Ver Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #2
LEONEL RODRIGUES

Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: porqué a pele " lassa " no bombo ??

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
boas CAMBADA !

No dia do Workshop em Braga , o Speedy ( baterista dos anjos entre-outros ) experimentou a minha bateria viu afinaçoes, posiçoes de timbaloes ect.
disse-me:
- Posso te fazer um reparo ?
eu:
- Claro !
- A pele do teu bombo está demasiado esticada .

Fui quase de seguida experimentar o set d´ele, ao qual o meu espanto encontrar uma afinaçao de bombo completamente solta, tipo ... toco com o pedal na pele e ele enfia-se quase até ao outro lado do bombo ( exagero ).

Eu que gosto um pouco de ressalto quando quero fazer duplas no bombo pergunto-me como é que ele conseguirá ?
Em casa ,afinei a pele o mais possivel parecida com a afinaçao do Speedy, apesar de nao pode-la soltar mais ( a pele ) porque os parafusos estavam completamente soltos ao ponto de que com algumas batidas eles desapertarem por eles proprios, deparei-me com a situaçao de que era-me impossivel tocar assim !

Entretanto perguntei a um grupo de escuteiros como têm as peles de bombos afinadas ?
ao qual me responderam :
- Nem esticadas , nem soltas ! Meio-meio !
agora pergunto eu...
COMO É QUE VOCES TÊM A PELE DE BOMBO AFINADA ???
Boas Enes
Eu vou responder-te como sei.

Nem esticadas, nem soltas!
AFINADAS

Afinadas para que emitam o seu som grave.

Afinadas para que o microfone/mesa não tenham de "trabalhar tanto".

Afinadas no seu "tune", para que se diferencie do bordão da guitarra baixo.
Afinadas para que a mesa possa diferenciar os 80hz do Bombo e os 110/120 hz do Baixo ou vice-verça

Afinadas de maneira que os parafusos ainda tenham rosca para susterem as vibrações.

Afinadas, com os parafusos tensionados com a mesma força para a batter soar consistente e nos harmonicos (junto dos parafusos) o som manter sempre a mesma tonalidade.

Mas isto é a ideia de um "burro" que continua a dizer que bombos de 20" não "tocam".

Por isso é que o Speedy tem a pele da sua bubbinga completamente solta.
Porque não tem graves.

E tu sabes do que falo. experimentamos um bombo "Chaço" de 22" na tua Ddrum, e o som foi completamente outro. E a pele estava apertada.

Verdade ou não Enes?

Bombo de 20" não tem "aquilo".
E não tem mesmo.

Abraço Enes

Última edição de LEONEL RODRIGUES : Seg, 22 de Março de 2010 às 13:51.
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem