Ver Mensagem
Não lido Qui, 1 de Julho de 2010   #57
Baronesa

Membro desde: 9-Mar-2007
Local: Lx
Baronesa é uma jóia em brutoBaronesa é uma jóia em brutoBaronesa é uma jóia em bruto
Re: Metal vs. outros estilos - O debate musical

Ai, não fechem antes de eu postar, lol!

Sou vocalista, como alguns sabem, e comecei exactamente pelo jazz.
Estive no Hot Club, e chateei-me quando a única coisa que me autorizavam a ouvir era jazz.
Todos os outros géneros eram desprimorados.
Pessoalmente, nunca fui muito ligada ao metal, mas mais ao prog (antigo) - pelo menos em casa - e achava que metal era só barulho, e gente a grunhir e gajos de cabelo gorduroso comprido a abanar as gadelhas.

Pois estava redondamente enganada.
A primeira banda que me foi apresentada pelo meu home deu-me cabo da cabeça.
Why?
Porque aquilo era uma banda que tocava música que fazia sentido.
Não tinha um homem feio a grunhir pelos cantos, mas uma mulher, também ela vinda do jazz, e com músicos a fazerem melodias inspiradas em teoria clássica:

Mau mau... então, mas se calhar eram uma excepção!
Pois a seguir, mais uma banda para conhecer:

Desta vez era um homem feio, com uma das melhores vozes do universo... este senhor nunca devia ter morrido, e a banda é estranhamente melodiosa... reconhece-se influências dos Beatles (principalmente), e tem ambientes estranhamente ligados aos melhores compositores de bandas sonoras (outra vez música clássica!? mas.. mas... não é suposto serem barulhentos?!)

A seguir lá veio o barulho:
Ou então não... mais uma vez, lá vêm as melodias...

Mas ai... então ninguém faz barulho?
mais uma banda, desta vez influências new age!!!

Mas oh metaleiros, então e o barulho?!?

????????????????????

????????????????????????????????

ESTES FAZEM BARULHO!!! TÊM DE FAZER!!!

Ok, não fazem... e têm letras melhores que o jazz... damn!
Se gostas de jazz, óptimo, mas não te feches nem digas que o resto é mau...
O metal inspira-se nas mais variadas vertentes musicais...
Sim, tem gajos feios a rosnar... mas até a música desses consegue ser boa, se ouvires as bandas certas...
E sinceramente, os músicos de metal são bem mais abrangentes e sentem muito mais o que estão a tocar, porque têm uma mentalidade aberta.

Sim, virei metaleira também... e sim, os metaleiros cá da casa também ouvem fado, folclore, pimba (quando tem de ser), música clássica, a música que os planetas fazem, whatever...

O que interessa para se apreciar música é saber apreciar TUDO O QUE É MÚSICA.
Ser elitista é uma especialização, e sempre embirrei com essa coisa de uma pessoa se especializar só numa coisa...
Morre-se sem se conhecer o que há por aí e que tem tanto para dar.

Peace and UP THE IRONS (vem aí novo cd!!!)

E deixo-vos com mais este:

"Os vampiros são um monstro que não me inspira particular terror. São, no fundo, um monstro totó. Gostam de sangue, mas isso também os apreciadores de cabidela, e eu não tenho medo deles." Ricardo Araújo Pereira
Baronesa não está cá agora...   Citar esta Mensagem