BateristasPT.com

BateristasPT.com (http://www.bateristaspt.com/forum//forum/forum.php)
-   Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") (http://www.bateristaspt.com/forum/forumdisplay.php?f=12)
-   -   Problema com Rudimentos (http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=11990)

kosh Ter, 3 de Fevereiro de 2009 23:14

Problema com Rudimentos

Boas! Venho aqui expôr um problemo com que me tenho deparado ultimamente...

Tenho descurado os rudimentos, mas agora voltei a praticá-los, numa tentativa de emendar o erro. Acontece que, ao entrar em cadências mais rápidas, acima de 130 bpm, não consigo fazer singulares ou "single strokes" em intervalos constantes. Isto é, em vez de fazer " ta ta ta ta", faço umas coisas como o Portnoy faz com o bombo e tarola: colo a primeira singular à segunda e a terceira singular à quarta. Fica tipo: "tata tata". Será que me fiz entender?

Assim sendo, que se estará a passar? É uma mera questão de prática?

JP_ Ter, 3 de Fevereiro de 2009 23:16

Re: Problema com Rudimentos

Deves ter uma mão mais exercitada que a outra...

warlike Ter, 3 de Fevereiro de 2009 23:21

Flams em vez de notas separadas?
Tempo lento em singles. Mesmo tempo em doubles. Nas doubles acentua a segunda nota (conselho do Thomas Lang). E bom treino!

kosh Ter, 3 de Fevereiro de 2009 23:28

JP_ :

Sim, a minha mão direita está mais desenvolvida que a esquerda, mas ando a tentar corrigir isso, trabalhando o dobro com a mão esquerda...

warlike:

Sim, são flams! Obrigado, vou experimentar o teu conselho!

JoseZ Qua, 4 de Fevereiro de 2009 00:19

Citação:

Mensagem Original de warlike (Mensagem 101808)
Flams em vez de notas separadas?
Tempo lento em singles. Mesmo tempo em doubles. Nas doubles acentua a segunda nota (conselho do Thomas Lang). E bom treino!

Acrescentava só, fazer semi-colcheias em cada mão tipo até fazeres 100 vezes 1 tempo. Primeiro na mão esquerda, depois direita e depois os singles

Se não percebeste, são singles mas com uma só mão :))

Vais sempre aumentando de 5 em 5 ou de 10 em 10 bpm's no metrónomo

Lu Batera Qua, 4 de Fevereiro de 2009 11:23

A minha sugestão é fazeres a famosa progressão em singles. Inicia com a mão esquerda apenas. Com tempo a 50 bpm, começa por fazer 4 compassos de semínima; depois, 4 compassos de tercinas de semínima; depois de colcheias; depois de semicolcheias; depois de sextina; depois de fusa. Faz o mesmo caminho, mas inversamente (ou seja, reduzindo o número de batidas por tempo). Em seguida, faz o mesmo exercício com a mão direita. Depois, o mesmo com as mãos alternadas. Depois o mesmo com as mãos em simultâneo.

Acho este tipo de exercícios excelente para separar bem o que cada membro está a tocar; também o faço com doubles e outras vezes incorporo também o bombo. É mesmo para se fazer muito lento, é assim que se adquire melhor a sensibilidade. E como a maior parte das coisas, é melhor praticar lento do que rápido; quem já o fez saberá porquê, quem não o fez, sugiro que experimente. ;)

Espero que seja útil a sugestão.

JoãoCampos Qua, 4 de Fevereiro de 2009 14:49

Citação:

Mensagem Original de Lu Batera (Mensagem 101859)
A minha sugestão é fazeres a famosa progressão em singles. Inicia com a mão esquerda apenas. Com tempo a 50 bpm, começa por fazer 4 compassos de semínima; depois, 4 compassos de tercinas de semínima; depois de colcheias; depois de semicolcheias; depois de sextina; depois de fusa. Faz o mesmo caminho, mas inversamente (ou seja, reduzindo o número de batidas por tempo). Em seguida, faz o mesmo exercício com a mão direita. Depois, o mesmo com as mãos alternadas. Depois o mesmo com as mãos em simultâneo.

Acho este tipo de exercícios excelente para separar bem o que cada membro está a tocar; também o faço com doubles e outras vezes incorporo também o bombo. É mesmo para se fazer muito lento, é assim que se adquire melhor a sensibilidade. E como a maior parte das coisas, é melhor praticar lento do que rápido; quem já o fez saberá porquê, quem não o fez, sugiro que experimente. ;)

Espero que seja útil a sugestão.

Nem mais lu!Concordo a 100% com o que disseste, principalmente com a parte de treinar tudo lento. Treinar lento consegues acertar as notinhas todas, e à medida que te vais sentindo confiante nisso e que acertas tudo, vais aumentando de velocidade.

kosh Qua, 4 de Fevereiro de 2009 17:14

Obrigado a todos pelos comentários! Vou experimentar o que me disseram...

São agora 18:31. (horário GMT +1)

Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com