Ver Mensagem
Não lido Sex, 18 de Dezembro de 2009   #7
Pipó

Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: [APRECIAÇÃO] KICKPORT (por Enes)

Olá Enes,

Obg pelos videos.
De facto há algumas coisas que n fizeste tao bem:

- Aquando da montagem do Kickport e o uso da tal caneta para fechar a borracha deves pressionar a borracha com a caneta mas com uma mão do lado de fora do kickport ires rodando para a borracha ir fechando de uma maneira uniforme. Se reparares depois da montagem estar concluida conseguirás movê-lo um pouco no buraco, experimenta várias posições para um som final diferente e aquele que pretenderes.

- As instruções em Português já te respondi à PM e de facto não sou nem nunca fui de ir contra as leis institucionalizadas mas neste caso não irei abrir 100 sacos de kickports estragando as embalagens para pôr lá dentro as instruções em Português. ( claro que poderia enviar à parte e até talvez o farei ) De qq das maneiras é uma montagem tão simples com as fotos que vão nas instruções entende-se à primeira. Ainda quando comprei a minha roland SPD-S e uma bateria digital yamaha que tive tb não traziam instruções em português apenas espanhol. Com isto não quero dizer que é correcto e que n vai contra a lei para me desculpar, a verdade é que a lógica da montagem é tão óbvia que acho que não há necessidade de o fazer.

- Quanto ao bombo que usaste é indiferente ser de 16" ou de 22" no sentido do grave que produz, se produzir um grave considerável o kickport fará sempre o seu efeito. Obviamente que com o barulho que o teu pedal faz e teres a pele de ressonancia, pelo que pude observar, demasiado apertada, não será fácil observar e ouvir as verdadeiras potencialidades do produto. Aguardo que experimentes com a pele de ressonancia um pouco mais lassa para criar maior gravão. Experimenta tb com um bombo de maior diâmetro e diz qq coisa.

Mais uma vez obg.
Abraço.

Pipó adicionou o seguinte texto, 10 minutos e 40 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de miguel ralha Ver Mensagem
Parabéns Enes por mais esta big produção. Este sistema é no fundo o mesmo que se utiliza para potenciar os graves nas colunas de som. Há uma coisa que me admira: é que o mesmo diâmetro e a mesma profundidade do tubo seja igual para os vários diâmetros e profundidades do bombo.
Eu tenho andado a estudar este sistema para aplicar nos cajons da Missom, e pelo que tenho visto o diâmetro e a profundidade do tubo dependem da cubicagem da caixa, no caso dos cajons. Admira-me que para os bombos isso não tenha também interferência. Só existe uma medida, ou há várias?
Mais uma vez parabens amigo
Aquele abraço
Miguel
Olá Miguel!
O diâmetro e a profundidade do tubo é igual para várias medidas de bombo e passo a explicar:
- Qualquer bombo com um buraco maior que 6" é como se n tivesse pele de ressonância.
- O aconselhável para bombos de 20" é um buraco de 4", daí para cima tb a pele n está a fazer nada ao som.
- Nos bombos de 22",23",24",26" aconselha-se um buraco de 5" e talvez de 6" mas já é exagerado o de 6".
- O que acontece é que o kickport torna o buraco de 5" num buraco de 3",4"..por aí o que é o ideal para canalizar o som de forma a criar o gravão e tornar o som controlado. Em qq bombo o som melhorará exponencialmente quando tiramos todo o partido da pele de ressonância e isto é sempre, dependendo do som que pretendemos, com um buraco que permita o bombo respirar e ao mesmo tempo tb não tirar demasiado ar pois aí é que sobrevive o grave. Ao canalizar o som e ao mesmo tempo transformá-lo através do seu formato o Kickport cria punch, low-end e permite o bombo respirar mas não respirando em demasia porque aí perderemos grande parte do bom som de um bombo.
- Nos bombos mais pequenos como o do Enes ou um dos meus que é de 15" eu uso o kickport porque ele cria o tal buraco de 3",4" e o som torna-se bem melhor, tanto é que no meu de 15" notei uma diferença impressionante.

Quanto à tua ideia do Cajon, a future concepts, criadora do Kickport, vai lançar na NAMM em Janeiro 3 novos produtos. Um deles será o:
CAJONPORT.
Um kickport para os Cajons, que pelo que me disseram é algo espectacular.
Entretanto tb dou mais noticias.

Grande abraço!

Última edição de Pipó : Sex, 18 de Dezembro de 2009 às 20:26. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem