Re: Aprendeste sozinho ou tiveste aulas?
Boas
Eu a tocar bateria sou autodidacta. Mas estudei percussão clássica no conservatório durante um ano, e aprendi muita coisa mesmo. Entretanto, depois disso ja passou muito tempo, e de vez em quando o que faço é ter uma aula ou duas com um musico que tenha alguma técnica que me agrade. Aproveito essa aula ao máximo e depois pratico em casa até saber fazer os exercicios que me vão levar à tecnica que vi esse musico a utilizar. Portanto já tive aulas esporádicas com vários músicos e aqui e ali vou apanhando as técnicas que mais me interessam, ou não necessáriamente as técnicas, mas as qualidades de cada mestre com quem me cruzo. Também aprendo imenso em concertos ao vivo. Fico atento principalmente ao baterista. Embora ultimamente tenha aprendido que para se tocar bem tem de se aprender a ouvir melhor o resto da banda.
Um conselho: ouçam bem os vossos companheiros de banda. Não façam ritmos só porque são dificeis de fazer.
Quanto a aulas,
cada um tem a sua forma de aprender. Mas se querem ser músicos profissionais o melhor que têm a fazer é ter aulas com um professor muito bom, e isto é muito importante, é preciso gostar do professor. Ele passa a ser o nosso mestre e para isso é preciso admirá-lo e compreendê-lo.
Nunca ir para casa com dúvidas.
Usufruir das aulas ao máximo e divertir-se.
Se sais da aula aborrecido, sem ter compreendido nada e sem vontade de voltar lá. Não voltes, é porque esse não é o melhor professor.
No entanto, no tempo que tenho tido de aprendisagem, muitas vezes deparei-me com a necessidade de ultrapassar o meu orgulho.
A humildade é muito importante.
Ja tive professores que me disseram coisas que eu não gostei de ouvir. Mas foram coisas importantes para o meu crescimento como músico. Portanto, quando vos fizerem uma crítica dura, ouçam-na com os ouvidos da verdade e não com os ouvidos do ego ou do orgulho.
Para se tocar bem é preciso gostar do que se faz, e não ha melhor forma do que encarar as dificuldades com consciência da (nossa) realidade e com bom humor.
Com professor ou sem professor o importante é estudar. Mas estudar o ensinamento dos mestres. E dos grandes livros como:
Progressive steps to Syncopation, by Ted Reed
ou
Stick Control for the snare drummer, by George Lawrence Stone
Estes dois são essenciais.
E acima de tudo ser metódico. Uma vez que quando se estuda algo tão belo e tão grande como a música, é muito fácil dispersar.
Uma vez, em conversa com um dos melhores músicos do panorama jazzístico português, ouvi o seguinte:
"Para se ser um músico semi-profissional, desses que se ouvem num ou noutro bar, e que soa bem, é preciso no mínimo durante um ano, estudar três a cinco horas por dia."
Portanto, se tivermos em conta que músicos como Benny Greb, ou Jojo Meyer, ou Vinnie Colaiuta, ou Steve Gadd, ou Dave Weckl, ou Danny Carey estudam todos os dias aí umas oito horas, e que tocam bateria há anos, começamos a aperceber-nos do longo trajecto que há pela frente, e que realmente não há tempo a perder.
No entanto, a vida é tão curta!
Agora pensa!
hehehe
Abraços
Victor Rodriguez
Última edição de vilinha : Sáb, 25 de Abril de 2009 às 18:44.
|