BateristasPT.com

BateristasPT.com (http://www.bateristaspt.com/forum//forum/forum.php)
-   Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") (http://www.bateristaspt.com/forum/forumdisplay.php?f=12)
-   -   Como Identificar Compassos (http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=7)

João Timbalão Seg, 3 de Abril de 2006 10:26

Como Identificar Compassos
 
O mais importante para saber que compasso estamos a ouvir ou a tocar é identificar onde é que está o UM. A partir daqui basta contar a divisão proporcional mais natural até se voltar ao UM. Isto refere-se a o número de cima, que é o número de tempos, de beats do compasso. As valsas são ternárias, conta-se 123123. O compasso é um 3 por x. O "knocking On Heavens Door" é um quaternário, conta-se 12341234. O compasso é um 4 por x.
O x refere-se ao tipo de nota que vai ser atribuído ao número de tempos e depende da subdivisão. Se esta se fizer bem à pulsação mais naturalmente espaçada, será uma semínima que é um quatro. Se essa subdivisão fôr ímpar ou de divisor comum ímpar, ou se fôr muito desmultiplicada, é um 8, que é uma colcheia, ou um 16, que é uma semi-colcheia, etc. Isto não é sempre assim, e a escrita pode ajudar a perceber porquê, mas pode-se começar por usar estes princípios. De qualquer modo, saber SEMPRE onde está o UM é a coisa mais importante, principalmente para nós bateristas. Mesmo que não seja a nota de início da malha ou que não seja a nota mais forte da música e por vezes nem se toque, é a mais importante. Sabendo onde está o UM dá-nos o controle total da forma da música, onde começar e acabar as frases, os ritmos, as acentuações e as dinâmicas, até mesmo evitar tocá-lo e mesmo que nos atrapalhemos, nunca nos perdemos. Depois é só contar.

Bifes Ter, 28 de Outubro de 2008 13:26

Re: Como Identificar Compassos
 
Ora aqui está um bom post...uma explicação simples e eficaz!

warlike Ter, 28 de Outubro de 2008 13:43

Re: Como Identificar Compassos
 
Ainda não tinha visto isto! Muito bom! O timbalao nunca mais cá veio?!

andrep Ter, 28 de Outubro de 2008 18:26

Re: Como Identificar Compassos
 
Citação:

Mensagem Original de warlike (Mensagem 88300)
Ainda não tinha visto isto! Muito bom! O timbalao nunca mais cá veio?!


Não, infelizmente! Ele é autor de tópicos muito interessantes!!!
Dedicou-se às norueguesas!!!;)

Nevermore Ter, 28 de Outubro de 2008 18:27

Re: Como Identificar Compassos
 
Tópico do Timbalão = qualidade garantida.

xefe Dom, 7 de Dezembro de 2008 22:48

Re: Como Identificar Compassos
 
Contar é pa meninos. :riding:

JP_ Seg, 8 de Dezembro de 2008 15:12

Re: Como Identificar Compassos
 
Citação:

Mensagem Original de xefe (Mensagem 93081)
Contar é pa meninos. :riding:

Ufa, ainda pensava que era menina. Agora deste-me a confirmação que não. Reputação negativa atribuida.

EDIT:.

Btw, bom tópico João. Já era de esperar. Quando poderes/quiseres, volta ao activo, era uma mais-valia.

Superdgs Seg, 8 de Dezembro de 2008 16:03

Re: Como Identificar Compassos
 
Citação:

Mensagem Original de JP_ (Mensagem 93141)
Ufa, ainda pensava que era menina. Agora deste-me a confirmação que não. Reputação negativa atribuida.


lol... ele disse aquilo a brincar... é preciso tanta coisa? o pessoal quer é rock n roll

Over_drummer Seg, 8 de Dezembro de 2008 16:45

Re: Como Identificar Compassos
 
Citação:

Mensagem Original de Superdgs (Mensagem 93144)
lol... ele disse aquilo a brincar... é preciso tanta coisa? o pessoal quer é rock n roll

Não sabia q tavamos no off-topic...

JP_ Seg, 8 de Dezembro de 2008 20:51

Re: Como Identificar Compassos
 
Citação:

Mensagem Original de Superdgs (Mensagem 93144)
lol... ele disse aquilo a brincar... é preciso tanta coisa? o pessoal quer é rock n roll

Se tivesse sido eu a fazer o tópico acho que não iria gostar de receber estas brincadeiras.
Mostra um bocado falta de respeito para com um dos membros que das melhores mensagens postou por aqui.

baquetas negras Ter, 9 de Dezembro de 2008 00:03

Re: Como Identificar Compassos
 
post mt bom para kem nao sabe esplica mt bem msm :cheer3:

LEONEL RODRIGUES Qua, 6 de Janeiro de 2010 06:53

Compassos
 
Olá pessoal

Vi postado aqui como identificar os Compassos, (e bem, pelo Timbalão), mas não na quantidade deles.

Normalmente para os bateristas, ou seja, para a secção ritmica, as pautas estão na clave de Fá, porque é onde se situa o baixo, ou a mão esquerda do piano/teclados.

Só que a maior parte, exceptuando os que sabem claro, o pessoal só conhece 3 compassos.

Binário - Ex: Samba, bossa, algumas marchas e pasodobles

Ternário - Ex: Valsas, e alguns ritmos do progressivo e fusão e não só...

Quaternário - Ex: Os normais que todos conhecem

Agora e sem entrar nas subdivisões de 6,8 e 16 existem as combinações de Compassos complexos ou sejam:

5/4 - Ex: Take five, Mission Impossible

6/4 - Ex: Algumas Valsas, e temas de progressivo/fusão e não só

7/4 - Ex: A bridge do Music do John Miles

Isto só para falar na subdivisão por 4.

Há muito boa gente que pensa que o Samba e a Bossa são quaternárias, mas não são.

Embora em certas pautas, apareça 4/4 tem um C/ ( C cortado ao meio), o que reduz para metade o seu valor.

Mas no glossário "brasileiro", que parece que já foi "inventado" já aparece com 2/4.

Mas existem ainda muito mais compassos. Mas o importante é saber identifica-los, achar-lhes a pulsação. E acima de tudo saber estar confortávelmente nos tempos. "Pregos" toda a gente mete.

Hehe

Fiquem bem pessoal

Abraço a todos

Miguel Martinho Qua, 6 de Janeiro de 2010 12:30

Re: Compassos
 
Bom tópico.
Não sou gajo da teoria, pouco percebo disso, mas a nível de identificação de compassos é uma coisa que até gostava de saber mais.

Citação:

Mensagem Original de LMR60 (Mensagem 143348)
Há muito boa gente que pensa que o Samba e a Bossa são quaternárias, mas não são.

Embora em certas pautas, apareça 4/4 tem um C/ ( C cortado ao meio), o que reduz para metade o seu valor.

Mas no glossário "brasileiro", que parece que já foi "inventado" já aparece com 2/4.

Li uma entrevista de um baterista brasileiro (cujo nome não me lembro), que dizia isso mesmo. Ele dizia que a Bossa é 2/4 e os americanos é que mudaram para 4/4 para tornarem o estilo mais mainstream/americanizado.

Como dizia um outro músico, os americanos pouco inventam, tornam é o que é inventado nos outros países mais comercial.

herba Qua, 6 de Janeiro de 2010 15:48

Re: Compassos
 
Excelente Tópico!!!

Desafiava o autor deste post a colocar aqui links de exemplos de ritmos com som e algumas demonstrações do que acabou de ser escrito.

Acho k a coisa ainda ficava melhor!!

Obrigado e parabéns pelo post!:)

LEONEL RODRIGUES Qui, 7 de Janeiro de 2010 17:16

Re: Compassos
 
Citação:

Mensagem Original de herba (Mensagem 143386)
Excelente Tópico!!!

Desafiava o autor deste post a colocar aqui links de exemplos de ritmos com som e algumas demonstrações do que acabou de ser escrito.

Acho k a coisa ainda ficava melhor!!

Obrigado e parabéns pelo post!:)

Olá Herba
Se queres que eu coloque á mão eu coloco, dá trabalho, mas no problem, agora links?
è para o pessoal dizer depois, que tudo o que sei vou buscar á net? Estás a perceber? è que já me aconteceu dizerem-me isso. No caso de postar com som, pelo menos para mim é dificil também visto eu ser um perfeito leigo em matéria de informática, mas vou tentar com a little help of my friends.
Fica bem
Abraço

luanfmarques Qui, 7 de Janeiro de 2010 22:27

Re: Compassos
 
Cara, parabéns pelo tópico!!!

ressu Sex, 8 de Janeiro de 2010 14:52

Re: Compassos
 
Só para acrescentar mais umas informações à questão dos compassos complexos:

5/4 : pode ser combinado de várias formas, isto é:
- 5/4
- 1/4 + 4/4
- 2/4 + 3/4
- etc... mais o resto das combinações:

7/4: a mesma maneira de combinar:
- 7/4
- 1/4 + 6/4
- 2/4 + 5/4
- 3/4 + 4/4
- 3/4 + 3/4 + 1/4
- ...

Quando falo nestas combinações, refiro-me mais especificamente aos acentos fortes, explicado:
- Pegando num exemplo prático:
Combinação 5/4 : 2/4 + 3/4

A acentuação mais forte será no primeiro tempo do 2/4 e no 1ºtempo do 3/4,
ou seja, no 1ºtempo do 5/4 e no 3ºtempo do 5/4.

1 2 3 4 5 - 5/4 normal
1 2 1 2 3 - 5/4 combinado de 2/4 + 3/4

É claro que estas combinações podem ser também feitas sobre compassos mais simples.

Espero ter acrescentado alguma coisa de útil. :)

LEONEL RODRIGUES Sex, 8 de Janeiro de 2010 16:06

Re: Compassos
 
Citação:

Mensagem Original de ressu (Mensagem 143762)
Só para acrescentar mais umas informações à questão dos compassos complexos:

5/4 : pode ser combinado de várias formas, isto é:
- 5/4
- 1/4 + 4/4
- 2/4 + 3/4
- etc... mais o resto das combinações:

7/4: a mesma maneira de combinar:
- 7/4
- 1/4 + 6/4
- 2/4 + 5/4
- 3/4 + 4/4
- 3/4 + 3/4 + 1/4
- ...

Quando falo nestas combinações, refiro-me mais especificamente aos acentos fortes, explicado:
- Pegando num exemplo prático:
Combinação 5/4 : 2/4 + 3/4

A acentuação mais forte será no primeiro tempo do 2/4 e no 1ºtempo do 3/4,
ou seja, no 1ºtempo do 5/4 e no 3ºtempo do 5/4.

1 2 3 4 5 - 5/4 normal
1 2 1 2 3 - 5/4 combinado de 2/4 + 3/4

É claro que estas combinações podem ser também feitas sobre compassos mais simples.

Espero ter acrescentado alguma coisa de útil. :)

Olá Ressu
Desculpa discordar da 1ª parte do teu comentario, mas não são compassos complexos o que postaste, mas sim compassos compostos o que´são outra coisa. Pelo que aprendi, compassos complexos, são compassos de raiz complexa, ou seja assim já nascidos, compassos compostos são compassos adiccionados, que muito bem tu referes noa 1ª parte do teu comentário. Mas fico muito satisfeito por saber que há aqui pessoal muito bem (in)formado e com boas bases musicais. Muito bem Ressu.

Fica bem
Um Abraço

enes Sáb, 9 de Janeiro de 2010 10:35

Re: Compassos
 
he he !
e eu que ha uns dias atras tive a oportunidade de ouvir isso na bateria da minha filha por um maestro da batera !
PS. da proxima vez sou eu que pago a conta !

LEONEL RODRIGUES Sáb, 9 de Janeiro de 2010 12:18

Re: Compassos
 
Citação:

Mensagem Original de enes (Mensagem 143903)
he he !
e eu que ha uns dias atras tive a oportunidade de ouvir isso na bateria da minha filha por um maestro da batera !
PS. da proxima vez sou eu que pago a conta !

Olá Enes
Maestro? Eu? Só se fôr do cozido á portuguesa.
Isso da conta, vai-te ficar caro. HEHE
Fica bem
Abraço

herba Sáb, 9 de Janeiro de 2010 15:11

Re: Compassos
 
Citação:

Mensagem Original de LMR60 (Mensagem 143637)
Olá Herba
Se queres que eu coloque á mão eu coloco, dá trabalho, mas no problem, agora links?
è para o pessoal dizer depois, que tudo o que sei vou buscar á net? Estás a perceber? è que já me aconteceu dizerem-me isso. No caso de postar com som, pelo menos para mim é dificil também visto eu ser um perfeito leigo em matéria de informática, mas vou tentar com a little help of my friends.
Fica bem
Abraço

Quem julgar, seja o que for, é por falta do que fazer.... e a internet serve mesmo pra isso.. é uma ferramenta espectacular k temos todos acesso... como tal deve ser bem aproveitada!
Eu coloquei esse desafio, mas se der muito trabalho deixa estar.. apenas pensei que seria "ouro sobre azul" no teu tópico.

Abraço:)

miguel ralha Sáb, 9 de Janeiro de 2010 15:12

Re: Compassos
 
Citação:

Mensagem Original de enes (Mensagem 143903)
he he !
e eu que ha uns dias atras tive a oportunidade de ouvir isso na bateria da minha filha por um maestro da batera !
PS. da proxima vez sou eu que pago a conta !

E eu?? Não como????

LEONEL RODRIGUES Sáb, 9 de Janeiro de 2010 16:09

Re: Compassos
 
Citação:

Mensagem Original de miguel ralha (Mensagem 143926)
E eu?? Não como????

Temos de marcar os 3 ou quem mais quiser vir, uma grande jantarada. Mas não PIZZAS!!!!!!!
Cozido á portuguesa e com todos os itens.
Eu convido. O Enes paga.
Ouvi dizer que há um bom restaurante lá para as bandas de Esposente,
"A COZINHA DO ENES". hehehehe
Abraço

ressu Sáb, 9 de Janeiro de 2010 17:34

Re: Compassos
 
Citação:

Mensagem Original de LMR60 (Mensagem 143348)

...

Agora e sem entrar nas subdivisões de 6,8 e 16 existem as combinações de Compassos complexos ou sejam:

5/4 - Ex: Take five, Mission Impossible

6/4 - Ex: Algumas Valsas, e temas de progressivo/fusão e não só

7/4 - Ex: A bridge do Music do John Miles
...

Peço desculpa por discordar, mal tal como foi dito são compassos complexos.

Compassos compostos são aqueles em que a divisão do tempo é ternária, ou seja em três partes. Tal como o 6/8, 9/8 etc...

Aquilo que quis mostrar são apenas combinações que são utilizadas na utilização dos compassos apresentados inicialmente.

LEONEL RODRIGUES Sáb, 9 de Janeiro de 2010 17:37

Re: Compassos
 
Citação:

Mensagem Original de ressu (Mensagem 143944)
Peço desculpa por discordar, mal tal como foi dito são compassos complexos.

Compassos compostos são aqueles em que a divisão do tempo é ternária, ou seja em três partes. Tal como o 6/8, 9/8 etc...

Aquilo que quis mostrar são apenas combinações que são utilizadas na utilização dos compassos apresentados inicialmente.

Olá ressu
Ah sim, tens razão rapaz. Estava a perceber mal. Claro que sim. Nem quis entrar nas outras subdivisãoe ainda para não criar ainda mais confusão.
Bem hajas
Fica bem
Abraço

ressu Sáb, 9 de Janeiro de 2010 17:46

Re: Compassos
 
Ok LMR60,

compostos, complexos um gajo faz sempre confusão...
um gajo as vezes troca-se sem dar por ela pensei que tinha trocado.

Abraço

LEONEL RODRIGUES Sáb, 9 de Janeiro de 2010 17:47

Re: Compassos
 
Citação:

Mensagem Original de ressu (Mensagem 143946)
Ok LMR60,

compostos, complexos um gajo faz sempre confusão...
um gajo as vezes troca-se sem dar por ela pensei que tinha trocado.

Abraço

Hehehe
È mesmo.
Confusão desfeita
Abraço

LEONEL RODRIGUES Qui, 28 de Janeiro de 2010 19:33

Re: Compassos
 
Citação:

Mensagem Original de herba (Mensagem 143386)
Excelente Tópico!!!

Desafiava o autor deste post a colocar aqui links de exemplos de ritmos com som e algumas demonstrações do que acabou de ser escrito.

Acho k a coisa ainda ficava melhor!!

Obrigado e parabéns pelo post!:)

Boas Herba
Não vou criar um novo tópico, porque este basta muito bem
Conforme pediste
aqui vai:

2/4
, aqui tem poliritmia em vários compassos
Podes incluir algumas marchas, pasodobles nem todos

3/4
Tambem as valsas, e alguns temas de fusão

4/4

5/4

6/4

7/4

7/8
9/8

12/8



Há mais poliritmos, mas acho que já dá para entenderes
Meti aí um pouco de Clássico , porque também é um estlo que gosto bastante e também tem direito á vida

Um abraço

LMR60 adicionou o seguinte texto, 0 minutos e 36 segundos depois:

enes Dom, 27 de Maio de 2012 00:33

Re: Como Identificar Compassos
 
eu a re-estudar e a reler isto....

por exemplo temos um compasso muito conhecido... o 7/4... ouvir a musica MONEY DOS PINK FLOYD....
os compassos podem ir até 15 só que aí a coisa é compicada e eu nunca ouvi ninguem a tocar numa musica especifica...
agora por exemplo um compasso de 11 poderia ser um 3-3-3-2 ou 3-3-2-3 ou continuando por aí ou mesmo um 6-5 ou 5-6 ect...
só que para tocar um compasso desses, maestro ou a pessoa encarregada de te dar a musica deverá concerteza dizer-te qual o compasso a seguir...


como ler um compasso ?
se for de 3 será feito assim... 1 para baixo, 2 para a direita, 3 para cima...
se for de 4 será feito assim... 1 para baixo, 2 para a direita, 3para a esquerda e 4 para cima
se for de 2 será feito assim... 1 para baixo, 2 para cima...


São agora 02:35. (horário GMT +1)

Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.