BateristasPT.com

BateristasPT.com (http://www.bateristaspt.com/forum//forum/forum.php)
-   Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") (http://www.bateristaspt.com/forum/forumdisplay.php?f=12)
-   -   Peço dicas para melhorar as actuações ao vivo. Opinem! (http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=2683)

João Gil Ter, 20 de Março de 2007 21:00

Peço dicas para melhorar as actuações ao vivo. Opinem!
 
Não sei s este é o sítio mais indicado para postar esta cena, mas preciso mesmo da vossa ajuda.
Em breve vou dar um pequeno concerto (é na brincadeira, mas n quero fazer má figura), e precisava de saber o q os mais experientes me aconselham (tipo o q n fazer, como evitar os nervos e os erros), visto q só toco na minha aconchegante garagem...

Abraços,
Gil

Miguel Martinho Ter, 20 de Março de 2007 21:30

Como evitar os nervos não há solução. O nervosismo é algo natural e mesmo os mais experientes sentem nervosismo e ansiedade antes de entrarem em palco.

A principal dica que gosto de dar é vai para palco e diverte-te. :icon_drummer:

Algumas coisas que podes ter em atenção:
- Leva mais que um par de baquetas e coloca as suplentes bem perto de ti para que possas pegar nelas caso uma te salte da mão ou parta (caso tenhas um saco de baquetas, pendura-o no timbalão de chão).
- Sempre que houver pregos é preciso ter sempre em mente que é uma coisa natural e até os mais pros dão. Quando acontecem é preciso ter a noção de que não podemos parar e temos que saber e conseguir ultrapassar o erro. Mesmo que seja um prego maior, p.ex., perdermos o tempo, entrar mal num compasso, etc., temos que ultrapassar isso com o máximo de naturalidade, nem que tenhamos que marcar um pouco nos pratos de choque para encher chouriços e apanhar a música no compasso seguinte.
- Leva contigo um "kit de sobrevivência" (tal como o Maneiro lhe chamou). Podes encontrar mais informações aqui (é muito útil e evita muitas situações desagradáveis de ultima hora):
http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=1151

- Tentar que a banda vá o melhor bem ensaiada possível. Quanto melhor estivermos preparados para tocar as música, menos probabilidade há de haver erros ou falhas durante o concerto.
- Tentem estar no local do concerto às horas estipuladas pela organização para poderem montar o manterial e fazerem o sound-check sem stresses
- Respeitem o tecnico de som. Ele pode-vos ajudar muito se vocês colaborarem com ele (principalmente se este for uma pessoa já com alguma experiência).


De momento, não me lembro mais nada de relevante mas repito mais uma vez, o espirito que se deve levar é o de diversão em palco e não stressar em palco. Para stressar há outras coisas na vida e tocar ao vivo não encaixa neste problema.
Não pensem que vai correr mal, tenham sempre um pensamento positivo.

Para terminar:
Boa sorte e partam aquilo tudo :rocker:

Cutlas Ter, 20 de Março de 2007 21:42

olha! que fixe... tambem estou prestes a dar o meu 1º concerto e esta informação ajuda :). Ultimamente tenho treinado mais que nunca, porque até ao concerto temos poucos ensaios... tou é preocupado com o reportório porque nos deram 20 minutos para tocar e nós ainda so temos 4 musicas :icon_razz: mas nao hade ser nada.
Vou mase adoptar esse espirito de diversão e deixar a cena fluir!

Obrigado

João Gil Ter, 20 de Março de 2007 21:49

Obrigadão Hammer. Toda a ajuda é bem vinda, e quanto mais básica melhor. Dps digo como correu (é na 5a).

Abraços,
Gil

neyghbour Ter, 20 de Março de 2007 21:57

lol
 
na faças komo eu k no meio do festival da juventude aqui na madeira o meu pedal duplo desfez-se :( ........

http://profile.myspace.com/index.cfm...ndid=162616287 e é este o gigg :P :icon_drummer:

Miguel Martinho Ter, 20 de Março de 2007 22:07

Mas nesse caso normalmente a culpa é do material. Nós pouco ou nada podemos fazer e nem vale a pena irmos para palco a pensar que os pedais vão-se partir ou que as peles vão rebentar. Acontece aos melhores.

cabinda Ter, 20 de Março de 2007 23:28

uma dica que eu acho muito importante:
nunca bebam alcool antes dos concertos, vai retirar-vos reflexos e poder de concentração.
curtam o vosso som ao natural, é o melhor que há !
infelizmente falo por experiencia própria com maus resultados, mas não me envergonho disso desde que seja para ajudar os mais novos com menos experiencia.
abraços
cabinda

Cutlas Ter, 20 de Março de 2007 23:31

haha, lololol!! se tudo correr bem, vou ter que festejar com umas jolas! :)) o problema é que vai ser numa escola...:icon_confused: vai ter que ficar para a noitada de sexta! :))

cabinda Ter, 20 de Março de 2007 23:54

vai concerteza correr bem!!!
acho muito bem que festejes da maneira que entenderes, mas só no fim!
e já agora, muito cuidado para quem conduz!
sei que posso estar a parecer " careta " mas também tenho a firme certeza do que estou a dizer é o mais acertado.
um grande abraço
cabinda

Cutlas Ter, 20 de Março de 2007 23:58

ta descançado que eu comprei o passe este mês, e vou de autocarro! :)) a carta ainda está por acabar :icon_razz:

Diogo Rodrigues Qua, 21 de Março de 2007 09:59

pedal
 
olá boas ,
joão tenta fazer alguns exercicios de aquecimento pois é muito importante para estar em forma quando fores tocar , em relaçao ao pedal eu pessoalmente gosto de ter sempre um segundo pedal para além das molas partirem pode -se partir a corrente ou liga de pele ,

abraço

Grolubao Qua, 21 de Março de 2007 11:21

O primeiro concerto é incrível, boa sorte, e vais ver que tudo vai correr bem e que sais de lá com uma sensação fora de série!

Jorge Cardoso Qua, 21 de Março de 2007 19:15

Nervoso miudinho...
 
Irmão batera João Gil, só te digo que após praticamente 24 anos de estrada e concertos, (com interrupções, não sou pro, infelizmente), o nervoso miudinho aparece sempre, mas após os primeiros compassos ele desaparece, mas isso é sempre bom. Entrega-te à música, à tua bateria, olha para ela, dá-lhe com o sentimento que a tua alma te diz, com todo o teu Amor, com todo o teu Ódio, é como fazer sexo a primeira vez, ou fazer Amor, (depende com quem se está e o momento), vais ver que é uma sensação indescritível que nunca esquecerás! Diz-se no meio musical, (óbviamente na brincadeira) que os melhores amigos dos músicos são os bateristas, como se os bateristas não fossem tão músicos como os outros;) , mas apesar de tocarmos um instrumento já só por si barulhento, tenho constatado ao longo da minha vida musical, que nós bateristas, somos das pessoas mais sensíveis que existem. Basta às vezes, um acorde, uma "boca" do vocalista ou um "desenho" no baixo, para fazermos uns brilharetes, por muito softcore que sejam.
Quanto ao álcool, cada um sabe de si, mas eu sinto-me melhor e mais relaxado se tiver bebido um pouquito, desde que não perca as estribeiras, pois já me aconteceu ter bebido demais e as baquetas, pareciam dois pinheiros, LOLOLOL...
Aquecimento: bastam umas flexões, não muitas, p'aí uma vinte ou trinta, com contracção do abdómen, para ficares prontinho para a "viagem".
Desejo-te toda a sorte do mundo para o teu "baptismo de fogo" e depois transmite à malta como foi. Abraço e dá-lhe.. AÇO:rocker:

Grolubao Qua, 21 de Março de 2007 19:49

Boas frases Jorge Cardoso, bem verdade o q disseste.

joao luis ribeiro marques Qua, 21 de Março de 2007 20:20

so te dou um concelho da uma valente c***dela antes de ir para o concerto. vais.t sentir tao leve k ate voas..lol.

Over_drummer Qua, 21 de Março de 2007 21:21

Citação:

Mensagem Original de Cutlas
olha! que fixe... tambem estou prestes a dar o meu 1º concerto e esta informação ajuda :). Ultimamente tenho treinado mais que nunca, porque até ao concerto temos poucos ensaios... tou é preocupado com o reportório porque nos deram 20 minutos para tocar e nós ainda so temos 4 musicas :icon_razz: mas nao hade ser nada.
Vou mase adoptar esse espirito de diversão e deixar a cena fluir!

Obrigado

O nosso problema é sempre ao contrário: "Toquem 45 minutinhos, pode ser" diz a organização... E lá vamos nós escolher musicas (que custa sempre bué...) de entre as 30 e tal originais que já temos...

Over_drummer Qua, 21 de Março de 2007 21:22

Citação:

Mensagem Original de joao luis ribeiro marques
so te dou um concelho da uma valente c***dela antes de ir para o concerto. vais.t sentir tao leve k ate voas..lol.

Comigo nunca falha! Até tenho fotos do "ritual" before gig! hehe

João Gil Qua, 21 de Março de 2007 21:24

Epá, quanto a bebidas, dispenço, até pq n to mt abitoado (15 aninhos pá). Jorge Cardoso, a filosofia tá mt fixe.
Só uma pergunta: ultimamente as baquetas têm voado mais do q o normal, e tenho medo q no "concerto" voem ainda cm + facilidade. Eu sempre as segurei da mesma maneira e cm a mesma força. Do q será? O q ainda posso fazer?!

Abraços e Boa sorte Cutlas,
Gil

Cutlas Qua, 21 de Março de 2007 22:06

Citação:

Mensagem Original de joao luis ribeiro marques
so te dou um concelho da uma valente c***dela antes de ir para o concerto. vais.t sentir tao leve k ate voas..lol.

hah pois! se um gajo não afundar o michael jordan está sujeito a ficar com os movimentos presos :)):lol2::rotfl:

DrumScores Qui, 22 de Março de 2007 01:43

Os primeiros concertos sao como os primeiros exames e testes e provas globais que um gajo tem na vida... Antes de entrar um gajo sente o coraçao a bater e so pensa... "Quem me dera tocar com um metronomo a esta velocidade!"... Tambem me aconteceu isso no primeiro concerto... Estava super nervoso e ate falhei a entrada da musica. Mas depois quando começamos a tocar aquilo sai... Podemos pensar que na sala nao vai tar ninguem que sabe mais daquela musica que nos... por isso nao vao notar... Nesse meu primeiro concerto, o concerto foi gravado, e antes mesmo de ouvir o cd, falei com o meu prof e disse falhei ali em 3 ou 4 partes e como ele bem disse, que as pessoas nao notaram :D e o que é facto é que no CD tambem pouco se nota.

Um conselho que quero dar é o seguinte. Entra nervoso, e assim que tiveres a tocar, como os ensaios correram bem, tambem no concerto tudo vai correr bem, o nervosismo vai transformar-se em confiança e a partir daí vais te ver a crescer de musica para musica.

Tenta estar o mais descontraido possivel para que as tuas batidas nao sejam mecanicas e tenham um resultado fluido!

;) Conta depois como foi o concerto!
Estou a torcer por ti!!!

DrumScores

VmsR Qui, 22 de Março de 2007 13:23

Olá

eu também dei um concerto recentemente e embora não fosse o primeiro, foi o primeiro em 4 ou 5 anos.
Todos os conselhos que os colegas bateristas te deram são bons.

Acrescento uma estória..que é da experiência deste concerto.
O concerto foi no dia do último Porto-Benfica.
Eu sou FANÁTICO do SLB. Fanático é doente mesmo. Vou ao estádio de 15 em 15 dias. Fora às vezes. Não consigo comer a ver a bola. Fico com os dedos escavados de tanto os roer...Pronto, doença clínica mesmo.
O que aconteceu foi que o setup e soundcheck começou na hora em que estava a dar o jogo. Lá andei eu a montar a trapalhada toda de auscultadores nos ouvidos o tempo todo. Como estávamos a perder e a jogar mal, estava todo ******. Depois melhorou. Mas acabámos por perder. (não interessa para o caso).
O que interessa é que fiquei enervado. E além disso, deixei um suporte mal apertado. E na primeira música o guitarrista quase que levava com o contrapeso do suporte na tola!!!
Mas o concerto correu muito bem e no final posso dizer que estava orgulhoso.

Abraço e Boa sorte
VmsR

Jorge Cardoso Qui, 22 de Março de 2007 20:08

Epá quanto ao "voar" das baquetas isso só com o tempo. A mim ainda me acontece, mas muito menos do que antes. Só tens é que te sentir bem conforme as pegas. Descontrai-te e vais ver que tudo vai correr fluentemente. Encara o concerto como se fosse mais um ensaio, se preciso for. Quanto aos "pregos", eu tenho um truque: após ter dado o dito cujo, volto a repeti-lo no compasso seguinte, mas dentro do tempo, mais ou menos acelerado conforme o andamento da música pede e isso cria a imagem, (para quem se apercebe), de que "...afinal aquilo é mesmo assim, o gajo não se enganou..." eh eh eh eh, lololol. Mas no fundo os pregos são aquilo que nos fazem progredir, porque com os erros, tanto nossos como dos outros, também se aprende. Além do mais como disse o Hammer, penso eu, até os pros cometem erros, eu já vi e na televisão!!.
A malta está toda a torcer por ti. Força aí! Baterista rula!!!!!:rocker:

João Gil Qui, 22 de Março de 2007 21:09

O q tá feito tá feito, e até q podia ter corrido pior. N toquei mt tempo (deve ter sido praí meia hora), mas foi mt fixe.

Pa começar, toquei numa sonor, e não na minha muito modesta stagg. Dps o set era bue estranho e até m habituar a ele foi quase metade do "concerto". Como era d esperar, la voaram umas 2 baquetas, mas la consegui desenrascar com umas batidas de prato de choque (thanks HAMMER:rocker: ).

Ao inicio tava bue nervoso mesmo, mas dps la fui entrando na onda da descontração e mais po fim n queria outra coisa. Por mim, inda tava lá agr.

Obrigadão A TODOS pelos conselhos. Abraços,
Gil

Cutlas Qui, 22 de Março de 2007 21:11

:cheer2::cheer2: ainda bem que correu bem :cheer2::cheer2:

Jorge Cardoso Qui, 22 de Março de 2007 22:15

Boa! Ainda bem que correu bem. Quanto ao resto, voem baquetas ou não, o que interessa é tocar, tocar, tocar. A prova que ficaste com o tal espírito, é que tu próprio disseste que por ti ainda lá estavas a tocar. eh eh eh. É esse o espírito e estás no bom caminho, porque quem corre por gosto não cansa. :cheer2:


São agora 01:18. (horário GMT +1)

Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2025, Jelsoft Enterprises Ltd.