Ver Mensagem
Não lido Qui, 20 de Outubro de 2011   #17
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: Que impressões têm sobre os bombos de 18"? Os graves satisfazem? - Opinião precisa-se

Citação:
Mensagem Original de JoãoCampos Ver Mensagem
Salvaguardando factos como a construção, madeira e qualidade de hardware,

Aquilo que eu tenho verificado:

Profundidade 16. O meu bombo da maple custom é 20x16 e eu posso garantir que nunca tive um som de bombo como tenho agora. Já à uns anos tinha reparado que na Masters de um amigo a profundidade 16... parecia que dava mais grave, mais ataque (estou a comparar maple com maple).
Acabei por abandonar aquilo que defendia à uns dois anos atrás: abandono os 20x20, 22x20, os 20x18. nunca tive um som de bombo como o que tenho agora. Penso que como se desloca menos massa de ar (ou há menos caminho a percorrer ) consigo um som bem mais preciso e gravão (penso que é isso que se pretende num bombo... pouco respiro, grave, definição).

O máximo de que posso falar acima de 20 é um 22x20 que era super descontrolado. Nunca tive oportunidade de experimentar 22x18 (mantendo a proporção que defendo agora).
E atenção, não quero com isto dizer o que é bom ou mau, que as novas maple custom por exemplo vêm com configuração 20x18 e o Pipó do que me recordo usa 20x20. Acredito que funcione, daí se usar!

Mas também tenho vindo a acreditar que tem havido uma modernização a nível de medidas (quem não se recorda dos power toms?), mas se em timbolões acho que resulta bem a profundidade 10x8, 12x8/9 (timbolões muito profundos sinto que "comem" muito som, pouco respirado e reverberante) nos bombos é como referi acima, pelo que tenho experimentado nos kits por onde passo prefiro este "antigamente" de redução de profundidade.

abraço!
Grande mano,

Exacto a explicação em termos de profundidade e aquilo que afecta em termos sonoros é a seguinte:

A profundidade irá dar o TEMPO DA NOTA. O tempo da nota é o tempo que ar demora a deslocar-se da pele de ataque ( após a kickada claro ) até à pele de ressonância e na maioria dos casos ( salvo os casos em que a pele não tem buraco ) depois sair para fora pelo buraco.

Este tempo da nota influencia o som claro. Agora em termos de grave, punch e ataque é exactamente igual termos um 20x16" ou 20x20". Não é por ser 20x20" que vai ter mais grave ou ser mais "bruto" em termos de som.
Explicando isto rapidamente num 20x16" tens um som com grave, punch e ataque mas tens um tempo de nota mais curto ( TUM ) Num 20x20" tens igualmente grave, punch, ataque mas tens um tempo de nota maior ( TUMMM ).

Agora ter um 20x20" de uma marca mais ranhosa ou ter um 20x20" da Canopus ou DW não dá para comparar em termos de qualidade sonora.. é que é algo inexplicável a diferença do som.

Eu vou receber aqui na loja um kit 100% Steam Bent em Maple, estilo craviotto, com bombo 20x16" que tem um som inacreditável.. só ouvindo mesmo.. A ressonância, projecção, nota é algo diferente de uma construção em plys de madeira porque simplesmente o steam bent não tem cola a tapar o som, então é um som incrivel, natural e ressonante.

Abraços!!!
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem