Guia de Peles para bateria
Guia sobre peles e relação entre casco e aro.
Espero que seja de utilidade.
O que são peles?
Peles, casco e aro são a base de tudo para um tambor soar bem, um precisa do outro, as peles são aqueles "filmes" que são colocados entre o casco e o aro.
Qual a diferença de uma pra outra?
Existem peles de diversos tipos, entre elas, as de filme simples, transparente (clear) ou porosa ( coated, peles ásperas ) e as de filme duplo, ou seja, 2 camadas de filme, clear ou coated também, as que nos referimos com o termo "Hidráulica" são as peles de filme duplo, o encontro das duas peles causa uma impressão visual na pele, ai achamos de início que realmente tem óleo dentro da pele, porém a única pele realmente hidráulica existente pelo meu conhecimento é uma pele da marca Evans, a Evans Hydraulic. Existem também algumas peles denominadas "ebony" por serem pretas, tem as mesmas características de uma pele clear.
Porosa ou clear? Qual escolher?
As peles porosas dão um som mais brilhante ao tambor, uma ligeira secada também, são bastante indicadas para um som do tipo jazz, funk, bossa-nova, samba MPB, etc etc.. é quase regra utilizar porosa na caixa, para sentir os leves toques e conseguir rufar com mais facilidade, porém muitos bateristas que curtem um som mais pesado utilizam peles clear na caixa também, por proporcionar um som forte, pesado e bem cheio. São feitas também para o uso de vassouras.
Peles clear, são peles mais controladas, não tão gritantes, utilizadas por bateristas de diversos estilos, desde o funk, fusion, até o rock, e metal. São mais utilizadas no bombo e timbalões.
Devo usar somente peles clear para tocar metal e peles porosas para tocar samba?
NÃO! Isso vai de cada um, há muitos baterista de metal com peles porosas, nada impede de que se use qualquer pele para o som que se deseja.
Ai vai então meu gosto pessoal e minhas sugestões:
Timbs: AQUARIAN Response 2, Evans EC2, Remo emperor clear, Remo pinstripe clear, Remo ambassador Coated, Evans G1 clear, Evans G2 clear
Resposta:
AQUARIAN Classic Clear, Evans resonant, Remo diplomat
Bombo: AQUARIAN Superkick II, Remo Powerstroke 3 e 4, Evans EQ3, Evans EMAD RMV avant
Resposta:
AQUARIAN Regulator, Emperor Coated, Powerstroke 4 Coated
Tarola: AQUARIAN Texture Coated, Remo Controlled Sound coated, Remo Ambassador coated
Resposta:
AQUARIAN Snare, Evans resonant, Remo ambassador clear snare.
Exemplo de pele Clear:

Exemplo de pele porosa:

Exemplo de pele Ebony:
Peles diferentes
Evans HD Dry: pele específica para tarola com "furinhos" em torno da pele, com abafador, para cortar qualquer tipo de harmônico.
Evans Hydraulic: esta sim, a única pele de filme duplo realmente com um óleo entre as duas camadas, a proposta é cortar os harmônicos ao máximo também.
Remo Fiberskyn Series: Pele feita especialmente para o Jazz e orquestras, são peles que dão um som mais seco, quente e preciso, existem as mais finas, fiberskyn FD, as médias, fiberskyn FA e as mais grossas fiberskyn F1.
Remo Renaissance: peles com o filme de espessura média, som com menos sustain e brilho em relação as mais finas, como diplomat, pele com características de som mais seco. São peles bastante usadas também em instrumentos de percussão.
Espessura das peles
Cada pele de determinada marca tem seu modelo e espessura, existem peles de filme simples mais fino, outras com filme simples mais espesso, uma Remo Diplomat é mais fina que uma Ambassador, assim como as de filme duplo, que também têm essa variação de espessura, uma Remo Pinstripe é mais grossa do que uma Evans G2, proporcionando outro tipo de som.
O que isso influência no som?
Peles filme Simples
As peles de filme simples são indicadas para quem gosta de um som bem ressoante, definido, com mais presença de harmônicos, normalmente são peles "padrão" vem com mais freqüência nas baterias que adquirimos por ai, nos timbalões e caixa é uma boa medida usar peles de filme simples, as vezes é porreiro deixar o tambor cantar livremente, na caixa geralmente peles de filme simples mais espessas são utilizadas, por darem uma secada no som, e ainda assim, terem uma presença de harmônicos mais controlados, no bombo, uma pele de filme simples deixa o bombo ressoar bastante, com uma grande presença de harmônicos,e geralmente faz ter um bom kick com um som mais definido.
Observação: peles filme simples são muito sensíveis as variações de afinação, é recomendado que tenha uma certa experiência, se não pode quebrar a cabeça até achar a afinação ideal.
Peles filme Duplo:
Geralmente, as peles de filme duplo mais espessas, funcionam melhor em tambores grandes, com tamanho acima de 14', proporciona um som forte, com menos ataque em relação a uma pele de filme simples, porém com um grave profundo e harmônicos bem controlados, essas peles em tambores menores, dependendo das características do casco da bateria, podem fazer com o que som fique muito abafado, ou sem vida, assassinando o som real do tambor, tem gente que gosta, tem gente que detesta, nos timbs e caixa as peles mais indicadas são as de filme duplo menos espessas, para quem procura um som controlado porém vibrante, que o tambor soe de uma forma agradável, e as filme duplo mais espessas para quem procura um som mais grave e profundo, mais cheio. Já no bombo, a pele de filme duplo proporciona um grave a mais, com um melhor controle, e um pouco mais de abafamento. Há quem misture, coloca filme simples nos timbs, filme duplo nos de chão, etc, isso vai de gosto! Peles iguais não são regra! Assim como pratos de outras marcas ou modelos.
Quais são as peles mais conhecidas e utilizadas?
Existem diversas, dentre elas:
Aquarian, Remo, Evans.
E as peles mudas? O que são?
Peles mudas como já diz o nome, são peles que não produzem nenhum tipo de som, é indicada para quem quer estudar sem encomodar ninguém ou até mesmo pra quem usar triggers na bateria. São feitas de outro material, geralmente um poliéster bem denso.
O que são aqueles anéis em volta de algumas peles e aquelas bolas bem no centro?
Aquelas coisas servem para abafar o som ou controlar o som do tambor, uma pele de bombo com um anel em volta seja ele feito de um próprio filme ou Eva, serve pra dar um "controlo no som" pro bombo não ressoar tanto, tirar os harmônicos que muitas vezes não deveriam estar ali, assim como no restante do kit. As bolas centrais servem para a mesma coisa, são mais comuns em peles para caixa e timbs em geral, existem peles para bombo com essa bola central, por exemplo a Remo CS, porém normalmente as "bolas" que vemos nos bombos por ai são protedores dos mesmos, e servem também para adicionar um certo kick no bombo.
Exemplo de peles com abafamentos de fábrica:
A minha pele não tem nada disto, como eliminar um pouco da vibração dos tambores?
O modo mais prático e menos feio é usar Moongel,
Pode-se usar também aqueles pequenos feltros autocolantes de por debaixo de móveis, e colar um, dois ou 3 nas bordas da pele, conforme for secando o som perceber-se-á quando está bom. Outro método é usar os conhecidos Oring's, mas pode se cortar um anel do tamanho exato do tambor que pode ser feito com outra pele velha ou um filme de Raio-X e apenas colocar sobre a pele (Oring caseiro eheh).
Ou então, os métodos mais antigos, colar fitas ao redor da pele, etc etc, cada um inventa o que quiser.
Mas algumas soluções pederão alterar o timbre. Eu aconselho o
Moogel.
Peles de ataque? Peles de resposta?
Peles de ataque são obviamente, as pele onde a baqueta coca, fazendo o som se prolongar até chegar na pele de resposta, as peles de respostas são as de baixo, normalmente esquecidas pela maioria dos bateristas, e não taxadas de muita importancia, o que é totalmente errado, ja que elas fazem o som do tambor mudar, às vezes por completo, criando diferentes tipos de ressonância, as especificas para serem usadas como resposta são mais finas do que as de ataque, elas captam o som, fazendo o tambor 'cantar', existem de ataque sem pele de resposta, porém se trata de um som bem mais seco e sem vida, na tarola por exemplo o uso da pele de resposta obviamente é essencial, para o uso da esteira. Existem pessoas que usam na pele comum que poderia ser utilizada como ataque normalmente, geralmente em grandes timbalões (chão), isso faz com que o som saia mais seco, macio e bem grave. Por não haver tanta vibração.
Qual a relação Casco, Pele, Aro?
Existem basicamente 4 tipos de aros, os 1.6mm, 2.3mm os de madeira e os Die-Cast
O 1.6mm são aros mais finos, são bons para quem gosta de um som bem ressoante com bastante harmônicos, revelando o real som do tambor.
Os Aros 2.3mm, conhecidos também como Power Hoop são um pouco mais grossos, mais caros, e dão uma secada no som, bem diferente, mas nada de extraordinário, dão apenas um certo controle no som.
Os aros de madeira, proporcionam um som ainda mais seco, controlado, menos agudo,e claro, são muito mais sensíveis ao toque da baqueta, podendo ser danificados com rimshots etc.
Já os famosos Die-Cast, são aros bem pesados e grossos, são bastante utilizados em tarolas para cortar os harmônicos indesejáveis, e em algumas baterias, como Yamaha PHX, Yamaha Absolute, RMV Exclusive, Tama StarClassic etc.. também seguram muito mais a afinação do que os outros dois tipos.

Die-Cast

2,3mm (1,6mm é semelhante mas mais fino)

aro de madeira
Die-Cast é sinônimo de qualidade?
NÃO Propriamente! Depende. Em alguns casos sim, mas por exemplo a Drum Workshop (DW) comercializa uma das bateras mais caras do mundo, e usa aros 1.6mm e 2.3mm em suas baterias, com exceção de algumas tarolas que utilizam aros die-cast.
Cascos:
Cada construção de cascos de bateria varia de marca pra marca, toda a modelagem e cada casco tem seu timbre natural, porém, um facto que vai influenciar bastante no som das baterias, é a madeira da qual é utilizada no casco. Pelas diferenças de densidade e na espessura do mesmo, existem diversos tipos de madeiras, nas baterias mais tops, os mais utilizados são o maple americano e canadense, que são mais densos, e o birch que é mais "macio", também existem o ash, mogno africano, a bapeva brasileira, purple heart (Amarante ou roxinho), Pinho araucária, Teca, Imbúia, Copaíba, e umas outras grandes diversidades. Recentemente, a Yamaha utiliza nas PHX as madeiras Jatobá e Kapur (nunca antes utilizadas) combinadas com maple e ash.
Madeiras mais densas naturalmente ressoam mais, com mais ataque, são mais secas. Madeiras menos densas, tendem a ter um som mais controlado, como o birch, que é um dos preferidos em estúdios.
Bordas
E é claro, existem os tipos de bordas feitas nas extremidades do casco, podendo ser
35º, 45º, 60º etc etc, mais isso é outra história, e vai influênciar muito no som também. Quanto menor, mais contato, resultando em um som relativamente mais seco, quanto maior, mais sustain.
Mas o que tudo isto tem a ver com as peles?
Simples, uma pele de filme mais espesso e duplo por exemplo, pode matar bastante o som de um casco mais denso com um aro die-cast por exemplo, pode ficar um som quase sem vibração, já com um filme simples e fino, vai ter um bom corte de harmônicos, por parte do die-cast, porém o tambor vai ressoar muito mais. Existem muitas variações no mundo da bateria, o ideal é testar cada tipo de pele, com cada tipo de casco, aro e ver qual se adapta melhor. Como isso é bastante difícil, ai estão essas dicas que ajudarão a escolher o melhor tipo de pele para a bateria!
Quando trocar as peles?
Ora, é bem simples de responder, trocam-se quando se sentir que elas não estão boas. De que maneira? Se temos a pele há um bom tempo, e elas não estiverem a dar uma afinação adequada, ou se a porosidade (grão) saiu totalmente nas texturadas, são 2 bons sinais para se trocar de peles, existem casos em que a pele simplesmente "amassa". Pode passar um ferro ou um secador nelas para elas esticarem de novo, porém o som concerteza vai mudar, o importante é o som da pele te agradar.
Retirando uma pele e olhando de perfil, dá para ver se esta está a pedir a reforma. Se estiver já bastante encovada e tiver muitas marquinhas encovadas das baquetas... então, há que trocá-la.
Afinal, qual pele comprar?
Pesquisar bastante as características da pele, relatos de pessoas,
se possível, teste-a, pra não dar um tiro no escuro e acabar arrependido!
Agora é com cada um, procurar uma boa bateria, uma boa pele, e fazer uma excelente afinação! Que é o mais importante! É ir testando até chegar ao som ideal, experimentar sempre coisas novas!
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Quanto a peles, eu pessoalmente prefiro AQUARIAN.
Principalmente não só pelo excelente som, mas tb por isto:
Sound Curve™
....................AQUARIAN Drumheads . . ........ . .vs. . . ... . . Conventional drumheadswith a pre-formed collar
< Aquarian
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With Aquarian's "Sound Curve"™ collar design, the bearing edge finds its own spot in the curve. No wrinkles even with loose tuning. Aquarian drumheads tune fast and easy... every time!
AQUARIAN Triple Locking System with SAFE-T-LOC™ HOOP:
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Desde 2003 que uso Aquarian em todos os elementos da minha bateria, até nos octobans.
NB
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