A minha opinião:
Cada bombo é um bombo.
Cada pele é uma pele.
O sistema de tirar apenas as rugas funciona quase sempre bem mas podemos estar a hipotecar o timbre certo onde o bombo vai cantar. Há peles que cantam bem num determinado ponto de afinação e outras nem tanto porque se tiverem bastante laças perdem o timbre e o bombo torna-se um casco seco. Também se passa o contrário em que uma pele "X" canta melhor mais apertada do que lassa.
Depois vem a situação das medidas, e uma medida importantíssima é o comprimento pois vai influenciar directamente no tempo que o ar demora a deslocar-se até à pele de ressonância. Penso, e na minha opinião, um bombo de 20" funciona melhor com a pele mais para o lasso e um de 22" funciona bem com uma lass/meia afinação porque tem uma capacidade maior de grave. Mas lá está tudo dependente do bombo, do comprimento do mesmo e das peles a usar.
A questão do ressalto do batente está dependente também da pele a usar, se é single ply ou double ply. Um single ply ressalta mais e a double ply "enterra" mais um pouco e é mais dura.
Ainda vem a situação que é a do estilo musical que vamos tocar, pois há o som standard que quase todos gostamos mais
não vamos tocar jazz por exemplo com o tal som standard laço, teremos uma afinação mais apertada.
Há tantos factores que envolvem a afinação que o segredo está em EXPERIMENTAR até acharmos o som que queremos e isso está dependente também de achar a pele indicada.
Cada bateria é uma bateria, o que funciona bem numa não irá funcionar bem na outra.
Mas já agora Leonel se puderes explicar isso do bombo do Enes VS bombo do speedy agradecia para perceber o que querias explicar.
Abraços
