BateristasPT.com

BateristasPT.com (http://www.bateristaspt.com/forum//forum/forum.php)
-   Pratos (Cymbals) (http://www.bateristaspt.com/forum/forumdisplay.php?f=3)
-   -   Ride - Zildjian Custom K 20" Ride/Zildjian K 20" Ride (http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=28420)

Snak Ter, 3 de Janeiro de 2012 05:09

Ride - Zildjian Custom K 20" Ride/Zildjian K 20" Ride
 
Boas. Toco numa banda de covers onde abrangemos vários estilos musicais: Pop, Rock, Funk, Reggae...
Tenho uma Mapex Saturn e os meus pratos são estes:

Hi-Hat: 14" Zildjian Quick Beat (adoro para o funk)
Crash: 16" Zildjian Custom A
Ride: Planet Z (Zildjian rasca)

Preciso de investir noutro crash e tenho de substituir o meu ride, obviamente.
Para crash estava a pensar num Dark Thin K de 15 ou 17", ainda não sei. Acho que combina bem com o A Custom.

Agora para Ride, precisava de opiniões. O que é que combinaria com este setup, tendo em conta os estilos musicais que toco?
Estava a pensar em algo como o Zildjian K 20" Ride. Mas depois reparei que também havia um com o nome parecido: o Zildjian K Custom 20" Ride. Alguém me sabe explicar as diferenças? E alguém tem outras sugestões?

Muito obrigado.

Já agora mando aqui uma amostra de um cover nosso: Sultans of Swing. Espero que gostem.

Lu Batera Ter, 3 de Janeiro de 2012 09:13

Re: Ride - Zildjian Custom K 20" Ride/Zildjian K 20" Ride
 
Olá

Os meus crashes são exactamente o A Custom 16” e um K Dark Crash Thin 15”. Pessoalmente, gosto do equilíbrio de som entre ambos: o A dá um pouco mais de sustain e o K é um pouco mais rápido, pelo que cumprem bem as funções que necessito. Note-se que são pratos já com uns anos (primeira metade dos anos 90, acho) e o tempo e a não-limpeza já lhes conferiram alguma personalidade. :)

Quanto ao Ride, tive já esses dois modelos. Vendi o K há pouco tempo e o K Custom está lá parado, ainda não decidi o que fazer com ele (comprei um Istanbul, mais indicado para o que ando a tocar). São ambos bastante diferentes: o bell, o martelamento, o peso... Acho que basta veres as specs para notares as diferenças. Para os estilos que tocas, acho que o K Custom seria mais apropriado, especialmente porque tanto o bell como o ping são mais pronunciados. Aliás, é um prato muito versátil, e não fosse o peso dele, que impede acompanhamentos e crashes mais suaves, ainda o teria no meu set.

Espero ter ajudado, mas se tiveres mais alguma questão, avisa, pois conheço bem as opções de que estás a falar.

João Isaac Ter, 3 de Janeiro de 2012 16:05

Re: Ride - Zildjian Custom K 20" Ride/Zildjian K 20" Ride
 
So quero dizer, que o K Custom Ride, é um prato crashavel. O que o Lu Batera disse está completamente certo!

Abraço

ja.ka.kanta Qua, 4 de Janeiro de 2012 23:37

Re: Ride - Zildjian Custom K 20" Ride/Zildjian K 20" Ride
 
Agora vamos todos dizer que o Lu Batera tem razão. :offtopic1:

Snak Qui, 5 de Janeiro de 2012 06:54

Re: Ride - Zildjian Custom K 20" Ride/Zildjian K 20" Ride
 
Obrigado pelas opiniões.
Em relação aos crashes, o que acham que combina bem com um A Custom 16"?

João Isaac Qui, 5 de Janeiro de 2012 22:22

Re: Ride - Zildjian Custom K 20" Ride/Zildjian K 20" Ride
 
Posso te dizer o seguinte, eu no meu set tenho varias series da Zildjian, tenho avedis, como tenho a custom, como tenho k dark. Os meus 2 crashes são o K dark crash de 16" e o A custom de 17" e digo te que jogam bue bem, soam muito bem os 2 juntos, como 1 a seguir ao outro. Se puderes ouvir um ao lado do outro é a melhor coisa que podes fazer, assim consegues perceber o que gostas realmente.

Abraço

Snak Sex, 6 de Janeiro de 2012 02:48

Re: Ride - Zildjian Custom K 20" Ride/Zildjian K 20" Ride
 
Estou mesmo a pensar num K Dark Thin Crash. Só preciso de decidir o tamanho. Estava a pensar em 15" ou 16"

João Isaac Sex, 6 de Janeiro de 2012 03:36

Re: Ride - Zildjian Custom K 20" Ride/Zildjian K 20" Ride
 
Eu nao te aconselho a comprar de medidas iguais mesmo sendo de modelos diferentes, se gostas do k thin crash eu por mim compraria o de 15"

Snak Sex, 6 de Janeiro de 2012 15:32

Re: Ride - Zildjian Custom K 20" Ride/Zildjian K 20" Ride
 
Citação:

Mensagem Original de João Isaac (Mensagem 233482)
Eu nao te aconselho a comprar de medidas iguais mesmo sendo de modelos diferentes

Porque não? Alguma razão em especial?

João Isaac Sex, 6 de Janeiro de 2012 18:13

Re: Ride - Zildjian Custom K 20" Ride/Zildjian K 20" Ride
 
Peço desculpa devia ter dito logo a minha opiniao sobre isso. Posso te dizer que entre o A custom de 16" e o K dark thin crash, a nota que têm é igual ou quase igual, ou seja, eu gosto de ter a esquerda um prato mais agudo e a direita um mais grave, o que não vais conseguir com tamanhos iguais, mesmo nao tendo a mesma nota acho um pouco de desperdicio, porque um prato maior tem utilidades diferentes em certas partes de uma musica e vice versa. Por exemplo eu uso o K dark crash thin de 16" quando quero um crash que me pareça "mais rapido" e com uma nota assim mais aguda, no entanto, quando ataco o crash repetidamente prefiro faze lo no a custom de 17, o som expande se mais por ser um pouco maior e por ter as caracteristicas que tem.
A meu ver eu gosto do meu set assim, acho que ta impecavel e há quem tenha ouvido e gostou bastante, no entanto esta mistura resultou duma experiência, acho que se nao experimentares os 2 em conjunto nunca teras a certeza, pelo menos e o que eu acho.

Abraço

Snak Sex, 6 de Janeiro de 2012 23:43

Re: Ride - Zildjian Custom K 20" Ride/Zildjian K 20" Ride
 
Obrigado pela clarificação. E concordo plenamente contigo.

Lu Batera Sáb, 7 de Janeiro de 2012 11:05

Re: Ride - Zildjian Custom K 20" Ride/Zildjian K 20" Ride
 
João Isaac, permite-me discordar: a "nota" de pratos do mesmo tamanho não tem que ser igual de forma nenhuma. Influi o material, a espessura, o tipo de martelamento, a forma, etc. (Coloquei "nota" entre aspas porque apesar de se poder encontrar uma nota dominante, acho que o som dos pratos é acima de tudo um complexo de notas, que podem ter mais ou menos destacada a principal, mas muitas vezes esta nem é a mais importante, mas sim toda a riqueza sonora das outras notas.)
Por exemplo, o A Custom é unlathed (não sei como traduzir isto para português) e a série K é lathed. Isto faz diferenças sérias na sonoridade,e por isso eu diria mais rapidamente que A Custom + K Custom do mesmo tamanho é melhor nao, mas A Custom + K já me parece perfeitamente aceitável.
Diga-se que em termos de dimensões, e se o Snak anda a fazer bares, dependendo da dimensão dos mesmos, diria que um 17" talvez fosse mais aconselhável: o meu set de 15"/16" está óptimo, mas eu tenho uma bateria de criança e toco jazz/funk. Não sei se é pela sujidade, mas não são pratos muito altos, o que é bom para mim pela bateria que tenho, mas talvez para o Snak não seja a melhor opção.

João Isaac Sáb, 7 de Janeiro de 2012 15:02

Re: Ride - Zildjian Custom K 20" Ride/Zildjian K 20" Ride
 
Citação:

Mensagem Original de Lu Batera (Mensagem 233610)
João Isaac, permite-me discordar: a "nota" de pratos do mesmo tamanho não tem que ser igual de forma nenhuma. Influi o material, a espessura, o tipo de martelamento, a forma, etc. (Coloquei "nota" entre aspas porque apesar de se poder encontrar uma nota dominante, acho que o som dos pratos é acima de tudo um complexo de notas, que podem ter mais ou menos destacada a principal, mas muitas vezes esta nem é a mais importante, mas sim toda a riqueza sonora das outras notas.)
Por exemplo, o A Custom é unlathed (não sei como traduzir isto para português) e a série K é lathed. Isto faz diferenças sérias na sonoridade,e por isso eu diria mais rapidamente que A Custom + K Custom do mesmo tamanho é melhor nao, mas A Custom + K já me parece perfeitamente aceitável.
Diga-se que em termos de dimensões, e se o Snak anda a fazer bares, dependendo da dimensão dos mesmos, diria que um 17" talvez fosse mais aconselhável: o meu set de 15"/16" está óptimo, mas eu tenho uma bateria de criança e toco jazz/funk. Não sei se é pela sujidade, mas não são pratos muito altos, o que é bom para mim pela bateria que tenho, mas talvez para o Snak não seja a melhor opção.

Boas Lu, nao problema algum em discordar, tamos aqui para trocar ideias e para aprendermo uns com uns outros. Talvez me tenha expressado mal e "nota" secalhar não é o termo que ficaria melhor, no entanto, continuo a achar que dois pratos com o mesmo diametro são mais parecidos do que pratos de diferentes diametros e pelo menos para mim isso faz me diferenca. Eu acho que so exprimentando e que se consegue escolher, secalhar ate vai escolher um com o mesmo tamanho quem sabe, nao sou nenhum perito, na realidade nao percebo quase nada, e so falo da expriencia que ja tive e que ja a referi mais a cima...

Lu Batera Dom, 8 de Janeiro de 2012 10:14

Re: Ride - Zildjian Custom K 20" Ride/Zildjian K 20" Ride
 
João, também me custa falar de nota num prato, pois na verdade o som dum prato a sério é sempre mais complexo e rico, cheio de overtones e undertones (de novo, não sei como traduzir isto...), como já tinha referido atrás. Não sei se esta discussão entre nós clarificou mais a dúvida do Snak, ou se o confundiu ainda mais; ele já nos dirá. ;)

João Isaac Dom, 8 de Janeiro de 2012 15:09

Re: Ride - Zildjian Custom K 20" Ride/Zildjian K 20" Ride
 
Citação:

Mensagem Original de Lu Batera (Mensagem 233684)
João, também me custa falar de nota num prato, pois na verdade o som dum prato a sério é sempre mais complexo e rico, cheio de overtones e undertones (de novo, não sei como traduzir isto...), como já tinha referido atrás. Não sei se esta discussão entre nós clarificou mais a dúvida do Snak, ou se o confundiu ainda mais; ele já nos dirá. ;)

Ahah, realmente tens razao, o Snak agora ja não sabe para que lado ir, secalhar é melhor mesmo exprimentares Snak!

Abraço

Snak Sex, 13 de Janeiro de 2012 05:55

Re: Ride - Zildjian Custom K 20" Ride/Zildjian K 20" Ride
 
O pior é que eu não sei onde hei-de ir para experimentar pratos na zona de Lisboa. Já entrei em algumas lojas, mas tinha pouco ou nada.

João Isaac Sex, 13 de Janeiro de 2012 15:59

Re: Ride - Zildjian Custom K 20" Ride/Zildjian K 20" Ride
 
Posso te dizer que ja vi esses pratos tanto na Musifex como na Musicfactory! Tens de la ir!

Abraço


São agora 23:01. (horário GMT +1)

Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.