Ver Versão Completa : Como fazem para aprenderem a bateria de uma musica?
Kaiora Seg, 23 de Janeiro de 2012, 13:10 Boas a todos.
Gostaria de saber como voçês aprendem a tocar a musica a que se predispuseram a aprender:
Tiram de ouvido a musica?
Tocam por cima?
Dissecam a música por partes?
Só de feeling?
Lêm na pauta?
Quanto tempo em média demoram?
Começam devagar só para apanhar o ritmo até estarem aptos às BPM´s do tema em questão?
Não tiram músicas? :)
Etc etc.
Isto para ficar com uma ideia qual o vosso método visto eu não ter nenhum em concreto e querer arranjar um.
Por quais começaram?
Obrigado a todos.
koptwo Seg, 23 de Janeiro de 2012, 13:43 boas
tb gostaria de saber isso, visto que estou a comecar a tocar ;))
Johnny25 Seg, 23 de Janeiro de 2012, 14:10 Boas!
Eu a maioria das vezes tiro-as a tocar por cima, meto os phones nos ouvidos e já está :p
Algumas já as tirei completamente de ouvido :)
E poucas já as toco só de feeling!
Abraços :icon_drummer:
enes Seg, 23 de Janeiro de 2012, 14:32 se nao sabes ler pautas, o meu conselho é este:
tira a letra da musica em questao
apontas quantas vezes é repetido o refrao
a partir de aí começas a fazer apontamentos, tipo:
titulo da musica_ ritmo rock 4/4
intro
dobra
voz
dobra ponte --- hi-hats abertos--- dobra p/ refrao
refrao--- ride... toms 3-4- -- dobra crash
hi hats fechados.....
ect
percebeste ?
eu , no meu caso é isso que faço logo no inicio, depois começo a ouvir a musica por partes... estudar intro.... se for preciso mais apontamentos , nao hesites em coloca-los ( na hora até pode parecer basico, mas quando tens 36 musicas para estudar / tocar, qualquer banalidade pode ser esquecida )
e continuas adiante...
geralmente , quando tens os apontamentos feitos e começas a tocar as musicas repetidamente, nem olhas para os apontamentos MAS se tiveres alguma duvida... eles estao la..
quanto mais treinares as musicas, menos duvidas terás..
koptwo Seg, 23 de Janeiro de 2012, 15:40 eu estou a começar a aprender a ler pauta
mas como n ha pautas para todas as musicas na net entao convem aprender outras tecnicas ;)
Kaiora Seg, 23 de Janeiro de 2012, 17:25 Pois eu tb sei ler.
Mas tocar e ler ao mesmo tempo é outra história.
Então Enes dissecas a musica por partes, depois a cada parte que dominas inseres uma nova.
Ex:
Intro ( practice)
Intro (Dominada)
Intro + Nova parte e assim sucessivamente?
enes Seg, 23 de Janeiro de 2012, 20:10 Pois eu tb sei ler.
Mas tocar e ler ao mesmo tempo é outra história.
Então Enes dissecas a musica por partes, depois a cada parte que dominas inseres uma nova.
Ex:
Intro ( practice)
Intro (Dominada)
Intro + Nova parte e assim sucessivamente?
isso basicamente..
Rogério Saraiva Seg, 23 de Janeiro de 2012, 20:45 Simplesmente consigo "sentir" a musica. Há medida que treinas o teu ouvido, vai sendo cada vez mais fácil decifrar certos sons.
Como tudo é uma questão de treinares.
Eu faço isto por não ter tido formação e não saber ler pautas.
Podes sempre procurar covers, ou versões da musica que procuras só com a parte da bateria isolada( ainda mais facil de treinar ouvido)
Abraço.
hyuugaphilipee Seg, 23 de Janeiro de 2012, 23:48 Boas. Minha técnica é tirar o ritmo principal de ouvido e nos breaks tento eu próprio contruir um, se sair "cagada" tirasse break de ouvido e toca-se igual.
Tens também a opção de ver umas drum covers e tirares umas ideias.
Simao Pedro Sa Seg, 23 de Janeiro de 2012, 23:57 O que eu costumo fazer é antes de tudo é concentrar-me e OUVIR A MUSICA, e depois sigo o método do enes mas sem apontar no papel, (mas como é uma boa idéia vou começar a apontar para não fazer "interrupções" na musica)
:)
EDIT:
E muito importante também, usa uns phones, não ponhas o som numa coluna em frente á bateria, há bem pouco tempo é que me apercebi deste promenor bastante importante!
:)
enes Ter, 24 de Janeiro de 2012, 00:01 Boas. Minha técnica é tirar o ritmo principal de ouvido e nos breaks tento eu próprio contruir um, se sair "cagada" tirasse break de ouvido e toca-se igual.
Tens também a opção de ver umas drum covers e tirares umas ideias.
e como fazes com a linha do baixo ?
esqueces que ele existe e tocas tudo a tua maneira ?
quando se tira uma musica , temos sempre que ter essa noçao.... o baixista tirou o baixo e nós temos que tirar o bombo que corresponde ao baixo tambem.
senao cada um toca para o seu lado e fazemos salada mista...
ao ouvido fica mal.... muito mal... e é nesses pormenores que somos bons.
o ritmo principal pode ser 4/4 basico mas com duas batidas de bombo, ora se só fazes uma e o baixo toca as duas ?.... alguma coisa desencontra-se... nao ?
perus--- menores...
hyuugaphilipee Ter, 24 de Janeiro de 2012, 00:10 e como fazes com a linha do baixo ?
esqueces que ele existe e tocas tudo a tua maneira ?
quando se tira uma musica , temos sempre que ter essa noçao.... o baixista tirou o baixo e nós temos que tirar o bombo que corresponde ao baixo tambem.
senao cada um toca para o seu lado e fazemos salada mista...
ao ouvido fica mal.... muito mal... e é nesses pormenores que somos bons.
o ritmo principal pode ser 4/4 basico mas com duas batidas de bombo, ora se só fazes uma e o baixo toca as duas ?.... alguma coisa desencontra-se... nao ?
perus--- menores...
Atenção eu estou a falar em músicas que toco para mim mesmo por puro divertimento e apenas para evoluir em breaks e assim.
Para a banda, se fizer alguma alteração para além de lhes avisar eles também conseguem perceber, mas raramente acontece .
P.S - Acredita que respeito muito mesmo o trabalho do baixista, secalhar até demais que ele não merece ( estou a brincar :hah: )
enes Ter, 24 de Janeiro de 2012, 00:40 hehe...
e no caso de covers ?
o baixista é como o nosso bombo... porrada pra cima !!
hyuugaphilipee Ter, 24 de Janeiro de 2012, 00:45 hehe...
e no caso de covers ?
o baixista é como o nosso bombo... porrada pra cima !!
Covers é o que te digo, apanho o ritmo com o baixo e guitarra, apartir daí se houver alterações é em banda e não sou eu.
Mas eu sofro de um problema a nível de baixista, pois toca há pouco tempo e podemos dizer que é muito desleixado ou seja, o que eu mais gosto é de sentir o baixista em sintonia com o meu bombo mas ultimamente tem sido ao contrário e tem sido complicado.
Mas há-de se resolver !
enes Ter, 24 de Janeiro de 2012, 11:21 Covers é o que te digo, apanho o ritmo com o baixo e guitarra, apartir daí se houver alterações é em banda e não sou eu.
Mas eu sofro de um problema a nível de baixista, pois toca há pouco tempo e podemos dizer que é muito desleixado ou seja, o que eu mais gosto é de sentir o baixista em sintonia com o meu bombo mas ultimamente tem sido ao contrário e tem sido complicado.
Mas há-de se resolver !
porrada
avisa o gajo que treinos é com a banda... estudar é em casa...
Kaiora Ter, 24 de Janeiro de 2012, 11:27 Obrigado a todos pelas vossas dicas.
Agora só me resta treinar.
|
|