BateristasPT.com

BateristasPT.com (http://www.bateristaspt.com/forum//forum/forum.php)
-   Hardware, Acessórios e Equipamentos (http://www.bateristaspt.com/forum/forumdisplay.php?f=4)
-   -   "direct drive" (http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=1008)

Leodreammer Seg, 28 de Agosto de 2006 02:31

"direct drive"

olá todos,
alguém me sabe explicar o que é o "direct drive" nos pedais duplos e quais as suas vantagens?

Miguel Martinho Seg, 28 de Agosto de 2006 11:55

Direct drive não existe só nos pedais duplos.
O sistema direct drive é uma opção alternativa ao sistema de corrente ou fita.
A principal vantagem do direct drive é a não perda de "energia" quando se toca com este sistema.

Vê esta review e acho que ficas a perceber o que é:
http://www.bateristaspt.com/forum/sh...=6074#post6074

Leodreammer Seg, 28 de Agosto de 2006 20:24

este parte é q n percebi muito bem... "como a ligação do pedal ao eixo do batente é directa".
È tipo se tivesse a tocar com 2 singles??
è que não veja a partida qual a diferença(exepto a fita em die cast) ao olhar para este da yamaha ou outro(iron cobra/janus/etc..).
Outra duvida que tenho, é na altura das plaquas,corrijam-me se estou errado,quanto + alta estiver a plaqua + balanço ou seja + força posso aplicar em detrimento de alguma perda de velocidade/sensibilidade e vice versa..

Miguel Martinho Ter, 29 de Agosto de 2006 09:27

Num sistema de correntes o pedal está ligado ao batente por uma corrente, né?!
Num sistema de fita, a ligação é feita com uma fita.
Num sistema direct-drive a ligação é feita por um eixo rígido.

Estás a ver ali a ligação do pedal ao batente?
Como podes ver é um veio em metal.
Este é um single, mas no duplo o sistema é o mesmo.

Neste sistema não há perda de energia quando tocas no pedal, já que não tem folgas de reação à força que metes no pedal, nem tem folgas quando o pedal regressa à posição inicial provocada pelas molas.
Para o baterista, o resultado é um maior controlo sobre o pedal e a sua reação ao toque.

phill-hip Ter, 29 de Agosto de 2006 10:40

Citação:

Mensagem Original de Hammer
...
Neste sistema não há perda de energia quando tocas no pedal, já que não tem folgas de reação à força que metes no pedal, nem tem folgas quando o pedal regressa à posição inicial provocada pelas molas.
Para o baterista, o resultado é um maior controlo sobre o pedal e a sua reação ao toque.

Pergunta: Como não há perdas de energia, a cena de melhor controlo é evidente, mas, e salvaguardando que cada qual tem a sua técnica e modo de tocar, de um modo geral não causará mais stress ao(s) pé(s) uma vez que a "descarga" de energia fica á conta apenas da pele do bombo (ou do pad, no meu caso?

Agradecia esta explicação....

Obrigado!

Leodreammer Ter, 29 de Agosto de 2006 10:47

obrigado aí hammer pela tua explicação, dificil era não entender..lol
O yamaha para mim peca um pouco por ter batentes que já pouco se vende em modelos até média gama..mesmo o resto parece ter saído há praí uns 20 anos,mas pronto são gostos,agora que é um exelente pedal penso que não resta duvida!
já vi um da gibraltar intruder mas pouco se fala nele como topo de gama...tive a pesquisar não vi outros modelos/marcas(c/direct drive) se alguém souber dalgum mande-me um link ou referencia para eu pesquisar.

Leodreammer Ter, 29 de Agosto de 2006 11:07

Outra duvida que tenho, é na altura das plaquas,corrijam-me se estou errado,quanto + alta estiver a plaqua + balanço ou seja + força posso aplicar em detrimento de alguma perda de velocidade/sensibilidade e vice versa..

Miguel Martinho Ter, 29 de Agosto de 2006 11:34

Vamos por partes :))

phill-hip:
Nem todos os bateristas se adaptam a a este sistema porque muitas vezes já têm o vício da corrente ou da fita. Não causa stress aos pés porque quando te adaptares aos pedais deixas de produzir energia a mais, ou seja, não precisas de tocar tão depressa ou dar a folga necessária para a reação do pedal, etc.. Este pedal reage de acordo com o que estás a tocar realmente e não com o que estás a tocar + folgas.
Mas não esquecer, este pedal requer alguma habituação.

Leodreammer:
Sim, normalmente quanto mais alto estiver o pad do pedal, mais força terás de fazer e perderás consequentemente alguma sensibilidade. A velocidade depende de cada um.
Não há muitas marcas com sistemas destes. Sei que há a Yamaha, a Gibraltar, acho que a Axis também tem um modelo, a DW também tem um Pacific. A Pearl acho que também está (ou estava) a estudar um modelo com este sistema.

Leodreammer Ter, 29 de Agosto de 2006 13:17

Esse tipo de pedal com eixo em die cast pode ser mesmo muito bom mas só para pros(ou gajos entendidos) para ir para uma compra destas,não aconcelho a iniciantes..já visto o que era se nas aulas praticas na escolas de condução automovel os monitores ensinassem os aprendizes com carros com direcção assistida,velocidade automaticas,travoes abs e mais n sei o quê??
Quem sabe tocar num pedal convencional safa-se melhor com todo o tipo de pedais,agora não me arrisco a dizer o mesmo daqueles que criam mecanismos nos da yamaha flyer,é minha opinião!!

Miguel Martinho Ter, 29 de Agosto de 2006 13:31

Epá, o sistema é bom mas não exageremos. Qualquer pessoa pode tocar com ele.

Olha, o que te posso dizer é que que tenho 2 amigos meus que compraram este pedal (para além de mim), e tanto um como outro não o trocavam por mais nenhum. Depois, pelo que percebi, o Quim (DrumPhilosopher) também tem um e pelos vistos também está satisfeito com ele.

Sinceramente, entre 170 euros por este pedal ou por um Iron Cobra prefiro estes da Yamaha.

drummer-maniac Ter, 29 de Agosto de 2006 14:04

antes de falarem mal experimentem , nao vao perder nada .

dave_abbruzzese Ter, 29 de Agosto de 2006 14:57

eu só tenho a dizer maravilhas deste pedal. desde k o comprei parece k faço coisas k dantes n conseguia fazer. tb é certo k o pedal k tinha ja estava todo estragado, e era dificil de domar:icon_razz: , mas o facto é k este pedal da yamaha... é qq coisa de extraordinario. qd o comprei custou 150€, novo. eu ate ia comprar outro (o iron cobra), ms experimentei este na loja, e assim k comecei a bater... meu deus, k coisa fantastica.

um amigo meu tb qd vai a minha casa tocar, ele fica smp maravilhado com o pedal. eu k até nem era grande fã dos produtos da yamaha... dp disto, venha de la o hardware da yamaha:rocker: eu arrisco mm a dizer k 1 gajo com muito jeito quase, e atenção ao quase, k consegue com este pedal fazer dele 1 pedal duplo.

o link: http://www.yamaha-europe.com/yamaha_...410/index.html

Leodreammer Ter, 29 de Agosto de 2006 19:39

Ng está a falar mal do pedal antes pelo contrario,só referi que para um iniciantes era preferivel um "com folgas" porque este sistema ainda tá muito a frente praticamente não existe no mercado..
Agora estiticamente,acho-o "feio" e a estetica tem para mim 20% de importancia na decisão da compra..mas n passa de gostos..agora se aparecer um tipo janus aí sim,por 250 mocas investia e ficava com pedal ao meu gosto!

drummer-maniac Ter, 29 de Agosto de 2006 19:45

para mim o jauns é bem mais feio , mas já agora que interessa isso ?? o pedal ta escondido atrás do bombo , a funcionalidade é que interessa .

Leodreammer Ter, 29 de Agosto de 2006 20:04

claro,se o mais importante fosse o a estética não dava 20 mas 80% de importancia na decisão final:)

Miguel Martinho Ter, 29 de Agosto de 2006 20:26

Eu não acho o Yamaha nada feio! Gosto do estílo robusto que ele tem.

Ah, um pormenor importante, o pedal até brilha no escuro :)
Aquelas tiras amarelas que estão na base são fluorescentes

Leodreammer Ter, 29 de Agosto de 2006 20:37

Feio ao não o pedal é bom!
Mas se aperecer uma gaja mais bonita com uma prateleira xl qual qual é q escolhias??
Eu escolhia a da prateleira xl ainda mais não tenho namorada(neste caso pedal)..lol

DrumPhilosopher Ter, 29 de Agosto de 2006 21:26

Lolada

Sim o pedal Yamaha tem uma apresentação um pouco tacanha e antiquada, em comparação com outros... mas não se deixem enganar, pois é uma máquina altamente MORTAL!!! lol é um grande pedal!
Só os batentes é que são uma M*#*#!!!

Leodreammer Qua, 30 de Agosto de 2006 00:03

"mas não se deixem enganar, pois é uma máquina altamente MORTAL!!!"

Só espero que a bichona n se vira contra o dono..lol
Se ela tiver antecedentes criminais avisem as autoridades!!
ainda por cima é voadora(flying..)

Miguel Martinho Qua, 30 de Agosto de 2006 08:35

Citação:

Mensagem Original de DrumPhilosopher
Só os batentes é que são uma M*#*#!!!

Mas isso és tu que és um bruto a tocar :)):))

Realmente, os batentes podiam ser melhores, mas como o encaixe é universal, podem colocar lá uns da Pearl (para mim são os melhore que andam por aí).

DrumPhilosopher Qua, 30 de Agosto de 2006 12:25

Citação:

Mensagem Original de Hammer
Mas isso és tu que és um bruto a tocar :)):))

BRUTO eu...?!?!!?:))

Ve la tu que até parti o batente do pé esquerdo!!!

Por acaso os meus batentes preferidos são os do Cobra, leves, bem equilibrados e uma pancada com um ataque do caraças! Só é pena não trazer logo as varias cabeças, feltro, borracha e madeira!

Abraço

FlickBohnam Sex, 1 de Setembro de 2006 09:45

Eu toco num Direct Drive Da Gibraltar, Serie Intruder, a versao antiga, nao aquela com o novo design fixolas. Mas as aparencias iludem, o pedal é do car***o. E se quiserem o REAL THING entao que comprem um Ludwig Speed King que estes foram os primeiros com Direct Drive ;)

dave_abbruzzese Sex, 1 de Setembro de 2006 12:04

eu andei a sondar o speed king, ms sao poucas as lojas em portugal k trabalham com ludwig, so mesmo encomendando

Leodreammer Sex, 1 de Setembro de 2006 13:03

este parece ser muito bom!!!
ainda por cima tem tudo o q eu gosto batentes com duas pontas e design brutal!!

Cutlas Sex, 1 de Setembro de 2006 13:11

http://www.thomann.de/thoiw10_artike...1fc096c0c225ad

http://www.thomann.de/thoiw10_tama_h...1fc096c0c225ad

Sim senhor! este direct drive está um pouco mais barato que o Iron Cobra, agora resta é saber se é suficientemente bom para substituir o Iron Cobra!!! :))

[]

Miguel Martinho Sex, 1 de Setembro de 2006 13:14

Mas este ainda é mais barato e podes querer que substitui:

http://www.thomann.de/thoiw10_yamaha...1fc096c0c225ad

Cutlas Sex, 1 de Setembro de 2006 13:22

Hah pois!!
Ainda não me tinha dignado a ir ver o preço do Yamaha :))
Pois, o Yamaha de certeza que substitui! e a Tama que pense em fazer uns direct drive, porque ate agora que eu tenha visto ainda nao ha nenhum da Tama.

Leodreammer Sex, 1 de Setembro de 2006 16:33

O yamaha é + barato mas depois trocas os batentes(opcional) vai dar ao mesmo..
São 3 pedais de topo é tudo uma questão de gostos mais nada.
Agora se o iron cobra sair em versão direct drive vai arrasar a concorrencia mesmo sendo + caro,já os de corrente são uma referencia, imaginem quando sair o die cast!È uma questão de tempo,daqui uns tempos vamos ter tama e Pearl,mapex tb,não me pareçe que estas marcas vão ficar para tras!
Pena é o Gibraltar n ser um pouco + barato..

Miguel Martinho Sex, 1 de Setembro de 2006 16:48

Sinceramente, acho os Iron Cobra sobrevalorizados.

Snooze Sex, 1 de Setembro de 2006 16:58

Esse gibraltar tem bom aspecto... quer dizer parece uma beca apaneleirado.. desculpem-me a expressão.. lol

Gosto mais da simplicidade do yamaha, tipo classico.. old school! ;)

Eu a nivel de pedais ando sempre indeciso entre o janus e o yamaha direct drive, é mais caro, mas não sei se me vai compensar. O dificil é conseguir experimentá-los...

O iron cobra não vou muito com ele, toquei uma vez com um e... não me habituei a ele nem por nada..

Leodreammer Sex, 1 de Setembro de 2006 18:13

"old scool" é mesmo!
Basta olhar pra ele nem as batentes foram capaz de inovar emfin gostos são gostos e de certeza q é um exelente pedal..
Eu estou esperançado que o janus(mapex) sai uma versão com direct drive seria a melhor opção em termos de qualidade/preço.
Mas tb temos de ver que a Mapex ou muito me engano ou vai subir o preço deste pedal,como já está a ganhar muita reputação no mercado dos pedais duplos, com a saida de um novo sistema vão se aproveitar,é um palpito,esperamos q não!

DrumPhilosopher Seg, 2 de Outubro de 2006 16:28

Amigos, para que mandar da alemanha se no caso do Yamaha DD custa 299€ na Musifex!!!!:rocker:

PS: pelo que tenho lido na Net, o sitema Direct Drive do Yamaha esta mais robusto que o da Gibraltar...

Miguel Martinho Seg, 2 de Outubro de 2006 16:38

Eu também comprei o meu yamaha na Musifex. Não compensa mandar vir de fora. ;)

Leodreammer Seg, 2 de Outubro de 2006 17:02

já agora quanto pagaste se n for indiscrição?

patodrums Seg, 2 de Outubro de 2006 17:03

e entre esse yamaha e o axis?? kual sera melhor?? alguem ja experimentou axis ?

Miguel Martinho Seg, 2 de Outubro de 2006 17:44

Citação:

Mensagem Original de Leodreammer
já agora quanto pagaste se n for indiscrição?

Mas eu comprei o single. Acho que rondou os 160 euros.

DrumPhilosopher Ter, 10 de Outubro de 2006 14:30

Bem pessoal, eu já por várias vezes referi o tal "feeling" diferente dos pedais Direct e por acaso um amigo emprestou-me ontem um Eliminator, pois eu nunca tinha tocado na versão dupla...

Depois de tocar um bocado com o Elim. a sensação é de que estava a pisar e empurrar qq coisa, devido ao efeito alavanca (mais pronunciado) que estes pedais de corrente/fita têm, sente-se o peso do pedal debaixo dos pés! Não estou a dizer que o pedal é pesado, mas depois de tocar à quase 1 ano com o Yamaha DD, agora da para sentir a diferença!

Os pedais DD praticamente não se sentem debaixo dos pés, é como se o nosso pé fosse o próprio pedal!
E se isto é optimo para pessoal que toca singles extremamente rápidas, pode não ser para outros que precisam de máximo controle para executar figuras de bombo mais complexas (doubles, triplets, etc...).

No fundo vai ser uma questão de gosto pessoal!

São agora 23:12. (horário GMT +1)

Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com