Imploding Stars - EP
Acabei de ter acesso ao download grátis (que o Tiago também irá disponibilizar aqui o link brevemente), e quero partilhar a minha ideia acerca do que ouvi.
Honestamente, fiquei bastante surpreendido com o trabalho de bateria do Tiago. Acreditem que eu não tinha a ideia que o Tiago era tão bom baterista. Sabia que tocava bem, mas isso há aí muitos que o fazem bem mas eu não considero bons bateristas. O Tiago toca para a música e este aspecto para mim define os bons bateristas. Neste trabalho demonstra ter bom gosto no uso das peças da bateria e parece conhecer bem o material para tirar o máximo rendimento do material.
Comentando especificamente cada música:
Turn off that star
Bom começo de música na bateria, com pujança e transmite logo a ideia de "epá, temos aqui algo". A música dos Impliding Stars como são instrumentais requerem do baterista muita criatividade para dar vida à música. Nos instrumentais a bateria tem de muitas vezes fazer de vocalista, tem de dar a agressividade ou a pacividade que ajude a perceber melhor o instrumental e o Tiago faz isso muito bem. Esta música tem umas quantas variações de compassos em curtos espaços de tempo e o Tiago conseguiu fazer passagens para essas diferentes partes de uma forma que quase nem se dá por elas, mas que soa excelentemente bem.
Close Your eyes
Esta música é um bom exemplo de como o bombo deve estar colado com o baixo. A secção principal da música parece simples, principalmente como a bateria está tocada. Métrica ritmica complexa mas tocad de forma que soa a simples, mas não é porque é daquelas que exige contagens e concentração. Excelente dinâmica na parte mais soft com o pormenor de crashar no ride (pelo menos parece-me ride), que ficou excelente - quando um crash não tem corpo para encher espaços vazios, crashar num ride é sempre boa solução mas poucos se lembram disso.
Awakening
Talvez a música esteja um pouco grande demais. Sei que o ambiente da música puxa a isso, mas eu achei o tema demasiado grande porque talvez sinta falta de alguns elementos para "justificarem" 11 minutos de música. Mas, por outro lado, não me posso esquecer que as músicas com estes ambientes são para serem absorvidas em momentos próprios e não numa tarde de domingo com os filhos a correr de um lado para o outro

A bateria no entanto está muito boa e acaba por ser a responsável para que o tema não se torne chato. O Tiago soube dar o feeling correcto à música, puxando quando tem de puxar e "adormece" no momento certo.
No geral
Não notei erros ou coisas mal conseguidas. Parece-me que toda a composição da bateria foi muito pensada, testada, analisada, feita e refeita para que o resultado final fosse o melhor possível, o mais perfeito possível. Quanto a mim, o Tiago está de parabéns pelo trabalho que apresenta na bateria. De enorme valor.
Muitos parabéns Tiago, as horas que terás passado a "estudar" estas músicas de forma a criares o melhor que sabes deu resultado e tens um trabalho de respeito.
Acerca do EP dos Imploding Stars, e numa opinião geral gostaria de dizer que gostei e que afinal o teaser acaba por ficar abaixo no resultado que é o EP. O EP é bem supeior à ideia deixada pelo teaser!
A banda parace-me muito boa no seu todo. O baixista muito bom que sabe como suportar bem a bateria e ligá-la com a guitarra de forma a que tudo soe como um todo.
Excelentes melodias, excelentes pormenores e ambientes distintos que colam muito bem entre si.
Parabéns à banda e espero que consigam atingir os objectivos a que se propõem.
Tiago, já sabes, se vierem tocar para os lados de Lisboa avisa-me que eu espero lá estar na primeira fila.
Nota: imagino que o Tiago quisesse também ler aqui alguns pontos menos bons de forma a poder melhorar. Mas a verdade é que não encontrei nada que seja "digno" de exemplo para dizer mal - e que que tanto gosto de dizer mal

Portanto, apenas tens de continuar a trabalhar da mesma forma que demonstraste aqui porque a evolução é natural e não tem de ser resultado de correcção de erros.