![]() |
Re: [Tutorial] Como fazer casco em madeira para tarola
Como vais por aí os aros? Para alem de muito grossa, os bearing edges nao tao limados e o pior: a tarola nao ta redonda...
|
Bom trabalho!
Rep included! :icon_drummer: |
Citação:
cumpz |
É de te dar os parabéns pela iniciativa!
Pode não ser uma tarola profissional, e até nem ter um grande som.. mas.. é a tua tarola, feita por ti! Acho que poucos ou nenhuns aqui no fórum podem dizer que construíram uma peça de bateria! =P Mesmo sendo um pequeno teste num madeira se calhar menos boa, é de louvar a tua iniciativa! Era fixe era fazeres um videozinho aí num futuro próximo a mostrar o som do animal só para termos uma pequena noção :D Parabéns pela criatividade e pela paciência! Abraço |
Citação:
|
Citação:
Citação:
|
Citação:
|
Citação:
|
Citação:
|
Parabéns pelo trabalho! Já pensei várias vezes em fazer um shell custom, mas o meu único problema é mesmo onde arranjar o torno!
Desde que a tua shell tenha ficado aproximadamente arredondada e não oval, com o torno conseguirás torná-la bem redondinha e com um acabamento porreiro, desbastando por dentro e por fora! O modo de construção que usaste é habitualmente designado por stave shell e é usado por marcas como a Brady ou a Tamburo, com resultados acusticos brutais, e é dos modos de construção mais simples desde que se disponha de um torno para dar o acabamento... :icon_confused: (que é o que me falta!) Se o resultado final for aquele que se espera, sou um potêncial cliente para uma shell, já que comprei ferragens a uns tempos para um projecto custom que nunca concretizei! ;) (ainda por cima também sou de Leiria!) Força aí para o trabalho que falta! |
Citação:
|
Ah esqueçi-me.. e aproveitando aqui a ideia no nelson.. Ya, se começares a fazer tarolas costume, já sabes! lolol A minha e de metal também.. ter uma em madeira tb me agradava :P
abraço [[]] |
Citação:
Estava a pensar fazer a tarola de 13", nem era de 14", mas será que os tornos existentes nas carpintarias dão para estas medidas? |
Temos mestre carpinteiro! Como explicaste até parece fácil! Só não postaste aquele retoque final de alisar as arestas dos blocos colados, e claro, o aspecto final da menina!
Se calhar ainda te vou pedir para me fazeres umas shells custom, lá terá que ser! :) Parabéns pelo bom trabalho e obrigado pelo post! |
Citação:
Citação:
|
Brigado mais uma vez! Vou mesmo considerar essa hipótese para terminar o projecto que se arrasta a tanto tempo... :icon_confused:
De qualquer forma, se resolveres montar aí uma linha de produção, eu faço-me cliente! ;) Fico à espera de ver o resultado final! |
Claro. Mas isso em faia, assim com umas peles Remo que fazem milagres, até dava um canhão. :) Esperamos pelo aspecto final!
|
A madeira que utilizaste, a faia, está a ser referida como uma madeira de 2ª escolha, mas não é!
A faia (em inglês beech) é uma madeira usada por exemplo pela Yamaha numa das suas séries de topo (a Beech Custom Absolute). No site da Yamaha ode ler-se: "A faia é uma madeira tão dura como o vidoeiro, mas com o seu grão mais longo parece que acentua as frequências médias e graves com um pouco mais de “sustain”. Tem um potente som de grande alcance, mas não tão aberto como o bordo." Ou seja, é uma madeira que pode rivalizar com o maple, de acordo com a preferência acústica de cada um. A tarola de assinatura do Akira Jimbo também é em madeira de faia. Por isso não deites esse caso para o lixo!!! |
Citação:
|
um dia que for a oficina do AVO ;)
eu bem digo... para mim, o sub topico que devia tar sempre cheiinho de posts era o "Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo" ... :icon_cool: |
Nelson, obrigado! Agora é que sai daí um canhão oh jonhe.. :) Força nisso!
|
O meu avô faz coisas dessas todos os dias :O ele faz pipos e essas coisas
|
Citação:
qt fica ele fazerme uma bateria a Portnoy? x[] |
Acaba isso e posta aí que eu quero ver ! grande iniciativa !! :rocker:
|
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she
Boas
Preciso da vossa ajuda. Alguém me podia dizer qual a melhor madeira para fazer a tarola, diferenças de som de umas para as outras, etc... Tenho aqui em casa algumas destas mas não sei qual é que hei-de escolher. A tarola tem de ter um bom estalo e algum volume e ter um som seco. Sei que em parte isto vem das peles mas a madeira tb deve influenciar. Qual destas a mais apropriada? Maple Birch Hickory Oak Mahogany Beech Cumpz |
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she
Citação:
|
Maple com power reverse dot coated é estalo certo! ;)
Volume também não falta :) Outras madeiras, não sou muito experiente mas já se fala muito de birch! Mas se o teu pai arranja isso não há nada como fazeres duas :)) |
Citação:
|
Citação:
Mas agora vou tentar acabar este casco visto que a faia nem é tão mau quanto se pensa. Ps: acrescentei mais uma fase na review: Betumar. Agora tenho uma duvida. Qual a espessura com que o casco deve ficar no final? |
Betumar cascos?
Isso faz-se? :icon_confused: |
Citação:
cumpz |
Eu pensei que era só lixar e mai nada mas ok
|
Citação:
|
Para block snares, as melhores madeiras costumam ser as madeiras mais duras, tal como a Jarrah, Eucalipto, Bubinga, Sheoak.
|
Citação:
|
Ta muito fixe, parabéns! É uma grande ideia, e como algum pessoal já disse, tambem quero uma :) podes acrescentar-me a lista de espera
|
oh jonhe, e o aspecto final, e o som, e isso tudo no conjunto do teu kit? a gente quer saber tudo pa! força nisso, e se ficar mesmo como tem vindo a ficar ainda te encomendo uma caixa
|
Citação:
Os bearing Edges podem ser feitos no torno, ou é melhor com uma topia? Para a shell que vou fazer para mim em principio será em Oak-Carvalho. cumpz |
vai ficar... nem digo mais. é esperar para ver
|
Muito bem!
Ainda só me aventurei em ply-shells, mas o meu próximo projecto também vai ser uma tarola com staves. Go on! |
Bem, para não andarem para aí ás voltas com nomes esquisitos, aqui fica o nome, em português, da maioria das madeiras utilizadas no fabrico de instrumentos (bateria, guitarras, etc, etc..)
às vezes um nome esquisito, é uma árvore que está ao lado de nossa casa :rocker: Fiquem bem Inglês Português abele álamo acacia acácia african blackwood pau-preto alder amieiro almond amendoeira apple macieira arrowwood viburno ash freixo aspen álamo, choupo ou faia tremedor baldcypress cipreste calvo balsawood pau-de-balsa basswood tília beech faia birch vidoeiro, bétula bubinga bubinga buckthorn sanguinheiro butternut nogueira branca cedar cedro cherry cerejeira chestnut castanheiro corkwood, cork-oak sobreiro cypress cipreste cyrilla swamp cirílo do pântano ebony ébano elder sabugueiro elm ulmeiro eucalyptus eucalipto fiddlewood pau-de-viola fig figueira fir abéto guava goiabeira hazel avelaneira hickory nogueira dos E.U.A. hornbeam álamo-branco horsechestnut castanheiro-da-índia horsetail tree cavalinha ironwood, Lyontree mecrusse juniper zimbro larch larício laurel loureiro leadwood monzo lemon limoeiro locust alfarrobeira madrone madrono mahogany mogno mangrove mangue maple bordo mastic aroeira mazzard azereiro medlar nespereira mulberry amoreira myrtle mirto oak carvalho olive oliveira orange laranjeira oysterwood cedro-macho pagoda tree sófora, figueira-dos-pagodes palm tree palmeira pao ferro pau-ferro papaya mamoeiro peach pessegueiro pear pereira pine pinheiro plum ameixieira poplar álamo, choupo redwood pau-brasil rosewood pau-rosa sabdalwood sândalo sloe abrunheiro spruce abéto sycamore plátano walnut nogueira willow salgueiro |
então e a tarola pronta?
|
Citação:
Jonhe, essa tarola? Embargaram a obra? Abraços |
Citação:
|
Citação:
Obrigado a todos pelos comments |
Boas jonh
parabens pelo teu trabalho.Tal como o teu pai eu tambem sou carpinteiro e tambem já fiz um kit completo para mim (Bombo 20,timbalos 10 , 12 , 14 , 16 e tarola de 14 x 6,5 tudo com aros de madeira ) só que usei uma técnica completamente diferente da tua , como não sabia que existia o bateristas.pt não tirei fotos na fase de fabrico , agora vou fazer uma tarola de 13 e vou tirar fotos de todos os passos para o pessoal poder ver.A madeira que utilizo é choupo tem um som seco e definido , já agora aproveito para dizer ao pessoal que mora na zona de cascais e não só que se quizer vir experimentar é só dizer. |
Citação:
Depois posta um tutorial do género deste para ficarmos todos a saber! Quanto à shell ainda está aqui, não tenho tido tempo para a levar para o torno, mas nao se preocupem que eu acabo-a! Abraço |
5 Anexo(s)
aqui tens as fotos da minha obra!
o mais complicado neste processo todo é fazer os aros tambem em madeira , as ferragens são do mais baratuxo que há mas dá para safar a coisa, a decoração que vês é um autocolante mas dá para personalizar das mais variadas formas é preciso é imaginação mas depois de várias horas a fazer isto já não há pachorra para personalizações o que se quer é que ela comece a bater. |
ardrums, tens aí obra de arte!
Pessoalmente, acho uma tarola bonita, e não acho que perdeste muito tempo em pormenores senão tinha ficado mesmo xpto (ou bpto :icon_cool: ). Parabéns e obrigadão por postares fotos da master piece! Abraço |
São agora 10:26. (horário GMT +1) |
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com