![]() |
Afinação:links úteis
Olá pessoal,
Penso que seria útil fazer uma listagem de todos os links que conhecemos onde esteja contida informação, dicas, etc sobre a afinação do instrumento que todos tocamos. Eis as minhas sugestões: Drum Tuning Bible, este para ler (é muita informação, toda extremamente útil e enriquecedora, IMHO) e Video Drum Lessons.com, para quem não tem muita paciência para leituras e quer resultados imediatos (se bem que não há milagres) - como é óbvio prefiro o 1º link - mas este dá para safar e é em vídeo. Gostaria que fosse neste formato, como colocado acima (link + pequeno resumo/apreciação). No entanto, se preferirem colocar noutro formato, não me oponho. Caso queiram partilhar os vossos métodos de afinação próprios, melhor ainda, sempre torna isto mais rico em informação. cheers! |
Olá DWG. Desde já te agradeço por teres partilhado os sites para afinar as nossas queridas.
Se quiseres saber como eu afino a minha bateria aqui vai. Eu uso peles de ataque Remo, transparentes, de óleo, só as de ressonância é que são simples e de origem da Sonor. Então é assim: eu começo com todas as peles do kit, completamente lassas. Depois em 1.º lugar na pele de ressonância, vou apertando, até sentir a tensão a aparecer debaixo do dedo que coloco na pele, junto ao parafuso que estou a apertar. Quando o parafuso começa a atingir resistência e as rugas da pele junto a ele desaparecem, páro. A seguir vou para o parafuso que fica em frente, cruzado com o primeiro que comecei e assim por diante. Continuando, bato com a baqueta, levemente a toda a volta para controlar as dinossonâncias dos harmónicos e vou ajustando, mais aqui ou ali, conforme é preciso. No fim, quando já esta afinada, dou um retoque a todos os parafusos, para assegurar que não perdem aperto com o tempo. É certo que a afinação não dura eternamente, por causa das diferenças de temperaturas, etc... Cada aperto deve ser feito suavemente, com a chave a rodar devagar. Eu até fecho os olhos e quando sinto que já estou no ponto que quero, então tenho a bateria afinada, pelo menos, à minha maneira. Mas todos gostam do som da minha bateria. Não uso abafadores. Só rings. E chega perfeitamente, porque assim tens um som mais controlado e não perde o brilho. Mas um gajo está sempre a aprender e vou ver novos métodos nesses sites que mandaste. Obrigado e boas batucadas! |
Citação:
|
São agora 21:28. (horário GMT +1) |
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com