Citação:
Mensagem Original de Alentrizin
Pronto eu sou mais especifico então, metes pratos de umas marcas acabados de sair da forja e outros em fase bastante mais adiantada.
|
Sim, provavelmente é isto que está a divergir aqui... No entanto, na Paiste (nos pratos de topo em B8 e B15 - 2000, 2002, Giant Beat, Dimensions, Signature, Rude, etc.) não há prensagem como nos Zildjians, Sabians, Istanbuls, etc., até as cúpulas são feitas de forma diferente.
Quanto à prensagem volto a dizer, a da Sabian não é feita dessa forma.[/quote]
A prensagem a que te referes, que confere a cúpula e a forma parabólica ao prato é isto:

No entanto, é um procedimento pelo qual apenas passam as séries de 'chapa-batida' (AA, AAX, HH, alguns HHX, etc.) e é feito da mesma forma nas fábricas da Zildjian, Istanbul, Paiste (para as séries de produção em massa), Meinl, UFIP, etc.
Citação:
Mensagem Original de Alentrizin
A fase de prensagem hidráulica propriamente dita vem muito mais tarde. E Na sabian nem todos os pratos vão à prensa hidráulica!
|
Correcto, nem na Sabian, nem na Zildjian, nem na Istanbul, etc...
Os pratos 100% feitos à mão não passam por essa prensa. São moldados pelo artesão que lhes confere a forma parabólica com o martelo.
Aqui está uma foto das 'folhas' antes da prensagem para as séries de produção em massa, ou para posterior moldagem por martelo para os modelos feitos à mão:
O João Almeida colocou recentemente uns vídeos de uma visita guiada pelo Nicko McBrain à fábrica da Paiste:
http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=6535
Muito bom mesmo!
