Google
 
Web www.bateristaspt.com

Ver Versão Completa : Reflexões e dúvidas sobre gravação


VmsR
Dom, 30 de Dezembro de 2007, 17:40
Oi pessoal

não sei se esta é a secção mais adequada a este tema. Se não for, moderadores, sintam-se à vontade para mudar.

Estou neste momento a gravar com a minha banda (Black Sofa - www.blacksofa.net) uma demo, home-style. Não tenho grande experiência de gravação, tudo é novo.
Digamos que estou a aprender com os erros.
Primeiro a questão dos micros e do tipo de som que se quer.
Não havendo dinheiro para micar todas as peças, estamos a experimentar com diferentes configurações. Os micros também não são propriamente grande coisa. 3 fames e dois Shure Sm-57 e Sm-58. Nenhum especifico para o bombo, para minha infelicidade.
Depois de várias tentativas, parece que descobri uma boa configuração, usando apenas 3 micros. Dois Overheads por cima e atrás da bateria, cruzados e apontando cada um para seu lado. Um micro em frente do bombo, para aí a 1 metro de altura. O som ficou potente.

Mas gostava de testar ainda outras alternativas, usando o escasso material que tenho. Ideias?

Depois, o método de gravação.
O que estamos a fazer é gravar a bateria primeiro, ouvindo o baterista eu um click e uma pista com um "sketch" da música. Eu não tenho grandes problemas em tocar no tempo. Sempre toquei com metrónomo e a esse nível as coisas estão ok. O que eu não me tinha apercebido é da importância das dinâmicas. Parece ser mais difícil controlar as dinâmicas estando a tocar sozinho, só com o som nos phones. Parece tolice mas a verdade é que o som de banda é diferente do som de um só instrumento.

E ainda, o software de gravação...aqui não possa falar muito porque este fórum vive na legalidade e o software que está a ser usado...bem...
Digamos que o que é Adobe é bom. Mas foi difícil acertar.

Bem, só queria partilhar isto convosco. Tenho vindo muito pouco aqui ao forúm, a minha vida profissional está uma m*rda.
Mas este continua a ser o melhor cantinho da net baterística.

Se alguém quiser partilhar aí umas ideias sobre o tema, força.

Cumps.
VmsR

Miguel Martinho
Dom, 30 de Dezembro de 2007, 18:33
Resolvi mudar o tópico para a área Workshop porque pode ser util para futuros interessados em gravarem a bateria com poucos recursos.

O método que optaste por posicionamento dos micros parece-me porreiro. Existem muitas e variadas maneiras de colocação de micros. Apesar de muita teoria, quanto a mim, o que importa é que o resultado final seja positivo e que nos agrade.

Eu já miquei diversas vezes a minha bateria com 3 ou 4 micros e não foi por causa disso que saiu mal.

A minha maneira mais usual com poucos micros é:
- 1 AKG C1000 para overhead posicionado por cima da bateria (mais ou menos por cima da zona da tarola e HH - só tenho um micro destes).
- 1 Shure SM57 no bombo (não tinha micro de bombo, agora já comprei um AKG D550)
- 1 AKG D409 no 3º tom
- 1 Shure SM57 no meio dos toms 1 e 2

Com 4 micros podes fazer diversas adaptações. P.ex., para captações mais locais não usas overhead e colocas um micro na tarola.
Os pratos normalmente entram sempre nos micros, por isso, captar pratos não é problema.

Também já só usei 3 micros:
1 no bombo
1 no tom de chão
1 nos toms da frente

Se a tua tarola tiver um som forte, ela entra sempre nos micros dos toms. Se usares uma tarola com som menos pujante talvez tenhas de te preocupar um pouco mais em fazê-la entrar por um dos micros (mudas a posição deste).

Outra coisa que se pode experimentar, é colocar 1 no bombo, um no lado esquerdo e outro no lado direito da bateria. Não colocar nenhum encostado ou próximo da bateria, mas sim a fazer um género de um arco em torno da bateria. Neste caso é mesmo preciso que a bateria esteja a soar bem, porque o que estamos a fazer é uma captação mais "pura" do som da bateria. Estamos a capatar o som da bateria como um todo e não por peças.

VmsR
Dom, 30 de Dezembro de 2007, 23:07
Obrigado pelas sugestões Hammer.
Uma das alternativas em que tinha pensado era a tal de rodear a bateria, em círculo, com micros.
Que tipo de micros sugeres para isso? Com captação omni-direccional, não?
Se forem direccionais é capaz de ficar com um som um pouco estranho...

Miguel Martinho
Seg, 31 de Dezembro de 2007, 12:45
Obrigado pelas sugestões Hammer.
Uma das alternativas em que tinha pensado era a tal de rodear a bateria, em círculo, com micros.
Que tipo de micros sugeres para isso? Com captação omni-direccional, não?
Se forem direccionais é capaz de ficar com um som um pouco estranho...

Omni-direcccionais talvez fossem os ideias, talvez para o bombo um direccional seja porreiro.
Mas como tens 5 micros (estou a excluir o SM58), tenta fazer um arco com esses 5 para ver como sai.
Eu nessas coisas gosto de experimentar diversas formas. Não consigo dizer antecipadamente se a coisa vai saír mal ou não.

DrummerTL
Seg, 25 de Fevereiro de 2008, 05:36
Eu já vi no site da shure(se não estou em erro) diversas formas para, como poucos micros, captar toda a bateria, os exemplos vão desde apenas 2 micros até à utilização de 5 micros...tentem ir lá dar uma espreitadela

hlw
Seg, 25 de Fevereiro de 2008, 12:11
Boas

Antes de mais, belo tópico!

Bom, da experiência que tenho ( não de anos, mas alguns) sempre que "miquei" a minha bateria fi-lo diferente do que quando tecnicos de som o fizeram. Miquei sempre a bateria de maneiras diferentes, pois dependendo do sitio onde ela estava e de quais os outros instrumentros presentes em palco, o som teve que ser captado de maneira diferente. Pessoalmente acho que o ideal era termos um set carissímo que desse para micar cada um dos tons, dois para a tarola ( um em cima e outro em baixo) um para bombo, outro para choques e dois overheads...epá, mas isto são rios de dinheiro, e creio que com 3 micros se pode obter um som bem razoável, lá está...depende das exigências de cada um.
o mais espantoso é que o melhor som que alguma vez tive num festival foi micado só com um micro, no meio em frente ao bombo mas um pouco mais elevado. Foi este o micro...

http://www.musicstore.de/is-bin/INTERSHOP.enfinity/WFS/MusicStore-MusicStoreShop-Site/en_EN/-/EUR/ViewProductDetail-Start;pgid=TOZgSDcfhiUOZ000000000000000oGzUoPM2?Ca talogVideo=&ProductUUID=iErVqHzmXaYAAAEXk_NgyFjA&CatalogCategoryID=583VqHzl.ywAAAEVSRxWf70R&JumpTo=OfferList


a verdade é que o homem da mesa perdeu algum tempo em detalhes, mas um facto é que com um micro fiquei com toda a bateria micada, e gostei muito do som.

já agor, concordo plenamente contigo quando dizes que a dinâmica não é a mesma quando tocamos com phones ou com a banda, eu sinto o mesmo.

um abrç

Superdgs
Seg, 25 de Fevereiro de 2008, 12:41
e uma cena a n esquecer é ter a bateria afinado podes os melhores micros do mundo mas dps 1 bateria que n esteja afinada n ajuda! ter sempre afinadinha e dps um bom E.Q o classico "v"

www.myspace.com/rubixcubept (http://www.myspace.com/rubixcubept) simplesmente 2 ou 3 micros! um daquelas stagg ao pe choques tarola, um 58 overhead, e um behringer x1800 no bombo!