Ver Versão Completa : Nos concertos com a banda tenho tendência a acelerar o ritmo... Como evitar isso?
Superdgs Dom, 20 de Abril de 2008, 00:37 Pois é pessoal! Quando dou concertos com a minha banda, temos sempre a tendencia de ter o ritmo mais rapido. Mas nós ali a tocar não nos apercebemos mas o publico sim! Nós dps de ver um dos nossos concertos apercebemos q aumentavamos o ritmo completamente! Alguem sabe dicas para isto não acontecer???
Abraços
João Almeida Dom, 20 de Abril de 2008, 00:53 Nos ensaios,um bom trabalhinho de metronomo ;)
TRex Dom, 20 de Abril de 2008, 00:54 Caro amigo, usa um Metrónomo...tu é que fazes a condução, ok.
Zeus Dom, 20 de Abril de 2008, 00:54 metronomo...
é a dica que posso dar, quer seja ensaiar com ele, de forma a desenvolveres a tua capacidade de "manter" o ritmo sem "acelerares" ou "arrastares". Ao vivo pode ser 1 pco mais complicado de usar principalmente se tiveres na mesma musica "tempos" diferentes, mas penso que se tiveres relaxado no concerto e tiveres 1 boa base de ensaio com metronomo a tendencia deixa de ser essa de "acelerar".
Boa sorte! [ ]
Superdgs Dom, 20 de Abril de 2008, 01:03 eu consigo manter o mesmo tempo nao oscilo, o problema é q as musicas tao um bocadinho mais rapidas, mas sempre ao mesmo tempo!
windshear Dom, 20 de Abril de 2008, 01:24 eu consigo manter o mesmo tempo nao oscilo, o problema é q as musicas tao um bocadinho mais rapidas, mas sempre ao mesmo tempo!
Bem... Se não oscilas passaste a ser o meu herói...
Superdgs Dom, 20 de Abril de 2008, 01:29 .. claro q oscilam um bocado mas n se nota, o problema é q ficam sempre mais rapidas pq da adrenalina : < dicas para relaxar, acalmar?
JP_ Dom, 20 de Abril de 2008, 10:40 .. claro q oscilam um bocado mas n se nota, o problema é q ficam sempre mais rapidas pq da adrenalina : < dicas para relaxar, acalmar?
Sei lá...
Pensa que estás a fazer o que mais gostas de fazer e que estás a tocar com outros instrumentistas, que são teus amigos... Mas não vás atrás deles! Tens que fazer com que eles venham atrás de ti.
Faz esse teste nos ensaios.
warlike Dom, 20 de Abril de 2008, 10:50 já no outro tópico do nervoso tinha referido essa situação de acelerar em concertos.. pode dever-se tanto à inexperiência em palco, ou ao inevitável nervoso em frente de concentrações de pessoas e da libertação de adrenalina que decorre dessa exposição.. ou seja, a pica do caraças
não me estou a armar em cientista, mas o que é certo é que na maior parte dos casos, subir ao palco ou se torna um momento terrível, ou dos melhores momentos para viver. o acelerar pode significar que vocês querem acabar aquilo rápido e ir embora e talvez voltar noutro dia! LOL a desculpa do metrónomo é muito má..... :)
mas lembra-te que és o BATERISTA, portanto tens que por mão nos outros e desacelerá-los!
evitar isso será: take it easy, agarra o ritmo e o tempo o mais que puderes e dás à banda o mais simples de ti, fora o solo, claro..
e segue o conselho aqui do resto da malta: PRATICA!
Pedro Gonçalves Oliveira Dom, 20 de Abril de 2008, 12:51 ora boas
Pelo o que percebi, a musica é a 120 no metronomo e ao vivo tocas a 140 certo?
Podes sempre utilizar o metronomo pra dar a noçao do tempo inicial que assim já começas sempre a tempo.
Agora uma coisa é certa ,os concertos de red hot, eles tocam sempre mais rápido ao vivo,no estúdio a musica funciona bem numa velocidade ao vivo mais rápido pode funcionar melhor.
Outro exemplo que já vi ao vivo foram os Green day que nas musicas mais rasgadas o baterista não usava nada em outras mais calmas que era preciso mais consistência ele usava phones com metronomo e que possivelmente acompanhava loops.
Claro que sempre o mais certo sera usar sempre o metronomo, ensaiar, estudar, tocar.
cumprimentos
shorebrak Dom, 20 de Abril de 2008, 13:19 Pois é pessoal! Quando dou concertos com a minha banda, temos sempre a tendencia de ter o ritmo mais rapido. Mas nós ali a tocar não nos apercebemos mas o publico sim! Nós dps de ver um dos nossos concertos apercebemos q aumentavamos o ritmo completamente! Alguem sabe dicas para isto não acontecer???
Abraços
Isso é tambem por causa do nervosismo, adrenalina etc.. ajuda a acelerarte o ritmo.. acho
Mas o melhor é antes de começar as musicas concentrareste bem no tempo que vais dar, metes o stress para o lado e ja deve ficar melhor :icon_drummer:
albano Dom, 20 de Abril de 2008, 13:56 .. claro q oscilam um bocado mas n se nota, o problema é q ficam sempre mais rapidas pq da adrenalina : < dicas para relaxar, acalmar?
dar 2 riscos!!!xDxD
Thelmo Petherson Dom, 20 de Abril de 2008, 14:06 Eu dizia te pra usares metronomo.. Mas e o k povo todo diz.. E o melhor.
EXprimenta
Madeira Dom, 20 de Abril de 2008, 14:16 Isso é tambem por causa do nervosismo, adrenalina etc.. ajuda a acelerarte o ritmo.. acho
Mas o melhor é antes de começar as musicas concentrareste bem no tempo
Concordo plenamente com o shorebrak.
A primeira frase explica um pouco o porquê de isso acontecer tão frequentemente.
A segunda frase indica precisamente o que terás que fazer para seres TU (o baterista) a conduzir o resto da banda: treinares bastante com o metrónomo! Muitas horas mesmo! Com vários tipos de B.P.M. - de preferência, baseadas nas músicas que a tua banda toca.
Mentaliza-te que és uma máquina em fase de programação e que as horas que treinares com o metrónomo serão as instruções que a máquina está a receber...
Ao fim de muitas instruções introduzidas na máquina, começas a ficar com um relógio interno que te dá a indicação precisa de como é manter determinadas B.P.M. durante X minutos.
Outra dica excelente que julgo que será preciosa para ti:
Acredito que a banda irá para o palco com um alinhamento pré-preparado de antemão (e não na hora), não é?
Ok, prepara-te para introduzires na memória (ou na mente, etc.) as BPMs das músicas do alinhamento. Assim que estiveres para começar uma música, podes dar o 'sinal' com as baquetes (um... dois... três... quatro...) para começar a música, e só aí nessas quatro baquetadas já estás a dar as B.P.M. que a banda irá seguir para essa música/canção.
Superdgs Dom, 20 de Abril de 2008, 14:30 Thanks !!! Madeira, vou começar a levar o metronomo pos concertos para ver o tempo de cada musica ahah!
puppet Dom, 20 de Abril de 2008, 15:29 .. claro q oscilam um bocado mas n se nota, o problema é q ficam sempre mais rapidas pq da adrenalina : < dicas para relaxar, acalmar?
FAZ ESSE!!!! ahaha antes de ires pra concerto! XD
JP_ Dom, 20 de Abril de 2008, 15:47 Tens que ser assim:
YouTube - catatua
:hah: :hah: :hah:
Madeira Dom, 20 de Abril de 2008, 18:29 Thanks !!! Madeira, vou começar a levar o metronomo pos concertos para ver o tempo de cada musica ahah!
Aqui há uns tempos comprei um aparelho destes, que me ajudou (e ainda ajuda!) bastante...
http://img230.imageshack.us/img230/9481/437705oc3.jpg
Na verdade é um metrónomo como tantos outros, mas a possibilidade de aumentar e/ou diminuir o volume das as colcheias, semicolcheias, tempos e contratempos em separado é uma mais valia.
Mas digo isto porque para ti, este aparelho pode ser programado para acompanhar as músicas à medida que são tocadas. (é preciso muito treino para se chegar lá, pois exige muito método para não se falhar ao vivo) Treina bastante como te disse antes e depois poderás pensar em adquirir uma máquina destas.
|
|