Ver Mensagem
Não lido Sáb, 27 de Outubro de 2007   #3
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de MANEIRO
hello.

repare que estar a trabalhar com diferentes tipos de material:

a pinstripe e feita com 2 filmes e camada de ar interna,enquanto a de baixo é pele de filme simples.

então deve notar que ambas sofrem tipos de tensões diferentes ...

por isso podes fazer o seguinte :

afine as 2 duas iguais como estava fazendo ,mas com oitavas diferentes de som,isto é, afinasse uma delas (de preferencia a resposta) no mesmo som ,mas uma oitava abaixo (+grave) ou uma oitava acima (+ agudo).
pode também fazer o inverso (com a de cima).

eu geralmente afino a de baixo primeiro no som que me agrade como se esta fosse a de cima, pois a pele de baixo é a principal responsável pelo timbre ,e não a de cima ,como muitos pensam. depois se quero grave ,afino a de cima igual só que uma oitava a baixo (o mesmo som mais grave).

assim funciona bem pois a pele (cima) sendo duplo filme permite explorar as oitavas graves , e a de baixo soa mais equilibrada.

*pra quem estiver confuso com essa explicação:

faça a nota mi na guitarra (1º corda solta), agora aperte a corda e venha descendo até a 12ª casa...vai chegar ao mi de novo ,só que este soa mais agudo ... isto é a oitava.. o mesmo som só que mais grave ou mais agudo. a pele de cima seria como exemplo o primeiro mi (corda solta) e o mi agudo (oitava acima) seria a pele de baixo.
assim as peles soam no mesmo tom mais com oitava (altura da nota) diferente.

abração
Afinação em oitavas! Se compreendi bem, devo afinar a pele de ressonância uma oitava acima, em relação à pele de ataque....? Ou seja esticar mais a pele de baixo e depois esticar menos a de cima, na mesma nota, mas com o tom mais baixo uma oitava....?
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem