Ver Mensagem
Não lido Qui, 10 de Novembro de 2011   #10
Bernardo

Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Quais as condições minimas que um espaço de musica ao vivo deve ter?

Citação:
Mensagem Original de DanTheMan Ver Mensagem
DanTheMan, isso já é assunto para outras paragens.
Se me permites, posso abrir um tópico e iniciar um debate acerca das circunstâncias específicas desse caso que anda a gerar bastante polémica. Saber opiniões, prós e contras sobre essa situação. Seria boa ideia, julgo que ninguém o fez...

Quanto ao assunto, as condições mínimas necessárias para nos sentirmos confortáveis enquanto atuamos (e não só) são:

- Simpatia, cortesia e boa disposição por parte, quer dos técnicos de som quer dos gerentes do local (e porque não, de nós músicos! Se queremos ser bem tratados temos de retribuir na mesma moeda e deixar boa impressão, o que é importante!)
- Um estrado ou então uma carpete estável no local da bateria;
- Se ficar acordado usar bateria do espaço em causa que esta tenha o mínimo de conservação e qualidade (falo principalmente do hardware que, muitas vezes, costuma estar em mau estado - ou moído ou cheio de ferrugem que seja preciso um martelo para ajustar a altura!)
- Ter um PA capaz e adequado à sala em causa, assim como, no mínimo, três monitores em palco (aqui já depende também do tamanho do palco em questão). Eu dou bastante importância à monição, pois gosto de me sentir seguro e de ouvir pelo menos uma guitarra como guia, o baixo* e a voz obrigatoriamente (sem isso é complicado e ocorrerão, provavelmente, pregos desnecessários);
- Bebidas à descrição durante a atuação, não incluidas no 'lote' de bebidas (senhas) que nós, músicos, temos direito a consumir durante a noite;
- O 'cachet', caso seja na nossa cidade ou localidade, que pelo menos inclua o jantar e, se possível, um pagamento razoável ou, caso tenhamos de nos deslocar consideravelmente, o cobrimento de todas as despesas e, caso a banda peça e o espaço tenha possibilidade para o cumprir, um pagamento somente pela actuação em si;

*Caso não hajam frequências indesejáveis em cima do palco devido aos monitores que, muitas vezes acontece, uma confusão de ruídos desnecessários que só complicam a 'nitidez' do som projectado. Já para não falar que tudo isto nos danifica a audição... estarmos sujeitos a altos db junto dos nossos ouvidos, durante 1h e pico, não é lá muito saudável Espaços com uma acústica teoricamente pior, é onde mais frequentemente isto acontece. Sendo assim, mais vale o técnico e nós mesmos pedirmos para baixar/retirar algo extra à monição. Claro que em espaços ao ar livre não surgem, tão possivelmente, este tipo de problemas.

. Os melhores espaços em que já actuei (já que não posso contar com festival) foram aqui no Porto (Porto-Rio 'barco', Armazém do Chá e, claro, ao ar livre aqui na baixa da cidade). Talvez os piores foram em Matosinhos (curiosamente ao ar livre, mas os técnicos procederam mal e ******* de alto, passo a expressão), num bar aqui no Porto (cujo nome não refiro e esse aspecto estará mais relacionado com a acústica e respectiva dimensão. Quanto ao resto, nada a apontar) e em Viseu (que, por acaso, foi dos concertos que me irá ficar marcado para sempre!)

Última edição de Bernardo : Qui, 10 de Novembro de 2011 às 21:07.
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem