Google

Web www.bateristaspt.com

Ver Versão Completa : Bateria no ensino especializado

Miguel Martinho
Sáb, 23 de Julho de 2011, 11:53
Informação importante especialmente direccionada para quem está a pensar em seguir a via da educação musical.
Para os que não sabem, mas os conservatórios e academias de música oficiais já contam com o instrumento Bateria nas lista de especializações
Antes só havia percussão, mas desde este ano que a Bateria passou também a figurar como instrumento oficial dentro do ensino oficial.

Extracto do despacho emitido ainda pela anterior Ministra da Educação:
"por despacho de Sua Excelência a Ministra da Educação, de 03/08/2010, foi homologada, ao abrigo do disposto no nº 2, do artigo 1º, da Portaria nº 691/2009, de 25 de Junho, a inclusão de um novo Instrumento – Bateria – na lista de instrumentos dos cursos do ensino artístico especializado da Música, a partir do presente ano lectivo.
A frequência desse instrumento é permitida em todos os anos de escolaridade para os quais a referida portaria produz efeitos, observadas que sejam as normas de admissão constantes da mesma.

Isto além de ser importante para quem vai entrar para o ensino especializado da música, é também importante para os restantes bateristas que vêem assim o seu instrumento ser reconhecido oficialmente como sendo um instrumento rico e que merece constar no ensino oficial.

Nota:
O membro Nelson_loud está a tentar obter um texto da parte do responsável que lutou para que a Bateria passasse a figurar no ensino oficial.

Size
Sáb, 23 de Julho de 2011, 13:15
Excelente notícia, eu pessoalmente fico bastante satisfeito, que já estive a pensar estudar/especializar bateria em academia ou conservatório e deparei-me com aquele ''mal'' que é só existir o curso de percussão e daí ter que passar pelos mais variados instrumentos da vertente da percussão e não dar digamos a devida importância à bateria que afinal seria esse o fim para que estava nesse estudo.
Pequena dúvida Miguel, essa alteração abrange todas as academias/conservatórios, já entrou em vigor pelo que percebi certo?

Abraço

Miguel Martinho
Sáb, 23 de Julho de 2011, 22:58
Estou à espera de ter um texto mais oficial da parte do responsável por esta luta que certamente irá responder melhor a essa questão, mas pelo que sei sim, as academias e conservatórios oficiais já têm a bateria como instrumento oficial de formação.

Esta informação foi-me transmitida ontem pelo Nelson que talvez até melhor que eu consiga responder a isso - eu não tenho ligações nestes meios e ele tem.

Mario Esteves
Sáb, 23 de Julho de 2011, 23:40
Ahhh! Afinal nem tudo foi mau com o Socas!
Desculpem o off topic, mas não resisti...:rocker:

Mário

Miguel Tavares
Dom, 24 de Julho de 2011, 00:41
Óptimas noticias ! Já tinha pensado em seguir percussão quando saísse do secundário, mas seguir bateria seria ainda melhor! :))

Qualquer das maneiras levo da cabeça dos meus país por seguir isso :animal:

nelson_loud
Dom, 24 de Julho de 2011, 13:24
Excelente notícia, eu pessoalmente fico bastante satisfeito, que já estive a pensar estudar/especializar bateria em academia ou conservatório e deparei-me com aquele ''mal'' que é só existir o curso de percussão e daí ter que passar pelos mais variados instrumentos da vertente da percussão e não dar digamos a devida importância à bateria que afinal seria esse o fim para que estava nesse estudo.
Pequena dúvida Miguel, essa alteração abrange todas as academias/conservatórios, já entrou em vigor pelo que percebi certo?

Abraço

Abrange sim, e já está em vigor. Na Academia da minha vila já há várias inscrições para bateria. :cheer2:

Abraço.

Bernardo
Dom, 24 de Julho de 2011, 18:09
Vá lá... Uma grande notícia (já que estas, praticamente, não têm existido)!
Acho muito bem e acho que vai contribuir para uma melhor formação, sem dúvida.
A bateria engloba e exige de nós todas as partes do corpo e isso é que faz com que este seja um instrumento tão rico!

hyuugaphilipee
Seg, 25 de Julho de 2011, 20:49
Boas, já ando a algum tempo a matutar nisto e queria mesmo seguir música se possível bateria.
Pesquisei , pesquisei mas fiquei ainda a perceber menos.
Pode ser que me ajudem.

Há cursos SUPERIORES de um único instrumento, ou temos de seguir mesmo p.e ( História da Música ) , e essas disciplinas ?

E em que sítios me posso inscrever ( dêem-me sites que eu pesquiso )

Cumps

nelson_loud
Seg, 25 de Julho de 2011, 22:35
Dá um vista de olhos neste tópico: http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=6330&highlight=curso+superior

Abraço

Paulo César
Ter, 27 de Setembro de 2011, 10:39
O ano passado andei a pesquisar cursos e deparei-me com esse problema, percurssão é muito à base de "lâminas", ou seja, vibrafone e outros que tais. Se realmente passou a existir bateria é uma vitória para todos nós!

Francisco Perc
Ter, 27 de Setembro de 2011, 23:11
O ano passado andei a pesquisar cursos e deparei-me com esse problema, percurssão é muito à base de "lâminas", ou seja, vibrafone e outros que tais. Se realmente passou a existir bateria é uma vitória para todos nós!

Não concordo com o que dizes.
Eu tou a tirar curso profisional de sopros e percussao e nao e bem assim,timpanos, caixa e multi percussoes e lixado.
Agora cada um tem a sua opiniao