Re: Metal vs. outros estilos - O debate musical
Ora bem, já que agora estamos em on-topic, aqui vai:
Qualquer músico que se preze, tem a "obrigação" de ouvir de tudo. Hoje em dia, quem se fechar num estilo está completamente desfasado da realidade...
Nos dias que correm, nós temos que ter a mente aberta em relação à música, independentemente de que estilo ela seja!!!
Partindo deste pressuposto, fazem opções (gostos). Ouvimos em mais quantidade aquilo que nos "entra" mais e menos o que não nos agrada tanto... É natural!
No meu caso em particular, ouço mais Metal é certo mas se for ver a minha colecção de Cds, Dvds, etc. sei que tenho um pouco de tudo, por essa mesma razão!!!
Uma das minhas maiores referências na bateria é o Dave Weckl e ele não toca Metal... Não deveria ser o contrário??? Porque não tenho como referência um Joey Jordison ou um Mike Portnoy? Faria mais sentido? Eu penso que não porque eu aplico a "regra" que acima escrevi: OUVIR TUDO!!!
Adoro ir a uma festa de Trance, curto a valer quando vou ouvir um grande amigo meu DJ que passa House, fiquei parvo quando fui ver um quinteto de Jazz ao Breyner 85, aprecio bastante as noites de Reggae no Contagiarte, adorava ir ao Hard Club curtir Drum & Bass, bato muito mal quando vou ver um gig de Metal puro e duro, fico mesmo abismado quando vou ver uma noite de Fados... Porquê????
PORQUE TUDO É MÚSICA!!! Independentemente do estilo, posso e quero absorver um pouco de tudo, para saber mais e compreender mais!!! Só me torna mais rico intelectualmente e musicalmente!!!
Cada estilo tem as suas nuances e as suas diferenças... Renegar um estilo, dizendo que é só barulho e dizer que o outro é que é fixe (desculpem mas é a verdade) é pura ignorância...
Também podia dizer que o Jazz é música à sorte, onde meia-dúzia de gajos se encontram e tocam ao calhas como se tivessem fumado uma ganza antes de ir para o palco e como se nunca tivessem ensaiado... Mas é mentira porque eu sei que não é assim... Mas sei porque ouço e procuro saber mais... Investigo! Quero saber!!!
Portanto, aqui fica um sugestão: Ouçam de tudo, por muito que no inicio vos soe mal... Tentem perceber o que ouvem (isto sim é mais difícil...) e eduquem os vossos ouvidos!
Para mim, esta é uma das maiores armas que um músico pode ter!
Um abraço!
|