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Ver Versão Completa : [Instrução Virtual] Partituras


tiagom97
Seg, 2 de Janeiro de 2012, 14:13
Antes de mais queria felicitar-vos por esta iniciativa, e pedir desculpa porque vou faltar a uma regra que é a introdução de um video porque as minhas dúvidas são a nível teórico e não prático, peço desculpa mais uma vez, espero que não haja problema :icon_smile:

Toco bateria à 6 anos.
Tenho uma Premier Genista das velhinhas.
Tive aulas no primeiro em que comecei mesmo a aprender a tocar com o Mauro Ramos (baterista dos Idolos, XPTO, Rita guerra... muitos outros).
O aspecto que tenho mais dificuldade é a parte teórica porque quando deixei de ter aulas comecei a aprender as coisas de ouvido e agora vim aqui para me ajudarem a compreender melhor como fazer as contagens dos tempos, escrever e ler partituras...
Espero que me possam ajudar porque acho a parte teórica tão importante como a prática.:)

bada
Seg, 2 de Janeiro de 2012, 23:01
Boas, desculpa so responder agora.

Bem o teu pedido é complicado de explicar aqui por escrito de uma forma objectiva.
Vou propor o seguinte, vamos por partes, antes de quereres escrever convem saber ler. E para saber ler tens que conhecer as figuras.

Queria saber como estás a esse nivel, se te sentes confortavel com as figuras ritmicas e com o valor delas??
Eu vou tentar utilizar linguagem muito simples, e peço desculpa mas por vezes vou dizer "asneiras" teoricas de forma deliberada para tentar ajudar.

Vou tentar utilizar numero e letras para simplificar.

mas antes de mais aconselho a dares uma vista de olhos a isto, foi o mais simples que encontrei, http://www.google.com/imgres?um=1&hl=en&sa=N&biw=1366&bih=551&tbm=isch&tbnid=J_gtx7h64FFTFM:&imgrefurl=http://www.gratispiano.com.ar/figurasmusicales.htm&docid=D6WvsSLQOCy76M&imgurl=http://www.gratispiano.com.ar/valordefiguras2.gif&w=592&h=369&ei=DicCT_D2JsiCOpyi9J4B&zoom=1&iact=hc&vpx=378&vpy=256&dur=430&hovh=177&hovw=284&tx=190&ty=103&sig=102831967332905528702&page=2&tbnh=164&tbnw=261&start=24&ndsp=12&ved=1t:429,r:7,s:24

para ja tenta perceber o valor da seminima, colcheia e semi-colcheia, sao as mais utilizadas.

entender que 1 seminima vale 2 colcheias e vale 4 semi-colcheias
mas para tentarmos simplificar, estamos sempre a falar de multiplos de 2.
1, 2, 4, 8, 16 e com isto ja cobrimos muitas figuras ritmicas.

seminima num compasso de 4/4 (para ja nao te preocupes com os compassos) significa que vais ter 4 figuras de valor 1 tempo num compasso.
porra que isto é complicado de explicar assim.

tentar desenhar:

seminima - 1 2 3 4
isto foi um compasso inteiro, onde cada numero correspondeu a uma seminima, traduzindo para bateria, davas uma pancada em cada numero, e entao podiamos dizer que tocaste 4 seminimas no compasso. existe diferenças entre a seminima tocada por uma bateria ou por um trompete por ex, mas nao vamos complicar.

uma colcheia no mesmo compasso seria - 1 e 2 e 3 e 4 e
podemos entao dizer que num compasso de 4 temos 8 colcheias para o preencher na totalidade

com semicolcheias - 1 e + a 2 e + a 3 e + a 4 e + a
temos entao 16, como vez andamos a multiplicar por 2. o que significa que estas 3 figuras por ex tem uma relaçao de valerem o dobro ou metade entre elas, a colcheia vale metade de uma seminima, e a semicolcheia vale 1/4 de seminima, e por ai fora.


tenta entender primeiro bem esta relaçao entre estas figuras ritmicas.
depois avançamos um pouco mais.

sei que é confuso assim explicado mas qualquer coisa pergunta


abraço

tiagom97
Seg, 2 de Janeiro de 2012, 23:52
Boas, desculpa so responder agora.

Bem o teu pedido é complicado de explicar aqui por escrito de uma forma objectiva.
Vou propor o seguinte, vamos por partes, antes de quereres escrever convem saber ler. E para saber ler tens que conhecer as figuras.

Queria saber como estás a esse nivel, se te sentes confortavel com as figuras ritmicas e com o valor delas??
Eu vou tentar utilizar linguagem muito simples, e peço desculpa mas por vezes vou dizer "asneiras" teoricas de forma deliberada para tentar ajudar.

Vou tentar utilizar numero e letras para simplificar.

mas antes de mais aconselho a dares uma vista de olhos a isto, foi o mais simples que encontrei, http://www.google.com/imgres?um=1&hl=en&sa=N&biw=1366&bih=551&tbm=isch&tbnid=J_gtx7h64FFTFM:&imgrefurl=http://www.gratispiano.com.ar/figurasmusicales.htm&docid=D6WvsSLQOCy76M&imgurl=http://www.gratispiano.com.ar/valordefiguras2.gif&w=592&h=369&ei=DicCT_D2JsiCOpyi9J4B&zoom=1&iact=hc&vpx=378&vpy=256&dur=430&hovh=177&hovw=284&tx=190&ty=103&sig=102831967332905528702&page=2&tbnh=164&tbnw=261&start=24&ndsp=12&ved=1t:429,r:7,s:24

para ja tenta perceber o valor da seminima, colcheia e semi-colcheia, sao as mais utilizadas.

entender que 1 seminima vale 2 colcheias e vale 4 semi-colcheias
mas para tentarmos simplificar, estamos sempre a falar de multiplos de 2.
1, 2, 4, 8, 16 e com isto ja cobrimos muitas figuras ritmicas.

seminima num compasso de 4/4 (para ja nao te preocupes com os compassos) significa que vais ter 4 figuras de valor 1 tempo num compasso.
porra que isto é complicado de explicar assim.

tentar desenhar:

seminima - 1 2 3 4
isto foi um compasso inteiro, onde cada numero correspondeu a uma seminima, traduzindo para bateria, davas uma pancada em cada numero, e entao podiamos dizer que tocaste 4 seminimas no compasso. existe diferenças entre a seminima tocada por uma bateria ou por um trompete por ex, mas nao vamos complicar.

uma colcheia no mesmo compasso seria - 1 e 2 e 3 e 4 e
podemos entao dizer que num compasso de 4 temos 8 colcheias para o preencher na totalidade

com semicolcheias - 1 e + a 2 e + a 3 e + a 4 e + a
temos entao 16, como vez andamos a multiplicar por 2. o que significa que estas 3 figuras por ex tem uma relaçao de valerem o dobro ou metade entre elas, a colcheia vale metade de uma seminima, e a semicolcheia vale 1/4 de seminima, e por ai fora.


tenta entender primeiro bem esta relaçao entre estas figuras ritmicas.
depois avançamos um pouco mais.

sei que é confuso assim explicado mas qualquer coisa pergunta


abraço


Então agora vou ter de estudar bem a figuras ritmicas (colcheias, seminimas,...) e o valor delas e só depois podemos avançar certo?
Muito obrigado pela a ajuda :)

Miguel Martinho
Ter, 3 de Janeiro de 2012, 15:15
Permitam-me entrar sem bater, mas só quero deixar aqui um link para um tópico cujo assunto é Como Identificar Compassos:

http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=7

(fica como info extra)

LEONEL RODRIGUES
Qua, 4 de Janeiro de 2012, 14:08
xxxxxxx

tiagom97
Qua, 4 de Janeiro de 2012, 15:07
Boas
Importante sem dúvida.
Permite uma correcção.
Dizes que não tens problemas práticos?
Olha eu tenho muitos.
Centenas deles.
O Steve Gadd ainda anda á procura do Swing perfeito, o Weckl da poliritmia ideal, o Bozzio da pure note, etc.....então isso torna-te no melhor baterista do mundo...:)):)):)) (estou a brincar contigo).

Agora a sério..
Acima de tudo deves tentar sentir a pulsação da musica a interpretar.
A identificação dos compassos acima de tudo deve começar sempre por saberes por intuição, onde está o tempo 1.
Saberes que por mais tempos tenha o tema, a tua intuição cair no 1º tempo desse compasso.
Depois, é só contares os tempos até ao 1º tempo do compasso seguinte.
Mas também tens de ter estrutura para abordares os temas.
Tens de te pôr na pele do homem que toca esse tema.
A audição do tema é importantíssima.
Não concordo muito com o Diogo, quando ele diz que a abordagem deve ser pessoal.
A abordagem deve de ser sempre baseada no tema na sua originalidade.
Os temas quando são "cozinhados" pelos músicos de origem, têm estruturas próprias e se nós dermos a nossa cunha pessoal, (nós que temos influências tão mais diferentes que os tais músicos originais), vamos quase de certeza, adúlterar estruturas, claves, conceitos, etc.
Mas no fundo o mais importante é saber estar á vontade com o tema que pretendemos executar.
È importantíssimo.
Podemos vaguear com um ternário num tema quaternário, quase sem destruir o esquema e mantendo o estilo, como podemos tocar um quaternário dentro de quaternário, destruindo o tema completamente por termos uma sensibilidade diferente daquela que o tema oferece..

As notas e as harmonias dos temas, são por vezes indicadora do estilo pretendido.
Um tema com muitas notas dissonantes por compasso, acordes compostos, etc, nunca será por exemplo sinónimo de pop music....

Os ritmos e as suas claves devem ser respeitadas e executadas não de forma autómata, mas de forma agradável mantendo a sonoridade e esqueleto ritmico nele inserido.
Quantos ás figuras...
O Bada referiu q.b., mas posso dizer o seguinte:
Não sendo de forma alguma um leitor de partituras, já vi algumas para bateria que me deixaram aterrado.
Em modo de arranjo musical de determinado tema, vi uma "partidura" de um "maestro" bem conhecido do (mini)mercado nacional, em que a bateria, só tinha bombo, tarola e prato de choque.
Não tinha fills.
Nem in nem out.
Só acentuações.
O tema era ..."Lusitana Paixão".
Isso mesmo.
Dulce pontes.

Para terminar, acho que um bom exercicio mental seria:
Escolher um tema, achar e sentir a pulsação do mesmo, identificar o compasso, abordá-lo por exemplo com air drum, e depois pô-lo na bateria.

Pela parte que me toca dogo-te que funciona.

Abraço

Claro que há problemas práticos aahahaha :)) lol Leonel uma pergunta tu dizes que não lês partituras então como passas para o papel algo que faças na bateria? e se tiveres que ensinar alguem a tocar bateria?
É isto que me faz querer aprender partituras e perceber melhor a parte teórica da coisa.