
hello.
repare que estar a trabalhar com diferentes tipos de material:
a pinstripe e feita com 2 filmes e camada de ar interna,enquanto a de baixo é pele de filme simples.
então deve notar que ambas sofrem tipos de tensões diferentes ...
por isso podes fazer o seguinte :
afine as 2 duas iguais como estava fazendo ,mas com oitavas diferentes de som,isto é, afinasse uma delas (de preferencia a resposta) no mesmo som ,mas uma oitava abaixo (+grave) ou uma oitava acima (+ agudo).
pode também fazer o inverso (com a de cima).
eu geralmente afino a de baixo primeiro no som que me agrade como se esta fosse a de cima, pois a pele de baixo é a principal responsável pelo timbre ,e não a de cima ,como muitos pensam. depois se quero grave ,afino a de cima igual só que uma oitava a baixo (o mesmo som mais grave).
assim funciona bem pois a pele (cima) sendo duplo filme permite explorar as oitavas graves , e a de baixo soa mais equilibrada.
*pra quem estiver confuso com essa explicação:
faça a nota mi na guitarra (1º corda solta), agora aperte a corda e venha descendo até a 12ª casa...vai chegar ao mi de novo ,só que este soa mais agudo ... isto é a oitava.. o mesmo som só que mais grave ou mais agudo. a pele de cima seria como exemplo o primeiro mi (corda solta) e o mi agudo (oitava acima) seria a pele de baixo.
assim as peles soam no mesmo tom mais com oitava (altura da nota) diferente.
abração
