Ver Mensagem
Não lido Dom, 30 de Dezembro de 2007   #1
VmsR

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
VmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixe
Reflexões e dúvidas sobre gravação

Oi pessoal

não sei se esta é a secção mais adequada a este tema. Se não for, moderadores, sintam-se à vontade para mudar.

Estou neste momento a gravar com a minha banda (Black Sofa - www.blacksofa.net) uma demo, home-style. Não tenho grande experiência de gravação, tudo é novo.
Digamos que estou a aprender com os erros.
Primeiro a questão dos micros e do tipo de som que se quer.
Não havendo dinheiro para micar todas as peças, estamos a experimentar com diferentes configurações. Os micros também não são propriamente grande coisa. 3 fames e dois Shure Sm-57 e Sm-58. Nenhum especifico para o bombo, para minha infelicidade.
Depois de várias tentativas, parece que descobri uma boa configuração, usando apenas 3 micros. Dois Overheads por cima e atrás da bateria, cruzados e apontando cada um para seu lado. Um micro em frente do bombo, para aí a 1 metro de altura. O som ficou potente.

Mas gostava de testar ainda outras alternativas, usando o escasso material que tenho. Ideias?

Depois, o método de gravação.
O que estamos a fazer é gravar a bateria primeiro, ouvindo o baterista eu um click e uma pista com um "sketch" da música. Eu não tenho grandes problemas em tocar no tempo. Sempre toquei com metrónomo e a esse nível as coisas estão ok. O que eu não me tinha apercebido é da importância das dinâmicas. Parece ser mais difícil controlar as dinâmicas estando a tocar sozinho, só com o som nos phones. Parece tolice mas a verdade é que o som de banda é diferente do som de um só instrumento.

E ainda, o software de gravação...aqui não possa falar muito porque este fórum vive na legalidade e o software que está a ser usado...bem...
Digamos que o que é Adobe é bom. Mas foi difícil acertar.

Bem, só queria partilhar isto convosco. Tenho vindo muito pouco aqui ao forúm, a minha vida profissional está uma m*rda.
Mas este continua a ser o melhor cantinho da net baterística.

Se alguém quiser partilhar aí umas ideias sobre o tema, força.

Cumps.
VmsR
VmsR não está cá agora...   Citar esta Mensagem