sinceramente acho o pessoal um bocado "quadrado" em relação a este tema, vais ouvir sempre maravilhas da roland, e a yamaha sempre como 2a opção, sendo que a fame é de fugir a 7 pés... esta é a opinião de 90% dos membros deste fórum
eu, como estou farto de ler sobre isto, vou dar-me ao trabalho de escrever mais uma vez...
tive uma td3 e vendi, era má para aquilo que eu queria. mas isso sou eu! já toquei numa dtxplorer durante umas semanas, achei pior que a roland, mas igualmente despropositado.
coisas importantes a reter para quem está a pensar em comprar uma electrónica:
- os sons dos módulos que conheço (td3/6) alesis (dm4/5) yamaha (dtx/III/IV) são maus... não há mas nem meio mas... são maus. há samples até bem conseguidos mas NUNCA vais conseguir imitar uma bateria acustica a partir de um módulo destes.
(os pratos são sempre o ponto mais fraco)
- é praticamente impensável utilizar uma roland de gama baixa ou yamaha ao vivo porque tens apenas duas saidas (L/R), sem auxiliares, logo ao vivo esquece...
(quer dizer, usar podes! mas é de muito mau gosto)
- os pads de borracha NÃO SÃO minimamente parecidos com tocar numa acustica, embora os vendedores tentem convencer no catálogo que sim.
(e custam mais em longas sessões)
o factor poupança: (até pq isto tá mau pa tds)
- quem tiver 1000€ para dar por uma bateria electrónica, força! - mas a esse pessoal que tem mais €s pergunto, se tinhas 1000 para dar, porque não deste logo 1500 ou 2000 e compravas uma coisa ainda mais a sério? digo eu que comprar uma td4 pode nem parecer má ideia, mas nunca vais ficar com uma electrónica para o futuro. não esquecer que as limitações no material limitam diferentes áreas de aplicação.
concluo:
se quiseres uma coisa SÓ para treinar, e tens a noção de que é SÓ para ter no apartamento, tens as fame, tens as millenium, tens as simmons (vai tudo dar ao mesmo), bem baratas, por 250/300€ tens uma em casa. vais à musifex e compras peles de rede de 8" da Pearl, custam 5€ cada uma, tiras aquelas peles de m**** que as fame's e derivados trazem, e ficas com uma bateria silenciosa quanto baste, suave qb, e bem boa (e barata) para treinar. cuidado é com o "arrer calhau" naquilo que elas não são de ferro!
queres uma bateria para treinar e gravar... e queres gastar pouco, continuo na minha, fazes a mesma cena de uma fame ou similar, trocas as peles e compras um dos novos modelos que trazem USB, ligas aquilo ao PC, gravas o sinal em midi, depois metes um software de emulação de bateria como o EZdrummer (que é o que eu uso) e ficas COM UM SOM!!!
(aliás, checka aí esta musicas que gravei na brincadeira com uma fame 505 assassinada, nem peles tinha, eram só as esponjas de protecção e os pratos tavam colados com cola de contacto, e depois passei com o ezdrummer JURO PELA MINHA SAÚDE que toquei com dois pedaços de cana, cana mesmo, daquela que nasce nas valas, não tinha baquetas LOL
http://www.myspace.com/incident )
queres uma bateria para treinar, gravar e tocar ao vivo... e mesmo assim queres gastar pouco... eu aconselho o seguinte:
1º compras um módulo da alesis dm4 ou 5, há praí à venda bem baratos (comprei o meu há 2 anos a um membro aqui do fórum por 100€, foi quando vendi a td3 também a um membro aqui do fórum por 350€ lolol grande negócio que fiz ao rapaz que veio de longe mas também comprou-me a td3 mais barata do que alguma vez vi à venda... não sou ganacioso lol)
2º contactas, por exemplo, aqui o nosso amigo maneiro, das rf drums e encomendas 4 pads electrónicos, um de bombo, e 3 mais pequenos (tarola e 2 toms), ficam-te por 200 e poucos €
3º aqui já tás kitado para tocar ao vivo, na minha opinião, porque como eu considero um CRIME tocar com pratos electrónicos ao vivo, usas os 4 pads que tens (bombo, tarola e 2 toms) ligados ao dm4, que por sua vez tem 4 saidas independentes, e mandas o sinal de cada pad para uma saida, que por sua vez vai à mesa e entra de forma a poder ser adaptado em volume/eq/pan/efeitos elemento a elemento para o PA, como se estivesse micada (virtualmente falando). Neste caso, também podes funcionar como add-on para um kit acustico, ficas com 4 pads para efeitos ou cenas assim...
4º para treinar num apartamento às tantas da madrugada, esta opção sobe para os 400/500€ porque ainda falta comprares hardware para segurares a coisa, e um setzito de pratos dos baratos, que podes ir comprando a pouco e pouco para tocares silenciosamente, e um controlador de HH... Aqui depende do bom senso e do gosto estético... dou-te um exemplo, para quê comprar um controlador HH da fame por 40€ se podes comprar um pedal de sustain da m-audio por 15??

digo-te já que a resposta é praticamente a mesma, é o aberto e o fechado... lol... ou para quê comprar um set de pratos electrónicos quando se tem pratos rachados em casa?? olha uma experiência que fiz e correu muito fixe: tinha um crash de 16" semi-rachado, tinha um colchão de espuma daqueles azuis finos de campismo, a fazer de cama ao cão, cortei um quadrado, com uma faca arredondei e colei a toda a dimensão do prato no fundo, o prato ficou imediatamente choco e sem vibração, depois comprei um trigger de 20€ da yamaha, não o colei, mas fiz dois furos no prato e prendi-o por baixo com uma braçadeira, liguei lá um jack e no módulo foi só ajustar parâmetros para o gajo ficar com uma resposta semelhante a um ride, e quem vê ao longe parece mesmo um prato normal... bem as possibilidades são ilimitadas, o limite é o conhecimento técnico e a imaginação (alguns € também são bem vindos lol)...
agora é que vi que já escrevi demais... bem... vou-me calar mas é...
cumprimentos