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Ver Versão Completa : Afinação do timbalão 14"


Jorge Cardoso
Sex, 26 de Outubro de 2007, 23:37
Boas pessoal! Últimamente tenho-me debatido com um problema de afinação do timbalão de 14". Eu uso peles de óleo, da Remo, (Weather King). Tento sempre afinar tanto a pele de ataque, como a de ressonância, na mesma tensão a fim de evitar harmónicos indesejáveis. O que acontece, (e não acontecia antes), é que se estico pouco, tenho um som tipo bidon com aquele pico alto no momento em que percuto a pele e que depois esmoreçe e baixa de tom. Se estico mais começa a dar harmónicos demasiado "latosos". Já experimentei esticar mais a pele de ressonância ou a de ataque, alternadamente e o problema mantêm-se. Alguém me pode ajudar?

MANEIRO
Sáb, 27 de Outubro de 2007, 00:02
:icon_cool: hello.

repare que estar a trabalhar com diferentes tipos de material:

a pinstripe e feita com 2 filmes e camada de ar interna,enquanto a de baixo é pele de filme simples.

então deve notar que ambas sofrem tipos de tensões diferentes ...

por isso podes fazer o seguinte :

afine as 2 duas iguais como estava fazendo ,mas com oitavas diferentes de som,isto é, afinasse uma delas (de preferencia a resposta) no mesmo som ,mas uma oitava abaixo (+grave) ou uma oitava acima (+ agudo).
pode também fazer o inverso (com a de cima).

eu geralmente afino a de baixo primeiro no som que me agrade como se esta fosse a de cima, pois a pele de baixo é a principal responsável pelo timbre ,e não a de cima ,como muitos pensam. depois se quero grave ,afino a de cima igual só que uma oitava a baixo (o mesmo som mais grave).

assim funciona bem pois a pele (cima) sendo duplo filme permite explorar as oitavas graves , e a de baixo soa mais equilibrada.

*pra quem estiver confuso com essa explicação:

faça a nota mi na guitarra (1º corda solta), agora aperte a corda e venha descendo até a 12ª casa...vai chegar ao mi de novo ,só que este soa mais agudo ... isto é a oitava.. o mesmo som só que mais grave ou mais agudo. a pele de cima seria como exemplo o primeiro mi (corda solta) e o mi agudo (oitava acima) seria a pele de baixo.
assim as peles soam no mesmo tom mais com oitava (altura da nota) diferente.

abração ;)

Jorge Cardoso
Sáb, 27 de Outubro de 2007, 00:15
:icon_cool: hello.

repare que estar a trabalhar com diferentes tipos de material:

a pinstripe e feita com 2 filmes e camada de ar interna,enquanto a de baixo é pele de filme simples.

então deve notar que ambas sofrem tipos de tensões diferentes ...

por isso podes fazer o seguinte :

afine as 2 duas iguais como estava fazendo ,mas com oitavas diferentes de som,isto é, afinasse uma delas (de preferencia a resposta) no mesmo som ,mas uma oitava abaixo (+grave) ou uma oitava acima (+ agudo).
pode também fazer o inverso (com a de cima).

eu geralmente afino a de baixo primeiro no som que me agrade como se esta fosse a de cima, pois a pele de baixo é a principal responsável pelo timbre ,e não a de cima ,como muitos pensam. depois se quero grave ,afino a de cima igual só que uma oitava a baixo (o mesmo som mais grave).

assim funciona bem pois a pele (cima) sendo duplo filme permite explorar as oitavas graves , e a de baixo soa mais equilibrada.

*pra quem estiver confuso com essa explicação:

faça a nota mi na guitarra (1º corda solta), agora aperte a corda e venha descendo até a 12ª casa...vai chegar ao mi de novo ,só que este soa mais agudo ... isto é a oitava.. o mesmo som só que mais grave ou mais agudo. a pele de cima seria como exemplo o primeiro mi (corda solta) e o mi agudo (oitava acima) seria a pele de baixo.
assim as peles soam no mesmo tom mais com oitava (altura da nota) diferente.

abração ;)

Afinação em oitavas! Se compreendi bem, devo afinar a pele de ressonância uma oitava acima, em relação à pele de ataque....? Ou seja esticar mais a pele de baixo e depois esticar menos a de cima, na mesma nota, mas com o tom mais baixo uma oitava....?

MANEIRO
Sáb, 27 de Outubro de 2007, 10:16
:icon_cool: ...

isso mesmo.

Jorge Cardoso
Sáb, 27 de Outubro de 2007, 23:55
:icon_cool: ...

isso mesmo.

Obrigadão Maneiro! Vou experimentar. Hoje estive toda a tarde a ensaiar, mas não deu para me pôr a afinar. Depois faço o feedback.

Arlindo Cardoso
Ter, 25 de Dezembro de 2007, 20:54
Realmente, o timbalão 14" é sempre um stress de afinar, acho que é mesmo maus feitio do timbalão..
:icon_razz:

Abraços

Fabinni
Qua, 26 de Dezembro de 2007, 02:16
é como a 4 corda da guitarra, ke é a ke desafina mais ... e sempre !! 4 corda a contar da grossa pra mais pekena klaro !!