Ver Mensagem
Não lido Dom, 30 de Dezembro de 2007   #2
Miguel Martinho

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Resolvi mudar o tópico para a área Workshop porque pode ser util para futuros interessados em gravarem a bateria com poucos recursos.

O método que optaste por posicionamento dos micros parece-me porreiro. Existem muitas e variadas maneiras de colocação de micros. Apesar de muita teoria, quanto a mim, o que importa é que o resultado final seja positivo e que nos agrade.

Eu já miquei diversas vezes a minha bateria com 3 ou 4 micros e não foi por causa disso que saiu mal.

A minha maneira mais usual com poucos micros é:
- 1 AKG C1000 para overhead posicionado por cima da bateria (mais ou menos por cima da zona da tarola e HH - só tenho um micro destes).
- 1 Shure SM57 no bombo (não tinha micro de bombo, agora já comprei um AKG D550)
- 1 AKG D409 no 3º tom
- 1 Shure SM57 no meio dos toms 1 e 2

Com 4 micros podes fazer diversas adaptações. P.ex., para captações mais locais não usas overhead e colocas um micro na tarola.
Os pratos normalmente entram sempre nos micros, por isso, captar pratos não é problema.

Também já só usei 3 micros:
1 no bombo
1 no tom de chão
1 nos toms da frente

Se a tua tarola tiver um som forte, ela entra sempre nos micros dos toms. Se usares uma tarola com som menos pujante talvez tenhas de te preocupar um pouco mais em fazê-la entrar por um dos micros (mudas a posição deste).

Outra coisa que se pode experimentar, é colocar 1 no bombo, um no lado esquerdo e outro no lado direito da bateria. Não colocar nenhum encostado ou próximo da bateria, mas sim a fazer um género de um arco em torno da bateria. Neste caso é mesmo preciso que a bateria esteja a soar bem, porque o que estamos a fazer é uma captação mais "pura" do som da bateria. Estamos a capatar o som da bateria como um todo e não por peças.