Boas comunidade.
Aqui há tempos, o meu prof de bateria contou-me de um gajo que comprou uma ludwig, mas depois se veio a arrepender pois esta "desmanchou-se" toda. Isto é, as ferragens, aros e parafusos estavam cobertos de ferrugem, que tinha passado para a madeira. Reparei que a minha bateria sofria do mesmo sintoma, mas não tão agravado. Como qualquer doença, quanto mais cedo for tratada melhor. Pedi umas opiniões, dei uma vista aqui no forum e resolvi fazer por mim mesmo.
Aqui se seguem os passos (digo desde já que precisa de muita paciência e que não sou nenhum profissional):
O timbalão com ferrugem nos parafusos e lugs (os aros não estão, como se vê :] =:
Algum do material que usei:
Lixa d'água (penso que é esse o nome correcto)
Limpa Metais
Lubrificante
Óleo de Cedro
Clip
Um pano para cada produto (3 panos)
Com o clip e com a lixa, lixar os parafusos:
De seguida passar um pano pela madeira para limpar vestigios de ferrugem e aplicar o Óleo. Passar um pano seco de seguida para absorver excessos.
Enquanto seca, aplicar o limpa-metais nos aros e lugs, passar um pano seco e depois o lubrificante, usando o mesmo processo.
Agora a parte mais complicada, cansativa e demorada do processo total: Limpar os parafusos.
Como os lixei dentro de casa não me apercebi que parte deles ainda se encontravam enferrujados, por isso, depois de colocar fita-cola para evitar que os produtos passem para a madeira, passei mais uma lixadela.
O resultado final de uma "linha vertical" de parafusos, depois de lixados, ter passado limpa-metais e lubrificante:
Passar um pano seco por toda a madeira seguida de Óleo de Cedro.
A parte de dentro dos parafusos não foi lixada, creio que não deverá fazer diferença, desde que a parte que contacta a madeira não esteja enferrujada.
Julgo que prologuei a vida deste timbalão por mais uns anos.
Algum aspecto negativo ou opinião?
Abraço.