depois:
2. Aberturas de hi-hat com a caixa - Roger Taylor - Queen
Uma das marcas registradas do baterista do Queen é tocar a caixa abrindo o hi-hat. Algumas vezes ele prolonga essa abertura, em outras ele abre um pouco antes da caixa. Roger diz que é involuntário para ele. Eu usei essa abertura na gravação do disco da minha banda Quebra-Cabeça em várias músicas, dá um som mais cheio para a caixa, preenche mais o som da música.
Para tocar, eu uso o calcanhar na hora que bato na caixa, nos tempos 2 e 4, praticamente batendo com o calcanhar na sapata do pedal:
http://www.youtube.com/watch?v=W2Ijpvtw_EU
Rafael Dolinski adicionou o seguinte texto, 3 minutos e 45 segundos depois:
3. Tercinas com pedal simples - John Bonham
John Bonham é um dos maiores bateristas de rock de todos os tempos e um dos meus favoritos. Desde quando assisti "The Song Remains The Same", reparei na técnica de bumbo dele. Aqui mostro como estudei e pratiquei as tercinas, usando apenas o padrão entre a mão direita e o pé direito, acelerando conforme eu ganhava técnica para executar as notas. O movimento do pé se altera conforme a velocidade aplicada, em alguns momentos deslizo o pé no pedal, de forma involuntária, facilitando a execução das notas. Uma das músicas que Bonham usou esse padrão de tercinas foi "Good times, bad times" e tentei tocar um trecho do groove no final.
http://www.youtube.com/watch?v=yWB2EsO9XoE
Rafael Dolinski adicionou o seguinte texto, 4 minutos e 52 segundos depois:
4. Maracatu Ostinato
Aqui demonstro um ostinato baseado no Maracatu. É similar ao ostinato do Samba mas com uma semicolcheia a mais no bumbo. No final toco um groove baseado em Maracatu para demonstrar uma aplicação do ostinato.
http://www.rafaeldolinski.com/images/aulas_batera/rafael_dolinski_maracatu_paiste_evans.jpg
http://www.youtube.com/watch?v=92eJCdp6RZQ
Rafael Dolinski adicionou o seguinte texto, 5 minutos e 48 segundos depois:
5. Samba + Baião Ostinato
Este é um ostinato que combina o baião com o samba. O pé esquerdo toca o baião enquanto o pé direito faz a primeira e a última semicolcheia do ritmo do samba no bumbo. As aplicações são infinitas, pode ser usado num solo de bateria, os instrumentos dos pés podem ser alterados... Este é um ótimo exercício para desenvolver independência.
http://www.youtube.com/watch?v=2ihODCGs28c