Citação:
Mensagem Original de JoãoCampos
Salvaguardando factos como a construção, madeira e qualidade de hardware,
Aquilo que eu tenho verificado:
Profundidade 16. O meu bombo da maple custom é 20x16 e eu posso garantir que nunca tive um som de bombo como tenho agora. Já à uns anos tinha reparado que na Masters de um amigo a profundidade 16... parecia que dava mais grave, mais ataque (estou a comparar maple com maple).
Acabei por abandonar aquilo que defendia à uns dois anos atrás: abandono os 20x20, 22x20, os 20x18. nunca tive um som de bombo como o que tenho agora. Penso que como se desloca menos massa de ar (ou há menos caminho a percorrer ) consigo um som bem mais preciso e gravão (penso que é isso que se pretende num bombo... pouco respiro, grave, definição).
O máximo de que posso falar acima de 20 é um 22x20 que era super descontrolado. Nunca tive oportunidade de experimentar 22x18 (mantendo a proporção que defendo agora).
E atenção, não quero com isto dizer o que é bom ou mau, que as novas maple custom por exemplo vêm com configuração 20x18 e o Pipó do que me recordo usa 20x20. Acredito que funcione, daí se usar!
Mas também tenho vindo a acreditar que tem havido uma modernização a nível de medidas (quem não se recorda dos power toms?), mas se em timbolões acho que resulta bem a profundidade 10x8, 12x8/9 (timbolões muito profundos sinto que "comem" muito som, pouco respirado e reverberante) nos bombos é como referi acima, pelo que tenho experimentado nos kits por onde passo prefiro este "antigamente" de redução de profundidade.
abraço!
|
Viva João,
Olha aqui umas notas que deixei noutro tópico sobre uma "experiência", pelos vistos não estas sozinho:
Citação:
Mensagem Original de Alex Soares
Prometi a mim mesmo que iria tentar restringir nos comentários quando o assunto fosse bombos e as suas medidas, já que da ultima vez foi a barraca que foi em relação aos diâmetros...
Mas vou contar-vos uma história:
Faz algum tempo (talvez uns meses) que num momento de loucura tomei a decisão de contactar os luthier's de elite no segmento custom do nosso instrumento e respectivos mestres na sua construção... foi um pouco má onda porque à partida sabia que dificilmente teria disponibilidade financeira ou mesmo interesse em gastar tais valores pedidos por essas marcas por uma bateria, mas ainda contactei uma dezena delas lol.
Não comprei uma bateria (como já era esperado) mas foi um estudo de mercado interessante e também ganhei bastante conhecimentos a nível de "construção" de baterias, pois pedia conselhos até ao mais ínfimo pormenor.
Cada um destes mestres apresentava ideais diferentes sobre a construção de baterias e como tirar melhor partido do seu leque de opções para assim construir uma bateria de elite... isso é normal pois é uma forma de se destacar no mercado, mas o que me chamou a atenção desde logo foi que invariavelmente todos tinham ideias semelhantes quando chegava a altura de trocar impressões sobre os bombos e suas medidas, principalmente no comprimento. Todos referiam que o ponto de partida para um bom bombo (som) em termos de profundidade é a medida 16, depois dependendo do tipo de som que se procura, poderá variar entre a medida 14 a 17 (menos em bombos com diâmetros acima dos 22 em que recomendavam no máximo 15/16), sendo que 18 já era puxar um bocadinho mas que ainda apresentava características próprias...
Achei curioso a opinião destes mestres, pois o mercado actual diz-nos precisamente o contrario já que a moda é os bombos "quadrados" (20x20, 22x22, etc) ou bombos com diâmetros menores que o comprimento (20x22, etc) e perguntei o porquê da incoerência. Todos diziam que profundidade acima dos 18 é hype e que o único ponto positivo era a presença em palco pois eles próprios experimentaram com estas medidas e não existia nenhum beneficio em termos de som, muito pelo contrario, ja que piorava... em suma, poderiam construir bombos com essas medidas caso esse fosse o meu desejo, mas não recomendavam caso o que procurasse fosse uma bateria com o melhor som possível ( o que é normal quando se contacta marcas em que o valor mínimo para uma bateria anda a volta dos 3000€).
De cabeça lembro-me que contactei:
Kumu drums
Craviotto
Brady
Odery
Lignum drum
Ayotte
Fidock
Antonio drum
Unix
Contactei mais mas agora não me lembro...
|
Bombos de 18 são os meus preferidos, tanto com profundidade de 14 ou 16 (dependendo do som que procuro).
São os meus preferidos primeiramente pelo som, desde afinações baixas a altas, e pela portabilidade...
Mas cada um tem o seu gosto e o que me satisfaz a mim, poderá não ser o indicado para ti...
Depois depende do método de construção, dos bearing edges e tipos de madeira...
Existe "bombos e bombos", o resultado final em termos de características sonoras dependerá dos factores que falei acima.
Vídeo de bateria construída com uma madeira densa proveniente da Austrália.
Vídeo de baterias construída em Maple.
Vídeo de bateria construída em Birch.
Vídeo de bateria construída em Bubinga.
Vídeo de baterias construída em Stave.
Vídeo de bateria construída em Steambent.
Apenas para se ter uma ideia (vídeos do Youtube vale o que vale), e isto é tudo material de topo que custa o mesmo que um carro!