![]() |
Re: [Tutorial] Como fazer casco em madeira para tarola
Como vais por aí os aros? Para alem de muito grossa, os bearing edges nao tao limados e o pior: a tarola nao ta redonda...
|
Bom trabalho!
Rep included! :icon_drummer: |
Citação:
cumpz |
É de te dar os parabéns pela iniciativa!
Pode não ser uma tarola profissional, e até nem ter um grande som.. mas.. é a tua tarola, feita por ti! Acho que poucos ou nenhuns aqui no fórum podem dizer que construíram uma peça de bateria! =P Mesmo sendo um pequeno teste num madeira se calhar menos boa, é de louvar a tua iniciativa! Era fixe era fazeres um videozinho aí num futuro próximo a mostrar o som do animal só para termos uma pequena noção :D Parabéns pela criatividade e pela paciência! Abraço |
Citação:
|
Citação:
Citação:
|
Citação:
|
Citação:
|
Citação:
|
Parabéns pelo trabalho! Já pensei várias vezes em fazer um shell custom, mas o meu único problema é mesmo onde arranjar o torno!
Desde que a tua shell tenha ficado aproximadamente arredondada e não oval, com o torno conseguirás torná-la bem redondinha e com um acabamento porreiro, desbastando por dentro e por fora! O modo de construção que usaste é habitualmente designado por stave shell e é usado por marcas como a Brady ou a Tamburo, com resultados acusticos brutais, e é dos modos de construção mais simples desde que se disponha de um torno para dar o acabamento... :icon_confused: (que é o que me falta!) Se o resultado final for aquele que se espera, sou um potêncial cliente para uma shell, já que comprei ferragens a uns tempos para um projecto custom que nunca concretizei! ;) (ainda por cima também sou de Leiria!) Força aí para o trabalho que falta! |
Citação:
|
Ah esqueçi-me.. e aproveitando aqui a ideia no nelson.. Ya, se começares a fazer tarolas costume, já sabes! lolol A minha e de metal também.. ter uma em madeira tb me agradava :P
abraço [[]] |
Citação:
Estava a pensar fazer a tarola de 13", nem era de 14", mas será que os tornos existentes nas carpintarias dão para estas medidas? |
Temos mestre carpinteiro! Como explicaste até parece fácil! Só não postaste aquele retoque final de alisar as arestas dos blocos colados, e claro, o aspecto final da menina!
Se calhar ainda te vou pedir para me fazeres umas shells custom, lá terá que ser! :) Parabéns pelo bom trabalho e obrigado pelo post! |
Citação:
Citação:
|
Brigado mais uma vez! Vou mesmo considerar essa hipótese para terminar o projecto que se arrasta a tanto tempo... :icon_confused:
De qualquer forma, se resolveres montar aí uma linha de produção, eu faço-me cliente! ;) Fico à espera de ver o resultado final! |
Claro. Mas isso em faia, assim com umas peles Remo que fazem milagres, até dava um canhão. :) Esperamos pelo aspecto final!
|
A madeira que utilizaste, a faia, está a ser referida como uma madeira de 2ª escolha, mas não é!
A faia (em inglês beech) é uma madeira usada por exemplo pela Yamaha numa das suas séries de topo (a Beech Custom Absolute). No site da Yamaha ode ler-se: "A faia é uma madeira tão dura como o vidoeiro, mas com o seu grão mais longo parece que acentua as frequências médias e graves com um pouco mais de “sustain”. Tem um potente som de grande alcance, mas não tão aberto como o bordo." Ou seja, é uma madeira que pode rivalizar com o maple, de acordo com a preferência acústica de cada um. A tarola de assinatura do Akira Jimbo também é em madeira de faia. Por isso não deites esse caso para o lixo!!! |
Citação:
|
um dia que for a oficina do AVO ;)
eu bem digo... para mim, o sub topico que devia tar sempre cheiinho de posts era o "Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo" ... :icon_cool: |
Nelson, obrigado! Agora é que sai daí um canhão oh jonhe.. :) Força nisso!
|
O meu avô faz coisas dessas todos os dias :O ele faz pipos e essas coisas
|
Citação:
qt fica ele fazerme uma bateria a Portnoy? x[] |
Acaba isso e posta aí que eu quero ver ! grande iniciativa !! :rocker:
|
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she
Boas
Preciso da vossa ajuda. Alguém me podia dizer qual a melhor madeira para fazer a tarola, diferenças de som de umas para as outras, etc... Tenho aqui em casa algumas destas mas não sei qual é que hei-de escolher. A tarola tem de ter um bom estalo e algum volume e ter um som seco. Sei que em parte isto vem das peles mas a madeira tb deve influenciar. Qual destas a mais apropriada? Maple Birch Hickory Oak Mahogany Beech Cumpz |
Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she
Citação:
|
Maple com power reverse dot coated é estalo certo! ;)
Volume também não falta :) Outras madeiras, não sou muito experiente mas já se fala muito de birch! Mas se o teu pai arranja isso não há nada como fazeres duas :)) |
Citação:
|
Citação:
Mas agora vou tentar acabar este casco visto que a faia nem é tão mau quanto se pensa. Ps: acrescentei mais uma fase na review: Betumar. Agora tenho uma duvida. Qual a espessura com que o casco deve ficar no final? |
Betumar cascos?
Isso faz-se? :icon_confused: |
Citação:
cumpz |
Eu pensei que era só lixar e mai nada mas ok
|
Citação:
|
Para block snares, as melhores madeiras costumam ser as madeiras mais duras, tal como a Jarrah, Eucalipto, Bubinga, Sheoak.
|
São agora 09:00. (horário GMT +1) |
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com