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Não lido Seg, 9 de Agosto de 2010   #59
LEONEL RODRIGUES
 
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LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: A importância das peles de ressonância - dicas

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Pipó, vou fazer uma mudança de peles rápida; ou seja, substituo apenas as peles de ataque e no mesmo dia dum concerto. Como não terei tempo para tirar peles de ressonância, sacar a nota do casco, etc., o que sugeres?
Coloco a ideia do que pretendo fazer, pois já o fiz antes e deu bom resultado. Mas peço a tua opinião também porque assim poderemos discutir melhores formas de fazer este processo e também para que a discussão fique aqui neste tópico (que eu não entendo por que motivo não está já nos destaques).

A minha ideia era a seguinte:
- sacar a pele de ataque velha
- encontrar na pele de ressonância um tom bacano para o casco
- montar a pele de ataque nova
- apertar a pele até fisicamente estar confortável
- procurar a nota que se coaduna melhor com a ressonância, mexendo apenas na afinação da pele de ataque
- corrigir apenas eventuais harmónicos "soltos" que surjam com pequenas afinações na pele de ressonância.

Aproveito para referir que todas as peles de ataque serão Remo Coated Ambassador e indicar as peças em causa:
- Tarola 12x7 com Evans Hazy na ressonância
- Tom 10x7 com Remo Coated Ambassador na ressonância
- Floor Tom 13x12 com Remo Coated Ambassador na ressonância

O que te parece?

Abraço!
Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Olá Lu,

todos os passos que disseste estão bem pensados e correctíssimos!

No caso da mudança apenas da pele de ataque devemos procurar a nota da pele de ressonância e depois conjugar a nota da pele de ataque com a anterior retirando os harmónicos que estejam a mais.

Acho também importante pressionar um pouco no centro da pele e depois ir apertando não exageradamente. Seguidamente ir desapertando já sem pressionar para a pele começar a acomodar-se ao bearing edge. O pressionar para mim é importante para a pele soltar mais a nota e o timbre.

Eu dou o exemplo de uma mudança de pneu de automóvel. Quando vamos à oficina fazer esta mudança, e para quem já assistiu, vemos que quando o pneu é posto na jante é cheio de ar e a certa altura vai dar um grande estalo ou mais, sinal de que já se acomodou ao formato da jante. Numa pele é uma situação similar, teremos que esticar um pouco a pele para ela se acomodar ao bearing edge porque basta umas ligeiras alterações de contacto para já não termos um som perfeito e redondo.

Óptima sugestão da tua parte!!

Grande abraço.
Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
nao li o post todo.... mas prometo que irei faze-lo...

uma pergunta...

como é que encontram a tonalidade do tom ?
alguns truques/ dicas ??

é que para os mais novatos em questao de afinaçao... quando poem a pele , normalmente esticam... depois ouvem o som e só a partir daí é que afinam....

para tirar o maximo partido da madeira e tamanhos de toms como faço para aplicar a tonalidade do tom a tonalidade da pele ?

se possivel explicar em video portugues.

Ei lá!!!!!!!!!!!
Mas para onde é que isto vai?
Ò LU, que idade terá essa pele de ressonância?
Qual a "magnitude" de aperto em que essa pele esteve?
A nota do casco é aquela que te derem quando pedires á Yamaha essas notas correspondentes aos cascos e referência da tua bateria.
As peles de ataque não devem de ser afinadas ao máximo e depois empurradas como já aqui ouvi dizer e com a cena de secadores etc.
Isso é assassínio puro e simples.
Esse empurrão deve de ser dado de forma sensível e de maneira a desafinar o afinado.
Nunca uma pele deve ser levada em nova ao máximo da sua elasticidade sob pena de perder a mesma.
Quando uma pele de ressonância for afinada na sua mais baixa elasticidade ela dura bastante tempo e fará sempre conjunto com peles de ataques novas entre 4/5 vezes.
Se foi afinada em alta a pele de ataque para soar será afinada tambem em alta o que lhe fará perder a tal elasticidade.
Para se ter uma boa afinação (no caso da pele de ressonância estar ha bastante tempo em alta) o melhor será substituir as duas para ter mais casco e nota.
Se são amantes do som de "casco" ou de "nota" devem de afinar ambas conforme especificações de fábrica ou aturada e demorada afinação.


Enes!!!
A tonalidade e tom é a mesma coisa.
O que procuras é o compromisso entre as duas peles.
Como sei como tens a bateria o teu caso é simples.
Peles de ataque novas e siga para bingo.
Ainda tens elasticidade suficiente para teres um bom grave.
A perda de eslasticidade faz com que as afinações se pautem pelo agudo no caso das ressonantes estarem "gastas" para as graves.
Vais forçar as de ataque a soarem conforme as possibilidades das ressonantes, ou seja afinação alta e desgaste prematuro das de ataque.

Espero ser bem compreendido.
Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem