Isolamento
A cortiça é, sem dúvida o melhor isolamento. Mas é uma opção extremamente dispendiosa.
Como alternativas, não recomendo o esferovite, uma vez que este transforma a sal num autêntico forno. As caixas de ovos funcionam no que diz respeito a acústica, uma vez que, devido à sua forma irregular eliminam os ecos, e criam um espaço de ar entre a sua superfície e a parede. Mas não abafam o som que vem para o exterior
Uma boa alternativa será a lã de vidro (ou de rocha... não sei muito bem o nome), devidamente forrada com um material rígido, tipo contraplacado (é uma substância um bocado irritante para a pele, por isso é semple melhor ficar tapada). Vende-se em placas flexíveis com cerca de 5 cm de espessura. Experimentem, por exemplo, fazer uma estrutura em madeira, que possa ser preenchida com as tais placas, e forrada com pladur ou madeira.
Especificamente para a bateria, e sei disso por experiência pessoal, quando se quer suprimir o som, tem de se eliminar as vibrações que passam para o chão, e que acabam por ecoar em todo o edifício (que, no caso de um apartamento é muito importante!).
Toquei bateria durante 3 anos na arrecadação do 8.º andar do meu prédio, e nunca tive queixas de vizinhos. Só precisei de 2 paletes de madeira (que fui pedir a uma casa de materiais de construcção - de graça), 4 placas de lã de vidro que comprei, uma câmara de ar velha (de graça, tambêm), e um bocado de contraplacado (que tambêm foi de graça, uma vez que re-aproveitei umas placas que são usadas pala embalar aquelas cenas grandes que vêm nas paletes).
Pregam-se quadrados de borracha por baixo das paletes em todas as zonas que estão em contacto com o solo, enfiam-se as placas de lã de vidro no meio, forra-se tudo com o contraplacado, e fica-se com um mini-palco à prova de vibrações.
Já agora, e a mais fácil e barata de todas para acabar com o excesso de reverb, é fazer um pára-quedas no tecto, ou seja, pegar num lençol, abrir e cravar ao tecto, de forma a que ele faça "barrigas" para baixo! é um maravilha!!!
Boa sorte
|